O FC Porto fechou a primeira volta do campeonato com chave de ouro, já que recebeu e venceu o SC Braga por uns esclarecedores 2-0. Com este resultado, a equipa de Sérgio Conceição completou as 17 jornadas iniciais da Liga Portugal Betclic com 38 pontos somados, num cenário que deixa a equipa no 3º lugar da tabela classificativa.
De forma natural, este não é o registo que Sérgio Conceição esperava da sua equipa nesta fase da temporada, ainda para mais se se tiver em conta a diferença pontual para os dois principais rivais: neste momento, o Sporting lidera o campeonato com mais cinco pontos do que os dragões, ao passo que o Benfica segue no segundo posto com quatro pontos de vantagem em relação aos azuis e brancos.
O 🔵FC Porto conseguiu por duas ocasiões sagrar-se 🇵🇹campeão nacional após terminar a 1.ª volta em 3.º lugar ou mais abaixo:
1958/59 🏆a 2 vitórias do 1.º
1985/86 🏆a 1 vitória do 1.º
2023/24 ❔a 5 pontos do 1.º pic.twitter.com/NOoCcINMoC
— Playmaker (@playmaker_PT) January 14, 2024
Apesar de este cenário não significar automaticamente que o clube não pode festejar no final do campeonato, a verdade é que a história diz-nos que é raro tal acontecer.
De acordo com um levantamento feito pelo Playmaker, só houve duas ocasiões em que o conjunto portista conquistou o título de campeão nacional depois de terminar a primeira em terceiro lugar ou abaixo. Tal aconteceu em 1958/59 e em 1985/86.
Na ocasião mais recente, a equipa então comandada por Artur Jorge chegou à 15ª jornada no 4º lugar- atrás do líder Benfica, do Sporting e do Vitória SC-, mas acabou por celebrar a conquista do bicampeonato depois de chegar à marca dos 49 pontos (o Benfica, segundo classificado, somou 47)
Por seu lado, na década de 50, o conjunto que teve Otto Bumbel e Béla Guttman como treinadores era 3º classificado ao cabo das primeiras 13 rondas, mas foi campeão com 41 pontos (os mesmos que o Benfica).
A este dado há ainda outro a juntar à equação: esta foi a segunda época consecutiva em que o FC Porto fechou a primeira volta do campeonato no último lugar do pódio. De resto, é preciso recuar 47 anos para encontrar duas épocas consecutivas em que os dragões dobraram o campeonato no 3º lugar ou abaixo, já que isso aconteceu em 1975/76 e 1976/77.
Em 1975/76, os azuis e brancos estavam no 6º lugar a meio da época e fecharam o campeonato em 4º. Por seu lado, em 1976/77, a equipa portista terminou o campeonato na posição em que estava ao cabo de 15 jornadas disputadas: 3º lugar.
O que conseguirá o FC Porto de Sérgio Conceição produzir na segunda metade da edição 2023/24 do campeonato nacional?