betclicpt
      Portugal derrota com França

      Engenheiro tem obra ainda muito longe da conclusão (2x1)

      2014/10/11 21:54
      Texto por Luís Rocha Rodrigues

      Má estreia de Fernando Santos como selecionador nacional, com uma derrota contra a França. Erros defensivos fatais, ainda alguma falta de entrosamento e de conhecimento das ideias do Engenheiro, mas alguns aspetos positivos a reter de uma partida marcada também pela muita cor e alegria lusitana nas bancadas francesas.

      Tática do losango
      Se dúvidas existissem, a equipa tirou-as logo no início do jogo. A tendência que Fernando Santos tentou foi claramente um 4x4x2 em losango no miolo, com Tiago no vértice defensivo e Danny atrás de Ronaldo e Nani
      A entrada não poderia ter sido pior. Na primeira investida, o primeiro golo, após excelente trabalho de Griezmann. Da esquerda para a direita, um golo que pareceu fácil, tal a apatia defensiva nacional.

      Se ainda se pudesse colocar em causa se aquele teria sido um golo fortuito, os minutos seguintes provaram que não. Aliás, 1x0 ao intervalo verificava-se porque os franceses não tiveram a mesma sabedoria na hora de finalizar. Isto porque os espaços existiam, ou eram criados por falhas individuais que descompensavam a equipa.

      Muita euforia fora do relvado ©FPF/Francisco Paraíso
      Se Cédric foi melhorando com o passar do tempo (acusou a pressão no início de jogo), Eliseu foi desastrado no capítulo defensivo durante toda a primeira parte. E nem a atacar se safou. Um chumbo no teste de regresso à seleção, claramente.

      Mas não podem ser apenas os laterais os visados pelas falhas do primeiro tempo. O próprio Tiago, regressado após três anos de ausência, foi o espelho de quem demorou a entender como atuar, nomeadamente nas dobras feitas às linhas. Moutinho e André Gomes pouco conseguiam transportar em transições com qualidade e assim se explicava o insucesso nacional no primeiro tempo.

      Contudo, nem tudo era mau. Notava-se que nem Ronaldo, nem Nani têm grande entrosamento com este estilo ofensivo, mas foi interessante ver a forma como exploraram os centrais adversários, claramente o setor mais descoordenado e inexperiente. Faltou depois calibrar a finalização: Danny e Nani tiveram boas hipóteses, mas não acertaram na rede.

      Alteração ao intervalo
      Além da troca de centrais (Carvalho por Bruno Alves), Fernando Santos chamou a jogo William Carvalho e fez avançar Tiago para a posição que era de André Gomes. Com melhorias visíveis.
      Quando a segunda parte começou, já com uma mudança de peças, Portugal estava bem mais confortável do que uma hora antes, quando o jogo teve início. Ou seja, foi nessa altura que a seleção nacional mais mandou no jogo.

      Com confiança renovada, os laterais passaram a subir com muito mais astúcia pelos flancos, apoiando o ataque e dando mais dinâmica, frente a uma seleção gaulesa que revelava mais dificuldades a sair a jogar - muito também porque os lusos subiram na primeira pressão.

      Mudança de esquema
      Quando Éder foi a jogo, Portugal voltou a ter uma referência mais fixa no ataque. Primeiro, com Ronaldo ao lado, depois com João Mário mais atrás
      Só que, no último reduto, pouco havia a finalizar. Quando tal sucedeu, Mandanda foi enorme a segurar o cabeceamento de Cristiano Ronaldo, nas poucas vezes que o capitão teve espaço no último terço (prova disso é que, no primeiro tempo, foram muitas as vezes que apareceu em zonas mais recuadas à procura de bola, nada usual).

      No período em que Fernando Santos mexeu novamente na equipa, duro revés. A França marcou outra vez, na primeira em que incomodou Rui Patrício na segunda parte, e novamente pelo flanco esquerdo.

      Parecia que Portugal desanimava com esse segundo tempo, só que João Mário, no minuto em que entrou, ganhou uma grande penalidade, que Quaresma concretizou. O jogo voltava a ter vivacidade e incerteza, ao mesmo tempo que Pogba, que cometeu o castigo máximo, continuava a 'inventar' no meio-campo, com perdas de bola comprometedoras.

