placardpt
      Jackson assiste e marca

      Reviravolta ao som do «cha cha cha» (1x2)

      2012/10/28 22:07
      Álvaro Gonçalves

      Os jogadores do FC Porto presentearam Pinto da Costa, que frente ao Estoril chegou ao milésimo jogo enquanto presidente dos dragões, com a subida à liderança partilhada com o Benfica após vencerem o Estoril por 1x2.

      Pela terceira vez esta temporada, os azuis e brancos estiveram em situação de desvantagem no marcador, algo que já tinha acontecido frente ao Olhanense e Rio Ave, mas no Estádio António Coimbra da Mota souberam dar a volta à situação e voltaram a colar-se ao Benfica no primeiro lugar.

      Steven Vitória, aos dez minutos, inaugurou o marcador e deu vantagem aos canarinhos, mas na segunda parte, em apenas três minutos, os bicampeões nacionais deram a volta ao resultado, com golos de Silvestre Varela e do inevitável Jackson Martínez, que já tinha estado em evidência ao assistir o internacional português para o tento do empate.

      Jackson Martínez, que a par de Éder, do SC Braga, é o melhor marcador do campeonato, até já ganha nas comparações com o compatriota Radamel Falcao, pelo menos no que diz respeito aos números dos primeiros dez jogos com a camisola do FC Porto.

      «Cha cha cha» apontou nove golos numa dezena de encontros oficiais, batendo a marca do atual goleador do Atlético de Madrid, que tinha somado apenas oito nas suas primeiras dez partidas como jogador do FC Porto. Jackson Martínez já é, sem dúvida, um caso de sucesso no ataque portista após uma temporada em que os adeptos tanto reclamaram pela ausência de um ponta de lança eficaz.

      Eficácia do Estoril contra desperdício do FC Porto

      Steven Vitória marcou ao clube no qual se formou ©Carlos Alberto Costa
      Os primeiros 45 minutos foram bastante disputados e com várias ocasiões de golo, mas só uma equipa teve o mérito de introduzir a bola dentro da baliza e essa foi o Estoril.

      Aos dez minutos, Steven Vitória, com a baliza escancarada após a bola ter batido no poste, não desperdiçou a oportunidade de colocar os canarinhos em vantagem.

      O defesa goleador dos canarinhos, curiosamente formado no FC Porto, bateu Helton e com isso colocou o Estoril em vantagem no marcador até ao intervalo, de nada valendo as intenções dos azuis e brancos em bater Vagner.

      Primeiro, ainda antes do golo de Steven Vitória, Silvestre Varela, com um cruzamento-remate, enviou a bola à barra e depois, já com os bicampeões nacional em desvantagem, foi a vez de Jackson Martínez ver Bruno Andrade, com um grande corte, evitar o golo do empate.

      Não marcou o colombiano mas pouco tempo depois o atacante assistiu Otamendi para aquele que seria o golo empate. No entanto, aos 23 minutos, o defesa do FC Porto, com a baliza aberta, teve pontaria a mais e rematou ao poste para desespero de Vítor Pereira, que se preparava para festejar o golo.

      Entre este conjunto de iniciativas portistas, o Estoril assustou Helton por mais uma vez, com Licá, sem oposição dentro da área, a cabecear ao lado.

      Recuperar a liderança em três minutos

      Em vantagem no reinício da partida, o Estoril foi a primeira equipa a dar sinal de perigo, com Jefferson, de livre, a obrigar Helton a uma defesa segura após a bola ter sofrido um desvio num jogador do FC Porto.

      Moutinho assistiu Jackson para o golo da vitória
      No entanto, esse lance logo ao início da segunda parte foi dos poucos em que os canarinhos se conseguiram aproximar da área azul e branca. Todo o restante tempo foi praticamente disputado dentro do meio campo defensivo do Estoril e com a bola a passar entre os jogadores do FC Porto.

      Com o jogo praticamente de sentido único, parecia uma questão de tempo até os dragões chegarem à igualdade, algo que aconteceu aos 57 minutos com um cabeceamento de Silvestre Varela, após excelente trabalho de Jackson Martínez que assistiu o internacional português.

      Ainda os adeptos do FC Porto estavam entusiasmados com o golo do empate e já Jackson Martínez fazia o 2x1, dando, de cabeça, o melhor seguimento à bola após livre apontado por João Moutinho.

