Playmaker - Estatísticas e curiosidades no momento certo

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PortugalPortugal
PolóniaPolónia
PortugalPortugal
PolóniaPolónia
AlemanhaAlemanha
HolandaHolanda
Benfica
Dez anos de Vieira

Dez anos de Vieira: o reinado mais longo na história encarnada

2013/10/31 10:25
Texto por Duarte Monteiro

Quando a 26 de outubro de 2012 Luís Filipe Vieira confirmou o quarto mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica, o livro histórico do clube da Luz ganhava uma certeza quase absoluta: Vieira passaria a ser o presidente com maior longevidade como líder dos destinos de um dos maiores clubes de Portugal e do Mundo.

O lisboeta, de 64 anos, cumpre hoje uma década enquanto presidente do Benfica, suplantando o reinado de Bento Mântua, que liderou o emblema da águia durante nove anos, entre 1917 e 1926. Dez anos de Vieira que, na verdade, assumiu funções na Luz em 2001, então como diretor desportivo na direção de Manuel Vilarinho, que no ano zero do novo milénio tinha derrotado João Vale e Azevedo numa das eleições mais concorridas de sempre na história encarnada.

Primeiro mandato – de 2003 a 2006

Os primeiros três anos de Luís Filipe Vieira enquanto presidente do Benfica foram, curiosamente, os mais importantes em termos de títulos no futebol. Se em 2003/2004 viu as águias erguerem a Taça de Portugal frente ao FC Porto de José Mourinho e futuro campeão europeu (2x1), no ano seguinte deu à Luz o título nacional que escapava há 11 anos. Numa “era” ainda sem Taça da Liga, o Benfica de Vieira iria conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira no verão de 2005, no Algarve, frente ao Vitória de Setúbal, conquistando os três troféus internos no espaço de duas épocas desportivas.

©Carlos Alberto Costa
No entanto, o primeiro mandato de Luís Filipe Vieira não ficou marcado apenas pelo sucesso desportivo, especialmente num clube que vinha de uma enorme travessia no deserto. A morte de Miklos Fehér e Bruno Baião, em 2004, entristeceram a história benfiquista e em particular o líder encarnado. Sobretudo o falecimento do avançado húngaro, numa noite chuvosa de janeiro em Guimarães, deixou marcas profundas em Vieira, um dos principais responsáveis pela contratação do então jogador de 25 anos.

Seria também no primeiro mandato que Luís Filipe Vieira presidiria a inauguração do novo Estádio da Luz; um projeto idealizado e executado em tempo recorde para ser palco da final do Europeu de 2004. O Benfica foi o último dos três maiores clubes portugueses a avançar para a construção de um novo recinto e Vieira foi um dos principais impulsionadores.

Segundo mandato – de 2006 a 2009

Luís Filipe Vieira sempre defendeu que os primeiros dois mandatos visavam a reconstrução da credibilidade e a modernização do clube como bases para o sucesso desportivo e é certo que Vieira recuperou um clube desorganizado e obsoleto face às exigências do futebol moderno. A nível desportivo, o segundo triénio quedou-se pela conquista de uma Taça da Liga, em 2008/2009, que antecedeu a entrada em cena de Jorge Jesus, o homem de confiança de Vieira para os mandatos que se seguiram.

No entanto, 2006 foi também o ano em que Vieira inaugurou o Caixa Futebol Campus, no Seixal, depois de quase três anos com «a casa às costas». O Benfica estava, finalmente, em pé de igualdade com FC Porto e Sporting em termos de infraestruturas e Vieira avançava, definitivamente, para a grande promessa do mandato desportivo. Mas os grandes feitos da direção de Vieira continuavam a ocorrer fora das quatro linhas e em 2007 o Benfica era oficialmente reconhecido pelo Guiness como o “Maior Clube de futebol do Mundo”, em virtude do número de sócios. Embora longe dos 300 mil ambicionados por Vieira – que chegou mesmo a dizer que se demitia se não os alcançasse -, as águias chegavam ao topo da lista, onde ainda permanece.

Terceiro mandato – de 2009 a 2012

Parco em conquistas no futebol, especialmente no segundo mandato, o Benfica liderado por Vieira entrava numa “era” de grandes ambições. O presidente que tinha reconstruído as fundações do clube prometia um Benfica à altura dos seus desígnios e os sonhos foram pintados de ambição. E com a chegada de Jorge Jesus para assumir a equipa, tudo começou com tremenda ilusão. O Benfica seria campeão nacional no final da época de 2009/2010 e juntaria a isso a Taça da Liga com um triunfo sempre saboroso sobre o grande rival FC Porto, por 3x0. O plano de Vieira parecia seguir a ordem definida, mas as coisas começaram a descarrilar.