      Houve esperança, mas o fado foi o mesmo das últimas décadas: a sério ou 'a brincar', Portugal não se dá bem com a França.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Comentários (76)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BA
      bernardomachado 98 exelente analise!
      2014-10-13 09h39m por bacuradas
      como gosto de ler as criticas individuais dos jornais agradeço a tua leitura que está mais correcta que a de jornais que li!
      AD
      Scp06rga
      2014-10-12 22h11m por Adepto
      Tu não deves saber ler. Eu disse que Rui até está bem. Apenas que Beto é melhor, mas tu avalias o guarda-redes pela quantidade de golos sofridos. Nem sabes o que dizes e só tu é que vez clubismos.
      Seleção Portuguesa
      2014-10-12 14h36m por bernardomachado98
      Portugal fez um jogo positivo, bom toque e troca de bola, passes de pé para pé, diretos inteligentes e rápidos, a exploração dos flancos e a rápida transição defesa-ataque foi crucial para chegarmos à baliza da França, a filosofia de jogo e a mentalidade é manter, o Fernando é um treinador a nível continental, acredito no sucesso de Portugal no apuramento.
      Rui Patrício - Apesar de gostar mais do Beto, confesso que o Rui mereça o lugar na baliza da nossa seleção, tem de melhorar...ler comentário completo »
      JO
      BestSinceDayOne
      2014-10-12 12h23m por jocanetito
      Espero que tenhas a noção que o Quaresma fez + que o nani e o danny JUNTOS.
      PA
      patricio
      2014-10-12 12h07m por pablo-aimar
      é um GR banal e irrita o hype a volta dele.

      ja vai em quantos, 35 ou golos sofridos com 32? jogos realizados. os numeros sao ridiculos, as exibiçoes ridiculas, e o pior é quando a bola vai parar aqueles pés, eu acho que nunca(juro por tudo) vi um jogador de futebol(ele n deixa de ser um jogador, treina todos os dias pelo menos desde os 16 anos) a ter tao mau jogo de pés, o meu pai joga 1 vez por ano e nao é tao tosco.

      mas depois la faz boas defesas no 1x1 e...ler comentário completo »
      JO
      Portugal - Rir
      2014-10-12 11h37m por jocanetito
      Foi um jogo engraçado.
      Se o objetivo de pôr o eliseu, cédric, rui patrício e nani a titulares era fazer-nos rir, conseguiste nandinho. Animaste-me a noite!

      De facto a segunda parte foi bem melhor. Principalmente com a entrada do Quaresma e do João Mário que carregaram Portugal às costas, praticamente
      SH
      Eliseu
      2014-10-12 11h28m por ShadowMC
      Embora sendo benfiquista há que admitir que o Eliseu não defende nada! A atacar ainda é bonzito, tem um remate potente e tal mas só isso não chega para ser bom defesa lateral, tem de saber defender e ele não sabe infelizmente. O Cédric também esteve muito mal, o Evra quase reformado ultrapassava-o na brinca, até metia dó, mas já o vi a fazer melhor no Sporting por isso acho que merece outra oportunidade. O Pepe foi o melhor na defesa e talvez o melhor em campo pelo menos de Portugal. And...ler comentário completo »
      LA
      para 1º nao está mau
      2014-10-12 11h25m por Labyada
      Gostei de ver o jogo contra a frança na 2º parte. Cedric aguentou contra hazard mas hoje nao tinha tanto folgor, capz de ser pela pressão. . mas mesmo assim foi superior ao eliseu que nem sei porque joga quando temos antunes . . para mim os laterais eram Silvio e fabio coentrão. Tirem aquele andre gomes que por ter marcado um golo decente é logo apelidado de génio ! ha pois ele é o 15 million wonder boy ahah joao mario da 10-0 nele . . Por fim so tirava danny e metia bruma, pois um bruma ...ler comentário completo »
      PO
      Portugal
      2014-10-12 10h27m por porc0_corrupsson
      Num jogo em que estava um novo modelo tatico em experiência tiram-nos um penalty sobre eliseu e o segundo golo de frança começa de um fora de jogo jogamos bem contra uma das melhores seleções do mundo só podemos estar esperançosos em relação ao futuro.
      Para mim nesta equipa só falta ajustar a defesa e não deixarem cedric e eliseu na defesa com um 2 para 1 que não pode haver milagres de resto gostei
      KA
      Ultras_FCP
      2014-10-12 08h04m por Kaiser_90
      Têm sim senhor mas ainda não pra serem titulares. Tem de ir entrando aos poucos como o João Mário e conquistar o seu espaço, até porque na frente estamos bem servidos.