      Pela primeira vez no encontro o FC Porto estava na frente do marcador e a vantagem só não foi ampliada pouco depois porque Jackson Martínez, com a baliza aberta e já preparado para festejar o bis, cabeceou por cima.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (50)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HU
      GAITAN20_SLB
      2012-10-29 16h10m por Hugo_tm92
      Oh pah sou benfiquista mas dispenso adeptos como tu, e ja agora alguns que te responderam e referiram o facto do benfica so ter 1 ponto na champions, que nao se esqueçam que o unico jogo que ainda tivemos em casa foi com o barcelona, e que os jogos fora sao sempre complicados. . No fim da fase de grupos se tiverem razoes para isso aí sim podem enumerar esse argumento!
      RU
      Ópera por Carrela
      2012-10-29 12h57m por Ruimaster77
      só tenho de concordar em tudo aquilo que escreveste.
      agora só existe um mal que já vem da época anterior e que vem para ficar durante esta época, que é a mentalidade e a motivação (neste caso a falta dela) que VP incute aos jogadores. . .
      e mais, varela é neste momento o melhor extremo a actuar em PT, jackson foi sem duvida uma aposta ganha (já tem musica dos super!!!, o que é bom sinal), e no fundo, danilo não é lateral. esqueçam isso, só quem nao entende de futebol é ...ler comentário completo »
      Chá chá chá
      2012-10-29 12h10m por Dream_Theater
      De facto nasceu em CUBA, e não na Colombia. No entanto, o chá chá chá, tal como a salsa e a rumba estão muito enraízados na cultura colombiana. Pela sua forma de jogar Jackson Martínez ganhou a alcunha de chá chá chá, mas não só. Visto que este também é músico e toca trompete e saxofone no estilo de música referido. . . (pesquisei isto e estou tão surpreendido como vocês devem ficar)
      HA
      jogo
      2012-10-29 11h47m por Halibut
      ganhámos com justiça, mas o o porto tem que ter uma atitude diferente logo no inicio do jogo, no 1º golo sofrido ficámos a ver jogar, isto não pode ser, por mais que goste do Lucho, gostava de ver alguém que assumisse a posição 10 (um jogador que seja capaz de a fazer, precisamos de um novo Deco), coloquem lá o james, gosto de ver jogadores criativos, desde a saída do Deco que nunca mais vi um jogador fazer aquela posição tão bem, dava gosto.
      GAITAN20_SLB
      2012-10-29 10h41m por Manfio
      Se a burrice e a azia crónica pagassem imposto. . . . . .

      Se o Lima é assim tão bom, não percebo porque não joga todos os jogos. . . . . no mínimo 2 golos ficam garantidos. . . . certo???

      És um rapaz 'com muitas ideias'.
      eduardextreme
      2012-10-29 10h38m por Manfio
      Yep. . . . . os Sul Americanos e a mania de dar alcunhas a todos os jogadores.

      O James é El Bandido. . . . por acaso até é fixe ^_^
      Pirisca
      2012-10-29 10h20m por eduardextreme
      Cha Cha Cha é a alcunha dele.
      PI
      chá chá chá (zerozero)
      2012-10-29 10h05m por Pirisca
      É um estilo musical oriundo de Cuba, o q é q Cuba tem a ver com com algum jogador do FCP?

      Samba para o brasil, tango para a argentina e chá chá chá para Cuba.
      PI
      Portistas votem atsu para golden boy por
      2012-10-29 10h00m por Pirisca
      Portanto para ti n interessa se o rapaz merece ou n o prémio como é jogador do FCP os portistas devem votar nele. . . . LOL

      O Ola John parece q tem 7, tal de votos, tem jogado q se farta no SLB, outra anormalidade do votar por votar. . . . .
      NE
      GAITAN
      2012-10-29 09h52m por nefaray
      eu sou benfiquista mas os teus comentarios sao aziados e nao têm sentido nenhum
      WA
      El Chupa-Golos
      2012-10-29 09h42m por Wader
      El Chupa-Golos? Isso não era aquele guarda-redes do Benfica de seu nome verdadeiro. . . Roberto?
      El Chupa-golos
      2012-10-29 09h13m por hakuna_matata
      Chupa-golos é uma suposta criatura responsável por ataques sistemáticos as balizas dos adversários começaram nas regiões da América, e agora na Europa está a espalha-se pelo mudo todo. O nome da criatura deve-se à descoberta de vários golos marcados por todo lado com marcas nas balizas. Embora o assunto tenha sido explorado na média, os rumores sobre a existência do misterioso ser foram gradualmente aumentando, agora mais na Europa.

      El Chupa-golos
      HA
      jogo
      2012-10-28 23h51m por Halibut
      Jogo dificil na 1ª parte, na 2ª mais agressivo, mas não pode ser só na 2ª parte, pede-se mais, mais uma vez houve erros desnecessários na defesa, nos centrais, falta alguém que desequilibre mais, ou se contrata um excelente 10, ou extremo.
      KI
      Portistas votem atsu para golden boy
      2012-10-28 23h36m por kingzona
      http://www. tuttosport. com/sondaggi/Calcio/vota-1376/ Vota+il+Golden+Boy+2012

      nPortistas votem atsu para golden boy, basta votarem
      PORTO_INVICTUS
      2012-10-28 23h26m por Balotelli_il_boss
      nem mais, era aí onde eu queria chegar
      Quando vi o titulo 1º
      2012-10-28 23h25m por rfpr22
      Percebi ao ritmo do Tchu Tcha Tcha xd.
      E mais um golo do Jackson, já começa a ser costume.
      Achei q foi desnecessário sofrer tanto. O pior foi ver no fim entrar Rolando po Porto jogar a defesa.
      GAITAN20_SLB
      2012-10-28 23h14m por Balotelli_il_boss
      o BENFICA ESTÁ FORTISSIMO
      Frase do ano HAHAHAHAHAHAHAH A
      2012-10-28 23h12m por FutebolClubePorto26
      "todos os anos a mesa conversa, ainda se ao menos mudassem o número. sempre rumo ao 33 de ano para ano. "

