placardpt
Estoril voltou a vencer FC Porto

A besta negra do Dragão

Há poucas equipas que se podem vangloriar de ter vencido o FC Porto três vezes numa só época, mas o Estoril é uma delas. Os dragões tiveram um erro enorme, que resultou na expulsão de Diogo Costa - mais tarde Francisco Conceição também foi expulso e acabaram com nove - e no golo da vitória canarinha. É esta a besta negra do Dragão?

Pela 4ª vez esta temporada, Estoril Praia e FC Porto encontravam-se, agora para o campeonato. Do lado canarinho, o grande destaque era a ausência, por lesão, do argelino Rafik Guitane (assim como de Pedro Álvaro). Do lado portista, por sua vez, Sérgio Conceição não apresentava mexidas no onze inicial, mas apresentava sim uma grande surpresa: Taremi nem no banco de suplentes estava.

Muita água e sede na mesma

Sem bola, por sua vez, o Estoril apresentava um bloco compacto, com uma linha relativamente alta, mas sem pressionar intensamente o portador da bola na primeira fase de construção. Posto isto, o FC Porto passou a larga maioria (quase totalidade) da 1ª parte em ataque organizado e foi tentando diversas formas de ultrapassar esse bloco. Numa primeira fase, a melhor solução pareceu a procura de bolas nas costas da defesa, com Evanilson como referência, mas o dragão foi perdulário e o ritmo baixou. Quando isso aconteceu, começou a insistência em cruzamentos, facilitando a vida do Estoril.

Chico Conceição foi interventivo @Kapta+
Isto fez com que a grande maioria das melhores oportunidades da 1ª parte - com exceção da primeira do jogo, logo aos 7', onde, numa transição, Cassiano obrigou Diogo Costa a grande defesa -, pertencessem aos azuis e brancos. As melhores iam surgindo pelos pés do vagabundo (com maior liberdade de movimentos, com e sem bola) Pepê e de alguns rasgos de Chico Conceição na direita, mas a turma da Cidade Invicta estava perdulária e só se podia queixar de si mesma.

Que drama!

O regresso dos balneários pouco ou nada mudou na partida e percebia-se que a cada minuto que passava, com o FC Porto a dominar a posse de bola e a tentar chegar mais longe com ela, o Estoril encolhia-se e o bloco, até então coeso, mas subido, ia começando a baixar. Isso fez o FC Porto instalar-se no meio campo adversário, mas também deu imenso espaço ao Estoril para a transição e assistimos a um festival de desperdício canarinho nos primeiros 10 minutos. O Estoril podia ter colocado os dragões em maus lençóis, mas foi excessivamente perdulário, especialmente num jogo destes.

Apesar disso, o FC Porto aguentou e, pouco depois, aos 58', Chico Conceição caiu na área estorilista e foi assinalado penálti, por falta de Mangala. A análise foi longa, mas, após ir ao VAR, António Nobre considerou que foi o avançado quem procurou o contacto e seguiu jogo. Contudo, o drama não se ficou por aqui e, logo a seguir, aos 65', Diogo Costa foi «queimado» por um péssimo atraso de Otávio, tentou, erradamente, fazer uma receção dificílima e acabou por fazer falta sobre Wagner Pina e ser expulso. O pesadelo portista não se ficou por aqui, porque Cassiano marcou, de livre, na sequência. Que drama!

2ª parte foi diabólica @Kapta+
Dificilmente havia pior cenário para o FC Porto neste jogo. Sérgio Conceição, apesar de todas as adversidades, tentou dar vida à equipa com as entradas de Jorgie e Iván Jaime - e mais tarde com Eustaquio e Namaso -, mas os seus comandados pareciam perdidos e, aqui e ali, via-se erros incompreensíveis.

