placardpt
Presidente justifica saída do técnico

«Álvaro Pacheco faltou a um evento do Vitória SC para se reunir com um clube brasileiro»

2024/05/15 12:37

António Miguel Cardoso ao ataque. Confirmada a saída de Álvaro Pacheco, o presidente do Vitória SC revelou todos os acontecimentos que levaram a esta decisão, com acusações de promessas incumpridas por parte do técnico e os seus representantes.

«O treinador sai a custo zero porque, perante um treinador que a três dias do fim da época pretende sair, o Vitória SC não pode ficar refém de uma situação destas. Temos de ter alguém ao leme que se preocupe com o Vitória SC», revelou o presidente dos Conquistadores.

O comunicado lido por António Miguel Cardoso

"A um jogo do fim do campeonato, tendo em conta o ocorrido no dia de ontem, este é o momento oportuno para esclarecer os vitorianos.

Após o jogo com o Boavista a 27 de abril, o Vitória SC tinha ambições legítimas de ascender aos lugares cimeiros da classificação. Exigia a todos os intervenientes, atletas, equipa técnica e dirigentes total dedicação nos três jogos que faltavam. 

Fomos confrontados com graves problemas desde 29 de abril, o que obrigou a um tratamento sensato. Os factos são os seguintes.

No dia 28 de abril, o presidente do Vitória SC foi contactado por um representante de Álvaro Pacheco, que comunicou a vontade do treinador em reunir-se com um dirigente de um clube do futebol brasileiro de forma presencial. Comuniquei que não me oporia, mas com a condição que acontecesse de forma discreta e totalmente sigilosa. O pedido foi reiterado, mais tarde, após ter recebido chamada de Álvaro Pacheco.

Os intervenientes nunca informaram-me sobre o dia, a hora e o local onde pretendiam fazer esta reunião. Previamente, a estrutura do Vitória SC que trabalha com a equipa principal tinha previamente agendado um evento, a 29 de abril, com participação de jogadores, treinadores, elementos do departamento médico e restantes membros de staff. O objetivo era fortalecer o grupo de trabalho e os seus laços emocionais, com motivação para os últimos jogos.

Surpreendentemente, o treinador Álvaro Pacheco faltou a esse evento para fazer a tal reunião. Não informou nenhum dirigente do Vitória SC, alegando apenas a um dos capitães a ausência devido a motivos pessoais. 

Na manhã de 30 de abril, os responsáveis do Vitória SC são confrontados como uma fotografia do treinador, partilhada numa rede social, por um conhecido restaurante de Lisboa. Acompanhado de outra pessoa, com o seguinte comentário: "resistirá o treinador português ao anunciado chamamento brasileiro?"

O presidente do Vitória SC ligou de imediato a um representante do treinador relatando a gravidade do acontecido, um desrespeito pelas condições previamente acordadas. Foi exigido um esclarecimento da vontade de Álvaro Pacheco em cumprir o contacto que tinha com o clube, até ao final da próxima temporada.

O representante revelou que a vontade do técnico era em apenas continuar no Vitória SC até ao final da presente época. A 30 de abril, sou informado que Álvaro Pacheco abordou adjuntos da equipa principal, que estavam no clube antes da sua chegada, para se juntarem numa eventual mudança para o Brasil. Soubemos também que as reuniões com esse clube continuavam por Vídeoconferência.

Na noite de ontem, o presidente do Vitória SC foi contactado pelo representante do treinador Álvaro Pacheco, com a informação de um pedido de demissão imediato. Foi aceite.

Rui Cunha e outros treinadores da casa ficam responsáveis pelo treino e por orientarem a equipa principal no último jogo da época.

Os vitorianos tiraram as suas conclusões."

Portugal
António Miguel Cardoso
NomeAntónio Miguel Correia Cardoso
Nascimento/Idade1977-01-01(47 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoPresidente

Fotografias(8)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
pacheco patético
2024-05-16 11h19m por relaxong
quem é que o pacheco pensa que é? só tem meia época "boa" e já quer sair ? pensava que era o mourinho? O Guimarães é um clube muito bom para ele, até demasiado grande para ele.

Será que os clubes brasileiros pagam assim tão bem?
esquece-se que antes disso foi despedido de dois clubes e foi Guimarães que o salvou.
Blueonblue
2024-05-15 19h09m por Maxaqueen
Esta direcção do Vitória também tem tido decisões no mínimo polémicas no que toca, por exemplo, à contratação de jogadores
Aliás, as últimas direcções têm tido esse ponto em comum.

Não será antes problema da direcção?
CS
Vasco
2024-05-15 19h02m por CSC2
O próximo "freguês" no comando do elenco técnico vascaíno é uma boa operações de markting.

Boa sorte.
Alvaro Pacheco
2024-05-15 18h59m por Blueonblue
uma coisa é certa. Já no Vizela foi "mandado" embora subtilmente e trocado por um Tulipa sem graça nenhuma.

Algo se passa na personalidade deste treinador.
FC
Riba21
2024-05-15 18h56m por Fcpflaw2506
O rival do Flamengo é o Fluminense. O Vasco desde que anda a oscilar entre o Brasileirão e a série B que o deixou de ser. Aliás, deixou de ser rival para ser "freguês".
O Vitória pode não ter feitos extraordinários mas o Vasco nos últimos 10 anos foi apenas 2 vezes às competições continentais num país onde apuram muitas equipas.
Riba21
2024-05-15 18h52m por rubenferreira877
Portanto para ti descer de divisao e estar constantemente entre primeira e segunda divisao e o mesmo que ficar constantemente num TOP7 em Portugal?

O Vitoria o ano passado tambem foi a Conference. . este ano "so" foi positivo porque apanhamos um Jota Silva a fazer uma epoca de sonho e a dar MUITOS pontos ao clube.

