Alemanha goleou a Escócia

Bons novos tempos

2024/06/14 21:59

Após o Apuramento e múltiplos jogos de preparação, chegou o momento que todos os apaixonados pelo desporto-rei tanto ansiavam: o arranque do Euro 2024! Na estreia, a Alemanha dizimou as aspirações da Escócia (5-1), num jogo plenamente controlado pela equipa que atuou de branco.

Julian Nagelsmann não implementou qualquer surpresa no onze inicial, colocando em prática o habitual 4-2-3-1, com a experiência de Toni Kroos a potenciar toda a dimensão física de Robert Andrich, jogador novo nestas andanças internacionais. A maior dúvida passava pela frente de ataque: a robustez de Füllkrug ou o constante dinamismo de Kai Havertz? A escolha acabou por recair no avançado do Arsenal, uma opção que viria a mostrar-se acertada.

Também Steve Clarke não desfez dos seus princípios futebolísticos, com Jack Hendry, Ryan Porteous e Kieran Tierney a constituírem a linha de três centrais. Che Adams, ponta-de-lança que atua pelo Southampton, foi recompensado pela veia goleadora apresentada no Championship, acompanhado por John McGinn e Ryan Christie, célebres pelo grande critério no último terço.

Xeque-mate? Bastou a primeira parte

Após a grande festa de inauguração, caracterizada por uma energia contagiante, soou o tão aguardado apito inicial. Antonio Rudiger, tal como todos os sujeitos presentes na Allianz Arena, assistiu atentamente à bonita homenagem a Franz Beckenbauer. O Kaiser desceu por breves segundos à terra, vestindo a pele do central do Real Madrid, e, posteriormente, desferiu um passe a régua e esquadro para Florian Wirtz. Contudo, a jóia do Bayer Leverkusen desmarcou-se de forma precoce, sendo apanhado em fora-de-jogo.

@Getty /

A Mannschaft, movida pelo apoio dos seus simpatizantes, oleou a máquina, com uma pressão bastante acentuada. Desta forma, o tento inaugural apareceu com muita naturalidade, com Wirtz a abrir as contas do jogo... e da competição. Na sequência de uma ponderada transição, Joshua Kimmich, com uma bússola no pé, descobriu o médio na entrada da área. De primeira e com grande frieza, o atleta de 21 anos rematou colocado, levando os adeptos da casa a levantarem-se dos seus assentos.

O jogo era de sentido único. O esférico ameaçava sempre o mesmo alvo. Os tartan army não conseguiam respirar. Resultado? O segundo tiro certeiro dos alemães. Numa primeira instância, Ilkay Gundogan bailou no miolo, rodopiando sobre a oposição. Com a sua clarividência habitual, serviu, de bandeja, Havertz. Quando tudo faria prever que o camisola '7' fosse disparar à baliza, o ex-Chelsea ofereceu o brinde a Musiala, que não perdoou. A noite, até ao momento, era dos meninos!

A bomba de Füllkrug para matar a desconfiança 

Se os escoceses estavam a vivenciar um cenário muito complicado, o caldo entornou perto do intervalo. Ryan Porteous, com um carrinho muito imprudente, atropelou Gündogan dentro da área. Para total desalento, o central viu, justamente, a cartolina vermelha, assistindo do túnel à cobrança exímia de Havertz na marca dos onze metros.

@Getty /

Na segunda metade, os soldados de Nagelsmann tiraram o pé do acelerador, gerindo o encontro ao seu belo prazer. Apesar do ritmo mais baixo, a Alemanha tinha guardado mais alguns festejos na cartola. Niclas Füllkrug saltou do banco para desferir a machadada final, no momento alto da partida. O matador do Borussia Dortmund, depois de uma excelente recuperação, apontou um míssil em direção ao poste mais distante. A bola repousou no local onde dorme a coruja, não dando qualquer hipótese a Angus Gunn.

Rudiger foi humilde e ainda deu um pequeno motivo para os tartan army celebrarem, com um auto-golo bastante fortuito, na sequência de um livre lateral. Emre Can, chamado para substituir Pavlovic na prova, também fez o gosto ao pé, com uma tentativa espetacular na meia distância. Um golaço para fechar a contagem! Vitória convincente da Mannschaft, que pretende afastar os fantasmas mais recentes. 



