placardpt
    Glória dos dois clubes lança o playoff

    Estrela-Marítimo na barbearia de Gaúcho: «Só não festejei os golos ao FC Porto»

    Não é Fígaro, o famoso Barbeiro de Sevilha criado por Rossini no início do século XIX, mas no mundo do futebol não há quem não o conheça.

    Eric Freire Gomes, o eterno Gaúcho, é um dos nomes grandes da liga portuguesa dos anos 90, um resistente ao virar do século, armado apenas de golos. Por oposição a Fígaro, aliás, Gaúcho é discreto e evita a arte de espalhar boatos. Os 50 anos dão-lhe a maturidade que a vida nova lhe exige.

    qTínhamos um roupeiro no Estrela, o sr. Miguel, que dizia assim: ‘Lavo todos os equipamentos, menos o do Gaúcho. Esse gajo nunca suja a roupa’
    Gaúcho
    No coração de Santa Maria da Feira, o antigo goleador é proprietário e gestor da Barbearia Brotherhood, ponto sagrado na milenar arte da manipulação capilar.

    O zerozero submete-se à cadeira de Gaúcho. Vai ao corte do cabelo e à conversa apalavrada de véspera, a propósito dos decisivos Estrela da Amadora-Marítimo que aí vêm.

    Não há interlocutor mais apropriado. Gaúcho é o melhor marcador da história do Estrela, 55 golos entre 1996 e 2001 – Ricky, o segundo melhor, ostenta 31 -, e o quinto mais acertado de sempre com a camisola do Marítimo: 39 golos, de 2001 a 2004. 

    «Eu não corto cabelos», adverte Gaúcho, já com Leo de máquina em punho, ao lado da cadeira das confissões. «Esse menino aí joga nos juniores do Fiães e o Andrade, que foi meu atleta no Brasil, está no Arrifanense.»

    Andrade, de tesoura e pente, atende o cliente ao lado. O espaço respira futebol. À frente da mesa de snooker, de pano vermelho, o mostruário tem joias antigas encaixilhadas e nomes mais do que familiares ao visitante. «Essa é do Pepe, que foi meu colega no Marítimo, e ao lado está a do Alan no SC Braga, outro amigo.»

    Mais à direita, o azul e branco é do Deportivo galego, da Corunha. Culpa de Jorge Andrade, «um irmão para a vida». «O Jorginho é de Lisboa, mas a esposa nasceu em Ovar e ele passa aqui a vida. Mal entra, já sabemos, é só rir. Um palhacinho bom.»

    Dos golos ao negócio dos cabelos. Gaúcho explica a transformação, qual Kafka, e lembra «o difícil final de carreira», com um regresso sem sucesso ao Brasil, até 2016.

    «Os meus filhos estavam a crescer e sentimos que a segurança de Portugal seria o local ideal para eles viverem. A minha esposa é natural da Feira e cá estamos.»

    Estrela da Amadora-Marítimo, o playoff contado a partir da barbearia de Gaúcho.

    Gaúcho guarda com ternura as camisolas de Estrela e Marítimo @Nelson Pereira

    zerozero – A barbearia está espetacular. Como é que surgiu este negócio na vida do Gaúcho?

    Gaúcho – A minha esposa tinha o sonho de abrir um salão de cabeleireiro e avançou com isso ainda no Brasil. Quando voltámos a Portugal, ela trouxe dois dos funcionários connosco, mas o clima aqui no inverno é duro e eles tiveram dificuldades. Foi nessa altura que decidimos mudar o negócio de cabeleireiro para barbearia. Assumi a gestão do local.

    zz – Mas não corta cabelos.

    G – Isso não (risos). O Leo vai tratar bem de você, não se preocupe. Eu recebo os clientes, 90 por cento são meus amigos e isto é um espaço para falar de futebol também. É muito mais do que uma simples barbearia. O Jorge Andrade é uma das visitas obrigatórias, é como se fosse um irmão mais novo. Conheço-o desde os 17 anos, lembro-me dele nos batizados dos meus filhos. Vi-o a começar a jogar e percebi que era um menino diferente. É muito fácil gostar dele.