Os ânimos, no entanto, não acalmaram e à inoperância azul e branca juntou-se ainda a cabeça perdida, que resultou na expulsão de Francisco Conceição, por segundo amarelo, aos 89', deixando o FC Porto reduzido a nove. O tempo de compensação, como era esperado, foi bem longo (10 minutos) e Bernardo Vital ainda foi expulso, por travar Namaso, aos 90+2, quando este se ia isolar, mas o FC Porto não estava capaz de disputar devidamente o jogo e acabou, mais uma vez, derrotado por este Estoril.

U Sábado, 30 Março 2024 - 20:30
Estádio António Coimbra da Mota
António Nobre
1-0
Cassiano 69'
Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
Lances Capitais
65´
Cartão vermelho para Diogo Costa (FC Porto)
69´
GOLO Estoril Praia!
Cassiano marca
90´
+2
Cartão vermelho para Bernardo Vital (Estoril Praia), por derrubar Danny Namaso quando este se podia isolar
90´
+13
Cartão vermelho para Pepê (FC Porto), por protestos depois do final da partida
A Chave

Tudo aconteceu ao FC Porto nos primeiros 25 minutos da 2ª parte, mas o momento chave, como é óbvio, foi aquele péssimo atraso de Otávio, que resultou na expulsão de Diogo Costa e golo do Estoril. Mudou tudo.

O Árbitro

O árbitro António Nobre teve um jogo muito atribulado, especialmente na 2ª parte. O lance do penálti é muito subjetivo, mas a justificação de ser Francisco Conceição quem procura o contacto é compreensível. A expulsão de Diogo Costa é correta.

O Melhor
Matreirice canarinha

Ao contrário de outros jogos, o Estoril surgiu neste jogo com menos coragem, com e sem bola, e deu iniciativa ao FC Porto. Nem defendeu de forma exímia, mas foi letal a aproveitar o erro e até podia ter marcado mais.

O Pior
Pouco FC Porto

O Estoril deu a iniciativa, por isso pedia-se mais, mas faltou assertividade no último terço e isso pagou-se caro. Bastou um par de erros e tudo caiu por terra.

Forma
Estoril Praia
2023/2024
36J
14V
6E
16D
64-59G
FC Porto
2023/2024
42J
28V
4E
10D
81-35G
Sabia que...by playmaker stats
10.ª derrota do FC Porto esta época, a 5.ª no campeonato
Estoril marca na Liga há 18 jogos
O FC Porto não conseguiu marcar qualquer golo ao Estoril neste campeonato
2.ª vitória consecutiva do Estoril
Na Liga, o FC Porto não perdia em casa do Estoril desde 1977/78
2.ª época consecutiva que o FC Porto não ganha em casa do Estoril no campeonato
O FC Porto só ganhou uma das 4 últimas deslocações ao Estádio António Coimbra da Mota
3.ª vitória do Estoril Praia frente ao FC Porto esta época, em 4 jogos:
0-1 Campeonato
3-1 Taça Liga
1-0 Campeonato
Pela 1.ª vez na história, o Estoril Praia venceu os 2 jogos realizados frente ao FC Porto na mesma época no campeonato

Fotografias(22)

Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x FC Porto
Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Só agora li o comentário do zerozero
2024-04-01 12h18m por FanecasMad
À arbitragem. Atribulada, pois sim. Se fosse ao contrário, diriam controversa. Para aceitar a anulação do penalty, pelo argumento do ZZ, o Conceição teria que levar amarelo por simulação. Logo aí, não se pode, nunca, ilibar o árbitro. Esteve mal, em qualquer das situações. E depois, permitir que o livre seja marcado 4 metros para lá do sítio da falta, num local mais central, também está tudo bem. Já a expulsão do Diogo Costa, venho aqui relembrar os mesmos comentários que nest...ler comentário completo »
RI
Penalty
2024-04-01 09h53m por Rigueiro
Nem este, nem o do Di Maria são penalty. Qual é a duvida? Bem, imagino se o Benfica tem tirado vantagem do lance. Os burros passariam a semana toda a falar de arbitragens.
AngelEyes
2024-04-01 09h50m por danimoura
"E não sei, sinceramente, onde é que vocês vêem o cotovelo do Mangala no pescoço do Francisco. "

