placardpt
      FC Porto vence Rio Ave

      Nos Arcos, o triunfo (1x3)

      2013/12/15 21:53
      José Bragança

      O tricampeão nacional respondeu às vitórias dos rivais de Lisboa com um triunfo em Vila do Conde. Esta temporada, os dragões não facilitaram num terreno onde na última época tinham deixado dois pontos (1x3).

      Portistas com mais bola, mais ocasiões mas a "pecar" na finalização

      O FC Porto entrou em Vila do Conde a saber que precisava dos três pontos, sob pena de ver os rivais Sporting e Benfica mais longe.

      A primeira surpresa da noite veio na folha da constituição das equipas. Paulo Fonseca apostou em Carlos Eduardo para o meio-campo portista. Licá também voltou ao onze azul e branco, tal como Otamendi que rendeu o castigado Mangala no eixo defensivo. Josué e Defour, por seu lado, ficaram no banco.

      Na equipa do Rio Ave o destaque foi para a ausência do avançado Hassan, que começou o duelo no banco.

      Maicon abriu o marcador no Estádio dos Arcos ©Catarina Morais
      O FC Porto entrou apostado em marcar cedo e, na verdade, os portistas não tiveram que esperar muito tempo para fazer a festa.

      Aos seis minutos, Carlos Eduardo, na esquerda do ataque azul e branco, cobrou um livre e Maicon apareceu entre os centrais do Rio Ave a empurrar para o fundo da baliza vilacondense. O central do FC Porto antecipou-se a Ederson e cabeceou forte.

      Perante uns dragões bem organizados e a pressionar alto, o Rio Ave mostrou algumas dificuldades em travar a "armada" portista.

      Ainda assim, a equipa de Nuno Espírito Santo chegou ao empate, aos 21 minutos, por Edimar. Numa fase mais lenta da partida, Varela perdeu a bola para Diego que assistiu Edimar para o golo.

      Com o resultado empatado, o FC Porto voltou a ameaçar as redes do Rio Ave. Otamendi, na sequência de um pontapé livre cobrado para a área, testou Ederson, mas o guarda-redes vilacondense não arriscou e defendeu de forma segura. Depois do argentino foi a vez de Maicon atirar aos ferros da baliza de Ederson, após um canto de Carlos Eduardo.

      Os minutos que se seguiram até ao intervalo viram um Rio Ave mais recuado mas a fechar bem os caminhos para a sua baliza. Pelo contrário, o FC Porto instalou-se no meio-campo contrário mas denotou dificuldades para "furar" a defensiva contrária.

      Os tricampeões tinham muito mais bola, mais ataques, mais remates mas voltaram a falhar na finalização, um problema que o próprio Paulo Fonseca vem lamentando nas conversas com os jornalistas.

      Rio Ave ainda tentou entrar na partida mas FC Porto controlou e segurou os pontos

      No regresso dos balneários nenhum dos técnicos alterou as "peças". Tal como no primeiro tempo, também na segunda metade o FC Porto entrou a pressionar alto e a tentar o golo. Lucho deixou o primeiro aviso, depois de um lance de entendimento com Fernando.

      Carlos Eduardo foi novidade no meio-campo ©Catarina Morais
      Não marcou Lucho, marcou Jackson Martínez. O avançado colombiano voltou a mostrar serviço. Aos 51 minutos, Jackson, depois de um trabalho de Silvestre Varela, saltou sozinho ao primeiro poste para o segundo golo portista; a bola saiu fora do alcance do guarda-redes Ederson, ele que negou o terceiro aos 56 minutos, depois de um lance de Carlos Eduardo.

      O golo do Cha Cha Cha provocou uma espécie de "travão" no ritmo do jogo. O Rio Ave, sempre bem organizado no terreno, procurava chegar perto da baliza de Helton mas o FC Porto foi sempre controlando e deixando o relógio do árbitro avançar. A ideia dos azuis e brancos passava, ainda assim, por tentar o terceiro golo e, desse modo, colocar "uma pedra" em cima do resultado.

