O treinador do Sporting tem lamentado o elevado número de jogos dos leões. Confrontado com a quebra da equipa nas segundas partes frente ao FC Porto e ao Borussia Dortmund, Rui Borges socorreu-se de alguns dados, na conferência de imprensa realizada esta sexta-feira.
Estas foram as palavras, ipsis verbis, de Rui Borges:
«A nível da UEFA somos a equipa com maior média de jogos em termos mensais. Estamos com uma média de 6.4 ou 6.2 jogos/mês. O resto anda em cinco ponto qualquer coisa.»
Ora, seja qual for a perspetiva, a ideia de Rui Borges está factualmente errada. Os campeões nacionais têm sido alvo de enorme desgaste, sem dúvida, mas há equipas com maior razão de queixa.
HIPÓTESE 1: Rui Borges refere-se ao número de jogos das equipas portuguesas que competem/competiram nas provas da UEFA. Os dados oficiais são os seguintes.
- SC Braga: 40 jogos oficiais
- Sporting: 37 jogos oficiais desde agosto (6,5 meses de competição) – média de 5,69
- Vitória SC: 37 jogos oficiais
- Benfica: 36 jogos oficiais
- FC Porto: 35 jogos oficiais
Se olharmos para os jogos realizados apenas em 2025, os leões voltam a não ser as maiores «vítimas» da asfixia competitiva.
- Benfica: 11 jogos em 2025
- Sporting: 10 jogos em 2025
- FC Porto: 9 jogos em 2025
- SC Braga: 9 jogos em 2025
- Vitória SC: 6 jogos em 2025
[Conclusão: o SC Braga é a equipa com mais jogos oficiais em toda a época e o Benfica o que mais encontros fez no presente ano civil]
HIPÓTESE 2: Rui Borges pretendia referir-se ao número de compromissos das equipas europeias ainda em prova nas competições da UEFA. Os números desmentem-no.
Nos jogos oficiais em 24/25, o zerozero encontrou (além do SC Braga) vários clubes mais «castigados». Os romenos do Steaua, presentes na Liga Europa, são os líderes incontestados.
- Steaua Bucareste, 47 jogos
- Rangers: 41 jogos
- Anderlecht: 41 jogos
- Celtic: 40 jogos
- Club Brugge: 40 jogos
- Real Madrid: 39 jogos
- Cercle Brugge: 39 jogos
- Panathinaikos: 39 jogos
- Liverpool: 39 jogos
- Arsenal: 38 jogos
- Manchester City: 38 jogos
- Manchester United: 38 jogos
- Lugano: 38
[Conclusão: o Sporting é, de facto, uma das equipas com mais minutos em campo na temporada 2024/25, tanto a nível interno como externo, mas está longe de ser a que tem «maior média de jogos» por mês, como lamentou esta sexta-feira o seu treinador. O Steaua é o recordista]