      Honestamente acho que pouca gente se deu conta do enorme jogo que Portugal fez em Paris. Criámos mais oportunidades em 90min que em todos os jogos com a França da última década. Sò no euro2000 me lembro de dominarmos por largos momentos. Esta tática ainda a ser trabalhada dá logo outra alegria à equipa. Não j...ler comentário completo »
      Portugal
      2014-10-12 08h01m por Vogler
      Na minha opinião, Cedric actualmente é a melhor aposta para o lado direito da defesa de Portugal. Não podemos esquecer que o Cedric contra a França cometeu alguns erros defensivos que prejudicaram o resultado final. É um jogador com capacidade para melhorar e ajudar muito a Selecção de Portugal. Confio também em jogadores como D Figueiras, Ivo Pinto ou até mesmo A. Almeida para ocuparem a vaga no lado direito da defesa. Temos qualidade há que trabalhar e rumar pelos objectivos que pretendemos.
      Portugal
      2014-10-12 07h52m por Vogler
      Gostei do empenho, dos jogadores da Selecção Portuguesa na 2ªparte frente a Selecção Francesa. Só isso não chega. O jogo conta com 90min. + descontos, uma Selecção que quer ser uma das melhores da Europa e do Mundo, tem de lutar sempre e acreditar. Não cometendo erros que possam a vir a ser prejudiciais ao resultado final. Com a entrada de W. Carvalho para a posição 6 e Tiago avançando no terreno para a posição 8, a Selecção Nacional conseguiu ficar mais equilibrada e passou controlar melhor ...ler comentário completo »
      Adepto
      2014-10-12 04h44m por Ultras-__FCP
      Honestamente também não me recordo.

      Já agora, concordas comigo quando refiro que jogadores como B Silva, R Lopes ou Bruma são incontornáveis na próxima convocatória para os lugares de Adrien, Quaresma e Vieirinha ?

      É que muito honestamente este três meninos já são jogadores de seleção AA nesta altura não só pelo percurso nos sub-21 mas também pelo nível apresentado nos respetivos clubes, o Bruma nem tanto mas provavelmente é o nosso maior talento ofensivo.
      AD
      Ultras_FCP
      2014-10-12 04h16m por Adepto
      Mas silvio teve que lesão mesmo? É que já não me recordo se foi joelho.
      Adepto
      2014-10-12 04h14m por Ultras-__FCP
      Acho que não valorizamos o suficiente o D Figueiras honestamente.

      Quanto ao Sílvio, é de admirar a forma como ele costuma regressar das lesões, sempre em grande como já nos tem demonstrado no passado, daí acreditar que volte ao seu nível.
      AD
      Ultras_FCP
      2014-10-12 04h11m por Adepto
      Não sei se com essa defesa ganhávamos ou não. Até podiam fazer pior, mas a meu ver e pelo que conhecemos são os eleitos preferenciais de todos. Se bem que gostava de ver o José fonte. Fabio ainda o recuperamos a curto prazo, mas Silvio não sei qual o estado da sua lesão, e depois ganhar ritmo competitivo não vai ser fácil. CEDRIC defende mal, mas a nível ofensivo é bom, cruza bem, tem boa técnica. Não temos solução sem ser cedric, se André almeida jogasse ou até mesmo Ricardo. P. Ma...ler comentário completo »
      Adepto
      2014-10-12 04h04m por Ultras-__FCP
      Concordo contigo, se bem que com esta defesa era muito complicado fazer melhor.