    [Leo, o barbeiro, entra em ação e pergunta ao freguês como vai ser o corte]

    [o freguês pede o pente quatro em cima e o três dos lados e atrás – Leo avança]

    zz – Por falar no Jorge, o Estrela da Amadora tem dois jogos decisivos contra o Marítimo para o playoff de manutenção.

    G – Tenho quase 100 golos, entre os dois clubes [94], e pergunto muitas vezes à minha mulher: ‘Como é que eu nunca joguei num dos três grandes de Portugal?’.

    zz – Tem resposta para essa pergunta?

    G - Se calhar não merecia, não sei. Mas não me arrependo de nada, fiz tudo o que sabia. No zerozero vocês podem confirmar esta informação: eu sou um dos futebolistas que mais golos marcou a FC Porto, Benfica e Sporting. Mais do que o Liedson, do que o Jardel, fiz 15 ou 16 golos aos três grandes [sete ao Benfica + seis ao FC Porto + três ao Sporting = 16]. Eu era muito bom a finalizar, precisava de poucas oportunidades para marcar, esse era o meu forte. Consegui esses números com clubes que não lutavam pelo título.

    @Nelson Pereira
    zz – Que memórias guarda do ‘seu’ Estrela da Amadora?

    G – Do ‘meu’ Estrela… isso é muito bonito. Fui muito bem recebido em 1996 pelo Rebelo, um grande capitão. O Fonseca, o Renato, o Rui Neves, o Leal, o Pedro Simões, o Chainho, o Jordão, continuamos a ser uma grande família e temos um grupo de whatsapp só nosso. Estamos a combinar um jantar agora na Amadora para recordar esses dias. Foram cinco anos maravilhosos, com dois treinadores marcantes: o Fernando Santos e o Jorge Jesus.

    zz – Como era esse Fernando Santos de 1996?

    G – Um homem fechado, hoje é mais flexível. Passava a mensagem com objetividade e todos percebíamos o que ele queria. Ajudou-me muito e o Jorge Jesus deu continuidade a essa evolução.

    zz – Um homem completamente diferente.

    G – Nada a ver (risos). Taticamente, o Jorge estava mesmo muito à frente do seu tempo.

    zz – Foi no ciclo do Jesus que saiu por empréstimo para o Ourense, em Espanha. Decisão do Gaúcho ou do treinador?

    G – O Ourense estava em grandes dificuldades e abordou o presidente José Maria Salvado, figura histórica do Estrela. Pediram o meu empréstimo e financeiramente foi uma excelente solução para mim. Mas fui, acima de tudo, para ajudar com golos durante seis meses. E voltei ao Estrela no final da época.

    zz – Voltou e fez a melhor época da sua carreira, com 21 golos.

    G – Voltei cheio de fome (risos). A equipa era boa, espetacular, vai ficar para sempre marcada no meu coração. O Jesus era um chato positivo, fazia aquela pressãozinha constante, mas eu reagia bem a isso.

    zz – Terá muitas histórias com ele, de certeza.

    G – Claro, é uma figuraça. Na manhã do dia dos jogos, por exemplo, fazíamos sempre um treininho de 20/30 minutos sem bola. Só com movimentações. Quando o jogo começava, toda a gente sabia para onde ir, ao centímetro. Era um técnico espetacular.

    zz – O Fernando Santos foi para o FC Porto e levou o Chainho, o Rodolfo e o Paulo Ferreira. É verdade que o Gaúcho também esteve para se mudar para as Antas?

    G – É verdade. 25 anos depois, posso confirmar que essas notícias eram verdadeiras.

    @Nelson Pereira
    zz – O que falhou nesse processo de mudança?

    G – A situação foi muito triste. Eu pensava que estava tudo feito, mas não estava. Lembro-me até de um jogo nas Antas, em 2000 ou 2001. O Jorge Andrade veio falar comigo e disse-me assim: ‘Se nos marcares um golo, não festejes. O Pinto da Costa já me veio perguntar sobre ti, o teu nome anda a ser falado.’ E não é que num dos primeiros lances do jogo eu marquei logo? [2-1 para o FC Porto, janeiro de 2001] O Jorge Costa até veio ter comigo durante o jogo, grande Bicho. ‘Gaúcho, para de correr, pá. Já sabemos que assinaste pelo FC Porto, chega’. E eu, muito correto. ‘Jorge, não assinei, não é verdade’. E foi isso. Portanto, na minha carreira só não festejei golos ao FC Porto (risos).

    zz – Mas percebeu o que se passou para não ter assinado pelo FC Porto?

