placardpt
      Triunfo por 2-1 em Vizela

      Leão deu uma última «virada»

      O Sporting fechou a época com uma vitória em Vizela, por 1-2. O triunfo dos leões chegou com direito a reviravolta, depois de Osmajic ter colocado a equipa de Tulipa a vencer bem cedo no encontro. Gonçalo Inácio e um autogolo de Ivanlido acabaram, no entanto, por assegurar os três derradeiros pontos aos leões.

      Experiências de parte a parte

      Foi em ritmo de fim de época - ou de "pré" - com uma ou outra pincelada competitiva que Vizela e Sporting se despediram da temporada de 2022/2023. Tulipa e Rúben Amorim, com as respetivas situações resolvidas em termos classificativos, quiserem olhar para o futuro e aproveitaram o contexto para algumas experiências, nem todas bem sucedidas. 

      @Catarina Morais / Kapta +
      O técnico leonino até já tinha anunciado a equipa inicial na véspera e, por isso, as presenças de Dário Essugo e Paulinho não surpreenderam, mas desiludiram. No caso do jovem médio, o tempo ainda está do seu lado e cada passo em contexto competitivo é um passo em frente no crescimento; já o ponta de lança português continua longe de ser uma figura maior.

      Tulipa, por sua vez, foi mais longe nas experiências e mudou de sistema tático. O clássico 4x3x3 com que o Vizela chegou à Primeira Liga pela mão de Álvaro Pacheco e que fez escola nas duas últimas épocas na equipa foi substituído pelo 3x4x3. A equipa teve menos bola, ligou pouco o jogo e viveu, sobretudo, de bolas rápidas para o «físico» de Osmajic.

      Golos para animar

      Mas foi, curiosamente, nesse processo simples de jogo que o Vizela chegou à vantagem, à passagem do minuto seis. O talento de Kiko Bondoso - indiscutível em qualquer sistema - permitiu-lhe soltar-se de Gonçalo Inácio e lançar em velocidade o ponta-de-lança montenegrino, que depois de ganhar o duelo a Coates bateu Franco Israel com um remate rasteiro. 

      @Catarina Morais / Kapta +
      Simples e eficaz, mas fugaz. Depois do golo, a equipa da casa sentiu muitas dificuldades para voltar a ameaçar a baliza leonina. Mas do lado oposto, Buntic também não teve propriamente uma noite atarefada, acabando, no entanto, batido por Gonçalo Inácio (20') na sequência de um canto batido por Pedro Gonçalves. O defesa do Sporting ganhou nas alturas e fez o empate.

      Dentro do ritmo próprio de quem já não tem nada a ganhar, aqui e ali o encontro de Vizela viveu momentos «quentes» nascidos de «sururus» entre os jogadores. O mais "problemático" aconteceu no final da primeira parte, com Pedro Gonçalves a «embrulhar-se» com Alex Méndez e a arrastar um aglomerado de colegas e adversários para a confusão. Escusado. 

      Noite de despedidas
      No último ato da época percebeu-se que alguns nomes podem não voltar para a nova etapa em 23/24. O mais óbvio foi o de Kiki Afonso, capitão do Vizela, que para além de ter sido homenageado pelos 100 jogos ainda saiu em claro jeito de despedida, aos 84 mimutos.
      Não escapando à verdade, diga-se que os segundos 45 minutos foram ligeiramente mais interessantes, muito por iniciativa dos leões. É certo que o Vizela até podia ter chegado novamente à vantagem em lances consecutivos (51'), mas a bola passou (ainda) mais tempo nos pés dos visitantes. E no capítulo do perigo, Pedro Gonçalves foi o mais ativo.

      O avançado do Sporting ameaçou aos 53 minutos, com um remate perigoso, e aos 70' voltou a ensaiar o tiro ao alvo. Não minimizar o efeito de Marcus Edwards, igualmente. O inglês entrou aos 56 minutos - quando os leões já mostravam sinais de superioridade - e trouxe com ele uma dinâmica diferente para o corredor direito. 

      Neste quadro, não surpreendeu que o golo acabasse por surgir, ainda que da forma mais inglória possível para o Vizela. Aos 85 minutos, Ivanildo Fernandes desviou de forma infeliz para a própria baliza e, com isso, «ofereceu» de bandeja a vitória aos leões. Uma vitória justa, diga-se, sobretudo pela história da segunda parte.

      U Sexta, 26 Maio 2023 - 21:15
      Estádio do Futebol Clube de Vizela
      Cláudio Pereira
      1-2
      Milutin Osmajic 6'
      Ivanildo Fernandes 85' (p.b.)
      Gonçalo Inácio 20'
      Estádio do Futebol Clube de Vizela
      Lotação6 000
      Medidas105x68
      Inauguração1989
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 34
      Lances Capitais
      GOLO FC Vizela!
      Milutin Osmajic marca
      Milutin Osmajic marca o seu 8º golo na prova (31 jogos)
      20´
      GOLO Sporting!
      Gonçalo Inácio marca
      Gonçalo Inácio marca o seu 1º golo na prova (33 jogos)
      Gonçalo Inácio marcou o seu 11º golo na equipa (122 jogos)
      85´
      GOLO Sporting
      Ivanildo Fernandes marca na própria baliza!
      A Chave

      Minuto 85. O Sporting estava a ser a melhor equipa na segunda parte, embora não estivesse a conseguir forçar decididamente no momento da finalização. Ivanlido, que até estava a realizar uma boa exibição, acabou por fazer autogolo e selar a vitória leonina.

