placardpt
    Leiria e Belenenses deram espetáculo no Jamor

    Leiria é o novo campeão da Liga 3, mas quem ganhou mesmo foi o futebol

    As bancadas do Jamor «encheram-se» com uma grande moldura, jogou-se bem dentro das quatro linhas e o Leiria teve que sofrer, mas acabou a vencer o Belenenses por 1-0 para se sagrar o novo campeão da Liga 3. Contudo, num espetáculo tão bonito, quem ganhou mesmo foi o futebol.

    Depois de uma longa época, onde Belenenses e Leiria haviam conseguido o principal objetivo, o da subida de divisão, estes dois históricos do futebol nacional decidiam quem era o novo campeão da Liga 3 no mítico Jamor. Do lado do Belenenses, o treinador Bruno Dias não tinha grandes surpresas no onze, mas Vasco Botelho da Costa surpreendia e apresentava uma linha de cinco defesas (Kaká e Valdir como alas).

    Entrada dominadora

    Com uma casa muito bem composta - 15158 espetadores - e um clima de festa que começou cedo, dois históricos encontravam-se e a partida prometia, não estivéssemos a falar das duas melhores equipas desta edição da Liga 3. Estranhamente, a equipa do Belenenses pareceu entrar algo nervosa na partida e isso resultou numa série de erros simples, mas muito perigosos, na troca de bola em zona defensiva, que foram galvanizando os leirienses, de tal forma que o golo inaugural chegou com alguma naturalidade para a Equipa do Lis, num remate de ressaca de Valdir, aos 10'.

    Esta tendência manteve-se durante alguns minutos e a verdade é que o Leiria até podia rapidamente ter ampliado a vantagem, mas os comandados de Vasco Botelho da Costa não foram suficientemente assertivos em frente à baliza e deixaram o jogo em aberto. Perante a linha de cinco defesas, fortificada com os dois médios centros e os extremos a baixar, o Belenenses estava com uma clara dificuldade ao nível da construção e foi sendo obrigado a apostar nas alas, algo que demorou a resultar.

    Jamor com boa moldura humana @zerozero - Francisco Paulo Carvalho
    A entrada de Xavi para o meio campo, para substituir o lesionado Hélio Cruz, trouxe alguma clarividência aos do Restelo com bola e estes cresceram, mas demoraram a criar perigo e quando o fizeram, Kieszek mostrou-se bem entre os postes. Do outro lado, o Leiria foi apostando mais na transição, com o crescimento azul, mas foi perdendo progressivamente o ímpeto inicial. O intervalo chegava em boa hora às duas equipas.

    Sofrer, sofrer e festejar

    Em desvantagem, o Belenenses entrou para a 2ª parte com o claro objetivo de mandar, pela primeira vez, no jogo e isso mudou por completo as dinâmicas do jogo. O Leiria continuava forte defensivamente e isso dificultava o ataque organizado da turma de Belém, o que facilitava a que o jogo se partisse. Os leirienses iam deixando os adversários em sentido nessa transições, mas quando o Belenenses recuperava bem defensivamente, também se mostrava forte ao apostar nas bolas nas costas da defesa de Leiria.

    Com o jogo cada vez mais partido, pedia-se claramente a entrada de velocistas e tecnicistas e os dois treinadores responderam a esse chamamento, especialmente do lado do Belenenses, mais desesperado, com Bruno Dias a colocar toda a «carne no assador». Entraram Martelo, João Costa, Fábio Pala e Miguel Tavares e o dinamismo ofensivo da equipa do Restelo melhorou a olhos vistos, com o perigo a aumentar, em quantidade e qualidade. Ia faltando eficácia, mas o sufoco à equipa de Lis era real.