    G – Não, não sei se o presidente do Estrela pediu demasiado dinheiro, se o Fernando Santos resolveu não me contratar, até hoje tenho dúvidas. Sei que falámos muitas vezes, em diferentes épocas, e acabei por nunca assinar pelo FC Porto. Numa das ocasiões, o FC Porto acabou a anunciar o Pizzi, que jogava no Barcelona. Fez quatro golos. 

    [as patilhas ficam ou saem? Dúvida existencial desfeita pela máquina de Leo. Adeus, patilhas]

    zz – Em 2000, foi o terceiro melhor marcador do campeonato.

    G – Atrás do Super Mário [Jardel] e do Acosta. E em 2002 marquei 15 e estava na frente da lista, quando me lesionei. Foi quando o Fary acabou com 18 e foi o Bota de Prata.

    zz – Como era a atmosfera na Reboleira?

    G – Fanatismo familiar. Eu explico (risos). A malta vivia toda na zona da Amadora, próxima do estádio, e a Reboleira era um ponto de encontro. Havia uma grande proximidade entre o plantel e os adeptos, o Estrela tinha grandes equipas e andava muitas vezes a 'cheirar' a Europa.

    zz – O Gaúcho é, a larga distância, o melhor marcador da história do Estrela. Os dirigentes atuais procuram-no, tentam saber como está, convidam-no para os jogos?

    G – [pausa] Olhe, adorava responder de forma diferente, mas não. Nada. Falo com o Jorge Andrade sobre isso. Não há ninguém do nosso tempo envolvido na estrutura do clube, mas desejo as maiores felicidades a essa grande instituição. Ainda ontem adormeci a ver fotografias desse tempo, no balneário e em jogos.

    zz – Qual foi o melhor golo marcado com a camisola tricolor?

    G – Foram muitos, não é fácil (risos). São tantos… há aquele contra o FC Porto, de penálti, mesmo no fim [2-2, 28 de fevereiro de 1997]. No final foi uma confusão, com polícia lá pelo meio. Rapaz, um caos. Há um 3-0 ao Benfica [27 de fevereiro de 2000] e eu marquei dois bons golos e também um 2-2 em Alvalade. Nesse jogo estava o de Wilde na baliza do Sporting [22 de novembro de 1997]. Fiz golos a muitas feras: PreudHomme, Vítor Baía, De Wilde

    zz – O Gaúcho era um avançado elegante. Parecia não jogar em esforço.

    G – Nós tínhamos um roupeiro no Estrela, o sr. Miguel, que dizia assim: ‘Lavo todos os equipamentos, menos o do Gaúcho. Esse gajo nunca suja a roupa’. Os analistas diziam que eu era um avançado completo. Nunca jogava do lado da bola, posicionava-me sempre do lado oposto. Rematava bem de pé direito e de pé esquerdo, e fiz muitos golos de cabeça, sem ser um gigante. Meço 1,81 metros, mas colocava-me bem e tinha boa impulsão. Jogava bem de costas também.

    zz – Em 2001 mudou-se da Amadora para o Marítimo. O que o atraiu no clube e no Funchal?

    G – É engraçado, porque nessa altura muitos jogadores recusavam jogar na Madeira, por culpa das viagens de avião e do tamanho da pista do aeroporto, que era muito curta. Havia gente com pânico de ir ao Funchal. Alguns até inventavam lesões para não terem de ir lá (risos). O convite surgiu através do professor Nelo Vingada, que era meu admirador e tinha, anteriormente, tentado levar-me para o Benfica.

    Gaúcho
    Total
    356 Jogos  25562 Minutos
    114   44   1   12x

    ver mais �
    zz – Ele foi adjunto do Graeme Souness na Luz.

