Momentos agitados para o clube

«Estamos a correr contra o tempo»: as incertezas na SAD do Vilaverdense

A dias da estreia na Liga 3 2024/25, o projeto do Vilaverdense está envolvido em mistério. Na imprensa local, notícias que a pré-época arrancou apenas na passada segunda-feira e que Luisinho vai ser o novo treinador, com uma mudança de investidores em cima da mesa. Oficialmente, nenhuma resposta ou explicação. 

O mesmo acontece na equipa feminina, inscrita na Liga BPI e sem qualquer tipo de anúncio, seja de elementos do plantel ou da equipa técnica.

No meio de um mar de dúvidas, o zerozero conseguiu alguns esclarecimentos.

Länk: do céu a um triste final

A entrada do grupo do grupo de investimento canadiano Länk, em 2020, alavancou o projeto Vilaverdense para patamares mais altos. A ambição era notória, um novo símbolo foi introduzido - alguma contestação dos sócios - e os primeiros anos do projeto foram prometedores.

Uma onda de otimismo gerou-se no Campo da Cruz do Reguengo, com uma cada vez mais efusiva mancha verde a acompanhar o salto da equipa para a Liga 3 e, posteriormente, uma entrada histórica nos campeonatos profissionais. A 11 de junho de 2023, Vila Verde vivia um dos dias mais felizes da sua história desportiva.

Para os mais atentos, alguns sinais já geravam preocupação nos meses anteriores à confirmação da subida. Os atrasos salariais não eram uma novidade no projeto, com o plantel a ter mesmo avançado para uma greve no final de 2022. Apesar do ruído e dos sobressaltos, Ricardo Silva conseguiu conduzir os seus homens à II Liga.

Investimento canadiano está de saída @Filipe Amorim / Kapta+

Desde cedo, porém, se percebeu que a estreia nos campeonatos profissionais ia acontecer num contexto de muita dificuldade. Para começar, o Lank Vilaverdense foi obrigado a jogar de casa às costas, num roteiro que passou por Paços de Ferreira, Penafiel e Coimbra, uma última paragem a mais de duas horas de distância e a cerca de 190 km.

De forma natural, a ligação entre adeptos e equipa sofreu um rombo forte. Uma situação também com culpas da SAD. Inexplicavelmente, não é feita uma publicação nas suas redes sociais no passado mês de novembro, uma estratégia de ausência de comunicação que aconteceu em vários momentos deste ciclo Länk.

No início de 2024, a confirmação oficial da Liga Portugal da existência de incumprimentos salariais, situação que levou mesmo à perda de um ponto pela via administrativa. No final do mercado de inverno, a insólita inscrição de Courtney Reum, cunhado da socialite Paris Hilton e sem nenhuma experiência profissional aos 45 anos.

O jogo de interesses teve o seu ponto mais baixo a 5 de maio. Na manhã de domingo que ditou a queda do Länk Vilaverdense, Sérgio Machado lançou em campo Courtney Room aos 86 minutos, uma decisão que o técnico reconheceu «pôr em causa os seus princípios».

Após o apito final, a tristeza de uma equipa técnica e um plantel de lutadores contrastou com a alegria de Reum, em festejos com um grupo de amigos presente no Municipal de Coimbra. Uma vergonha para o projeto - refém a este tipo de situações - e para uma competição profissional.

Missão de Luisinho adivinha-se difícil @SC Coimbrões

«Vamos construir novamente um caminho de sucesso»

O apagão e o mistério em relação à nova época apenas ganhou alguma luz no início desta semana, com o Jornal Vilaverdense a noticiar a contratação de Luisinho para o comando técnico e o início dos trabalhos de preparação, a uma semana do primeiro encontro oficial na Liga 3, em Fafe

Na mesma publicação, é referido que o plantel vai sofrer muitas mudanças e ainda está longe de estar fechado. Mais importante, o anúncio que a SAD está em processo de mudança, com a entrada de um investidor brasileiro-japonês que já esteve ligado ao Praiense.