      Grande frase xD.
      Pintinho 1000 Parabéns
      2012-10-28 23h06m por hakuna_matata
      Grande Pintinho mil jogos é obra =)
      kaos_12
      2012-10-28 23h05m por Jay-Jay_Okocha
      Subscrevo o teu comentário. . . confesso que pensava que eras um hater do VP mas prontos. .

      Essa situação dos míudos, tudo bem podia entrar o Iturbe, mas só se nao entrasse o Atsu. . a meu ver só pode entrar um dos 3 jovens talentos. .
      E eu acho a entrada do Rolando essencial, para dar algum alento ao jogador, porque em forma eu continuo a achar que é o melhor central do Porto, ja o vi a fazer grandes exibições contra as melhores equipas do mundo.

      Saudações portistas :)
      GN
      That reminds me
      2012-10-28 22h59m por gniK__maertS
      o treinador do fcp b é o pior que eu já vi há muiito tempo. muito mesmo. . . a sério. . contratem o treinador do estoril ao menos esse dá raça aos jogadores. . .

      A B também está mal por culpa dos jogadores. Mas não é o suficiente para justificar os resultados. . .
      GAITAN20_SLB
      2012-10-28 22h56m por Pablocaracas
      O benfica está demasiado forte para quem?Eles estão fortes sim, para equipas como o Estoril, Moreirense, para essas equipas sim estão fortes, basta vir uma equipa como o Braga e é o Fim do mundo, quando apanharem o Porto é uns 5-0 porque o Porto sempre teve equipa superior ao do Benfica!
      GN
      FCP q. b.
      2012-10-28 22h56m por gniK__maertS
      vi um misto de jogadores em latência (algo que já vejo desde o ano passado) e jogadores com classe e a jogar para a equipa.

      Pontos negativos:
      Fifia do helton no golo do estoril (todos erram)
      fifia do fernando na jogada que antecedeu (novamente todos têm direito a errar)
      defesa (maicon e ota(?)) ficou estatica no momento do golo. nunca é bom sinal, sempre discutir as 2ªs bolas para evitar situações destas
      em vários momentos do jogo faltou o arranjar e...ler comentário completo »
      lampiões
      2012-10-28 22h52m por UnitedRepublix
      é que eu nem sei como é que têm coragem de fazer esses comentarios estupidos, injustos e burros. é que é praticamente impossivel ser sério com vocês
      Okocha
      2012-10-28 22h48m por kaos_12
      Eu acho que eles têm qualidade para jogar pelo menos 10, 15 minutos mas pronto. O Porto mereceu a vitória, pode-se falar do desgaste físico a meio da semana, mas já não é a 1ª vez que isto acontece. Por mim, o Porto pode ganhar sempre assim, não quero é que hajam dissabores por falta de velocidade como o ano passado. Se formos ganhando e deixarmos a nota artística para outros tudo bem, a história é feita de vencedores, e para já o Porto vai cumprindo com os seus pergaminhos a nível de resul...ler comentário completo »
      12
      jogos históricos
      U Domingo, 28 Outubro 2012 - 00:00
      Estádio António Coimbra da Mota
      João Capela
      1-2
      Steven Vitória 9'
      Silvestre Varela 56'
      Jackson Martínez 60'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Opinião
      Coluna ''Camisola 10'', de Cláudio Soares
      Estamos a assistir a uma das janelas de transferências de Janeiro mais paradas dos últimos anos em Portugal, os clubes não estão com muito poder de compra optando por ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Footblue 27-01-2022, 02:38
      Footblue 27-01-2022, 02:27
      freskas 27-01-2022, 01:55
      freskas 27-01-2022, 01:47
      zlatan_21 27-01-2022, 01:36
      freskas 27-01-2022, 01:36
      zlatan_21 27-01-2022, 01:33
      JS
      jsilva77 27-01-2022, 01:05
      AzoreanRoot 27-01-2022, 00:43
      Ultras-__FCP 27-01-2022, 00:40
      EmperorDevil 27-01-2022, 00:30
      FO
      Formiga1979 27-01-2022, 00:25
      coolstreamm 27-01-2022, 00:17
      statudodret 27-01-2022, 00:09
      Dragon4rce 27-01-2022, 00:08
      Dragon4rce 27-01-2022, 00:06