      E, na verdade, o golo apareceu. Aos 82 minutos, Danilo aumentou a contagem. Depois de um livre cobrado à entrada da área, a bola bateu na barreira e voltou para trás onde o defesa disparou rasteiro para o fundo da baliza.

      Os três pontos seguem para a cidade Invicta. O FC Porto continua a dois pontos do líder Sporting e em igualdade pontual com o Benfica.

      Já o Rio Ave que apenas venceu um jogo esta época dentro de portas, logo na segunda jornada frente ao Vitória de Setúbal, somou a sua sexta derrota consecutiva em casa.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      FC PORTO

      Fotografias

      Rio Ave v FC Porto J13 Liga Zon Sagres 2013/14
      Rio Ave v FC Porto J13 Liga Zon Sagres 2013/14

      Quadro completo (Jornada 13):


      Liga ZON Sagres 2013/14: veja aqui tudo sobre a edição
      Comentários (72)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      KA
      F. C. Porto
      2013-12-16 14h31m por Karinsky
      Gostei do jogo de ontem. . . Não pelo jogo que fez mas pelas alterações e a exibições de certos jogadores.

      Fez um jogo razoável, o suficiente para vencer o Rio Ave.

      Gostei das exibições de Carlos Eduardo, Jackson, Kelvin. . . E das substituições feitas ao longo do jogo. Herrera por Lucho deu uma lufada de ar fresco ao meio-campo.
      O Lucho é um bom jogador mas ontem quase tudo lhe correu mal (errou 61% dos passes, um bocado significativo para um joga...ler comentário completo »
      Josué
      2013-12-16 11h28m por zecic
      havia aqui algumas pessoas que diziam que o Josué era o novo Moutinho, Josué + 10, que até devia ser titular da selecção, etc. . .

      Será coincidência que num jogo em que o Josué não faz um minuto o FCP faz um dos seus melhores (e mais seguros) jogos do meio campo para frente?

      Em relação ao C. Eduardo só quem nunca viu o Estoril da época passado é que pode ter algum tipo de dúvidas em relação à sua qualidade. . . a forma como ele trata a bola quando a equipa est...ler comentário completo »
      força porto
      2013-12-16 10h06m por petitor
      Ultima nota, PF não abandonou o duplo pivot, lucho jogou na linha de fernando, mas como não se viu mt em campo mt gente diz que finalmente o treinador abriu os olhos isso não aconteceu. Espero que ele mude esse estigma do duplo pivot senão o Vilas Boas esta quase ai a porta. :)
      força porto
      2013-12-16 09h51m por petitor
      Tive a ver o jogo e depois de ver o resumo com o Rio Ave reparei que tanto no golo quando Varela perde a bola como no remate do braga o meio campo tava macio, isto é lucho não pressiona mt, Herrera tem de ser titular. Dai eu dizer que 2 criativos ao mesmo tempo não e mt viável pk precisamos de alguém com pulmão que pressione mt, penso que Herrera é o ideal para essa função.
      força porto
      2013-12-16 09h48m por petitor
      Na frente

      Quaresma / Varela
      Jackson / Gihlas
      Quintero / Kelvin
      Força porto
      2013-12-16 09h47m por petitor
      Quintero custou mt dinheiro e não me parece que tenha lugar num meio campo a 3.