De forma amigável, Hugo Soares, presidente do Vilaverdense, admitiu ao zerozero o momento agitado que vive a estrutura. Entre inscrições de jogadores e o curto tempo de preparação, o dirigente reconheceu a «corrida contra o tempo» e confirmou a chegada de um novo investidor, sem detalhar mais pormenores.

Ao nosso portal, revelou o objetivo de mudança de nome e de símbolo, mais próximo das origens do clube. Isto, logicamente, após serem ultrapassadas as «complexas questões legais». A equipa feminina também não vai ser esquecida.

O projeto Länk, porém, merece para Hugo Santos um «agradecimento» pelos anos de crescimento desportivo, num «final de ciclo natural no futebol».

A terminar, admitindo não ser o melhor momento para prestar esclarecimentos, uma certeza: «Confiança nos novos investidores e num caminho de sucesso novamente construído».

Adeptos querem voltar a ser felizes no Campo do Reguengo @Manuel Morais / Kapta+

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Lank
2024-08-13 00h36m por moumu
È mas como foi no ano passado não augura nada de bom, um clube gerido de forma amadora com salários em atraso e na 1ª jornada da Liga 3 só tinham 1 suplente, as exigências para jogar na liga 3 são grandes e a meu ver vai ser mais uma época de sofrimento.
hugoribeiro883
2024-08-13 00h02m por redlegion
Infelizmente já não é a primeira vez que isto acontece ao Vilaverdense.
O auto-proclamado guru e adorado Miguel Milhão e o seu pai usaram o clube como brinquedo, mas depois largaram tudo ao ponto de o clube ter que reconstruir um plantel do zero, o que levou a uma campanha desastrosa na época seguinte no CP e o regresso aos campeonatos da AF Braga. Depois apareceu a Lank e lá conseguiram subir até à Segunda Liga
Muita gente esqueceu-se disso, porque o caso não foi tão badalado.
auribranco
2024-08-10 14h17m por hugoribeiro883
Queres que a empresa Lank vá a falência ou o Vilaverdense? Porque o clube não tem culpa
Vila
2024-08-04 21h33m por hugoribeiro883
Infelizmente vai ser candidato a descer se não conseguir fazer um plantel em condições
Mais vale. . .
2024-08-04 14h06m por streambach
Vilaverdense , regressa às tuas origens. Mais vale jogar na Liga 3 ou até mesmo nos distritais do que seguir pseudo investidores que só querem tirar proveito dessa ligação. Por motivos não muito claros, diga-se. Tentar dar um passo maior do que a perna não é boa solução, por certo.
Jorge - Fernandes
2024-08-04 10h53m por ricardocunha251
Depois tens o exemplo do Arouca e do Moreirense, sem investimento exterior e são geridos de maneira quase perfeita, sem dívidas e sem ajudas das câmaras municipais, são um milagre na nossa liga!
Ed_Miguel
2024-08-04 10h28m por redlegion
Esse comentário é que não pode ser sério.

A Câmara de Vila Verde não tem esse dinheiro, nem a Lank, nem a Prozis quando lá andou. Ninguém fala em fazer um Camp Nou, mas não justifica aumentar assim tanto as condições do Reguengo.

Quando a esse último comentário, o Bordéus já estava nas lonas, mas dizer que quem investe nos grandes também não é gente séria só pode ser para rir. Ou então, lá está, não é um comentário de uma pessoa séria.
redlegion
2024-08-04 00h47m por Ed_Miguel
Compra-se o estádio ou constrói-se outro. Ninguém está a dizer para construir um estadio para 80 mil pessoas.

Veja-se o exemplo do Gil Vicente e do marítimo os seus estádios podiam servir de exemplo a outros clubes da primeira divisão.

