placardpt
      Balanço de Portugal

      Balanço 2011: O ano em Portugal

      2011/12/25 07:04
      Duarte Monteiro

      O ano de 2011 ficará registado sob o signo do Dragão. Campeão sem derrotas, juntou-lhe o bónus de ter conquistado o mais importante dos títulos internos em plena casa do «inimigo» número um, o Benfica. A fechar a época conquistou a Taça de Portugal mas a coroação de um clube e de um homem deu-se em Dublin. André Villas-Boas virou o sonho em realidade e deu ao FC Porto o sétimo título internacional, ao ganhar a Liga Europa.


      A glória e a depressão personificadas num nome

      O ano civil de 2011 foi bipolar para um FC Porto que ganhou tudo. E comecemos por aí. Em Portugal, a supremacia foi esmagadora. A equipa de André Villas-Boas empatou apenas um jogo em 2011 (3x3 com o Paços de Ferreira) quando há muito era campeã e terminou a Liga com 21 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o Benfica. E foi precisamente em casa das águias, na noite do dia 3 de Abril, que o dragão selou a conquista do 25.º título nacional, com direito a festa à meia-luz e sistema de rega para o banho de campeão.

      Da Luz ao Jamor, a viagem foi curta e o final o mesmo. Perante um Vitória de Guimarães sem argumentos para o «super» FC Porto de Villas-Boas, a Taça de Portugal acabou nas mãos de Helton, Moutinho e companhia, que ergueram o 16.º troféu portista na prova rainha do futebol português.

      Mas o toque de ouro num ano inesquecível para os portistas já tinha acontecido, cinco dias antes. O destino uniu duas equipas lusas - e nortenhas - em Dublin, na Irlanda, para entre si discutirem o título da Liga Europa. E o final de tarde na Irlanda marcaria, curiosamente, o início do fim de uma «pequena» sociedade de sucesso no FC Porto. Radamel Falcao, melhor marcador da história da Taça UEFA/Liga Europa cabeceou o dragão (1x0) para o sétimo troféu internacional e Villas-Boas aproximava-se da lenda de Mourinho. Os dois, acabariam por deixar a Invicta no Verão de 2011...

      Esse Verão que fez tremer o «super» FC Porto. As juras de amor de um treinador jovem, carismático e de sangue portista evaporaram-se perante os milhões de Roman Abramovich. Villas-Boas renunciou à «cadeira de sonho» e rumou ao Chelsea, onde mais uma vez se iria deparar com o «fantasma» de Mourinho. Falcao, esse, partiu para Madrid, mas para o Atlético, e o FC Porto começou a nova temporada a perder. Foi frente ao FC Barcelona, é certo, (0x2), na Supertaça Europeia, mas o novo homem do leme, Vítor Pereira, começava da pior forma, e nem o triunfo na Supertaça portuguesa sobre o Vitória de Guimarães por 2x1 apagou isso.

      O ano termina com o FC Porto em 1.º no campeonato de mãos dadas com o Benfica. Mas pelo caminho já ficou a Taça de Portugal - com derrota pesada em Coimbra por 3x0 - e sobretudo a Liga dos Campeões. Nuvens cinzentas num ano que será sempre recordado pela Luz sem «luz», o voo de Falcao em Dublin e a prova de que os sonhos nem sempre são para se cumprir.

      Num balanço geral e numérico do ano civil, nos 62 jogos realizados, o FC Porto venceu 45 encontros, empatou oito e perdeu nove. Vítor Pereira, por exemplo, perdeu quatros desses nove.


      Nem a Liga Europa salvaria o FC Porto campeão na Luz

      O ano de 2011 está para o Benfica ao contrário do que está para o FC Porto. Quer isto dizer que o final da última temporada foi «abusiva» em desilusões mas o ano termina com um Benfica de boa saúde. Depois de ver o FC Porto campeão na Luz, cair em Braga a um pequeno passo da 9.ª final Europeia da sua história e de voltar a ser batido pelo FC Porto na Luz, nas meias-finais da Taça de Portugal, o Benfica tinha de se recompor.

      É certo que em Abril conquistou em Coimbra a terceira Taça da Liga consecutiva (2x1 ao Paços) - as águias são o único clube luso que já ganhou todas as provas internas oficiais -, mas as feridas eram demasiado grandes para se curarem com o terceiro troféu mais importante. Assim, 2011 termina com a liderança partilhada e com um lugar nos oitavos da Champions. A Taça de Portugal já foi, é certo, mas por esta altura o Benfica ainda transpira saúde.

      Num olhar aos números, em 2011 os encarnados realizaram 67 jogos, com 45 triunfos, 15 empates e sete derrotas, algumas dolorosas, como a de Braga na Liga Europa, e as da Luz com o FC Porto, na Liga e na Taça (1x2 e 1x3).


