placardpt
    Graeme Souness fala ao zerozero

    Bernardo e os 300 jogos pelo City: «É o profissional perfeito»

    Bernardo Silva é um génio do futebol. Um profissional exemplar que enche as medidas dos mais exigentes treinadores, pela forma como alia o talento puro ao trabalho duro: com o mesmo aveludado pé esquerdo com que acaricia a bola, entra de carrinho sobre adversários com o dobro do tamanho. Essa é uma combinação que Guardiola não dispensa.

    Quanto vale esse raro conjunto de competências? É difícil dizer de forma objetiva, mas a verdade é que 2017 custou cerca de 50 milhões de euros. Um valor alto, mas constantemente justificado em campo ao longo dos últimos seis anos.

    Já era o terceiro português com mais jogos na Premier League, apenas superado por Cristiano Ronaldo e Luís Boa Morte, mas agora atingiu a marca dos 300 jogos com a camisola do Manchester City, que o torna o 25º mais utilizado na história centenária do clube. Um legado sério.

    Peça insubstituível numa equipa histórica

    Bernardo Silva
    Manchester City
    Total
    301 Jogos  20647 Minutos
    53   32   0   02x
    ver mais �
    Para celebrar a marca, que com o jogo europeu em Madrid já vai nos 301 jogos, o zerozero procurou falar com alguém que tivesse acompanhado o progresso do internacional português ao longo destas seis temporadas. O nosso jornal sabia que não podia ser uma pessoa qualquer, e por isso procurou um dos (poucos) nomes com um palmarés mais extenso do que o de Bernardo Silva...

    «Ele é um jogador muito, muito especial e tem sido uma estrela no futebol inglês. Também na personalidade, já que nunca se ouvem histórias acerca dele. É um sonho, não há absolutamente nada para não gostar!»

    Foi assim que começou a conversa com Graeme Souness. Não é exagero nenhum dizer que o antigo treinador do Benfica (1997 a 1999) e lendário jogador do principal escalão inglês é, no fundo, um fã de Bernardo Silva.

    Souness falou ao zerozero @Getty /
    Conquistou cinco títulos da Premier League (antes de ter este nome) em sete temporadas ao serviço do Liverpool, um número que o camisola 20 do Manchester City espera igualar este ano. Também levantou três vezes a Liga dos Campeões - Bernardo ainda procura a primeira -, mas mesmo assim considera os cityzens uma equipa melhor:

    «Na minha opinião, este Manchester City é a equipa mais forte na história do futebol inglês e tem quatro jogadores que são simplesmente insubstituíveis: Ederson, De Bruyne, Bernardo Silva e agora o Haaland. Quando sai o Bernardo, ou um destes, não há ninguém da mesma qualidade e o jogo muda um pouco».

    «Bernardo, o profissional perfeito»

    Talvez seja De Bruyne o nome mais associado às recentes conquistas, e Haaland a figura do momento, mas subestimar a importância do médio que chegou à formação do Benfica dois anos depois de Souness deixar o leme da equipa principal.

    «Ele é um viciado em trabalho, leva isso para os jogos e faz os colegas jogar melhor. Falamos muito de world class, mas, para mim, isso é um jogador que seria titular em qualquer equipa do Mundo. Isso é o Bernardo, o profissional perfeito», disse, num tom entusiástico, durante uma conversa telefónica com o nosso jornal.

    «Aposto que é igual nos treinos. Nunca o conheci, mas imagino que seja um belo ser humano, porque parece ser, mas o que sei é que ele é um futebolista especial.» 

    Atingiu a marca dos três mil minutos com os 50 jogos que já leva em 2022/23, de 54 possíveis - só Rodri tem tantos e ninguém tem mais. Quer os jogos todos... e os troféus também! Conquistou 11 nas primeiras cinco temporadas e procura agora mais três: bater o Arsenal na corrida pela Premier League, o Manchester United na final da FA Cup, e o Santo Graal que é a Liga dos Campeões.

    Sexta temporada no Etihad @Getty / James Gill - Danehouse

    O futuro

    Mesmo que a vida em Manchester lhe esteja a correr bem, não há garantias de que a parceria dure para sempre. Afinal, já foi apontado a outros destinos e até foi objeto de um longo namoro com o Barcelona. Souness não compreende, do ponto de vista britânico.

    Souness vê o herdeiro de Modric @Getty /
    «Acho que ele gostaria de jogar mais vezes no corredor central e ter mais bola, mas fiquei perplexo quando vi notícias de que o Manchester City o ia deixar sair. Seria de esperar que lutassem com unhas e dentes para o manter no clube!»

    Mesmo no caso de uma eventual saída, o escocês prefere Madrid à Catalunha: «Olhando para o cenário maior, se ele fosse sair do clube, não me surpreenderia se ele substituísse o Modric no Real Madrid. Não vejo ninguém mais adequado, para ser honesto».