Quem investe nesses clubes pequenos n são pessoas serias e mesmo os que investem nos grandes tb n o sao vê-se o caso do bordeaux
Na lápide do Vilaverdense
2024-08-04 00h44m por David_Villa
Escrevam o seguinte: "Não se esqueçam que o futebol é um negócio. Eu avisei!". Obrigado.
Ed_Miguel
2024-08-04 00h26m por redlegion
É preciso perceber as condições e condicionantes de cada clube.
No caso deste, estamos a falar de uma vila maioritariamente rural, com uma base de recrutamento curta (depende muito de jogadores da cidade de Braga na formação) e onde (como é habitual em Portugal) o estádio é da Câmara e depende desta para fazer obras.
OrgulhoBracaro
2024-08-04 00h10m por redlegion
É nestes pequenos momentos que se distingue os mentirosos, dos que conhecem a realidade. Vila Verde sempre foi uma terra de benfiquistas e agora começa cada vez mais a ter braguistas, porque viver aqui é cada vez mais caro.

Tal como dizes, os vilaverdenses pouco se importaram com mudanças de símbolo e nome, porque já salivavam só de pensar em subir à 1ª Liga futuramente. Só caíram na realidade quando o clube teve de ir jogar para Paços de Ferreira e depois Coimbra, mas nem...ler comentário completo »
Investidores
2024-08-03 23h34m por Ed_Miguel
Quando o comprador compra um clube e n investe nas instalações do clube, novo estádio centro de treinos (que é isso que fica para o clube os jogadores entram e saem) é pq o investimento n é serio
auribranco
2024-08-03 20h00m por OrgulhoBracaro
Eu como vizinho de Vila Verde (inclusive passo mais tempo em VV do que em Braga) a sensação que sempre fiquei é que os vilaverdenses no geral andavam contentes excepto quando souberam que iam ter de jogar em Paços e mais à frente Coimbra.
A mudança do nome e emblema ficaram esquecidos quando os resultados apareceram.
O povo vilaverdense gosta do clube mas não é fanático ao ponto de fazer quilómetros para ver o clube jogar. O único clube que eles fariam quilómetros para ver era o Benfica ou o Porto, não o Vilaverdense.
auribranco
2024-08-03 19h43m por OrgulhoBracaro
O que mais havia era vilaverdenses satisfeitos. Já andavam com a expectativa se ver o clube na primeira divisão quando subiram à segunda.
SA
Que diria
2024-08-03 17h16m por santossantos
Quem diria que uma equipa chamada "Länk" não tinha futuro, por esta ninguém esperava.
Investidores
2024-08-03 11h32m por Jorge-Fernandes
A quem nós andamos a enganar com a questão dos investidores nos clubes Portugueses. Portugal concentra mais de 90% dos seus adeptos em 3 clubes. Acredito que o n° seja menor se contabilizamos só quem gosta de futebol. Onde está o incentivo no investimento? O Famalicão, Estoril e Estrela tem que o seu investimento baseado na formação dos jogadores para vender. E estes são os melhores investidores que arranjamos em Portugal.
O Braga o melhor clube gerido em Portugal fez se sozinho, ...ler comentário completo »
Investimento
2024-08-03 10h24m por schols18
E há alguma luz sobre toda aquela possibilidade de investimento do senhor Reum?
Tópicos Relacionados

SIMULADOR ZEROZERO

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Palavras na Thinking Football
No seguimento do discurso onde abordou a cláusula e valor de Gyökeres, bem como as hipóteses do Sporting revalidar o título de campeão nacional, Frederico Varandas ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Blueonblue 12-09-2024, 12:43
AmoFutebolAmoSLB 12-09-2024, 12:40
Chilli_Billy 12-09-2024, 12:31
Blueonblue 12-09-2024, 12:31
O_Jaime_Pacheco 12-09-2024, 12:29
Schmyokeres 12-09-2024, 12:25
Blueonblue 12-09-2024, 12:20
man_in_the_box 12-09-2024, 12:11
Blueonblue 12-09-2024, 12:08
Maisinform 12-09-2024, 12:08
AN
andra-alexandre485 12-09-2024, 12:02
AN
andra-alexandre485 12-09-2024, 11:52
O_Jaime_Pacheco 12-09-2024, 11:48
KaiserWilhelm 12-09-2024, 11:44
One82 12-09-2024, 11:43
lmperial 12-09-2024, 11:03