Halibut 30-09-2023, 02:28
Dérbi de Lisboa é sempre Dérbi de Lisboa. Nunca vai ser apenas um jogo, mas quando Benfica e Sporting estão a disputar os títulos em mais do que uma modalidade, os jogos são ainda mais intensos. É como se cada jogo fosse uma continuidade do anterior. Esta sexta-feira arranca o hóquei, já depois de ter iniciado o basquetebol e logo a seguir aparecer o futsal.
Nas oito rodas, as águias têm o fator casa a favor, depois de ter sido primeiras na fase regular e por isso o jogo tem uma importância acrescida: o Benfica eliminou o Sporting, no ano passado, depois de conseguir ganhar fora e os leões foram campeões pela última vez, em 2021, depois de conseguirem ganhar no Dragão Arena.
Histórias à parte, o encontro desta quinta-feira tem uma dimensão psicológica muito forte, pois se os leões conseguiram chegar à final, depois de eliminar o Barcelos em três jogos, as águias aparecem com a motivação em alta, mas o cansaço acumulado, após terem disputado a meia-final contra o FC Porto, a cinco jogos.
Declarações Nuno Resende, treinador do Benfica, à BTV
«Estamos unidos e essa é a nossa maior força. Não temos tempo para aventuras ou desvirtuarmos tudo aquilo que tem sido feito num ano de trabalho. Isso seria um tiro no pé. Temos de acreditar no trabalho que nos trouxe até aqui, mas com o Sporting há algumas nuances em termos estratégicos e de posicionamento e temos de ajustar no decorrer dos jogos. Também temos de ver como o Sporting se apresenta. Estiveram sem competir uma semana e meia e isso pode dar-lhes alguma vantagem, porque tiveram mais tempo de treinar posicionamentos e outras opções.»
«Estão preparados para isso, porque se não tivessem não estariam no Benfica. Seria difícil de gerir se já estivéssemos de férias ou a decidir onde iríamos fazer praia. Poderá haver um ou outro jogador que pode demorar mais tempo a recuperar, mas a maioria deles são experientes e estão habituados a isso. Todo o trabalho de regeneração física e mental, aliado ao trabalho do departamento médico, vai deixar-nos prontos para quinta-feira.»
Declarações de Alejandro Domínguez, ao site do Sporting
«Temos todos os jogadores disponíveis e com muitas ganas. Estamos onde queríamos estar, a lutar pelo título, e vamos jogar a final contra um grande adversário, que fez um campeonato regular e que tem uma equipa muito boa. Estamos preparados e temos de mostrar isso quando entrarmos na pista. Eles são muito potentes fisicamente, temos de lhes ganhar nos duelos físicos, e também teremos de estar muito concentrados.»
«Não é preciso pedir concentração numa final porque, por norma, os jogadores estão mais do que concentrados numa final, mas sabemos que é difícil manter a concentração, sobretudo em cinco jogos em que se podem encontrar vários cenários, mas também trabalhámos isso ao longo do ano.»
4-2 a.p. | ||
Roberto Di Benedetto 4' Pablo Álvarez 10' Carlos Nicolía 57' 59' | Alessandro Verona 24' Gonzalo Romero 45' |