    O contrato é válido até 2025. Mais dois anos. Falar do mercado seria fazer parte de uma cultura de especulação no futebol, por isso optamos por dar paz ao futuro e voltar a dar atenção plena ao presente e ao passado, com um sumário das últimas seis temporadas:

    «Ele fica cada vez melhor! É quase o jogador perfeito, é mesmo».

    Portugal
    Bernardo Silva
    NomeBernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva
    Nascimento/Idade1994-08-10(29 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    antonioneves127
    2023-05-13 08h43m por MisticaEncarnada
    É um triplete mais moderno :D
    Para mim, ganhar a Supertaça, Taça de Portugal e campeonato, é triplete, porque se usava há uns anos.
    Se for com Taça da Liga já não lhe chamo triplete porque para mim são as três competições mais importantes: campeonato, taça, Supertaça.
    Maxaqueen
    2023-05-13 08h39m por MisticaEncarnada
    A carreira não diz tudo da qualidade de um jogador. E se eu te disser que o Totti era mais jogador que o Lampard e até que o Giggs em determinada altura da carreira?
    Os pés de um jogador são os mesmos se ele jogou na Fiorentina ou no Inter.
    Arshavin23TheGu nner
    2023-05-13 00h13m por Maxaqueen
    Acho que a única razão para nem sequer se colocar o Rui Costa à mesma dimensão que um Figo foi mesmo a sua passagem pela Fiorentina.
    Ok, a Fiorentina é um clube histórico com adeptos fervorosos e únicos, mas não é um Milan, um Inter, uma Juventus, Roma ou até mesmo Lázio que na altura era uma equipa mais de proa que a Fiorentina.
    Isto, para mim, foi o que fez grandemente a diferença.

    Mas se formos por aí há mais casos controversos e que geram discussão no n...ler comentário completo »
    Arshavin23TheGu nner
    2023-05-12 23h55m por Maxaqueen
    O Rui Costa vinha de outro tempo onde se valorizavam outras características.
    Eu tenho a certeza que no futebol actual o Rui Costa seria criticadíssimo por não ser "intenso" ou não libertar a bola na altura exacta, etc. . .
    O Deco já é uma transição para um futebol mais moderno.
    DingyPT
    2023-05-12 23h51m por Maxaqueen
    Essa análise que faz começa torta porque você pega numa coisa que hoje em dia é quase central para analisar um jogador e na época do Figo não era tanto que são os números.
    Pode ter melhores números, mas também há mais jogos sobretudo pelas selecções e, no caso do Bernardo Silva, integra uma realidade no City que o Figo só viveu aproximadamente no Real Madrid e mesmo assim era outra coisa.
    Hoje em dia há um profissionalismo e condições na formação em Portugal que há 30 anos não...ler comentário completo »
    antonioneves127
    2023-05-12 23h48m por AngelEyes
    tri·ple·te
    (espanhol triplete)
    nome masculino
    [Informal] [Desporto] Triunfo em três competições desportivas na mesma temporada.


    "triplete", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario. priberam. org/triplete [consultado em 12-05-2023].
    antonioneves127 _figo
    2023-05-12 20h27m por DingyPT
    sim claro que deu. É dos maiores nomes de sempre do nosso futebol. Mas lá está, o que é que se define por "melhor jogador" é alguém que contribui diretamente em mais golos? é alguém que não erra? é fazer jogadas vistosas? há muita coisa por onde se pode pegar.

    O Bernardo Silva tem coisas que o Figo nunca teve, da mesma forma que Figo tem características que o Bernardo nem imagina um dia ter. E este é precisamente o meu ponto, se não tivéssemos presenciado CR7 e companhia, ...ler comentário completo »
    antonioneves127
    2023-05-12 20h20m por DingyPT
    Eu diria que não existe regra, basta ganhar 3 títulos sim.
    Por exemplo é como o "pentacampeão". Para mim, o que faz mais sentido é ser campeão em 5 anos consecutivos. Mas se pegares na imprensa, todos dizem que o Brasil é pentacampeão.

    Está correto dizer que o porto "fez a tripla" se ganhar a taça de Portugal? epá sim, mas o título que tem maior relevância é o campeonato português, claro.
    Triplete
    2023-05-12 19h22m por Besteirense
    Existem vários tipos de triplete, nomeadamente o doméstico e o continental, cada um com várias opções.

    Em 2013/4, o Benfica fez um triplete interno, o primeiro em Portugal que consistia em Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. No ano seguinte fez outro diferente, também o primeiro desse género, com Supertaça, Taça da Liga e Campeonato.

