Matheus Uribe foi o primeiro a deixar oficialmente o plantel do FC Porto. Mas o colombiano não será o único.
Há mais três elementos em final de contrato e o único a ter possibilidades de continuar, sabe o zerozero, é Ivan Marcano. Apesar dos 35 anos e do historial complicado de lesões, o central espanhol recebeu um convite para renovar por mais uma temporada e está em período de reflexão. Os 41 jogos/7 golos em 22/23 impressionaram Sérgio Conceição e a SAD azul e branca. Marcano passou a ser, de resto, o defesa com mais golos marcados de dragão ao peito.
Wilson Manafá e Fernando Andrade vão rumar a outras paragens. O lateral direito encerra uma relação de quatro anos e meio, comprometida por uma grave lesão na fase final, e o avançado despede-se após uma época em que não foi utilizado uma única vez. Para nenhuma das competições oficiais.Além destes quatro nomes, há depois mais seis cujo vínculo expira em 2024: Cláudio Ramos, Rodrigo Conceição, Pepe, Bruno Costa, Bernardo Folha e Mehdi Taremi.
Deste sexteto, só Cláudio Ramos, Pepe e Taremi têm lugar assegurado no próximo grupo de trabalho. Bruno Costa não conta para Sérgio Conceição, enquanto Rodrigo e Bernardo aguardam um veredicto técnico e administrativo.
O lateral direito esteve em 25 jogos oficiais esta época, mas tem convites interessantes para seguir o percurso fora de Portugal. Pode renovar e sair por empréstimo ou ser vendido. Nada está decidido.
Bernardo Folha fez 13 partidas pela equipa A, mas precisa de espaço para competir regularmente. A ampliação de contrato facilitará o empréstimo a um clube de I Liga.
Tudo o resto está dependente das vendas a efetuar. Neste particular, Diogo Costa é o nome capaz de assegurar um encaixe importante. Até ao momento, o Manchester United é o único formal interessado, mas nunca se aproximou dos valores pretendidos pelos dragões.
Nas contratações, apenas a de Fran Navarro aparenta estar fechada, apesar da falta de confirmação oficial. A mudança nunca será anunciada antes de 30 de junho, por questões fiscais e de gestão financeira.
PLANTEL PROVISÓRIO:
Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal e Francisco Meixedo;
Laterais: João Mário, Zaidu e Wendell;
Centrais: Pepe, David Carmo, Fábio Cardoso e João Marcelo;
Médios-centro: Grujic e Eustaquio
Médios-ofensivos: Otávio e André Franco
Extremos: Pepê, Galeno, Gonçalo Borges e Gabriel Veron
Avançados: Taremi, Evanilson, Toni Martinez e Danny Namaso
![]() | ![]() |
![]() |