    G – Exatamente, mas o Souness saiu no fim da época e o Nelo também saiu. Não se esqueceu de mim. Três anos depois, fui trabalhar com ele no Marítimo. A reunião foi feita no Casino do Estoril, foi lá que assinei o meu contrato. O Nelo Vingada deixou-me muitas saudades, é um senhor, não ouvimos um palavrão da boca dele. É um amigo para sempre.

    zz – O Marítimo era um clube ambicioso, jogava quase sempre nas provas da UEFA.

    G – Eu cheguei lá e disse no aeroporto que ia fazer 15 golos no campeonato.

    zz – Conseguiu?

    G – Cheguei à última jornada e tinha 13. Último jogo: Marítimo-Benfica. Ganhámos 3-2 e eu marquei dois golos (risos). Cumpri o prometido. E repeti a promessa para o ano seguinte. Um mês antes de acabar o campeonato, já tinha 15.

    [corte completo, carecada perfeita e o Leo lá diz que também tem ficha no zerozero. Verdade, verdadinha, é só ver AQUI]

    zz – O Marítimo era um clube muito diferente do Estrela?

    G – Pela ambição, sim. Ou seja, no Marítimo o objetivo assumido era a qualificação europeia. Era diferente nesse sentido. O Estrela lutava para não descer e depois tentava chegar lá acima. Gostei de viver na ilha, a minha esposa até gostaria de lá voltar. O clima é espetacular.

    zz – Estrela-Marítimo neste playoff decisivo. Por onde pende o coração?

    G – Vi logo que alguém ia querer falar comigo (risos). É 50 para cada lado. Pensei que o Estrela ia subir de divisão e nunca pensei ver o Marítimo nesta situação. A equipa até tem um futebol bonito, mas sem 'matador' não há hipóteses. Falta uma referência na área, o futebol é isso, é golo. Vão ser jogos durinhos, sem dúvida. A Reboleira e os Barreiros são campos míticos. O Marítimo joga primeiro na Amadora e pode decidir em casa. Terá essa vantagem.

    zz – Vai estar presente em algum dos jogos?

    G – Vou estar nos dois (risos). Ninguém me convidou, mas quero ver ao vivo porque são os meus dois clubes de Portugal.

    zz – O Gaúcho está afastado do futebol. Gostaria de voltar?

    G – Gostaria, tenho esse objetivo. Não como treinador principal, mas integrado numa equipa técnica. Tenho os meus cursos, tenho conhecimento e teria enorme prazer em encaixar num staff. Quem quiser falar com o Gaúcho, é só visitar aqui A barbearia. Porque isto não é só uma barbearia, é também um templo do futebol.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    EST. AMADORA
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Fotografias

    Play-Off Liga BWIN: CF Estrela da Amadora x CS Marítimo
    Play-Off Liga BWIN: CF Estrela da Amadora x CS Marítimo

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Melhor marcador do Estrela
    2023-06-02 12h48m por hugoviseu881
    Bolas, convidem este craque!
    Tantos golos que o vi marcar no José Gomes! Para mim, o estádio devia estar sempre aberto para ele!
    Craque
    2023-06-01 19h55m por Las
    Este avançado era uma bomba, marcava a todos! A quantidade de cepos que jogaram nos grandes e no Boavista por esta altura e que não chegavam aos calcanhares deste é enorme! Já nessa altura os empresários ditavam e os clubes submetiam se. Muita sorte para o Gaúcho, ele honrou e muito o futebol
    Grande Gaúcho!
    2023-06-01 10h32m por ohjuejue
    Obrigado pelas boas memórias! Felicidades e saúde para ti e para toda a família!
    jogos históricos
    U Sábado, 03 Junho 2023 - 20:00
    Estádio José Gomes
    André Narciso
    2-1
    Regis Ndo 3'
    Jean Felipe 80'
    Cláudio Winck 87'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50
    robbiefowler9 24-04-2024, 23:43
    FC
    Fcpflaw2506 24-04-2024, 23:40
    Ricardo2018 24-04-2024, 23:32
    MA
    malaguetapura 24-04-2024, 23:18
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:15
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 23:13
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:07
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:04
    O_Pestinha666 24-04-2024, 23:01
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 22:57
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 22:56
    anon428 24-04-2024, 22:55