©Carlos Alberto Costa
As duas épocas seguintes custaram ao Benfica a perda do título para os dragões, em circunstâncias antagónicas. Em 2010/2011 a luta pelo título ficou praticamente resolvida no primeiro terço da época, após um arranque desastroso das águias. Essa seria também a temporada de uma derrota humilhante no Estádio do Dragão, por 5x0, e da eliminação nas meias-finais da Liga Europa aos pés do SC Braga. Jesus perdia algum do crédito amealhado na época de estreia, mas a posição de Vieira parecia intocável.

Quando em 2011/2012 o título voltou a escapar ao Benfica, mesmo depois de ter ganho uma vantagem de quatro pontos sobre o FC Porto na reta final da temporada, o estado de graça do treinador tinha definitivamente desaparecido e Luís Filipe Vieira começava a sentir os primeiros sinais de descontentamento de um setor da massa adepta. Surgiram então as promessas feitas pintadas nos muros da Luz, recordando o líder que o clube estava longe de alcançar os objetivos traçados.

Quarto mandato – 2012

Apesar dos sinais de contestação, Vieira seria reeleito a 26 de outubro de 2012 com 83 por cento dos votos, batendo Rui Rangel. A nova época voltava a contar com Jorge Jesus à frente do comando técnico da equipa e 2012/2013 bateu à porta daquilo que podia ter sido a temporada de ouro para o Benfica e Luís Filipe Vieira. Podia, mas não foi. Os encarnados voltariam a perder o campeonato para o FC Porto na reta final, depois de desperdiçarem cinco pontos de avanço, e acabariam derrotados na final da Liga Europa e da Taça de Portugal.

Vieira no Amsterdam Arena, onde o Benfica disputou a final da Liga Europa 2012/13 com o Chelsea ©Carlos Alberto Costa
É verdade que Vieira cumpriu uma das promessas – levar o Benfica a uma final europeia -, mas a falta de títulos para renovar o recém-inaugurado Museu Cosme Damião está lentamente a gerar descontentamento junto dos adeptos. No fecho da primeira década de presidência, não será especulativo dizer que Luís Filipe Vieira vive um dos momentos mais delicados e de menor popularidade junto da família benfiquista.

Os treinadores

Nos 10 anos enquanto presidente, Luís Filipe Vieira contratou seis treinadores e apenas um não conquistou títulos: Fernando Santos que, no entanto, é hoje apreciado pelo líder das águias que reconheceu publicamente o erro pelo despedimento do treinador português.

O primeiro técnico a chegar à Luz pela mão do presidente foi o espanhol José António Camacho, que não tardou a ganhar a simpatia dos adeptos e a criar uma relação de forte amizade com Vieira. Nesta primeira passagem pelo Benfica – regressaria em 2007 para substituir Fernando Santos -, Camacho conquistou a Taça de Portugal em 2003/2004 antes de deixar o comando técnico.

Seguiu-se então Giovanni Trapattoni, que na única época que passou no Estádio da Luz levou o Benfica à conquista do título nacional que escapava há 11 anos. As primeiras escolhas de Vieira para o banco tinham sido um sucesso e o próximo a ser eleito era outro nome de peso: Ronald Koeman. O holandês não foi muito feliz mas ainda assim levou no currículo a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e uma presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

©Catarina Morais
Numa troca constante de treinadores, Vieira decidiu apostar no primeiro português na época seguinte. Fernando Santos convenceu com o bom futebol mas o Benfica ficaria sem títulos em 2006/2007. Ainda assim, o «Engenheiro» aguentou a pré-época mas um empate frente ao Leixões na 1.ª jornada de 2007/2008 precipitou a separação, a tal que Vieira lamentou publicamente anos mais tarde.

Com a saída de Fernando Santos, o Benfica viveu a época mais instável do legado de Vieira no que toca a treinadores. Primeiro regressou Camacho mas a segunda passagem do espanhol pelo banco encarnado não correu bem e o outrora aclamado técnico de 58 anos acabaria por sair ainda antes do final da época, com Chalana a assumir o cargo de forma temporária.

Em 2008/2009, Rui Costa passou dos relvados para o gabinete e Vieira entregou-lhe as responsabilidades do futebol. O novo técnico voltaria a ser espanhol e apresentava um ar «fresco» e de renovada ambição. Quique Flores acabou, contudo, por não durar mais que uma temporada na Luz mas ainda assim festejou a conquista da Taça da Liga.

