placardpt
    Portugal nas meias-finais

    Justiça pela cabeça de Cristiano Ronaldo

    2012/06/21 21:39

    Ao chapéu de Karel Poborsky em 1996, Portugal respondeu 16 anos depois com um cabeceamento certeiro de Cristiano Ronaldo. Aos 79 minutos, o capitão bateu Petr Cech e carimbou o passaporte da seleção portuguesa para as meias-finais do Europeu, dando justiça a um jogo em que só deu Portugal.

    Em Inglaterra, Poborsky tirou Portugal do Campeonato da Europa. Agora, na Polónia e com o ex-jogador do Benfica na bancada, foi a vez de Cristiano Ronaldo fazer o mesmo à República Checa. O número 7 mostrou que os momentos decisivos que protagonizou com a Holanda não foram casos esporádicos e voltou a resolver a favor da seleção portuguesa, num lance em que João Moutinho também tem que ser destacado pelo cruzamento que fez.

    Rui Patrício não foi chamado à prova nenhuma vez e isso diz bem daquilo que foi o jogo. Portugal foi sem dúvida melhor que o adversário e merece estar nas meias-finais da prova, depois de ter ultrapassado a República Checa e o grupo da morte. Agora, venha a Espanha ou a França.

    Checos salvos pelo poste

    Foi dos pés de Cristiano Ronaldo que surgiu a grande ocasião de golo na primeira parte. Aos 45 minutos, já com muito pouco para jogar até ao intervalo, o capitão da seleção portuguesa dominou a bola de peito, amorteceu com o pé direito e rematou ao poste da baliza de Petr Cech.

    Deu impressão de golo no Estádio Narodowi, mas não passou disso mesmo. A bola ao poste manteve o resultado em 0x0 após uma primeira parte marcada por muitas bolas perdidas e pelo facto de nenhuma equipa ter conseguido assumir o jogo.

    A responsabilidade do encontro a eliminar pesava nos ombros dos jogadores de ambas as seleções. Era preciso paciência e os comandados de Paulo Bento souberam tê-la. Portugal conseguiu ter mais posse de bola e por intermédio de Cristiano Ronaldo tentou inaugurar o marcador, apesar do primeiro remate, bem defendido por Petr Cech, ter sido da autoria de João Moutinho, apenas aos dez minutos de jogo.

    Através de lances de bola corrida, na conversão de livres diretos e até de pontapé de bicicleta Cristiano Ronaldo tentou colocar Portugal em vantagem, mas, apesar das tentativas, o caminho do golo não foi encontrado, mesmo depois do selecionador ter tirado Hélder Postiga, que sofreu uma lesão muscular aos 40 minutos, e colocado em campo Hugo Almeida.

    A República Checa, por sua vez, preocupou-se em impedir que Portugal conseguisse impor o seu jogo. A tarefa, sem dúvida, foi bem-sucedida mas do ponto de vista ofensivo os checos quase não exisitiram e, apesar do equilíbrio, foram os portugueses os mais perigosos.

    Cristiano Ronaldo decide outra vez

    Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, Portugal entrou na etapa complementar a assumir o jogo. A seleção lusa entrou bem e Hugo Almeida, logo na primeira jogada, deu conta da intenção portuguesa em chegar ao golo. Ficou o primeiro aviso, num lance em que o cabeceamento do ponta-de-lança saiu por cima.

    O segundo surgiu dos pés de Cristiano Ronaldo, que voltou a ter pontaria a mais e acertou novamente no poste da baliza defendida por Petr Cech, guarda-redes que viria a ser fundamental na permanência do 0x0, com boas intervenções a remates de Cristiano Ronaldo, Nani e João Moutinho.

    Portugal estava claramente por cima do jogo. Era a única seleção que atacava e a República Checa tentava abrandar o ritmo de jogo. Apenas e só! Ainda assim, a seleção das quinas não permitiu que tal acontecesse e, na sequência de uma boa jogada de entendimento com Raul Meireles, Nani esteve muito perto do golo. Valeu aos checos o pé salvador de Kadlec, que desviou a bola do caminho da baliza.

    Sem qualquer ponta de patriotismo, Portugal já merecia o golo. A justiça tardava em ser feita mas chegou pela cabeça de Cristiano Ronaldo. O capitão que tantos criticaram marcou pela terceira vez em dois jogos e colocou Portugal nas meias-finais, após excelente cruzamento de João Moutinho.

