BenficaMundial 02-06-2023, 14:07
A G-League – liga de desenvolvimento que acaba por ser uma espécie de segundo escalão onde atuam maioritariamente equipas afiliadas às equipas da NBA - está a entrar na fase decisiva. Isso, só por si, já seria relevante, mas há um fator extra para qualquer adepto português: os Stockton Kings de Neemias Queta estão envolvidos e têm possibilidades legítimas de lutar pelo título. Vamos por partes…
A G-League vai já na sua 22.ª temporada e, pelo segundo ano consecutivo, a época foi dividida em duas partes: a Showcase Cup, que decorreu entre 4 de novembro e 22 de dezembro, e a Fase Regular propriamente dita, que começou no final de dezembro e chegou ao fim na última semana. Ora, no torneio inicial, os Stockon Kings não se destacaram, não tendo sequer atingido a fase final. No entanto, na fase regular da G-League, os afiliados dos Sacramento Kings brilharam.
Por terem terminado numa das duas primeiras posições de uma das conferências, os Stockton Kings só entram em prova nas Semifinais de Conferência, a segunda fase dos play-offs e o equivalente aos quartos de final. Entretanto, já conheceram o adversário dessa fase: os Sioux Falls Skyforce, equipa afiliada dos Miami Heat e quintos classificados da Conferência Oeste na fase regular, que eliminaram os Salt Lake City Stars na primeira fase dos play-offs.
Em caso de vitória, os Stockton Kings seguem para as finais de conferência, agendadas para 2 de abril. Caso passem também essa fase, chegam à grande final, que será disputada à melhor de três e está agendada para os dias 4, 6 e 9 de abril (este último apenas caso seja necessário), onde será decidido o campeão da G-League 2022/23.
Terminada a fase regular, é inegável que Neemias Queta foi um dos destaques individuais, até porque foi, provavelmente, o melhor jogador da melhor equipa em prova. O jovem poste brilhou jogo após jogo, tendo terminado a fase regular com médias de 16,8 pontos, 8,7 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes de lançamento e 0,9 roubos de bola por jogo, ao longo de 29 partidas em que jogou, em média, 27,6 minutos. De resto, foi um dos escolhidos para participar no All-Star da liga de desenvolvimento.
A viver o segundo ano na NBA - esta época participou em quatro jogos na liga norte-americana -, Neemias Queta tem atualmente um contrato two-way com os Sacramento Kings, que termina no final da temporada, sendo que não pode voltar a assinar o mesmo tipo de contrato. Nessa altura, o poste será, ao que tudo indica, restricted free agent. De forma resumida, poderá receber propostas, mas basta aos Kings igualarem-nas para garantirem a sua continuidade, uma vez que têm direito de preferência.
Recentemente, Ricardo Brito Reis, jornalista que acompanha de perto tudo o que rodeia Neemias Queta, afirmou no podcast Bola ao Ar ter a certeza que o jovem luso vai continuar na NBA. Assim esperamos! Até lá, resta-nos torcer para que Neemias continue em grande forma nos play-offs da G-League. O primeiro jogo do português será já na madrugada de quinta para sexta-feira, diante dos Sioux Falls Skyforce, às 3h, e terá transmissão na SportTV 1.
![]() | ![]() |
![]() |