Os Denver Nuggets venceram o primeiro jogo da final da NBA, vencendo em casa, na madruga desta sexta-feira, os Miami Heat por 104 - 93. A equipa da casa confirmou o favoritismo, aproveitando uma partida pouco inspirada do ataque dos Heat.
Como se esperava, o tamanho dos vencedores do Oeste foi uma das principais situações do jogo 1. Jogadores como Aaron Gordon ou Michael Porter Jr. entraram a grande nível, aproveitando as maiores apetências físicas para jogar debaixo do cesto. A boa entrada só foi possível devido ao jogo impressionante de Nikola Jokic, que terminou o 1º período com cinco assistências.
Apesar desses problemas iniciais, os Miami Heat acabaram por ter o seu maior problema no ataque e na falta de acerto do lançamento. A equipa que venceu o Este lançou apenas 40%, contra os 50% de Denver, sendo que o lançamento de três foi ainda pior, com apenas 33% das tentativas a serem aproveitadas. O lançamento certeiro tem sido a principal arma nestes playoff, mas jogadores como Caleb Martin ou Max Struss tiveram jogos para esquecer.
Os Nuggets cedo chegaram a uma vantagem na casa das dezenas e conseguiram sempre manter os Heat a uma distância confortável. Ao intervalo venciam por 17 pontos, sendo que na entrada do último período a vantagem era superior aos 20 pontos.
Do lado individual, o inevitável Nikola Jokic foi a figura, com mais um triplo duplo de 27 pontos, 10 ressaltos e, o mais relevante, 14 assistências. O poste Bam Adebayo foi a principal arma dos Heat, com 26 pontos e 13 ressaltos. Nota para Jimmy Butler, que terminou com apenas 13 pontos e teve sempre muitas dificuldades em encontrar as vantagens ofensivas para tentar impor o seu jogo.
A partida 2 das finais está agendada para a madrugada de domingo para segunda-feira, novamente na casa dos Nuggets, antes da mudança para Miami, para os jogos 3 e 4.