Embora quase todos com títulos no currículo, a verdade é que apenas Camacho tinha aguentado mais que uma época no banco das águias. A instabilidade dificultava as metas propostas e em 2009/2010 Luís Filipe Vieira avançou para a contratação daquele que já é um dos treinadores com mais anos de «casa». Jorge Jesus está agora na quinta época como técnico do Benfica, tendo, para já, conquistado um Campeonato Nacional e três Taças da Liga.

Portugal
Luís Filipe Vieira
NomeLuís Filipe Ferreira Vieira
Nascimento1949-06-22(69 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoPresidente
Fotografias(96)
Liga NOS: Tondela x SL Benfica
Comentários (22)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
escrito
2013-11-04 02h12m por Darth_Kenobi
Existem 2 tipos de benfiquistas: de um lado os realistas, inteligentes e que sabem fazer contas; do outro lado, os que votam em Vieira. . .

"Numa análise às contas anuais da SAD benfiquista enviadas à CMVM, António Samagaio, professor do ISEG, diz: "Se a gestão parece promissora face ao crescimento dos rendimentos dos últimos anos, o desejado controlo dos gastos revela-se uma desilusão e o aprofundamento dos prejuízos e do passivo é uma realidade incontornável. As contas c...ler comentário completo »
BA
viva os presidentes
2013-11-03 10h57m por Batista2000 via mobile
Agora percebo que seja qual for o treinador ou a equipa o presidente é que ganha. . . Qual a posição dentro de campo dos vossos presidentes ?
GRANDE PRESIDENTE ( SÓ SE FOR DA JUNTA )
2013-11-02 10h10m por ALBANO12
GRANDE PRESIDENTE. . . ? ( SÓ SE FOR DA JUNTA DE FREGUESIA ). Só espero k este senhor fique no benfas uns bons e largos anos, ele e aquele "SENHOR" k só diz asneiras na sic noticias á segunda á noite, k só sabe fazer propaganda barata para os adeptos engolir. . . Ganhar campeonatos é k nada, vai um de 5 em 5 anos já não é mau. . . CONTINUA SR. PRESIDENTE
PR
Vieira
2013-11-01 17h08m por previously
Não é por ser do Porto que digo isto mas. . . O Vieira é um presidente muito pouco capaz.
O mais longo e o pior de sempre
2013-10-31 22h07m por Triper
Por mim pode continuar, o pessoal sempre se diverte um bocado.


Com sorte ainda vemos a queda do Império Benfica com ele lá dentro.

Com sorte ainda vemos mais um fail no fim de umas quantas competições.

Com sorte ainda vemos um treinador preso por andar à porrada.

Com sorte ainda vemos um treinador apanhar porrada de um jogador.

Com sorte vemos novamente Jesus ajoalhar-se.

Com sorte ainda vemo...ler comentário completo »
AG
Uma pergunta
2013-10-31 19h04m por aguia42
que gostaria fosse feita de forma a que LFV respondesse sem rodeios: Porquê tão reduzidas(?) assistências na Luz e o que pensa fazer para alterar a situação?
Haverá algum jornalista sério e com dois dedos de testa que consiga fazer com que
ele responda???
CM
Vieira
2013-10-31 18h33m por cmche
Não consigo compreender existirem benfiquistas que gostem deste senhor e/ou do seu trabalho.
Ganhou dois campeonatos em 10 anos, para um clube como o Benfica é pouco e a nível europeu teve uma boa campanha na champions com Koeman e a época passada, na época em que foi eliminado pelo braga nas meias, acaba por não ter sido bom pois tinha obrigação de passar.
O que eu não compreendo é como é que é possível num clube como o Benfica com tantos adeptos as alternativas sejam um tal ...ler comentário completo »
ZE
10 anos. . .
2013-10-31 17h14m por zedeportugal
10 anos! Quantos campeonatos?Quantas Taças de Portugal?Quantas Ligas dos Campeões?Quantas Ligas da Europa? Luís Filipe Vieira anda TÃO distraído que se esqueceu que é presidente de um clube desportivo e que a essência de um clube desportivo são VITÓRIAS e não televisões, rádios e todas aquelas pequenas coisas que servem para distrair as atenções do essencial: A INEFICÁCIA TOTAL DOS JOGADORES, TREINADOR E PRESIDENTE!
LE
Vieira
2013-10-31 16h20m por let_it_be
Desejo que continue por muitos e longos anos. Mais uma história de sucesso do futebol português. . .
Parabéns ao Grande Presidente
2013-10-31 15h44m por Xeiopvz
Espero que fique no Benfas por muitos e muitos anos. . ^ ^
SI
JHendrix
2013-10-31 15h21m por sinomen
o objectivo do bieira era fazer frente ao sporting nas modalidades
Benfica
2013-10-31 15h12m por Gunnersaurus
Sinceramente não sei onde é que o Benfica evoluiu em termos de clube durante a presidência do Vieira. É verdade que as direções anteriores tinham sido muito más, mas isso não desculpa tudo. Um clube com os pergaminhos do Benfica não se pode contentar com 2 campeonatos em 10 anos, e 3 campeonatos em 20. Penso que ainda há muita coisa a mudar no Benfica, muita mesmo, e não acho que o Vieira seja homem nem tenha qualidade para mudar tais coisas. O Benfica precisa de alguém que goste mesmo d...ler comentário completo »
Vieira
2013-10-31 13h39m por JHendrix
Como adepto do Benfica, nem sempre fui à bola com este sujeito. No entanto tenho de admitir que e o Benfica antes do Vieira já era tudo menos um clube.