      Do caos à Paciência por tempos melhores

      Os sportinguistas olharão para 2011 com um filtro bem reduzido. Os últimos três meses distinguem-se em qualidade e resultados desportivos, por comparação a um ano que foi caótico em Alvalade. O Sporting terminou a época a 36 pontos do FC Porto, sem títulos e com José Couceiro a acumular funções depois da saída de Paulo Sérgio. E quando tudo já era mau, ficava ainda pior, como na queda europeia diante do Glasgow Rangers, em casa, aos 92 minutos.

      No Verão, muita coisa mudou. Chegou Domingos Paciência e com ele novos jogadores, numa mudança de política do clube. O arranque foi desastroso, com dois empates e uma derrota em casa a abrir a Liga, mas a paciência deu frutos. O Sporting termina o ano em todas as frentes - é o único - e o novo ano servirá para confirmar essas boas indicações.


      O ano da primeira final europeia

      Para o SC Braga, 2011 será sinónimo de Europa. Uma Europa onde os minhotos começaram por se mostrar na maior de todas, a da Liga dos Campeões, prosseguindo depois uma aventura quase épica na Liga Europa. O dia 18 de Maio fica gravado a prata, porque Falcao roubou aos bracarenses o sonho de ouro. A nível interno, o 4.º lugar reforça o estatuto de número um atrás dos «crónicos» e nas Taças a prestação foi modesta.


      O sucesso alheio e o falhanço no Jamor

      Como em todas as rivalidades, o sucesso alheio é geralmente sinónimo de depressão interna. O Vitória de Guimarães tem vivido sob esse fantasma e em 2011 teve de assistir à campanha europeia do SC Braga. Mas no Berço o ano até teve tudo para ser memorável, com a chegada à final da Taça de Portugal, 23 anos depois.

      E tal como em 1988, o adversário era o FC Porto e o desfecho voltou a ser negativo. Uma pesada derrota por 2x6 acabou por manchar uma campanha positiva da equipa vitoriana, que voltaria a ter encontro marcado com os dragões na Supertaça Cândido de Oliveira. A 7 de Agosto, uma derrota por 2x1 deixou o Vitória com duas finais mas zero títulos em 2011.

      Comentários (29)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RO
      Ano de sonho AZUL
      2012-01-03 00h53m por rodri_rafa
      o ano/época do FCP não ficou só marcada pelos títulos.

      Ficou também marcada por um campeonato sem derrotas.

      Para não falar de um mini campeonato com o benfas, em que em 5 jogos ganhamos 4 e perdemos 1. Num desses jogos, ganhamos 5-0, e a nossa derrota acabou por nao ter consequencias práticas devido à incradetivável remontada na luz. Isto, para além de termos sido campeões, na Luz. 2011 fica gravado a letras de Ouro no historial do FCP!

      Pa...ler comentário completo »
      tcb9277
      2012-01-02 01h12m por decomiguel
      es e todo maluco so pode o porto tem sido a melhor equipa nos ultimos 30 anos e em relaçao a actualidade o benfica nao pratica coisa nenhuma melhor que o porto quem le o teu comentario parece q e uma coisa abismal bem o porto tem mais golos marcados e menos golos sofridos q o benfica por isso ta td explicado, yh fomos eliminados da champions na fase de grupos coisa rara acontece aos melhores mas e como eu digo porto ta melhr q benfica e vai ser sempre e qnto tiver esta filosovia de pinto da cos...ler comentário completo »
      Erro*
      2011-12-30 15h32m por LionSCP1906
      este ano a equipa sensação é o Maritímo.
      Sporting ( Resumo da temporada )
      2011-12-30 15h30m por LionSCP1906
      O Sporting este ano (época 2011/12) está muito melhor do que a época passada, investiu muito em jogadores e penso eu que não pensou lá muito no dinheiro porque o Elias foi a contratação mais cara até ao momento. E este ano o Sporting tem muitas mais possibilidades de se sagrar Campeão Nacional, não desprezando principais rivais como Benfica e FC Porto penso que ambos estam a fazer um ótimo campeonato também, este ano 11/12 o Braga não tem lá sido a equipa sensação pois vendeu jogadores e um...ler comentário completo »
      LM
      Depois disto
      2011-12-28 07h51m por LMTripeiro
      Um ano em que demos porrada ao Benfas de todas as maneiras e feitios e mesmo assim vemos aqui adeptos a defender o indefensável, só me faz lembrar aquelas coitadas mulheres que levam porrada dos maridos toda a vida e continuam a fazer o jantar, lavar a roupa e cuidar dos filhos.