      O Árbitro

      Na primeira parte, Nuno Santos e Paulinho ficaram a pedir grande penalidade, mas Cláudio Pereira mandou jogar em ambas as situações. Apesar de ter havido contacto nos dois momentos, as decisões foram acertadas. 

      O Melhor
      Boa moldura humana

      A hora, a chuva e a "inutilidade" contabilística do encontro apresentavam-se como fatores dissuasores para uma presença significativa de público em Vizela, mas as duas bancadas mostraram-se bem compostas e dispostas a despedirem as duas equipas com um ambiente caloroso.

      O Pior
      O tempo e... a hora

      É preciso ter em conta as sensibilidades do negócio e as regras a que obriga, mas parece claro (até pelas mensagens vindas das duas bancadas) que um jogo sem «história» às 21h15 não é uma boa ideia. Mais ainda quando as condições meteorológicas não são, de todo, agradáveis.

      Forma
      FC Vizela
      2022/2023
      39J
      11V
      10E
      18D
      41-50G
      Sporting
      2022/2023
      53J
      31V
      10E
      12D
      108-51G

      Fotografias(35)

      Liga BWIN: Vizela x Sporting
      Liga BWIN: Vizela x Sporting
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC VIZELA
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      pacheco96
      2023-05-27 09h24m por redlegion
      É algo que já estou farto de dizer. O Braga vendeu o homem ao Tondela, comprou de volta, emprestou e vendeu outra vez. Enfim. . .
      Olhando aos centrais que passaram no Braga no últimos anos, não fica a dever nada a nenhum deles, sobretudo aos atuais. Lutava na boa pelo lugar.
      Sporting
      2023-05-27 08h30m por nelsongomes11
      Como dizia o desaparecido mais um frango virado! Liga Europa é fixe também. Amorim deve continuar no Sporting, sem ele o clube estaria bem pior na minha opinião.
      Vizela
      2023-05-27 04h44m por moumu
      Boa época diga-se como tem sido na 1ª liga, o avançado convinha ficar com ele.
      Eagle
      2023-05-27 02h06m por pacheco96
      O Ivanildo é de facto fraquinho! O Bruno por mais que me custe dizer merece um clube melhor que o Vizela, penso que até no braga teria lugar em vez de tormena/paulo Oliveira, muito bom central mm
      Pedrito
      2023-05-27 01h48m por pacheco96
      Caso eu saiba nao es o unico adepto, refiro me a quem esteve no estadio neste e no ano passado! Se fores por aí o basileia tambem nao deve jogar nas competições europeias. E se era uma boca infelizmente o vizela nunca foi às competições europeias, senão vigo por acaso ate era um confronto interessante, terra de boa gente e animada! Em relação a cães nao falo, tenho que arranjar um apito próprio
      Pedrodossantoss cp
      2023-05-27 00h12m por pacheco96
      O 'pro' era 'pra' obviamente! Se nao reparaste eu próprio disse que é o que acho que vai acontecer, mas pronto, continuem com essa cultura de insultarem tudo e todos, vai vos levar longe ✌️ a ver se nao apanham o skenderbeu na europa 🫠
      O Pior
      2023-05-27 00h03m por redlegion
      A secção do "O Pior" torna-se uma comédia involuntária depois do Proença ter dito que o primeiro ponto dos seus "principais desafios" para os próximos quatro anos é ter (e cito) "o adepto como eixo central do espetáculo desportivo". Mesmo que acabem os jogos às 21h15, não é mudar em trinta minutos o arranque de um jogo noturno que vai implicar uma mudança de qualidade de vida para quem quer que seja.
      Mas quando se está refém do operador. . .
      Não serviu de muito.
      2023-05-26 23h33m por aroncrazy
      Mas está feito. Os videntes do zerozero apostaram massivamente na vitória do Vizela, mas verificou-se que era mais desejo do que raciocínio lógico. Até pró ano.
      FL
      Paulinho
      2023-05-26 23h31m por fllcortez
      Igual a si mesmo, pote cruza, paulinho foge da bola e vá lá, aparece um ex central do scp e pimba.
      Jogo
      2023-05-26 23h30m por pacheco96
      Muito morno de ambos os lados! Ainda bem que o ala esquerdo do sporting puxou pela bancada, tem lugar na seleção mas é do circo! De resto, ou muito me engano, ou pro ano somos o principal candidato a descer de divisão, Quim Ribeiro e demais capangas a estragarem tudo de bom que tinha sido feito e conseguido pela anterior direção! Só espero que o gajo saia o quanto antes, prefiro descer e ter alguém que respeite o clube e a cidade novamente. Quanto ao sporting, mais uma vez revelou ter ade...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Palavras para a TV Cultura
      Na sequência das declarações de John Textor depois da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre um eventual caso de corrupção no futebol brasileiro, ...