placardpt
      Portugal vence Azerbaijão

      Portugal sofre mas consegue vencer (3x0)

      2012/09/11 22:08

      Portugal continua invicto e o Azerbaijão mantém o jejum de vitórias neste arranque da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. A partida do Axa serviu os propósitos pragmáticos da equipa das «quinas» com a conquista de três pontos, após um triunfo por 3x0.

      Uma estranha fixação pelos ferros

      Até nem havia grandes condicionantes ao favoritismo português, mas acabou por ser uma vitória «suadiiinha», numa partida muito empolgante e bem jogada. Estiveram melhor os pupilos de Paulo Bento, mas os azeris ainda fizeram suar muito a equipa das «quinas».

      Os cerca de 30 mil que lotaram o anfiteatro de Braga começaram por ver uma boa entrada de Portugal, que podia ter marcado o primeiro golo logo aos 2 minutos.

      Nani, dentro da área azeri, recebeu a bola, mas não foi rápido o suficiente para tentar o remate. O golo não apareceu nessa jogada, mas Portugal continuou a atacar e a criar vários lances de perigo.

      Com uma atitude forte e determinada, os rapazes de Paulo Bento «cheiravam» o golo, lá está, fosse dentro da área ou mesmo fora dela, como aos 12 minutos num forte remate de Raul Meireles. O médio português, em carreira de tiro, chutou para uma defesa apertada do guarda-redes Kamran Agayev.

      ©Catarina Morais
      Paulo Bento, no banco, gostava do que via, enquanto que nas bancadas os portugueses não paravam de «carregar» a equipa.

      Porém, o golo, esse, continuava sem aparecer. Aos 18', foi a vez de Hélder Postiga atirar à barra, numa bela jogada entre Ronaldo, João Pereira e o avançado português.

      Na «dança» da busca do golo também entrou, ainda na primeira parte, João Moutinho. O médio, tal como Postiga, tirou um belo remate mas os ferros, sempre eles, evitaram aquilo que parecia inevitável: o golo lusitano.

      Apesar de estar bem na partida e mandar no jogo, os últimos minutos da primeira parte mostraram um Portugal a baixar um pouco a intensidade de jogo, mas sempre com os «olhos» colados na baliza azeri.

      Ao intervalo, ainda assim, o placard registava um nulo, com sabor a injustiça para a formação portuguesa.

      O medo, sempre a deixar apertados os corações lusitanos, pairava num «fantasma do passado», aquele que a 15 de outubro de 2008 levou Portugal a empatar sem golos com a Albânia... neste mesmo estádio Axa.

      Varela implodiu a pedreira ao primeiro toque na bola, Postiga confirmou a vitória

      Na segunda parte, a partida não mudou de registo. Portugal a atacar, a ter posse de bola e o Azerbaijão, por seu lado, a sacudir o perigo da sua área.

      De resto, a débil equipa de Berti Vogts - com uma defesa muito fechada - apenas procurava jogadas rápidas de contra-ataque, sobretudo com bolas longas.

      É que os jogadores do Azerbaijão bem podem ser (quase) amadores mas têm o seu orgulho e fizeram da sua raça um condimento que enervou, de que maneira, a equipa portuguesa.

      Ora, o ditado tão português diz que «tantas vezes vai o cântaro à fonte, que alguma vez deixa lá a asa».

      E deixou com Silvestre Varela. O extremo teve uma entrada de sonho. Foi lançado aos 63' e nesse mesmo minuto, na primeira vez que toca na bola, conseguiu furar a defensiva azeri e marcar para Portugal, após uma jogada confusa na área do Azerbaijão.

      Dai em diante tudo mudou.

      Bem, nem tudo, porque o guarda-redes continuava inspirado. Mas Hélder Postiga acabaria por fazer o segundo golo lusitano. Aos 86', o avançado das Caxinas encostou para o fundo da baliza, depois de Cristiano Ronaldo ter amortecido de cabeça um cruzamento de Meireles.

      Dois minutos depois foi Bruno Alves a fazer o terceiro golo, no dia em que recebeu a placa que marca as 50 internacionalizações! Moutinho bateu o canto, e o central do Zenit, nas alturas, cabeceou para golo.