U Sexta, 14 Junho 2024 - 20:00
Allianz Arena
Clément Turpin
5-1
Florian Wirtz 10'
Jamal Musiala 19'
Kai Havertz 45' (g.p.)
Niclas Füllkrug 69'
Antonio Rüdiger 87' (p.b.)
Emre Can 90'
Allianz Arena
Lotação75 000
Medidas105x68
Inauguração2005
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo AJornada 1
Lances Capitais
10´
GOLO Alemanha!
Florian Wirtz marca
19´
GOLO Alemanha!
Jamal Musiala marca
45´
Cartão vermelho para Ryan Porteous (Escócia)
45´
+1
GOLO Alemanha
Kai Havertz marca de grande penalidade!
69´
GOLO Alemanha!
Niclas Füllkrug marca
77´
GOLO INVALIDADO Alemanha
Niclas Fullkrug está fora de jogo, no momento do passe.
87´
GOLO Escócia
Antonio Rüdiger marca na própria baliza!
90´
+3
GOLO Alemanha!
Emre Can marca
A Chave

O golo de Florian Wirtz, aos 10', acabou por desbloquear o jogo, abrindo o passadiço para um resultado dilatado.

O Árbitro

Exibição bastante positiva de Clérment Turpin e restante equipa de arbitragem, com o critério a ser coerente ao longo de todo o jogo. Destaque para a expulsão de Ryan Porteous, uma decisão verdadeiramente acertada.

O Melhor
O arranque destemido dos alemães

A turma germânica mostrou para o que vinha logo nos primeiros minutos, obrigando a uma abordagem mais cautelosa por parte dos escoceses. Esta tremenda pressão deu início aos golos inaugurais e a uma vitória tranquila, sem muita história.

O Pior
Uma Escócia frouxa

Foram poucos os sinais positivos dos comandados de Steve Clarke ao longo de todo o jogo, tanto no paradigma ofensivo como defensivo. A equipa não teve qualquer vislumbre de inconformismo no primeiro tempo. O golo de honra, já na reta final, chegou caído do céu. É preciso muito mais...

Forma
Alemanha
2023/2024
5J
4V
1E
0D
11-3G
Escócia
2023/2024
5J
1V
1E
3D
5-12G
Sabia que...by playmaker stats
2.ª vitória da Alemanha em 2 jogos frente à Escócia em Campeonatos da Europa
5-1: maior derrota de sempre da Escócia em Campeonatos da Europa
5-1: maior vitória de sempre da Alemanha em Campeonatos da Europa
Depois de ter perdido na estreia nas 3 últimas fases finais (Mundial 2018, Euro 2020 e Mundial 2022), a Alemanha arranca o Euro 2024 com uma vitória
Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

ALEMANHA
EMPATE
ESCÓCIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Alemanha. . .
2024-06-15 13h39m por AmoFutebolAmoSLB
Não os considero favoritos, nem candidato. Aliás, tal como acho da seleção portuguesa.

Os portugueses é muito "hype", são os melhores do mundo em todas as posições, são a melhor equipa e suplentes, melhor seleção de sempre. . . mas já assim o eram no mundial. Apesar de, por norma, a seleção ter melhores desempenhos em euros do que nos mundiais. Apanhando uma de 4 ou 5 seleções. . . Portugal cai. E esta Alemnah é uma delas. . . mas sem espinhas! Já agora: Alemanha, ...ler comentário completo »
BifaninhasAzuis
2024-06-15 13h27m por AmoFutebolAmoSLB
Sem duvida que a competitividade na copa america é superior, mas nivelada por baixo. . .

Já agora, a última vez que Alemanha e Brasil se defrontaram numa competição a doer para seleções A, foi no Maracanã e demonstrou bem a diferença de competitividade.