Basta ver as imagens de todos os ângulos, na imagem de trás da baliza, de frente para o lance, é mais que evidente o Mangala abrir o braço a tentar placar o Chico e a acertar-lhe na cara.
Benfiquista_N10
2024-04-01 09h46m por danimoura
Sim sim, tem toda a razão. São dois lances exactamente iguais. Um o jogador é tocado nos atacadores da chuteira e cai, ou outro é acertado na cara pelo defesa e depois tocado na perna, dois lances igualzinhos. . .
Assim ficamos
2024-04-01 00h04m por DietmarVonKrieg
Podemos focar menos no penálti e mais no dado deprimente que é OITENTA PORCENTO de remates para fora? Não será isso mais grave?
Ou podemos falar dos recuos desastrosos que se fizeram no jogo, um deles levando ao Diogo ser expulso? Não será mais preocupante?

Deixemo-no s de parolices, nenhum grande pode ter a lata e o descaramento de reclamar da arbitragem quando, em 5 jogos, são beneficiados em 6.
Cada derrota. . .
2024-03-31 23h27m por dsilvapt
. . . é um chorrilho de tretas. Se nos últimos 30 anos que foram levados ao colo o Benfica e Sporting fizessem estas figuras de urso vai lá vai!

Perderam porque não jogam nada e estão sempre à espera de um penalty, livre ou expulsão que lhe faça ganhar os jogos.

A verdade é que têm jogadires medianas que fazem um jogo mediano em cada cinco.

monsmagaius
2024-03-31 18h20m por Blindsnake
"Sinceramente, sempre que esse clube ganha, tem-se a sensação que o mal triunfou sobre o bem. . . "
Há comentários cujo nível de estupidez é gritante. . . este supera-os aos pontos. . . mas a melhor parte, a que mais dá para rir não é o achar que o FCP é o mal encarnado (para alguns até compreendo que o vejam assim LOL), a melhor parte é este artista pensar que eles são o "BEM". . . LOLOLOLOLOLOLOL
Sir_jaof
2024-03-31 17h36m por AngelEyes
O pé do Mangala está à frente e ao lado, não literalmente à frente do Francisco. É engraçado, podias interpretar tudo de outra forma, mas escolhes sempre a que te convém. Enfim, não vou insistir. E não sei, sinceramente, onde é que vocês vêem o cotovelo do Mangala no pescoço do Francisco. Daqui a nada ainda vão dizer que só faltou arrancar-lhe a cabeça. Quanto exagero. O Francisco foi a correr na diagonal, o Mangala é que foi sempre em frente, para proteger a sua baliza e tentar an...ler comentário completo »
Ode à estupidez humana
2024-03-31 16h44m por Sir_jaof
Francisco que corre em linha recta, a olhar para o colega com bola a sua direita, em direção a espaço vazio. . .
. . . Tem um sonar que lhe diz que Mangala vem da esquerda. . . e computador de bordo que calculou o local de intersecção com Mangala, ajustando a velocidade à direção. . .
. . . . Pois só assim é que é que Conceição corre vários metros a olhar para a direita para chocar com quem vai aparecer pela esquerda. . . DE PROPÓSITO.

Depois melhora, é que...ler comentário completo »
Rúfias
2024-03-31 16h04m por monsmagaius
Esta cultura do Porto de rufiagem permanente devia envergonhar a maior parte dos seus adeptos, mas a verdade é que não passam de branqueadores de uma cultura rasteira e vil que se instalou nesse clube há mais de 40 anos. Sinceramente, sempre que esse clube ganha, tem-se a sensação que o mal triunfou sobre o bem e isso não são verdadeiras vitórias
Ganhem vergonha!
Angel
2024-03-31 15h24m por Benfiquista_N10
É a mesma coisa que o Di Maria faz, sente algo simula e foi o que o Conceição fez, já vi mais do que uma vez e nota se que ele sente algo e atira se para cavar, se o toque não é suficiente para cair, porque raio cai? Para cavar penalti, logo simula, tal como o palhaço do Di Maria que já começa a enervar. . . .
!
2024-03-31 15h21m por JHendrix
Depois de assistir a um circo a lembrar os anos 80/90. . . (Agora batem palmas aos árbitros, e não correm atrás deles) e após mais uma exibição patética do Porto, ainda mais me questiono como o Roger Schmidt não foi despedido por justa causa, logo após o apito final no estádio do Dragão. . .