    Agora, tal como em 2000, resta a Portugal esperar por Espanha ou França nas meias-finais, sabendo que vai poder contar com, pelo menos, quatro dos cinco jogadores que estavam em risco para o encontro: João Pereira, Fábio Coentrão, Raul Meireles e Cristiano Ronaldo. Hélder Postiga é para avaliar.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    Lição aprendida
    2012-06-23 23h54m por diogorcosta1
    O Paulo já aprendeu a lição (da Dinamarca). É simples: é só chegar à vantagem e defender (com o Rolando). Antes ser eficaz e ganhar jogos do que demasiado ambicioso e por a vitória em perigo. Força Paulo Bento! Parabéns pela exibição Ronaldo! Força PORTUGAL!!!
    DR
    LAfan
    2012-06-22 18h19m por Droy
    Pablo-aimar, JoseSFortissimus, sportingg4le, stanpanan, fabinho_isback_ZH_CH
    HR
    EM RISCO
    2012-06-22 15h36m por HRGTeles
    NO FRANCA / ESPANHA

    Pois no jogo de portugal ja todos limparam o cadastro. . .
    Espanha
    2012-06-22 15h00m por vitorfcp7
    Eu preferia que a Espanha ganhasse à França.
    Penso que se Portugal estiver em grande forma nas meias elimina qualquer um deles
    HR
    ALGUEM SABE
    2012-06-22 14h35m por HRGTeles
    QUE jogadores estão em risco de ao jogar as meias , se levarem amarelo????
    GL
    ESPANHA VS FRANÇA
    2012-06-22 13h59m por glogk
    Pessoal estejam atentos á espaha vs frança que hoje da na T VI , eu preferia defrontar a frança porque é uma equipa mais lenta, mais posse de bola, e muito mais forte defensiva do que a espanha, ESpanha como se sabe é a equipa melhor do mundo mas portugal se concentrar, se jogar bem e sse ronaldo estiver nos seus melhores dias podiamos bater a espanha nas boas como sse sabe podiamos ganhar 4-0 como ganhamos.

    espero que a frança ganhe a espanha xD.

    made in glogk
    HR
    filipe_k3
    2012-06-22 11h56m por HRGTeles
    e pá desculpa la mas na minha opiniaõ tirando o redes a defesa da holanda é fraquinha mesmo.

    Wiel -e bom a subir , mas não e grande coisa a defender e no ajax como é sempre atacar não se nota as debilidades como se notou agora no euro.


    Matissen e heitnga - tb não sao de especial não sao muito agressivos nas dividias por por ex pepe e bruno são.

    vlaar e muito lento apesar de ser mais agressivo que os outros dois.

    Na minha o...ler comentário completo »
    HR
    stanpanan
    2012-06-22 11h46m por HRGTeles
    Eu tava mesmo , convecido que portugal conseguia chegar no minimo a meia final, pelos dois motivos que te apresentei , a qualidade do grupo com que portugal se cruzava e o facto de a holanda não tar com a cabeça no sitio como esteve no mundial. . .

    Mas agora nas meias na minha opinião a dois fatores que podem portugal a subir a fasquia.

    1 - a vingança com qlqr dos dois espanha no eliminou no ultimo mundial e a frança no elimina "sempre".

    2 - So...ler comentário completo »
    HR
    stanpanan
    2012-06-22 11h35m por HRGTeles
    Mas uma coisa temos de dar mestria ao paulo bento , foi o facto de ter conseguuido unir o grupo.

    Algo que mawick , não consegui e ter no banco huntelar e van der vart, sempre atazanar, fez com que a holanda não conseguisse entrar no euro de cabeça limpa.

    Algo que paulo bento conseguio
    NI
    HRGTeles
    2012-06-22 11h31m por nico_gaitan20
    a serio na sic?? fogo
    HR
    stanpanan
    2012-06-22 11h28m por HRGTeles
    Muita gente imaginava que portugal pudesse chegar as meias. PQ??

    2 factos - a holanda não estava a jogar nadinha e o egos era muitos

    O outro facto foi que portugal depois do grupo da morte se cruzava com o pior grupo do euro, então a partida se portugal passa-se no tal grupo da morte , tinha obrigação de vencer qlqr equipa do grupo A. . .
    HR
    nico_gaitan20
    2012-06-22 11h25m por HRGTeles
    na sic, 4ª
    FA
    orgulho portugues
    2012-06-22 11h04m por fabinho18
    tenho muito orgulho em ser portugues.
    sou emigrante e ontem a cidade de neuchatel (suica) era milhares de portugueses na rua e é de lamentar que a policia antes de acabar o jogo fechou a cidade para os portugueses nao irem festejar para la mas claro que se festejou nos arredores.

    agora que venha os franceses
    LE
    PORTUGAL
    2012-06-22 11h00m por let_it_be
    Mais um excelente jogo e desde o jogo da Holanda que se viu que somos sérios candidatos à conquista do Euro, felizmente, temos o melhor ou 2º melhor jogador do mundo na sua melhor forma.