      Fernando / Defour
      Herrera / Josue
      Carlos Eduardo / Lucho

      Parecem-me as 6 opções mais logicas.
      Mas um jogador como Quintero com aquela qualidade e o custo envolvido não pode simplesmente ser colocado de lado, uma solução idêntica a do james parece. me logico, ate porque Carlos Eduardo cobre muitas vezes o lado direito podem ir trocando, e Danilo faz a linha toda. Outra vantagem e que ganhamos superioridade a meio campo com 4 unidades.
      G1
      mangala
      2013-12-16 09h18m por g1ao
      Sem ele a equipa defende mt melhor. . . . um bom jogador e rapido mas que ainda comete muitos erros.
      HA
      EQUIPA
      2013-12-16 01h58m por Halibut
      Vamos lá ver se o meio campo começa a atinar, continuava com a aposta no C. Eduardo com o Lucho ao seu lado e não a 10, dando oportunidade ao Herrera e Quintero como é óbvio, no próximo jogo tirava o Licá e metia o Kelvin, dá muito mais irreverência ao jogo, cria mais oportunidades de golo, em Janeiro espero que o Porto invista em 2 extremos, Quaresma e uma possivel troca Otamendi - Ocampos + dinheiro, e ai sim emprestava o Licá e despachava izmailov, fucile etc. . . ficava o Ricardo que pode dar jeito a lateral.
      elmander221
      2013-12-16 01h25m por Nonnenmacher
      Segundo a Troika, sonhar é de graça. Força nisso.
      EL
      Reforços:
      2013-12-16 01h20m por elmander221
      Quaresma, Konoplyanka, Altidore + renovação do Fernando.

      Saídas: Bolat, Reyes, Ricardo, Licá, Ghilas para a equipa B.
      Fucile e Izmylove (transferência para outro clube).

      11: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Fernando (Defour).
      Lucho (Herrera) , Carlos Eduardo (Josué e Quintero).
      * Quaresma (Kelvin), * Konoplyanka (Varela ou Kelvin) e Jackson Martinez (* Altidore).
      11 titular
      2013-12-16 00h36m por pintas_fcp
      O F. C. Porto tem de alinhar da seguinte forma a partir de Janeiro:

      GR: Helton
      DD: Danilo
      DC: Maicon
      DC: Mangala
      DE: Alex Sandro
      MD: Fernando
      MC: Herrera
      MO: Carlos Eduardo
      ED: Quaresma
      PL: Jackson
      EE: Ocampos/Éverton/Ibarbo

      Suplentes: Fabiano, Reyes, Defour, Lucho, Josué, Quintero, Varela, Kelvin, Ghilas

      Saídas: Otamendi, Izmaylov, Licá, Ricardo, Fucile
      HA
      JOGO
      2013-12-16 00h07m por Halibut
      Acho que o meio campo se está a compor, se o PF não inventar outra vez e jogar em duplo pivot, na frente a que falta mais, ainda hoje se viu, o Licá não é jogador para titular do Porto, espero que o Quaresma ainda seja capaz de dar algo à equipa e que venha mais um extremo, temos de ter 3 extremos de qualidade a lutar por um lugar no 11.
      Sobre os meios de campeonato
      2013-12-15 23h54m por Botende_ via mobile
      Nas ultimas 5 epocas em 3 ocasios o "campeao de inverno" nao ganhou uma cepa. E nos ultimos dois ate tinha vantagens confortaveis. Mas enfim. . . . . . . . . . . O entusiasmo natural de quem esta esqualido e ate codeas lhe parecem lagosta e vitela.
      Ninguem
      2013-12-15 23h51m por Botende_ via mobile
      Comparou o C. Eduardo ao Deco. So disseram que ele faz bem varias posiçoes no meio campo como ele.
      Mas pronto. . . chegaram os filhos do entusiasmo e com esses nem brincar vale a pena.
      Boa noite a todos e ate a proxima.
      Força Porto.