E como nem só de pão vive o homem, o Benfica apesar de ainda não ter recuperado o sucesso de outros tempos no futebol, promoveu-se noutras modalidades alcançando diversos sucessos como o Futsal, tirou do caixão o Basket, o Andebol, o Voleibol e mais recentemente triunfou no Hoquei Patins, quebrando uma sequência recorde do Porto.
Este
2013-10-31 13h39m por LelloMarmello
fulano nem sequer é benfiquista, está ali para ganhar dinheiro, seja como for!
PI
Manfio
2013-10-31 12h33m por Pirisca
2+2, é aquela conta q dá como resultado q ele está a roubar dinheiro ao clube.

Já no FCP pq o clube tem sucesso desportivo isso já significa q quem lá está n rouba nada. . . LOL

Olha lá para os 20 e tal anos de sucesso desportivo do teu clube a fazer vendas milionárias e para o passivo q tem, e vê se é proporcional, ou se n anda tb alguém a abotuar-se com dinheiro do clube "camuflado" aos olhos dos adeptos, com as taças q se vai metendo na vitrine.
PI
Manfio
2013-10-31 12h28m por Pirisca
Como é q antes podia ter mais passivo do q tem hoje se ninguém financiava um tostão ao SLB?. . . LOL

N se individa quem pode, individa-se quem tem bases sólidas para o fazer.

Outro pormenor q mta gente se esquece.

N estou a dizer q ter dividas é q é bom, agora o passivo n é só um sinal negativo, tem os dois lados da moeda. . . .
VD
Vieira
2013-10-31 12h23m por vdef
Tenho a impressão que será o último mandato.
.
2013-10-31 12h16m por Manfio
Falta apenas uma 'pequena' nota neste verdadeiro CV que espelha a vidinha do Luís nestes últimos 10 anos; O Benfica acumula nestes 10 anos de verdadeiro REINADO a maior DIVIDA da sua história e o Luís passa a figurar num ranking que não é para todos; Os 100 mais ricos de Portugal.

2+2?
EN
ZequinhaBetFold ; sinomen
2013-10-31 11h50m por Enzo_r
OK
EN
souportosempre3 60; 1oFCP
2013-10-31 11h49m por Enzo_r
OK
SI
LFV
2013-10-31 11h31m por sinomen
grande presidente xD
ZE
Luis Filipe Vieira
2013-10-31 11h29m por ZequinhaBetFold
Talvez o Reinado mais cabeçudo da história do Benfica
Tópicos Relacionados
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
UB
Ubebado 19-11-2018, 15:35
DR
Drevan 19-11-2018, 14:38
PedroFCP_RockNRoll 19-11-2018, 14:12
tiagojml00 19-11-2018, 13:34
PADSN 19-11-2018, 13:14
PADSN 19-11-2018, 13:12
bxtw-pt2 19-11-2018, 12:50
CR28 19-11-2018, 12:34
CR28 19-11-2018, 12:26
LE
Lewis80 19-11-2018, 12:20
JU
JustaCausa 19-11-2018, 12:13
TheOneReincarnated 19-11-2018, 12:00
bxtw-pt2 19-11-2018, 11:07
bxtw-pt2 19-11-2018, 11:04
NA
NandoTobias 19-11-2018, 11:04
NA
NandoTobias 19-11-2018, 11:02