Dois anos depois, Portugal volta a jogar no Luxemburgo - no novíssimo Stade Luxembourg, inaugurado em julho de 2021. Não fossem suficientes todos os objetivos desportivos, a Seleção Nacional terá como prémio-extra a obrigação de fazer mais feliz a segunda-feira da diáspora lusa do grão-ducado.
A necessidade de pernas frescas levará a ligeiras modificações no onze inicial, mas o sistema voltará a privilegiar o trio de centrais já testado em Alvalade: Danilo, Rúben Dias e Gonçalo Inácio, salvo alguma mudança ditada pela limitação física.
Domingo, 19h45, passo número dois em direção ao Euro2024.
Longe vão os dias em que o Luxemburgo era uma seleção de boas festas e um detalhe aborrecido no calendário. Uma maçada para despachar rapidamente.
Sob o comando de Luc Holtz, há 13 anos no cargo, a seleção centro-europeia subiu do 134º posto no ranking FIFA para o 92º atual - chegou ao 82º em setembro de 2018.
O Luxemburgo apresenta perigos e o maior dele nasceu em Portugal. Gerson Rodrigues, avançado de 27 anos, é natural de Almada e já o melhor marcador de sempre da seleção luxemburguesa: 15 golos em 52 internacionalizações.
Mas há mais futebolistas interessantes: Vincent Thill é um esquerdino talentoso e até passou pelo Nacional da Madeira (joga na Suécia), Danel Sinani pertence aos quadros do Norwich e é o habitual ponta-de-lança, Yvandro Borges é um médio/extremo de origem caboverdiana, tem 18 anos e já fez cinco jogos pelo Borussia Monchengladbach.
Portugal é mais forte, tem a obrigação de ser melhor, mas é bom notar que do outro lado haverá uma resistência competente.
Curiosidade: esta é a décima visita de Portugal ao Luxemburgo, a primeira (e única derrota) ocorreu em 1961 e teve em campo um tal de Eusébio. De nada valeu aos portugueses, o Pantera Negra.
. Lars Gerson
. Laurent Jans
. nada a registar
Nasceu em Almada e já marcou a Portugal - no 1-3, em março de 2021. Roberto Martinez identificou-o como perigo número um e não andará longe da verdade. O atacante joga agora na Arábia Saudita, onde é adversário de Cristiano Ronaldo, e não perdeu o jeito para os golos. Aos 27 anos, Gerson já leva 15 pelo Luxemburgo e é o melhor marcador de sempre da seleção do grão-ducado. Sangue português no ataque luxemburguês.
O pé esquerdo de Bernardo será fundamental para contrariar o presumível bloco baixo do Luxemburgo. Aos 28 anos, Bernardo fará a 80ª internacionalização no pequeno país da Europa Central e é um dos mais influentes nas novas manobras pensadas por Roberto Martinez. Marcou ao Liechtenstein e quererá provar, uma vez mais, que o Mundial menos brilhante está definitivamente colocado atrás das costas.
EQUIPAS |
JOGADORES |
CONFRONTOS |