      Estes tristes continuam a ir aos jogos, a pagar as cotas e a escrever no zerozero!

      MM
      o porto teve em grande destaque , mas nã
      2011-12-27 20h46m por mmcorreia97
      sim, o porto foi a melhor equipa ganhando tudo o que podia ganhar menos a taça da liga. Mas o braga teve tambem um grande ano, tendo conquistado 9 pts na liga dos campeoes(que em casos normais tinha pasado para os oitavos de final da champions) e depois tendo derrotando grandes clubes europeus ate chegar à final a liga europa, mas na final houve um jogo muito equilibrado contra o porto perdeu. Para além disso o braga lutou muito na liga portuguesa tendo conquistado o 4 lugar que só se resolveu no ultimo jogo do campeonato.
      VE
      2011
      2011-12-27 17h30m por versuS
      O Porto foi avassalador na época passada e isso não há forma como o negar! Por onde o Porto passava deixava estragos e viu-se isso em todos os jogos! Foi um ano de ouro para o FCPorto!

      Se o Porto ganhou foi por mérito próprio tal como o Benfica à duas épocas foi o justo vencedor! Não venham com tretas de que o Benfica foi levado ao colo pois o futebol que o Benfica estava a praticar era um futebol dominador, goleadas atrás de goleadas! Pode ter sido beneficiado em certos aspectos...ler comentário completo »
      rescaldo
      2011-12-26 14h14m por miguel012365
      acho que este ano o futebol português pode ser uma influencia para ligas estrangeiras em que uma liga pode ser tão competiva
      bolas
      2011-12-26 01h15m por sclaborim
      Mas que pena. . .
      depaiva
      2011-12-25 23h01m por cabuzio
      este artigo so diz respeito ao ano civil de 2011. Os 5-0, ocorreram em 2010.
      DE
      . . .
      2011-12-25 21h05m por depaiva
      n se esqueceram d nada ali no final da parte do benfica?? eu acho q houve uma derrota, fora d casa e certo, mas q foi bastante mais dolorosa q esse 3-1. . .
      GmbIer
      2011-12-25 19h32m por GdaGuru
      olha. . . L. O. L. . . . deixa de ser toni . . . deves ter 20 anos. . . o benfika foi, é . . e SEMPRE será melhor k kk klube de bairro k kresce à kusta dos frigorifikos e das makinas de lavar roupa. . . e klaruh de muita fruta da epoka. . . mas vcs kerem e ganhar n interessa komo . . . pra nos n . . . pk kdo sem difikuldade se vence . . . sem prazer se triunfa. . . kontuinuem nao olhar a meios para atingir fins. . a passar por cima de todos. . a mandar os boavistas pra 2 . . . . k...ler comentário completo »
      enfim
      2011-12-25 19h26m por gambier
      Há pessoas que nem deviam comentar neste tipo de fórum, uma coisa é ser benfiquista oura é ser cega! Só não vê quem não quer! O Porto dominou a última década e Portugal e todos os adeptos de futebol portugueses tem de agradecer às coisas boas que o Porto tem feito em beneficência de si e do país! E não venham com a história da corrupção que essa já não pega 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Uefa, 1 Liga Europa, 1 Taça Intercontinental inúmero títulos nacionais nesta última década! Quem diz que o S...ler comentário completo »
      FR
      o benfica
      2011-12-25 19h21m por FR9voltou
      ganhou 12-2 nos 30 mas Porto também ja ganhou 8-0 ao benfica nos anos 40 --, apenas 2 golos de diferença !
      dumb yahyahtonidesem pre
      2011-12-25 17h56m por GdaGuru
      pra bom entendedor meia palavra basta. . . .
      komikos estes tripas
      2011-12-25 16h50m por GdaGuru
      xegaram a final da uefa? o braga tb. . . ganharam o kampeonato na luz? LOL. . . . . faltava 1 ponto. . se n konseguissem. . lol. . ganharam na luz. . e de sonho. . mas e kom essas koisas k estes azuis devem sonhar. . . fikaram a 21? pois o benfika dps desistiu komo e normal. . . se n e matematikamente possivel. . prepara se a proxima epoka. . em x d kansa los pra epoka seguinte. ( komo o porto este ano todos arrabentados). . . VOCES NAO PASSAM DUM KLUBE DE BAIRRO. . k nos ultimos 30...ler comentário completo »
      ano 2011
      2011-12-25 16h04m por Tommy22
      a 1ª metade do ano foi gloriosa para o futebol do portugues com o brilhante porto (temos que admiti-lo) e o fantastico e guerreiro braga a chegarem a uma final europeia, falando dos clubes em particular, o porto foi avassalador 4 titulos, que nacionais quer internacionais e uma autentica máquina de jogar á bola, apesar de sportinguista gostei muito de ver o porto jogar a epoca passada, o benfica foi uma desilusao depois de na epoca anterior terem sido campeoes fizeram uma miseravel, ja o m...ler comentário completo »
      factos
      2011-12-25 15h59m por gambier
      factos são factos. . . FCP ganhou 2 vezes na Luz este ano civil! Ganhou mais que o dobrou dos títulos que o benfica e scp juntos neste ano civil! Somos a melhor equipa neste ano civil!