      Carlos Eduardo
      2013-12-15 23h45m por Alma_de_Leao
      Fez um bom jogo hoje mas isso não justifica esta euforia toda à volta dele, até comparações com o Deco já fazem. Ainda me lembro quando o Licá nos primeiros jogos fez boas exibições já ia ser a próxima estrela do Porto, neste momento até os portistas já viram o quanto mediocre ele é.
      Manuel Fernandes
      2013-12-15 23h44m por Botende_ via mobile
      Ui. . que genio da tatica.
      Os sportinguistas mesmo os "ilustres" andam a falar muito. Os gajos que nao passam disto ganharam 3-1 ao "wunderteam". . . . tera o Panoramix emigrado para a rua 24 de Agosto ou para a Av. Fernao de Magalhaes?
      força porto
      2013-12-15 23h43m por petitor
      Antes de mais já tinha saudades de ver um jogo em que o porto trocasse a bola. Gostei muito do Carlos Eduardo e do Fernando. Não gosto de ver users a falar do Quintero, para mim e um grande jogador, mas e o tipo de jogador que não encaixa no 4x3x3 do porto. Carlos Eduardo ataca e defende com intensidade. Agora se de um lado tivermos um bom extremo (Quaresma) do outro podemos ter Quintero a entrar para meio dando o flanco a Danilo que e muito ofensivo. Espero Herrera no lugar de lucho dand...ler comentário completo »
      Botende_
      2013-12-15 23h42m por Alma_de_Leao
      Secalhar deves saber mais que ele.
      Agora andam mais fraquinhos
      2013-12-15 23h41m por Botende_ via mobile
      Porque o Panoramix era funcionario publico e com os cortes salariais e nos subsidios + acrescimo de horas de trabalho emigrou e ja nao ha poçao pra ninguem.
      Retiro o que disse
      2013-12-15 23h38m por Botende_ via mobile
      Nao tinham o Higuita mas pela "poçao magica" tinham o Asterix e o Obelix.
      BI
      Oboss
      2013-12-15 23h37m por biomano
      Concordo com o quê?
      Alma de Leao
      2013-12-15 23h32m por Botende_ via mobile
      Ui. . . Jorge Coroado? Que credivel.
      Mais credivel so o Pedro "fui despromovido dois anos seguidos e por isso abandonei" Henriques.
      OBoss
      2013-12-15 23h30m por Botende_ via mobile
      Tens a certeza que pareciam o Bayern? Nao e uma escolha muito feliz cromaticamente.
      Poderias sempre dizer que pareciam um Setubal em meados de 60, um Betis do final dos anos 90, um Atletico de Madellin dos tempos de Higuita (mas sem um Higuita) ou quem sabe um Zalgiris Vilnius do final da decada de 80. . . . mas nao um Bayern. :-)
      Fora de jogo
      2013-12-15 23h28m por Alma_de_Leao
      Jorge Coroado já disse que o golo do Jackson é em fora de jogo, portanto escusam de vir com tretas.
      BI
      Rio Ave - Porto
      2013-12-15 23h23m por biomano
      Vitória inteiramente justa do Porto frente a um Rio Ave absolutamente miserável, em casa têm 3 pontos. . .

      A aposta no Carlos Eduardo correu muito bem, trata-se de um jogador com muita qualidade, provando que, na maior parte dos casos, jogadores já adaptados ao futebol Português são melhores aquisições do que compras milionárias feitas lá fora. . .

      Otamendi, inqualificavelmente tratado por Paulo Fonseca, voltou a provar ser o melhor central do Porto e, na ...ler comentário completo »
      jogos históricos
      U Domingo, 15 Dezembro 2013 - 20:15
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Bruno Esteves
      1-3
      Edimar 21'
      Maicon 6'
      Jackson Martínez 51'
      Danilo 82'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      Estalou a paciência do na Andaluzia. O Sevilha fartou-se da falta de zelo profissional de Joris Gnagnon e tenciona avançar para a rescisão contratual com o central ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      pedroferreira287 21-09-2021, 13:07
      PE
      PedroF8 21-09-2021, 12:57
      MI
      mikev 21-09-2021, 12:55
      DANNI10MM 21-09-2021, 12:49
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:44
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:44
      EN
      EnormeSCB 21-09-2021, 12:43
      inspiringd9 21-09-2021, 12:35
      RA
      razga 21-09-2021, 12:35
      Pedro23Cuc 21-09-2021, 12:32
      LI
      lisandroo 21-09-2021, 12:17
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:12
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 12:05
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 11:58
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 11:57
      F0nslayer 21-09-2021, 11:56