    As oportunidades iam-se acumulando, mas a eficácia era a mesma e a clarividência ofensiva do Belenenses iam diminuindo com o passar dos minutos. O Leiria ia cada vez mais abdicando de ter bola no ataque - David Grilo foi quase espetador na 2ª parte - e mantendo-se coeso, levando à frustração adversária. No final, com os adeptos em grande festa nas bancadas, foi o Leiria a festejar o título de novo campeão da Liga 3, mas quem ganhou mesmo, numa tarde tão bonita, foi o futebol.

    jogos históricos
    U Sábado, 20 Maio 2023 - 16:15
    Estádio Nacional do Jamor
    António Moreira
    1-0
    Valdir Júnior 10'

    ESTÁDIO

    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Positivo
    Um belo espetáculo

    Duas equipas a querer ganhar, estudo tático, bom futebol, muitos adeptos e festa nas bancadas. Pouco se podia pedir mais para a festa do final da Liga 3. O Puro Futebol!

    Negativo
    Faltou eficácia

    O Belenenses até podia ter sido mais feliz, mas faltou ligação na 1ª parte e, principalmente, eficácia na 2ª parte, onde encaixaram o Leiria às cordas. Contudo, mérito para a coesão defensiva leiriense.

    Forma
    UD Leiria
    2022/2023
    31J
    22V
    2E
    7D
    62-27G
    Belenenses
    2022/2023
    31J
    15V
    7E
    9D
    53-35G
    O Árbitro

    O árbitro António Moreira demorou a tirar os cartões do bolso e geriu mal essa questão, mas nada que influenciasse diretamente o resultado do jogo.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    UD LEIRIA
    EMPATE
    BELENENSES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    U. Leiria
    2023-05-21 19h15m por Riba21
    Justo campeão.
    emanuel92
    2023-05-21 19h13m por Riba21
    Não te iludas, não eram assim tão poucos meios.
    Fkaoff
    2023-05-21 19h11m por Riba21
    O teu primeiro comentário é para ser engraçado, ignorância ou é só azia?
    Havia mais adeptos do belenenses? Sim. Encheu metade do estádio? Não.
    Seriam talvez 9000 do belenenses e 6000 de Leiria. É assim uma diferença tão grande, tendo em conta que o belenenses jogava praticamente em casa? Acho que tens dois dedos de testa para perceber a diferença de logística entre ir de Leiria para o Jamor ou de Lisboa para o Jamor.
    Na verdade, se houvesse aqui neste jogo adeptos fa...ler comentário completo »
    TI
    Capítulo Final
    2023-05-21 01h53m por Tiago_Pastel
    Parabéns ao Leiria e aos seus adeptos, pela conquista da liga 3.
    Esperava maior presença Leiriense, no Jamor, mas ainda assim, existe um notório crescimento, que é de louvar. . .
    Os Belenenses também estão de parabéns, tanto pela época feita, como pela enorme moldura humana hoje apresentada. Estamos vivos, e mostrámos, mais uma vez, que a nossa paixão não tem divisão, e que a nossa dignidade, não tem preço!
    Seguimos, juntos, para a próxima etapa, que, de...ler comentário completo »
    Belém é no restelo ou nas salésias
    2023-05-20 23h51m por Jorge-Fernandes
    Hoje não deu para levantar o Caneco.
    Parabéns aos nosso jogadores que fizeram tudo para serem campeões. Tenho orgulho nesta equipa. Pode não ser prefeita mas luta.

    A festa foi bonita e o Belenenses demostrou a sua força da sua massa associativa.
    O Belenenses não precisa de SAD's ou investidores da treta o Belenenses é grande só por si.
    Não vai ser fácil para o ano, mas tenho confiança com o mesmo espirito e sem que ninguém dê nada por nós, vamos conseg...ler comentário completo »
    . .
    2023-05-20 22h32m por Adepto20
    Esta gente não tem noção o que o Leiria tem evoluido nestes ultimos anos, com este novo investidor
    afonsofarense20 00
    2023-05-20 20h59m por __5CP_
    Se desta vez fosse preciso um Harramis como o seu clube iria resolver o problema?
    Eis a questão.
    SDUQuê?
    2023-05-20 20h34m por AzulMais
    Necessário estrturar equipa para a II. Sem parcerias fortes, será complicado. SDuQ só conheço o Paços, e o seu desempenho é medíocre. Os adeptos do Belém merecem mais e melhor.

