Desde 2011/12, precisamente a última época em que o Real Madrid foi campeão, que a visita a Camp Nou não se enquadrava (para os merengues) num cenário de vantagem pontual. E são seis pontos de avanço os que a equipa de Zidane tem neste momento, pelo que a pressão é quase toda para os catalães.
Veja Também
- Barcelona revela coreografia para o clássico
- Condição física de Ronaldo preocupa Real Madrid
- Definida a hora do Barcelona-Real Madrid
O Barcelona não atravessa um bom momento (duas vitórias nos últimos seis jogos) e o contexto não favorece uma equipa que tem somado problemas, ora em termos de lesões - e têm sido muitas - ora em questões pessoais (como é o caso de Aleix Vidal) ou de adaptação tardia, o que acontece com alguns dos reforços desta temporada.
Do lado madrileno, as contrariedades também têm acontecido em termos físicos: Toni Kroos foi o último e juntou-se a Gareth Bale e Morata, isto numa equipa que tem recuperado outros lesionados, como Sergio Ramos, Casemiro ou Modric.
No meio de várias alterações, têm sido os merengues os mais consistentes, com vitórias que nem sempre são conseguidas com brilhantismo (veja-se a última contra o Sporting Gijón), mas com a competência necessária para que a tabela classificativa seja completamente favorável para recuperar um título que tem escapado de forma recorrente nos últimos anos.