No fim até houve direito a homilia do bispo e tudo. Faz sentido, afinal estamos na época da Páscoa.
Benfiquista_N10
2024-03-31 15h02m por AngelEyes
Eu não acho que o Conceição tenha simulado, mas também não acho que seja falta. Acho um bocado exagerado o VAR chamar o árbitro para reverter, pois não é um lance claro, mas tendo visto as imagens, para mim não é falta nenhuma. Entendo quem ache que seja, mas acho que o facto de ser dentro de área está a afetar o discernimento de quem defende que aquilo é penálti. Se este lance tivesse sido no jogo do Benfica com o Chaves e o penálti fosse revertido, tenho a certeza que muita gente que ...ler comentário completo »
Angel
2024-03-31 14h51m por Benfiquista_N10
Acho engraçado que estes pseudo adeptos, apelam há honestidade intelectual quando os mesmos "berraram" na sexta com o penalti de Di Maria, que no qual não houve falta e sim simulação, tal como aconteceu ontem com o Conceição. . . Também são os mesmos que disseram que não era penalti do mangala na luz, mas o que podemos esperar deste pessoal de fachada???? Ao menos admitimos quando há algo injusto como o penalti do Di Maria, ao contrário choram. . .
AngelEyes
2024-03-31 14h43m por Blindsnake
O Francisco cai pela perna do Mangala, o braço no pescoço só ajudou no desiquilibrio. Independentemente disso, e apesar de ser Francisco que se movimenta mais em diagonal, chega primeiro, ganha posição e é ele que fica numa posição de vantagem num ataque do Fcp. Como se pode ver perfeitamente na imagem por tras da baliza é ele que nos dois actos deita francisco ao chão. Penalti indiscutivel. Se não, a tal como outro user disse, é aplicar a mesma lógica à ação do Diogo Costa. A perna ...ler comentário completo »
FC
Bom
2024-03-31 14h43m por Fcpflaw2506
Espero que haja um lance parecido com este a favor dos rivais para ver se a postura será a mesma. De resto, é respeitar as opiniões de todos.
Pontos nos is
2024-03-31 14h24m por BurroDeBancada
Todas as expulsões foram justíssimas. Parece haver muita comichão com a expulsão do herdeiro da dinastia Conceição. Por acaso foi um toque leve e diria que não era expulsão, mas também não é muito difícil perceber o porquê de levar um vermelho: estava amarelado e achou boa ideia ir meter a mão na cara do adversário. . . estava à espera do quê? de um ovo kinder da páscoa? bem avermelhado, até porque depois foi ele e os seus capangas fazer a típica pressão e gozo dos árbitros. Mas como já nã...ler comentário completo »
HD
É a vida. . .
2024-03-31 14h23m por HD_L
Não costumo vir comentar jogos do Porto, mas decidi fazer uma exceção, porque sabia o choradinho que ia acontecer.

Aceito que se pudesse marcar penalti, mas não me recordo da vossa indignação quando reverteram um penalti claro sobre o Chiquinho contra o Estoril em Outubro e outro que não se marcou do Mangala sobre o Marcos Leonardo na Luz, após este acertar por duas vezes no mesmo lance, uma no pé do remate, e outra varridela na perna de apoio.

Do que se dev...ler comentário completo »
Equipa grande
2024-03-31 13h52m por Aquaman
é ser prejudicada e ganhar o jogo.

