placardpt
      Portugal bate os Países Baixos

      Ronaldo. Quem mais? (2x1)

      2012/06/17 21:35
      E0

      Pelo mundo, onde se fala a língua de Camões, colocaram-se os cachecóis e as bandeiras, não faltando a costumeira velinha de igreja. Com um brilhozinho nos olhos ficámos parados a ver no que dava. E deu. Portugal está nos quartos-de-final do Euro 2012, após vencer, este domingo, a Holanda por 2x1. Agora venha a República Checa, na quinta-feira.

      Ronaldo a dobrar, Portugal em festa

      A orquestra portuguesa andava a tentar afinar, mas todos apontavam o dedo ao 'músico' principal: «Ronaldo não marca, Ronaldo falha, Ronaldo está fora de fora, Ronaldo está pressionado e só pensa em Messi». Ora, quando o musical começou, Ronaldo mostrou que sabe dar música e colocou a Seleção na próxima fase.

      Paulo Bento repetiu a fórmula e confirmou o onze que já tinha entrado com os alemães e dinamarqueses. Do outro lado, a equipa 'laranja' entrou com o onze muito ofensivo: Van der Vaart, Snjeider, Robben, Van Persie e Huntelaar. No banco ficou Van Bommel, que foi muito criticado durante a semana.

      Portugal olhou a folha de presenças e mostrou uma cara envergonhada, num jogo em que a Holanda mostrou os primeiros 'acordes'.

      O domínio holandês resultou em golo por Van der Vaart, aos 11 minutos, após uma perda de bola de Miguel Veloso. Os holandeses circularam a bola rapidamente e Van der Vaart à entrada da área, com pé esquerdo, atirou em arco, fora do alcance de Rui Patrício.

       

      ©Catarina Morais

      O golo holandês foi o despertador lusitano. «Trrrrrriiiiiiiiim», os jogadores portugueses acordaram com Ronaldo a dar o exemplo.

      O capitão carregou a equipa e conseguiu o empate, num grande trabalho de João Pereira, com uma assistência fantástica a rasgar a defesa da Holanda. Ronaldo recebeu nas costas da defesa e não perdoou. Estava feito o empate 1x1, à passagem da meia-hora de jogo.

      Daí em diante o domínio foi português. A Holanda ficou longe, muito longe, do fulgor evidenciado na etapa inicial da partida. Portugal já sorria e ia criando várias ocasiões de golo junto da baliza de Stekelenburg. Ainda assim o resultado não mudou e as equipas baixaram aos balneários com o resultado empatado a uma bola.

      Minuto 74 foi de liberdade para Portugal

      Na segunda parte o jogo foi perdendo intensidade. Portugal podia ter feito o segundo, por exemplo, aos 66 minutos, numa grande jogada de Ronaldo que correu meio-campo e entregou a bola a Fábio Coentrão. A dupla do Real Madrid entendeu-se bem, mas o remate de «Fabinho» teve a oposição do guarda-redes holandês.

      Paulo Bento, desde o banco, ia refrescando as peças. Entrou Nélson Oliveira, Custódio e Rolando. Mas Portugal precisava do golo e Ronaldo fez a vontade a 10 milhões de corações. Aos 74 minutos deu-se o golo da liberdade lusitana.

      Assistência de Nani e Cristiano Ronaldo a sentar o adversário direto Van der Wiel, antes de atirar para o fundo das redes de Stekelenburg. 2X1 e Portugal tinha a qualificação bem encaminhada.

      A Holanda arriscou tudo e Portugal até podia ter ampliado a vantagem.