    Quanto ao triplete continental, não começou com o Barcelona em 2009; dez anos antes o Manchester United tinha feito um e já se falava disso.
    Besteirense
    2023-05-12 19h16m por MisticaEncarnada
    Falando em ódios, eu não odeio o JJ por causa do Bernardo. Aliás, odiar é uma palavra muito forte.
    Até torci por ele no Flamengo e agora torço no Fenerbahçe.
    Eu não gosto do Jesus, não é só por causa do Bernardo (e do Cancelo).
    Foram os campeoantos perdidos, mais finais e meias finais perdidas que ganhas (tirando a Taça da Liga), tanto na Taça de Portugal como na Liga Europa, foram 7 anos na Champions com duas passagem apenas da fase de grupos (uma em 5 nos prim...ler comentário completo »
    antonioneves127
    2023-05-12 19h02m por MisticaEncarnada
    O verdadeiro triplete surgiu há muitos anos, era começar a época a ganhar a Supertaça, depois ganhar o campeonato e a Taça, na mesma época (e não ano civil).
    Mais tarde, quando o Inter, o Barcelona, etc, começaram a ganhar Taça, Campeonato e Champions é que pegou a moda do triplete ser com um título Europeu mas originalmente era ganhar os 3 títulos nacionais na mesma época (quanto não havia Taça da Liga).
    Bernardo Silva > Figo ?
    2023-05-12 17h58m por DingyPT
    Seria esta conversa que poderíamos ter neste momento, não fossem os dois monstros do futebol (CR7 e Messi) ter os números que têm.
    É que estes dois, BANALIZARAM por completo jogadores como o Bernardo.
    Bernardo Silva, aos 28 anos, apresenta números melhores que Luis Figo com a mesma idade. Claro, as posições não são as mesmas, o tipo de futebol não é o mesmo, nada é igual. Mas uma coisa é verdade, se CR7 nunca tivesse existido, Bernardo Silva era neste momento considera...ler comentário completo »
    Bernardo Siva. Sim!!!
    2023-05-12 17h45m por JotaGo
    Simplesmente, genial!
    Simone_Padoin19 84
    2023-05-12 13h28m por Taument_da_Silva
    Não acho que a piada esteja gasta, continuo a achar-lhe imensa graça. Mas pronto, cada um tem a sua opinião e gostos humorísticos.

    E sabes perfeitamente que a grande diferença entre os Guardiolas e os JJs desta vida é que uns ganham mais do que perdem e não se tornam fanfarrões, outros perdem mais do que ganham e têm um ego maior que os himalaias.
    EagleReturnsAga in
    2023-05-12 13h24m por Besteirense
    Como foi dito, o Bernardo tinha lugar no plantel. O Bebé (contratado nessa época) fez 6 jogos, o Sulejmani fez 8 e o Ola John (que não tinha contado na época anterior tendo sido emprestado a meio da época ao Hamburger) fez 36. Não tiraria lugar aos dois titulares que referiste, mas teria sido um bom suplente.

    Também não concordo quando referes que a venda do jogador foi jogada da dupla Vieira/Mendes. A partir do momento em que o treinador não conta com o jogador e este é qu...ler comentário completo »
    EagleReturnsAga in
    2023-05-12 13h15m por Taument_da_Silva
    Não percebo o teu comentário, o Bernardo Silva é um excelente laterale esquerde, conforme ficou provado pelo facto de que até o Guardiola o mete nessa posição.

    Mas numa nota mais séria, achas assim tão estranha a frustração dos adeptos por terem tido nas suas fileiras dois jogadores que em poucos anos se tornaram dos melhores nas suas posições (Bernardo e Cancelo), mas que por falta de visão do Chiclas nem calçaram? Repara: apostou em Rodericks, Nelsons Oliveiras, Emersons,...ler comentário completo »
    Besteirense
    2023-05-12 12h42m por MisticaEncarnada
    Concordo plenamente.
    Aliás, pegando no Grimaldo, a melhor decisão que ele poderia tomar era ficar mais 3 ou 4 anos no Benfica, a não ser que vá ganhar o dobro do que ganha numa equipa secundária, porque em nenhuma equipa de topo ele é titular. A não ser que não se importe de ser suplente. . .
    EagleReturnsAga in
    2023-05-12 12h40m por MisticaEncarnada
    O Bernardo tinha mais que lugar na equipa. Mas a definição de equipa, para o JJ, é um grupo de 11 jogadores. E pelos vistos para ti também porque achas que a única forma de dar oportunidades a sério ao Bernardo era colocá-lo a titular no lugar desses dois. Tal como acharás, certamente, que a única forma de dar oportunidades ao Cancelo era ele ser titular no lugar do Maxi Pereira (esse lateralão).
    MisticaEncarnad a
    2023-05-12 12h39m por Besteirense
    São bastante parecidos, sim. A principal diferença é que vir para o Benfica foi a melhor decisão da carreira do espanhol, ao passo que sair do Benfica foi a melhor da do português.
    Besteirense
    2023-05-12 12h19m por MisticaEncarnada
    E ambos serem laterales esquerdes.
    Taument_da_Silv a
    2023-05-12 11h47m por Besteirense
    O benfiquista Grimaldo também fez há pouco tempo 300 jogos pelo Benfica.
    Bernardo
    2023-05-12 11h19m por moumu
    Excelente carreira, já no Monaco deu que falar dai o transfer para o City, espero que cumpra o contrato até ao fim quiça ficar mais 2/anos e acabar no SLB e espero também que vença a champions é o troféu que lhe falta.
    Bernardo
    2023-05-12 11h17m por Taument_da_Silva
    Números impressionantes para um lateral-esquerdo.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44