      Isto são factos. . . ou fatos :P
      tonidatasca177
      2011-12-25 14h53m por RicardoJRPereira

      looooooooooooool
      e mais looooooooooooooool

      Não te enterregues mais jovem. . .

      tonidatasca177
      2011-12-25 13h12m por RicardoJRPereira
      E este rapaz escreve:

      "poque haveriam falar dos 5-0 se este artigo diz respeito ao ano de 2012???

      os 5-0 devem ser falados neste artigo tanto quanto os 12-1 que o porco já levou"

      MAS TU LESTE BEM O ARTIGO??

      Só para te abrir os olhos. . .

      TÍTULO DO ARTIGO

      "Balanço 2011: O ano em Portugal"


      "O ano de 2011 está para o Benfica ao contrário do que está para o FC Porto"

      "Para o SC Braga, 2011 será sinónimo de Europa"

      Que atestado que passaste a ti mesmo rapaz


      Pinho352
      2011-12-25 13h05m por RicardoJRPereira
      Tenho de me dirigir a esta miúdo que passa a vida a dizer disparates neste site.

      Não vou escrever muito, porque tenho de respeitar a tua juventude.

      Compreendo a tua azia e mau estar quando se fala do Porto, é natural, quando uma equipa ganha muitas vezes e a nossa é a desgraça que tem sido ao longo das últimas décadas, têm de ser arranjadas desculpas extra.

      Quando o regime de Salazar se colou ao Benfica e fez dele o clube que foi, ai ninguém s...ler comentário completo »
      SO
      porto
      2011-12-25 10h44m por somososmelhores
      * o porto ganha tudo o que há para ganhar
      SO
      porto
      2011-12-25 10h40m por somososmelhores
      eu nao percebo, quando aquele clube foi campeao a 2 anos atras nao se ouviu ninguém falar do pinto da costa nem dos arbitros nem de nada, agora ganha tudo o que há para ganhar ( so nao ganhou ao barça porque foi roubado) e vem para aqui uma cambada de aziados dizer que é o pinto da costa.
      Um conselho mudai o tema dos arbitros para outro lado, a culpa é sempre dos arbitros eu nao percebo.
      Um abraço
      Pinho 352
      2011-12-25 10h39m por messi1988
      A azia paira para os lados do mouros. .
      Quando o Porto ganha alguma coisa sao sempre beneficiados

      O Benfica em 2009/2010 tambem foi muito beneficiado para ser campeão.
      PI
      Factos
      2011-12-25 10h07m por Pinho352
      Basta os factos para saber quem domina as arbitragens, até na Europa, aparece os dirigentes a receber árbitros suecos antes de um jogo com o Arsenal, que por acaso o Porto foi bastante beneficiado, um árbitro holandês apanhado a jantar com dirigentes do clube após o jogo com o Villareal, no qual foi bastante beneficiado.

      É coincidência. . .

      Concordo em absoluto, isto só com árbitros estrangeiros e novas tecnologias é que andava para a frente no futebol em ge...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Pick do Dia
      A sugestão diária do zerozero
      O West Bromwich é a única equipa que ainda não perdeu em casa e fez 8 clean sheet em 13 receções (é a melhor defesa caseira, de longe). Ora, contra uma ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      CA
      Carago10 26-01-2022, 12:33
      ZY
      zyxw4321 26-01-2022, 12:30
      ricardocunha251 26-01-2022, 12:28
      YAZALDE_1974 26-01-2022, 12:13
      YAZALDE_1974 26-01-2022, 12:08
      OJ_Silva 26-01-2022, 12:06
      Aleaotejano 26-01-2022, 12:04
      nelsongomes11 26-01-2022, 12:04
      PO
      PORTOTUGA2 26-01-2022, 11:54
      Moruga 26-01-2022, 11:48
      Moruga 26-01-2022, 11:41
      EmperorDevil 26-01-2022, 11:40
      SchmeichelDoutroMund 26-01-2022, 11:39
      pedrinho_dgl 26-01-2022, 11:39
      nelsongomes11 26-01-2022, 11:36
      AdeptoContinuidade 26-01-2022, 11:35