      Os holandeses deixam o Euro 2012 sem qualquer triunfo.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SE
      Grande jogo
      2012-06-18 17h30m por sergiomar
      de sacrificio e união da nossa seleção.
      O meio campo com Veloso, Moutinho e Meireles a darem tudo o que tinham para recuperar, manter e fazer jogar.
      Depois Nani a temporizar e manter a bola como só ele sabe fazer e Ronaldo a finalizar foram a chave para os golos.
      Pela negativa só 2 coisas:
      Continuamos a dar muito espaço nas nossas alas defensivas para surgirem cruzamentos ou remates como aconteceu no golo da Holanda. O outro ponto é na finalização, quer por aza...ler comentário completo »
      SC
      mt bem
      2012-06-18 17h13m por scpforever2000
      nao so ronaldo silenciou os criticos como outros jogadores jogaram fenomenalmente. joao pereira produziu uma eibçao excecional e calou todos os que nao apoiam a sua titularidade. moutinho provou que é jogador para palcos maiores e coentrao mostrou o pq de merecer a confiança de mourinho. pepe voltou a fazer uma exibiçao mt boa tal como veloso. nani nao esteve mal mas acho que tem de ser mais desiquilibrador como ronaldo pq mts vezes nani parece que tem medo de fintar
      LP
      JOÃO MOUTINHO
      2012-06-18 13h25m por lps1995
      Que exibiçao incrivel!
      Tao pequeno mas com tanto talento. . .
      Muito inteligente na entrega da bola e sempre bem a defender.
      Dos melhores da Europa. Alem do moutinho, pepe, miguel veloso, ronaldo e nani que fizeram grandes exibiçoes, para mim o melhor jogador portugues nestes tres jogos foi o Coentrao. Craque.
      ES
      Grande jogo
      2012-06-18 12h45m por esojsamp
      Grande jogo de Portugal!! Se não precisássemos de tantas oportunidades para marcar tinha sido um resultado histórico! Fiquei feliz por ganharmos e por Ronaldo ter marcado, mas mais do que isso ter feito uma exibição soberba. Penso que Pepe, João Pereira, Coentrão, Moutinho e Nani também estiveram a grande nível e todos corresponderam, ganhamos como equipa. Como reparo, os primeiros 15 minutos, as falhas na finalização e as opções por Nelson Oliveira e Rolando. Embora seja subjetivo, ...ler comentário completo »
      SN
      benfica-sempre1 1
      2012-06-18 10h51m por SNOWMAN
      Isso é da cerveja preta que eles bebem. . . dá-lhes para inchar, deve ter creatina, na volta.
      SN
      benfica-sempre1 1
      2012-06-18 10h49m por SNOWMAN
      O pior seria se os ratinhos fossem daqueles rápidos. . . primeiro que te virasses. . . ;)
      SN
      benfica-sempre1 1
      2012-06-18 10h47m por SNOWMAN
      Damien Duff tem 2, 10 m;
      Robbie Keanne tem 1, 90 m;

      Os dois alas acho que estiveram à experiência na NBA, também.
      SN
      fabinho_isback
      2012-06-18 10h45m por SNOWMAN
      Não arrases já com o rapaz. . . deixa-o escrever mais umas bacoradas que isto está muito monótono.
      P. S. : O Nélson Oliveira tem quê? 1, 60m?
      SN
      pablo-aimar
      2012-06-18 10h43m por SNOWMAN
      Podemos sempre recorrer à selecção de Rugby. . . deve lá haver jogadores desses.
      SN
      Ressaca
      2012-06-18 10h41m por SNOWMAN
      Boas pessoal.
      Há por aí algum holandês camuflado?
      UD
      Já lá estamos!
      2012-06-18 10h27m por UDScampeao
      Quartos de final, aí vamos nós. Grande exibição da nossa selecção, todos a ajudar-se mutuamente, muita entreajuda, muita união e coesão, a equipa a mostrar muita maturidade, a saber quando sair rápido para o ataque e quando devia conservar a posse da bola. Quero aqui destacar: Rui Patrício(deu muita segurança a toda a equipa), Fábio Coentrão(incrível a maneira como sobe no terreno do jogo), Pepe(muralha defensiva), João Pereira(bem a defender e a atacar), Miguel Veloso(equilibrou bem a eq...ler comentário completo »
      RE
      contra factos não ha argumentos
      2012-06-18 10h06m por realismo
      concordo contigo pirisca. O que o messi fez esta época foi histórico! ele bateu vários recordes mundiais de hà 20-40 anos atrás!!!

      Mas a bola de ouro também tem em conta os títulos colectivos e se portugal ganhar o europeu e ronaldo estiver bem (mesmo que não marque os tais 7 golos) creio que deve ser ele a ganhar. ~

      Seria irónico um jogador que quebrou todos os recordes individuais não ganhar o prémio para o melhor futebolista, mas não nos podemos esquecer que ...ler comentário completo »
      PI
      realismo
      2012-06-18 09h58m por Pirisca
      A bola de ouro não estar ganha?. . . . LOL

      A bola d'ouro está é perdida se pt n for campeão da europa e ele n marcar uns 7 ou 8 golos, com a época estratosférica que o Messi fez. . . .
      RE
      quando se joga mal deve-se elogiar???
      2012-06-18 09h51m por realismo
      Quanto às críticas eu acho normal elas existirem: é sinal de que estão a ver o nosso trabalho.

      Só não recebe críticas quem não é visto, porque a perfeição não existe (infelizmente).

      Naturalmente que ninguém gosta de críticas, mas quando as coisas não correm bem devemos fazer o quê: elogiar!? Só se for para gozar.

      Quem leva as coisas a sério, elogia quando as coisas correm bem e critica quando correm mal. .

      Várias pessoas já o fiz...ler comentário completo »
      RE
      Excelente actuação
      2012-06-18 09h44m por realismo
      O ronaldo desta vez mostrou porque é considerado um dos melhores do mundo! No jogo contra a dinamarca esteve péssimo mas neste esteve excelente.