Dito isto continuo com a ideia que deixar o Vitoria SC para ir treinar no Vasco é um passo atras na carreira. . se fosse no minimo para um Fortaleza o...ler comentário completo »
rubenferreira87 7
2024-05-15 18h19m por Riba21
Não vás por aí. O Vasco é um dos grandes clubes do Brasil, está a passar uma má fase mas não deixa de ser um grande clube.
Mesmo arredado das grandes decisões o Vasco é o grande rival do Flamengo.
Se compararmos os feitos desportivos do Vitória nos últimos anos também não são assim tão espectaculares, este ano foi uma lufada, mas não esquecer que a época começou com um enorme falhanço na qualificação da Conference.
V. Guimarães
2024-05-15 18h15m por Riba21
Um rude golpe no projecto, havia uma simbiose quase perfeita entre treinador e clube mas de um momento para o outro (assim parece) abanaram-se umas notas e tudo o vento levou. Sinceramente não me estou a recordar de um treinador que tenha feito tão bom trabalho em Guimarães desde o Rui Vitória. É pena pois um Guimarães forte aumenta em muito o interesse do nosso campeonato.
Pacheco
2024-05-15 17h51m por moumu
Money talks claro, o Vasco com certeza oferece melhores condições e ele deve querer subir na carreira, pode ser que se safe bem lá no Brasil, parece que o Rui Borges está a ser falado para o VSC (a confirmar).
FS201411
2024-05-15 17h34m por rubenferreira877
Isso de nao haver comparacao possivel com os clubes so se for em Historia. . .
Estamos a falar num clube que nem a 2 anos estava afundado na serie B, este ano nao desceu por pouco.

Se me fores a falar de a 20/30 anos o Vasco é sim gigante, mas em termos atuais tens MUITOS clubes melhores que o Vasco no Brasil (Fortaleza, RB Brgantino, Atlhetico Paranaense, fora os tubaroes). Neste momento sair de um VSC para ir para o Vasco é sim um passo atras na carreira.
...ler comentário completo »
FS
Dimensão dos clubes
2024-05-15 16h58m por FS201411
O Vasco é um clube gigante, não há comparação possível com o Vitória. A única coisa que pode prejudicar é a falta de paciência dos clubes brasileiros com os treinadores, como já foi aqui dito.
Andrezinho_N01
2024-05-15 16h33m por DingyPT
Sim, desportivamente falando, parece-me um passo atrás. . . Já financeiramente parece que vai buscar dinheirinho para a sua reforma e ainda aproveita para conhecer novos horizontes.
Mas só acho que o Brasil é um passo atrás porque não há paciência para Treinadores no Brasil. Vou dar o exemplo de 2023:

Palmeiras - 1 Treinador
Grêmio - 1 Treinador
Atlético Mineiro - 2 Treinadores
Flamengo - 4 Treinadores
Botafogo - 5 Treinadores
Red Bul...ler comentário completo »
FC
Andrezinho_N01
2024-05-15 16h31m por Fcpflaw2506
Não faço a minima de quanto ganhava o Álvaro em Guimarães, mas a única situação que pode ter levado a aceitar o Vasco é o dinheiro. O Vasco, atualmente, não é em nada superior ao Guimarães e fico preocupado em saber que um clube que é conhecido por não pagar a tempo e horas, consiga vir oferecer melhores condições salariais do que o nosso 5º classificado. .
AN
rubenferreira87 7
2024-05-15 15h53m por Andrezinho_N01
Ele não disse que iria ficar no vitória? Sinceramente trocar o vitória pelo vasco é um passo atrás na minha opinião, e se estou a errar no termo de comparação, peço desculpa, não acompanho o brasileirão.
Alvibranco
2024-05-15 15h12m por rubenferreira877
Ele vai para o Vasco da Gama. . nao sei se nao leu toda a noticia
AL
Álvaro Pacheco
2024-05-15 15h06m por Alvibranco
Perde mais o VSC do que ele. . com isto perdem um grande treinador e os grandes podem estar atentos. É boa aposta para qualquer um dos 3 (no caso do Amorim se ele sair, no caso dos outros é para agora)
Guimarães
2024-05-15 13h11m por The-Watcher
O Futebol como a vida tem acontecimentos que são autênticas curvas do nada. . quando se achava que estava a ir num caminho reto e seguro e de repente tudo muda.
Toda gente incluindo eu achava que este treinador era perfeito para o Vitória e vice versa, uma simbiose perfeita para fazer crescer um Vitória ambicioso e determinado com um treinador com as mesmas qualidades.
Até achava que o Álvaro depois de alguns anos de trabalho sólido em Guimarães poderia dar um salto para um gra...ler comentário completo »
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Oficial
Técnico estava sem clube
O Académico de Viseu anunciou, esta quinta-feira à noite, que o técnico português Rui Ferreira será o seu novo treinador principal a partir da próxima ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

lucasroque 23-05-2024, 22:27
lucasroque 23-05-2024, 22:24
zzcaldass 23-05-2024, 22:23
_danyfer97_ 23-05-2024, 22:23
AL
Alvibranco 23-05-2024, 22:22
_danyfer97_ 23-05-2024, 22:20
SA
santossantos 23-05-2024, 22:17
zzcaldass 23-05-2024, 22:16
BurroDeBancada 23-05-2024, 22:16
Krat 23-05-2024, 22:16
zzcaldass 23-05-2024, 22:15
_danyfer97_ 23-05-2024, 22:13
Krat 23-05-2024, 22:11
zzcaldass 23-05-2024, 22:07
_danyfer97_ 23-05-2024, 22:06
lucasroque 23-05-2024, 22:05