      Portugal venceu com inteira justiça e passa a somar seis pontos na corrida para o Brasil.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Comentários (41)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Miguel Veloso
      2012-09-12 13h26m por FCTirso
      Oh Miguel Veloso canta o hino pah !
      Até te fica mal a cabeça caída para a frente, eras o único dos jogadores portugueses e azerbaijaneses (visto no Ciberdúdidas da língua portuguesa), (e não Azeri, embora o Dicionário Houaiss já ateste o barbarismo, preferindo azerbaidjano. Cf. GENTÍLICOS. )
      Não tens jeito para cantar ? Não faz mal até te fica melhor do que essa postura. É por estares concentrado ? E os outros não estão. . .
      És um jogador de manias, ainda bem que foste substituído !
      DO
      Portugal
      2012-09-12 12h28m por DouglaS10
      Só tive oportunidade de ver um pouco da primeira parte do jogo, mas gostei do que vi. . agora é manter o mesmo nível de exibição na Rússia, mas todos temos noção de que vai ser extremamente complicado
      PI
      Paulo Bento
      2012-09-12 10h34m por Pirisca
      Joaga sempre com o mesmo sistema quer esteja a jogar contra as melhores selecções do mundo quer esteja a jogar contra uma selecção de sapateiros, barbeiros, escriturários, q são jogadores de futebol nas horas vagas, e depois vê-se grego para marcar golos. Contra equipas destas para quê um médio defensivo e outro q é mais de contenção?
      SN
      fabinho_isback
      2012-09-12 10h11m por SNOWMAN
      Quem vai pagar isto é a Russia. . . como naquela vez em que levaram 7 batatas. Se não estou em erro nesse jogo foi cada tiro, cada melro. lol
      CH
      MiguelRelvas
      2012-09-12 01h31m por chourie
      tu arrasas-nos a todos com esse diploma.
      . .
      2012-09-12 00h02m por rfpr22
      "Faz hoje 127 anos: o Arbroath venceu o Bon Accord por 36-0 em jogo da Liga escocesa. Este resultado é até aos dias de hoje a maior goleada de sempre num jogo de futebol profissional. "


      Portugal devia ter feito o mesmo contra o Azerbaijão xD
      TiagoSLB_10
      2012-09-12 00h00m por redwings
      sao listas mtas x sem grande sentido. . . normalmente incluem sempre mtos jogadores ingleses ou q jogam em inglaterra. .
      PORTO_INVICTUS
      2012-09-11 23h53m por TiagoSLB_10
      Mas para um GR não é fácil xD

      Mas vai ser difícil ser titular enquanto houver o Handanovic, grande GR. . .
      redwings
      2012-09-11 23h50m por TiagoSLB_10
      E o Oblak que foi titular no jogo da selecção eslovena com 19 anos? :)
      Ola John
      2012-09-11 23h49m por TiagoSLB_10
      Só não percebo como está em 45º. . .

      Um cepo para a maior parte dos users do ZZ não pode ser uma grande promessa internacional xD
      James
      2012-09-11 23h46m por David_Luiz
      Melhor que o Ericksen, Lucas Moura e o Oscar?