      Com Silvio, Coentrao, R Carvalho e Pepe acho que tínhamos ganho aqui hoje.
      scp06rga
      2014-10-12 04h03m por Ultras-__FCP
      Eu acho o Patrício um redes que treme muito e acusa muitas vezes a pressão, são opiniões.
      AD
      Rui Patrício
      2014-10-12 03h58m por Adepto
      Contudo, Rui esteve muito bem contra a França.
      AD
      Scp06rga
      2014-10-12 03h52m por Adepto
      Ps- e os números são para as estatísticas. Avaliares guarda-redes pelos números, só vem verificar que podes perceber de muito, mas não é certamente de keeper. Onde existem muitos fatores para lá dos "números".
      franguicioos
      2014-10-12 03h51m por mr1981
      Bem, é a 1a vez que comento aqui no zerozero, somplesmente porque ja falta a paciencia para tanta ignorancia desportiva. . .
      1- Porque carga de agua não jogamos com um guarda-redes?! Patricio é o jogador mais sobrevalorizado do século, pior que isto só o Moreira no meu benfica. . . mediocre em 2012, ninguém diz nada. . . desastroso em 2014, enfim. . . volta Ricardo estas perdoado! Mas ninguém vê os jogos em directo?! so leem os resumos?! sempre mal colocado, pessima visao de jogo, semp...ler comentário completo »
      AD
      Scp06rga
      2014-10-12 03h47m por Adepto
      Pois terás de perguntar aos últimos selecionadores. Apenas PB. BETO já se vinha a falar á muito tempo. Que queiras defender clubismos isso é contigo. Falas no Chelsea e no FCP, então que lances de bolas áreas ele teve? É que os lances que o patrício teve de grande classe contra o FCP apenas foi um remate do Herrera na 2 parte. Jackson teve um lance isoladamente, patrício defende com mérito sim, mas Jackson teve demérito. Contra o CHELSEA fez uma exibição enorme, onde fez boas 'manchas"...ler comentário completo »
      scp06rga
      2014-10-12 03h31m por Ultras-__FCP
      Contra o Chelsea o Patricio esteve bem, mas no golo do Matic é mal batido devido à sua má colocação para a abordagem ao lance.

      Ser um grande redes não é fazer um par de boas exibições de vez em quando, um grande redes é um redes tranquilo que raramente falha quando chamado.

      Sem querer ofender, mas atualmente o nosso melhor redes talvez seja mesmo o A Lopes.
      EstaComplicado
      2014-10-12 02h40m por Ultras-__FCP
      O problema é que eu acho que o FS o vai lançar com a Dinamarca, quando temos o Antunes que na minha opinião é um bom lateral esquerdo, defende muito bem e ataca com qualidade e temos ainda o Guerreiro que é um craque em lapidação.
      AD
      Scp06rga
      2014-10-12 02h39m por Adepto
      Definitivamente não queres ver o óbvio. Beto é superior a Patrício. Bolas áreas é o pior do Patrício a par com os seus pés. BETO superior a Patrício em jogo de pés, bolas áreas, segurança, a sair dos postes, orienta melhor a defesa, repõe a bola mais rápido e de forma tensa para o domínio do colega de equipa, sabe jogar na antecipação. Patrício? É sim melhor dentro dos postes. Reflexos Beto muito mais ágil. Vens falar de bolas áreas que Patricio é melhor? Tem dó. Ele mal sai. Agora...ler comentário completo »
      jogos históricos
      U Sábado, 11 Outubro 2014 - 19:45
      Stade de France
      Szymon Marciniak
      2-1
      Karim Benzema 3'
      Paul Pogba 69'
      Ricardo Quaresma 77' (g.p.)
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Sporting
      Mercado
      Avança o jornal O Jogo
      Acordo fechado para o empréstimo de Rodrigo Battaglia ao Alavés. O jornal O Jogo avança esta sexta-feira que o negócio pelo médio do Sporting está ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      hugo_5 15-08-2020, 06:38
      nextstep 15-08-2020, 06:32
      hugo_5 15-08-2020, 06:30
      dani321 15-08-2020, 05:47
      PSVIEW 15-08-2020, 03:44
      PSVIEW 15-08-2020, 03:38
      canelax 15-08-2020, 03:34
      MI
      Minnowkr 15-08-2020, 03:29
      _W
      _W_L_ 15-08-2020, 03:04
      PO
      Porto-My-Home 15-08-2020, 03:00
      FIFAforever_returns2 15-08-2020, 02:53
      FR
      Fragha 15-08-2020, 02:49
      FIFAforever_returns2 15-08-2020, 02:49
      erwinsanchezfreking 15-08-2020, 02:43
      erwinsanchezfreking 15-08-2020, 02:38
      ReturnoftheEagle 15-08-2020, 02:29