Nos mundiais temos há já muitos anos o espelho dessa mesma competitividade. . . não só pelo número de equipas de ambas as confederações a chegar aos 1/8, 1/4, 1/2 ou até mesmo À final, como pela sua diversidade.
Alemanha
2024-06-15 12h50m por Aleaotejano
Chegarão pelo menos às meias-finais. Muita gente "esqueceu-se" de os considerar favoritos, mas se calhar alguns já mudaram de ideias. Uma delícia ver Wirtz, Musiala, Kroos, Kimmich em campo. Acredito que o Leroy ainda vai dar alegrias, apesar de ter entrado errático e desastrado ontem.
Alemanha
2024-06-15 11h43m por Return_of_Platinum
Para já, cumpriu. Não me deixo iludir com goleadas, porque claramente esta Escócia não estava à altura. Para além de jogar metade do tempo com menos um, há que lembrar que a Escócia apenas ficou pela fase de grupos no euro 2020, e antes disso já não conseguia apurar-se para uma fase final desde 96; ou seja, uma equipa muito verdinha nestas andanças. Logo veremos os próximos jogos desta Alemanha para tirar melhores ilações. A Escócia ou muito me engano ou poderá já começar a fazer as malas.
Jogo de abertura
2024-06-15 10h54m por zlatan_21
Boa entrada dos alemães sim, mas a Escócia parecia uma equipa amadora nos primeiros 30 minutos de jogo e aquela entrada a pé juntos ao Gündogan é a prova disso mesmo.
HA
Alemanha
2024-06-15 10h33m por Halibut
Falta-lhes um ponta de lança de classe, se o tivessem podiam ser candidatos mas para mim não são, a Escócia foi presa fácil.
Alemanha
2024-06-15 09h13m por paidejake
Grande entrada da Alemanha. Gostei muito de ver a dinâmica de jogo desta Alemanha veremos se consegue impôr o seu jogo contra seleções de um nível superior. Confesso que a Escócia me desiludiu um pouco e vai ter vida muito difícil se não vencer o próximo jogo com a Suíça pode já arrumar as malas porque vai estar com um prejuízo no enorme na diferença de golos. Não deram espetáculo em campo mas os escoceses deram goleada nas bancadas, grande ambiente!
Musiala
2024-06-15 07h08m por petitor
Grande jogador, acredito que vai ser o jogador revelação do Euro.
Alemanha
2024-06-15 03h42m por futebol11fc
Joga com 7 médios a titulares, não deixa de ser interessante. Só o Neuer, o Tah, o Rudiger e o Mittelstadt é que não são médios de raíz.