      Devemos estar a falar de um James que ainda esta para vir so pode. . .
      Baz15
      2012-09-11 23h46m por TiagoSLB_10
      Era difícil entrarem no top-10, mas mais perto deviam estar. . .
      redwings
      2012-09-11 23h45m por TiagoSLB_10
      O Welbeck é bom, mas também acho que há melhores e que deveriam estar no top-10. . .
      voltei_ale
      2012-09-11 23h44m por TiagoSLB_10
      É difícil dizer quem são os melhores, mas esses 3 são sem dúvida muito bons :)
      voltei_ale
      2012-09-11 23h39m por redwings
      para mim o tipico jogador ingles que nao traz nada de especial ao futebol. . nao vejo que algum dia seja um fora de serie. .
      kelso
      2012-09-11 23h35m por redwings
      Paulo Bento era 6 e não 8
      TiagoSLB_10
      2012-09-11 23h35m por redwings
      o welbeck nao se percebe bem o que faz nessa lista. . lol
      Lista dos melhores jovens do mundo
      2012-09-11 23h32m por TiagoSLB_10
      James Rodríguez, do FC Porto, e Ola John e Rodrigo, ambos do Benfica, aparecem na lista dos melhores futebolistas jovens do mundo. O belga Eden Hazard encabeça as escolhas feitas pelo reconhecido sítio da Internet Bleacher Report.
      A publicação norte-americana de desporto que recebe a visita de mais de 16 milhões de pessoas por mês coloca o benfiquista Rodrigo no 25. º lugar.
      Sobre James Rodríguez, que é colocado no 27. º lugar, o Bleacher Report escreve que o portista é "c...ler comentário completo »
      TO
      Varela
      2012-09-11 23h15m por Torterra
      Porque que o varela não entra de inicio?
      BL
      1oFCP
      2012-09-11 22h59m por black_pearl
      Tacticamente n acho que deve. se de alterar, esta e a tactica da seleçao e devia de usar a tactica 4x3x3 com dois medios ofensivos e um defensivo, podia sim era ter usado outros jogadores e ja que era uma equipa que tanto defendia em vez de usar um trinco metia um medio centro, usava ruben michael em vez de meireles, moutinho igual que e o maestro do meio campo de portugal, e ruben amorim que e um medio box to box que tanto ataca cmo defende e este ataca mais que veloso, embora em transiçoes defensivas n seja tao seguro como o veloso.
      BL
      nico_gaitan20
      2012-09-11 22h55m por black_pearl
      concordo, Portugal e o melhor do seu grupo embora a Russia tenha uma boa seleçao com novas estrelas e mt boa e rapida Portugal tem melhor seleçao e tem obrigaçao de passar em primeiro no grupo.
      NI
      Temos
      2012-09-11 22h50m por nico_gaitan20
      obrigação de tar no Mundial, provavelmente tamos no grupo mais acessivel de todos!
      NI
      PORTUGAL
      2012-09-11 22h38m por nico_gaitan20
      Se ganhar os 2 proximos n tenho duvidas que vai ao Mundial.
      BL
      Analise
      2012-09-11 22h29m por black_pearl
      Jogo bem conseguido pela nossa seleçao, tecnicamente e individualmente todos estiveram mt bem talves o jogador com menos rendimento tenha sido o Meireles que na segunda parte desapareceu, mas de resto toda a seleçao esteve bem. tacticamente, Portugal começou mt calminho no ataqe quando podia ter entrado com mais velocidade e mais força no ataque e ter resolvido o jogo mais cedo, meio campo de portugal mt bom destaco a boa leitura de jogo do moutinho ja a de meireles n esteve tao boa, nas a...ler comentário completo »
      . .
      2012-09-11 22h27m por rfpr22
      Boa vitoria de Portugal podiam ter sido mais, mas fica para a próxima.
      Z podiam por a noticia do Irlanda do Norte-1 Luxemburgo-1 marcou o Daniel da Mota outra vez
      12
      jogos históricos
      U Terça, 11 Setembro 2012 - 20:15
      Estádio Municipal de Braga
      Szymon Marciniak
      3-0
      Silvestre Varela 63'
      Hélder Postiga 85'
      Bruno Alves 88'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Blues vendidos ao consórcio Todd Boehly/Clearlake
      O Chelsea confirmou esta sexta-feira que o acordo «final e definitivo» para a venda do clube ao consócio Todd Boehly/Clearlake Capital foi assinado na noite desta sexta-feira, ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      felisbertocosta 28-05-2022, 14:16
      bludouro 28-05-2022, 14:16
      PO
      PORTOTUGA2 28-05-2022, 14:14
      reginacosta 28-05-2022, 14:11
      Bracara_Avgvsta 28-05-2022, 14:10
      felisbertocosta 28-05-2022, 14:09
      __5CP_ 28-05-2022, 14:09
      pedrinho_dgl 28-05-2022, 14:05
      bludouro 28-05-2022, 14:05
      danimoura 28-05-2022, 14:05
      BragaManiac 28-05-2022, 13:54
      FE
      Ferreira92 28-05-2022, 13:53
      H2ONeverDie 28-05-2022, 13:45
      pedrobalo 28-05-2022, 13:44
      pedrobalo 28-05-2022, 13:43
      Chama_Gloriosa 28-05-2022, 13:42