A estreia de Roberto Martínez dificilmente poderia ter começado de melhor forma ao comando da seleção nacional: dois jogos, duas vitórias, 10 golos marcados, zero sofridos.
Portugal voltou a passear, desta feita em casa do Luxemburgo, por uns excêntricos 0-6, tendo registado vários feitos dignos de destaque que foram dissecados com a ajuda do nosso Playmakerstats.
10 ⚽golos nos 2 primeiros jogos como treinador de 🇵🇹: o registo de Roberto Martinez é o melhor de sempre de um selecionador 🇵🇹
⚠Antes: 7 golos (Cândido Oliveira; Armando Ferreira; Otto Glória) pic.twitter.com/KPIgvb3yaC
— Playmaker (@playmaker_PT) March 26, 2023
Em primeiro lugar, a seleção nacional entrou a todo o gás e fechou os primeiros 45 minutos com quatro golos. Um feito que já não acontecia há quase 20 anos, ao passo que a última vitória lusa por números idênticos (ao intervalo) foi em 2003, num jogo particular perante o Kuwait que terminou com uma goleada por 8-0.
Depois de um primeiro tempo forte, Portugal geriu a vantagem e venceu tranquilamente - a 13ª vitória consecutiva perante o Luxemburgo -, pelo que, foi a maior goleada em casa da seleção luxemburguesa.
Para além disso - do ponto de vista ofensivo (10 golos marcados em dois jogos) - Roberto Martínez tornou-se no melhor selecionador luso nos primeiros dois jogos de estreia, somando a isso, dois clean sheets que entram para a história.
Portugal já não vencia os primeiros dois jogos de uma fase de qualificação para um Europeu há quase 30 anos. Desde 1996 - no período com uma vitória diante Irlanda do Norte e Letónia respetivamente -, que a seleção das quinas não conseguia um registo tão positivo, sendo, não obstante, apenas a segunda vez na história que inicia um percurso com dois jogos sem sofrer golos (1992).
Foram duas vitórias contra seleções modestas, é certo, mas o começo do novo selecionador deixa sorrisos para o que aí vem.
🇵🇹Portugal a vencer os 2 primeiros jogos na fase de qualificação para o Europeu:
— Playmaker (@playmaker_PT) March 26, 2023
➡1960
➡1984
➡1996
➡2024 pic.twitter.com/zy5KebZiyx
0-6 | ||
Cristiano Ronaldo 9' 31' João Félix 15' Bernardo Silva 18' Otávio 77' Rafael Leão 88' |