-Kimmich e Andrich são 6 (de caraterísticas diferentes, mas ambos são 6 de origem. -Kimmich joga como lateral)
-Kroos e Gundogan são 8s (Gundogan acaba por se adiantar um pouco no terreno e jogar como 10, é muito inteligente a aparecer na área e a movimentar-se pelos espaços. Kroos constrói à esquerda dos 2 centrais)
-Haver...ler comentário completo »
Alemães
2024-06-15 01h50m por JamaicaNN
Eles aqui na Alemanha já andam doidos. Feliz apesar de tudo terem começado bem. Pese embora que não têm a equipa de outrora. Pode ser que o factor casa pese bastante
Alemanha
2024-06-15 01h39m por AngelEyes
Jogou muito bem, mas a Escócia também não deu luta nenhuma. Quero ver contra um adversário mais forte. Prevejo que vão passar mais dificuldades contra a Hungria.
Que viagem
2024-06-15 01h22m por Seidecor
Comparar o nível do euro há copa América , copa América só tem três equipas de nível , Brasil , uruguai e Argentina , Europa tem muitas mais , e mesmo o uruguai não passava dos oitavos no euro
BifaninhasAzuis
2024-06-15 00h39m por CupGameMerchant
Isso só pode ser um comentário troll
Se não for é preciso revocar a licença para ver futebol a este indivíduo 😂
FC
BifaninhasAzuis
2024-06-15 00h20m por fcpflaw1893
Panamá, que seleção fortíssima cheia de craques mundiais! Quando não se sabe o que diz, mais vale remeter-se ao silêncio. Há equipas fracas na Europa? Há. Mas há segundas linhas europeias que disputam e bem com qualquer equipa sul americana!
Que "amasso"!
2024-06-15 00h20m por BlackCat
A Alemanha deu um verdadeiro "amasso" a uma Escócia extremamente frágil.
Desde o início que os alemães, com grande posse de bola, objetivos e com um bom coletivo, encostaram os escoceses atrás e, com os dois primeiros golos, ficou logo "a sentença lida". Depois, a expulsão no lance do penalti que deu o 3-0, à beira do intervalo, foi o derradeiro "prego no caixão" da equipa britânica.
Na 2ª parte, os germânicos limitaram-se a gerir o jogo e os escoceses a tentar evitar u...ler comentário completo »
AS
paradinha
2024-06-15 00h18m por asa_scouting
não gosto de penaltys de paradinha. . . devia ser penaltys de remate direto, mas o Bruno Fernandes começou essa moda, agora todos seguem, acho injusto para o gr a paradinha. . .
hugosilva508
2024-06-14 23h39m por Maxaqueen
Só engana quem acha que o campeonato escocês é equiparável a outros campeonatos europeus com expressão, o que dá azo a disparates como colocar um jogador mediano como um Jota nas contas da selecção por fazer uma boa época num Celtic da vida. . .
BifaninhasAzuis
2024-06-14 23h37m por Maxaqueen
Não sabe minimamente o que diz.
Ainda por cima referir isso numa altura em que o Brasil tem actualmente uma dos conjuntos mais fracos de que há memória na sua história.
Pinho352
2024-06-14 23h35m por Maxaqueen
Não é bem assim.
Ma Europa há uma segunda linha de selecções capazes de colocar problemas a selecções mais capazes.
Hungria, República Checa, Sérvia, Suíça ou até mesmo a Áustria são capazes de disputar os jogos com conjuntos superiores.
As supresas também são um aliciante extra nestas competições.
PI
Jogo
2024-06-14 23h23m por Pinho352
Sem querer colocar em causa a qualidade alemã, sobretudo a nível colectivo e a fragilidade dos escoceses, a partida de hoje só prova que foi errado o alargamento das provas europeias e mundiais a mais países.
Este jogo ao final da primeira parte perdeu o interesse assistir, aliás desde o apito inicial só deu Alemanha e era uma questão de tempo até chegar o 1-0. Tal como foi aqui dito, prefiro também um jogo da Copa América onde se vê competitividade entre as equipas, jogos bem disp...ler comentário completo »
BI
Enfim
2024-06-14 23h13m por BifaninhasAzuis
A Escócia estar aqui só mostra o quão fracas as equipas europeias são. Prefiro ver um Brasil-Panamá numa copa América, sempre tem mais ação do que isto.
Quanto ao jogo em sim, Escócia equivalente a um Amarante desta vida, contra uma Alemanha não tão forte como noutros anos, mas ainda assim com uma seleção de meter respeito.
PA
Alemanha vs Escocia
2024-06-14 22h52m por parita
Estava com esperanças que a Escócia conseguisse fazer um bom euro, mas nunca pensei que conseguissem se quer um empate neste jogo. Continuo a acreditar na passagem aos 16-avos, desta vez com menos certezas já que uma derrota tão dura pode pesar na confiança do grupo.
Quanto à Alemanha, reforçam a ideia que tinha deles. Continuam o meu grande favorito a ganhar a competição.
Lol
2024-06-14 22h29m por TomPen
Esta Alemanha continua sem me convencer lá muito. Mas têm a estaleca para a competição. Nota-se na confiança do colectivo. Prevejo uma boa campanha deles.
Caso se defrontarem com a seleção portuguesa, facilmente ganham por 3 ou 4 a zero.
escocia
2024-06-14 22h24m por hugosilva508
escocia enganou me bem. . . .
Bem vindos de volta!
2024-06-14 22h16m por CupGameMerchant
Já tinha muitas saudades de ver uma Alemanha fria, matadora, demolidora. Há uma década que andavam com aquele futebol de passar para o lado sem objetividade nenhuma por é bom vê-los a voltar ao básico
Foi uma exibição muito certinha, direta ao assunto e sempre com ambição
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Amigáveis
Análise
Os destaques individuais do teste bracarense
No primeiro teste amigável 24/25 do SC Braga - aberto aos adeptos -, Daniel Sousa apresentou alguns reforços, apresentou algumas novidades, mas somou mesmo o primeiro empate da ...