    Saudações Azuis
    Fkaoff - Estarolismo
    2023-05-20 20h14m por afonsofarense2000
    No twitter encontrei um adepto benfiquista que me disse que está a ir mais aos jogos do Estrela que o Benfica, inclusive jogos fora e está a querer saber mais do clube da sua cidade que do grande

    Pergunto-te eu agora: É um fake adepto ou é um adepto que está a esforçar-se para deixar o seu estarolismo? Sabes que nas redes sociais tens milhares de exemplos de adeptos que se quiseram esforçar para combater o estarolismo para dar mais valor ao clube da terra. E se for o caso do Lei...ler comentário completo »
    Leiria
    2023-05-20 19h54m por moumu
    Tem bons jogadores foi quase a melhor equipa da liga 3, o objectivo é garantir estabilidade na 2ª liga.
    Diego_Forlan
    2023-05-20 19h49m por brutal_power
    Por isso, a primeira divisão atualmente tem menos interesse. Atualmente são menos históricos na primeira divisão.
    Final da Liga 3
    2023-05-20 19h48m por brutal_power
    A U. Leiria teve sorte de ganhar o jogo. Não fez grande coisa para ganhar a Liga 3. Vi toda a segunda parte e aí o Belenenses esteve bem melhor do que a U. Leiria. Também vi o fim da primeira parte e aí o Belenenses também esteve melhor do que a U. Leiria. Queria mesmo que o Belenenses levasse o caneco e foi o que fez mais para isso. Alguns dos jogos que a U. Leiria ganhou na primeira fase da Liga 3 foram arrancados a ferros. Tiveram sorte a longo da época. O mais provável era que fos...ler comentário completo »
    DI
    Uniao
    2023-05-20 19h36m por Diego_Forlan
    Fazem falta epocas como o Leiria na primeira. Esta a ficar um campeonato tao pouco tradicional sem beira mar, vitoria setubal, belenenses, academica que ate mete dó.
    Belenenses vs Leiria
    2023-05-20 19h05m por Tobin
    Parabéns à União de Leiria pela conquista do Título de Campeão da Liga 3.
    Parabéns também ao Belenenses pelas épocas que têm feito.

    Gostava que ganhasse o Belenenses que é o 4º grande do futebol português, mas o título no Leiria também encaixa bem.
    GS
    Final da Liga 3
    2023-05-20 18h57m por GSCGrandeamor
    Parabéns União Desportiva de Leiria pela vitória e conquista da Liga 3, justos vencedores.
    Parabéns ao Belenenses lutou muito principalmente na 2ª parte mas na hora de finalizar não estiveram bem, seja como for saem de cabeça erguida.

    O futebol ganhou e muito!!!!

    Saudações
    Jogo
    2023-05-20 18h47m por BurroDeBancada
    Bom jogo, com bom clima nas bancadas também.
    Jordan tendo ficado no Benfica poderia ter evoluído muito.
    ZY
    Leiria
    2023-05-20 18h37m por zyxw4321
    Parabéns pelo título, a ver se os dois clubes aguentam a transição para a 2a Liga.
    Jogo
    2023-05-20 18h30m por robbiefowler9
    A refletir as épocas de ambas as equipas; Leiria com um plantel de imensa qualidade, a aprender ao contrário de outros anos a conviver cedo com a derrota na temporada, sabendo lidar melhor com a pressão; o Belenenses, apesar de ter jogadores com qualidade, a fazer as coisas com mais rasgo individual e em contra-ataque, em esforço e garra mas com um plantel menos homogéneo, sendo que sentiu a falta nos últimos jogos do Flavinho, que foi um desbloqueador soberbo em muitos jogos da temporada
    Liga 3
    2023-05-20 18h28m por emanuel92
    Parabéns à União de Leiria pela conquista do Título de Campeão da Liga 3.
    Ao CF os Belenenses também estão de parabens pela subida pois eram das equipas com poucos meios fizeram muito.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...