Lembram-se do Sporting em Braga no último ano em que foram campeões?

Sim, sei que é mais difícil, mas não é impossível.

O Porto podia ter ganho o jogo mesmo sem a marcação da grande penalidade, desde que mantivessem a cabeça fria e, mesmo a perder por um golo de diferença.

Se calhar até com um a menos poderiam ter evitado a derrota.

Acho que o Diogo Costa podia ter evitado fazer ...ler comentário completo »
Sir_Jaof/Blinds nake
2024-03-31 13h44m por AngelEyes
O Francisco não caiu pela mão no pescoço. Isso é querer deturpar o lance. Depois da mão do Mangala (que não é suficiente para derrubar o Chico), há o choque. Ambos convergem, não é um que vai contra o outro. Não há falta, na minha opinião. Não é um lance tão polémico como querem fazer parecer e não é um penálti do tamanho do mundo. Se fosse fora de área, diriam o mesmo sobre este lance? Duvido muito. Sabem porquê? Foi um lance normal de futebol. Tal como foi normal no golo do Quaresm...ler comentário completo »
Minha Opinião
2024-03-31 13h16m por pedronunes631
Primeiro que tudo acho engraçado a forma como a maioria analisa os lances consoante a cor do seu clube, seja para o bom e para o mal.

Acabei de ver o resumo (porque não vi o. jogo) e vou dar a minha opinião com exemplos práticos:

Penalti FC vs Expulsão Diogo Costa, ora bem se formos intelectualmente honestos são dos lances diferentes mas que ajudam na definição de ambos:

Quem diz que o Francisco Conceição é que cruza o caminho do Mangala e este de...ler comentário completo »
A desonestidade continua
2024-03-31 13h02m por Sir_jaof
Não é opinião, é facto que se vê. . .
. . . Se ainda houver dificuldade em ver, o vídeo pode ser visto na A Bola, o vídeo que o FCP publicou, é a imagem por detrás da baliza, em plano próximo e câmara lenta, é só fazer play que se vê tudo e bem. . .
. . . Primeiro contacto é o braço de Mangala no pescoço de Francisco e vemos o desviar da cabeça, só depois há o contacto com a tal perna que deu passada a frente de Conceição - vulgo rasteira. . .
. . . Qual a dúvid...ler comentário completo »
3!
2024-03-31 13h01m por fut_master
3 Vitórias do mágico esta época aos andrades a provocar 3 noites de muito melão 😂 a manutençao tá quase!

Sobre esses animais nada de novo, so nao compreendo pq as pessoas têm medo e nao fazem nada. E compreendo ainda menos como é que ainda nao houve ninguem q ninguém deu uma patada na boca do anão chico, q animal sem respeito por ninguem
Cultura portuguesa. . .
2024-03-31 12h51m por Blindsnake
1. Penalti do tamanho de Portugal. Perfeitamente óbvio no lance que se vê por tras da baliza. Se isto não é penalty nada é. A falta de etica intelectual dos adeptos é simplesmente ridiculo.

2. Tudo o resto foi justo, as expulsões (ficando ainda a do Otavio por dar vermelho directo). Mesmo o guarda redes considero vem expulso porque acho que o atacante tem vantagem sobre o Varela.

3. Não é dificil perceber o descontrolo provocado pelo penalti revertido. P...ler comentário completo »
Culpados
2024-03-31 12h18m por Riddler
O culpado não pode ser sempre o árbitro, ontem errou ao não marcar penalti sobre Conceição, mas, não foi o único culpado. Otávio e Diogo Costa também erraram, Francisco Conceição não pode ter aquele comportamento. No ataque faltou mais eficácia. Enfim. . . No final o culpado é sempre o mesmo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Mercado
Saída não está descartada
A Arábia Saudita chama por João Mário. De acordo com uma informação avançada pelo jornal A BOLA, o médio do Benfica não coloca de ...