    PRABÉNS PORTUGAL
    NI
    filipe_k3
    2012-06-22 10h59m por nico_gaitan20
    é isso
    NI
    Portugal
    2012-06-22 10h32m por nico_gaitan20
    as meias vão dar em q canal?
    PI
    N_Shadow19
    2012-06-22 10h25m por Pirisca
    Por cá pode-se fazer todos os lobbies possíveis e imaginários pq é natural q em Pt a imprensa diga Ronaldo o melhor do mundo, aliás oiço isso constantemente nos comentários televisivos. Nem q seja por uma questão de coerência o actual melhor jogador do mundo em título é o Messi, pelo q essa afirmação hoje é tão disparatada como dizer-se lá para Março q determinada equipa é campeão nacional qd o titulo de campeão só terminada qdo uma nova equipa o renovar (se for a mesma) ou o conquistar se fo...ler comentário completo »
    N_Shadow19
    2012-06-22 09h18m por cramos
    Ao mesmo tempo quando Portugal joga mal, é sempre o mesmo a ser criticado porque não jogou nada (tal e qual os outros). Não pode ser tudo só bem ou só mal. . .
    Até nem acho muito mal, não sei como os outros jogadores vivem essa situação, mas se eu estivesse no lugar deles até agradecia. Enquanto os jornais se concentram em Ronaldo, deixam os outros em paz e sossego, é positivo para o trabalho.
    Portugal
    2012-06-22 09h15m por cramos
    Fizemos um bom jogo contra uma equipa que jogou com 11 atrás da bola quase o tempo todo. Fomos para o ataque as vezes suficientes para termos boas ocasiões de golo, sem nunca ter deixado a defesa sozinha. O Patrício quase que nem tocou na bola com as mãos.

    Reparei que Ronaldo mexe mais com a equipa quando está centrado e não na ala esquerda, onde parece lento, não passa por um jogador e parece excluso da equipa. Até o Coentrão faz melhor figura que ele nesse lado. Já no c...ler comentário completo »
    PI
    N_Shadow19
    2012-06-22 09h08m por pion45
    eh pa o messi quando marca pela seleccao tambem vem messi e nao vem argentina. . sao os jogadores mais influentes ptt eh natural que lhes seja atribuido mais credito na imprensa. . o mais importante eh o que acontece DENTRO do balneario e a uniao do grupo. . agora o que se diz la fora nao interessa para nada e se se comeca com essas mesquinhices dentro do balneario acabamos humilhados como a holanda. . .
    N_
    Ronaldo vs. Portugal
    2012-06-22 08h55m por N_Shadow19
    Há pessoas que parecem confundir a selecção nacional com Ronaldo. O jornal A Bola até diz que o Messi marcou ontem uma vez que tem na capa "Melhor do mundo volta a decidir!"

    A selecção não interessa desde que Ronaldo siga em frente. . . . Eu aposto numa final Ronaldo-Portugal! Para termos duas equipas portuguesas na final.

    Não vejo uma palavra elogiosa à exibição do Moutinho, do Nani, do Pepe. Só existe Ronaldo. Nunca vi uma comunicação social a fazer um lobb...ler comentário completo »
    PI
    correccao*
    2012-06-22 07h40m por pion45
    onde diz quartos eh suposto ser semi-final*
    PI
    glogk
    2012-06-22 07h38m por pion45
    sinceramente para mim nem um nem outro. . o hugo almeida, atraves do jogo de hoje praticamente justificou o porque da titularidade do postiga. Quanto ao nelson oliveira, ate segura bem a bola e tem da um certo apoio aos dois extremos mas peca no aspecto que eh mais importante para nos nos quartos que eh o de querer marcar. ele simplesmente nao joga na area e os remates de fora da area ate me dao nervos, portanto como jogador de banco, tudo bem mas ainda nao tem cabedal suficiente para tit...ler comentário completo »
    GL
    subsŧi# 9;uiçãø ρør cαusα dα łєsã ø
    2012-06-22 05h11m por glogk
    meus amigos aqui fala o glogk para vos dar uma ultima palavra que me esqueci no primeiro comentário, para ja quero falar da lesão de helder postiga (um duro golpe para portugal) porque postiga oferece velocidade ao ataque, e desmarca-se pelas as costas do adversário, e foi ele que marcou os 2 golos contra a dinamarca. o que faz hugo almeida ? nao faz muito para alem de acampar.

    Defeitos de hugo almeida :

    1ºJogador lento
    2ºAcampado na grande área
    3...ler comentário completo »
    GL
    PORTUGALLLL
    2012-06-22 04h46m por glogk
    portugal hoje como demostrou uma finalização de frieza, portugal merecia ter ganho o jogo mas so nao criou ou queria finalizar tantos golos ou opurtunidades que queria fazer , RONALDO pela a 2º vez neste euro salva portugal, mas com uma exibição um bocadinho mais fraca do que foi com a holanda, mas mesmo assm o melhor em campo. por ultimo o SR. MILCHEL PLATINI que achou por acaso que a final na imaginação dele era alemanha vs espanha essa idea é disparatada, e nos passamos é verdade mas de...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Quinta, 21 Junho 2012 - 19:45
    Stadion Narodowy
    Howard Webb
    0-1
    Cristiano Ronaldo 79'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10