      Se continuar assim, certamente que Portugal vai conseguir passar e nem sei se não poderemos vencer este euro.

      Porque no meu ver o único elemento da selecção que até agora tinha estado abaixo do seu potencial, tinha sido o ronaldo. Os outros jogadores, tendo em conta as suas características, estiveram sempre bem, ...ler comentário completo »
      DA
      grande portugal
      2012-06-18 09h43m por da00
      de falta de amor à camisola n podem acusar os nossos jogadores, o veloso no fim ate chorava :P
      NI
      Portugal
      2012-06-18 09h08m por nico_gaitan20
      FORÇA RUMO ÁS MEIAS!!
      TH
      Parabens!
      2012-06-18 08h39m por the_reader
      Admito que no último jogo fui um dos que critiquei Ronaldo pois é um jogador que admiro muito e de quem espero sempre bastante mas no ultimo jogo parecia ter um entrave qualquer psicológico e de facto fez um mau jogo. Hoje finalmente mostrouporque é o melhor do mundo a par de messi( para não entrar em guerrilhas). Sinceramente espero que cheguemos as meias, não menosprezando os checos mas acho que qualquer equipa que jogamos até agora era melhor que eles, mas muitas vezes existe uma tendenci...ler comentário completo »
      azulado
      2012-06-18 08h22m por cramos
      Sorte teve a Alemanha em não levar 3, os Dinamarqueses em não levar 5, e estes Holandeses em não levar uns 5 também.
      Se o nosso melhor defesa foi o poste da baliza, o nosso pior atacante também foi o poste da baliza. . . adversária. Se não me engano somos a equipa que mais rematou ao poste até ao momento.
      Estou com alguma esperança que esse teu comentário foi irónico, caso contrário foi muito infeliz e só demonstra que de futebol percebes bem pouco.


      ...ler comentário completo »
      AZ
      SORTE!
      2012-06-18 07h01m por azulado
      Portugal passou com muita sorte.
      O Ronaldo ingatou finalmente, e o melhor defesa portugues foi o. . . poste da baliza!
      MA
      Portugal
      2012-06-18 03h37m por Marlboro
      Portugal pode chegar ás meias com o Ronaldo nesta forma.

      P. S. - O Ronaldo quer ganhar o prémio da FIFA este ano ;)
      LI
      CR7
      2012-06-18 03h35m por Lion_Heart
      É o melhor jogador da actualidade.
      CA
      Ronaldo
      2012-06-18 03h33m por Casillas
      Ai que o Messi vai ficar sem prémio FIFA este ano. . . ah ah ah

      Ronaldo é o melhor do Mundo!
      CR7
      2012-06-18 02h54m por VarelaShow
      Grande jogo do melhor do mundo, penso que a equipa esteve toda bem, tanto dos titulares e dos suplentes utilizados. hoje vi um Portugal ao nivel do portugal que deu 4 batatas a espanha. assim sim, eu gosto de ver :)
      so espero que este seja o momento de viragem do ronaldo. que daqui pra frente, de tudo em campo pela seleçao :)
      FORÇA PORTUGAL
      GRANDE EQUIPA!
      2012-06-18 02h51m por Tiagocarvslb
      De facto o Cristiano Ronaldo neste jogo esteve "acordado", contra a Dinamarca o Cristiano esteve ausente o jogo todo teve várias ocasiões para fazer o golo mas desperdiçou.
      O que é escusavél é o Cristiano ser alvo de criticas da Imprensa e da população portuguesa, Portugal precisa de apoio e não de criticas negativas.
      Mas parante tudo parece que só existe Cristiano no campo e não vejo ninguém a agradecer o esforço de toda a equipa. Espero que nos proximos dias parem de só faze...ler comentário completo »
      jogos históricos
      U Domingo, 17 Junho 2012 - 19:45
      Metalist Oblast Sports Complex
      Nicola Rizzoli
      2-1
      Cristiano Ronaldo 28' 74'
      Rafael van der Vaart 11'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      Incidentes marcaram o fim de semana
      Invasão, agressões e detenções. Os minutos finais mancharam o GD Chaves-Estoril Praia e marcaram a jornada 30 da Liga Portugal Betclic. Dois dias depois do jogo, Helena ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 14:49
      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 14:48
      ricardolouromartins 23-04-2024, 14:40
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:39
      RI
      RicardoHGoat21 23-04-2024, 14:38
      RI
      RicardoHGoat21 23-04-2024, 14:36
      RI
      RicardoHGoat21 23-04-2024, 14:35
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 14:34
      BlackCat 23-04-2024, 14:34
      RI
      RicardoHGoat21 23-04-2024, 14:32