placardpt
    Pedro Santos em exclusivo ao zerozero

    Do FC Porto à ascensão no SC Braga: «Sou parecido com o André Horta»

    Natural de Gaia, nasceu em 2000 e tem apenas 22 anos. Pedro Santos tem sido um dos destaques na equipa secundária do SC Braga e já mereceu a confiança de Artur Jorge por três ocasiões na equipa principal. 

    Pedro Santos
    2022/2023
    23 Jogos  1696 Minutos
    1   6   2   02x

    ver mais �

    De resto, o técnico de 51 anos foi parte essencial na carreira do jovem: esteve com ele em 2018, quando aterrou em Braga, e foi o responsável pela sua chamada aos A's.

    Antes de atingir este nível, o jovem médio passou por Feirense, Sanjoanense, Paços de Ferreira e até partilhou o meio campo - nas escolinhas de formação do FC Porto - com Vitinha e Fábio Vieira. Um percurso com altos e baixos, mas com as prioridades bem definidas.

    Desde os tempos complicados no FC Porto até à mudança para Braga, Pedro Santos - em entrevista ao zerozero - abriu o livro sobre os capítulos mais importantes da carreira, com alguns pormenores curiosos sobre a sua experiência na equipa principal do SC Braga.

    «Disseram-me: 'devido à tua estatura, podes vir a ter dificuldades em jogar'»

    Médio jogou com Vitinha e Fábio Vieira [ambos na imagem], entre 2009 e 2014 @Arquivo Pessoal

    zerozero (zz): O que é que te trouxe ao futebol e quem te levou a este patamar?

    Pedro Santos: O meu pai esteve sempre ligado ao futebol. Também jogou, não a nível profissional mas aqui pela terra - Canidelo, Gaia -, e depois, quando deixou de jogar, foi muitos anos treinador. O meu irmão [também] jogou no Canidelo e foram eles que me levaram para o futebol. Como disse, o meu pai era treinador e eu comecei a ir aos treinos dele. Ficava assim à parte, a ver e a dar uns chutos e foi a partir daí que entrei neste mundo.

    qPara mim não era importante andar só com uma camisola do FC Porto durante a semana.
    Pedro Santos

    zz: Seguiste para o FC Porto, foi aí onde também começaste a formação, como é que foi o choque inicial? Tu que acabaste por encontrar colegas - Vitinha, Fábio Vieira, João Mário, Costinha - entre outros que estão [e estiveram] em destaque na Primeira Liga.

    Pedro Santos: O meu pai era treinador do Canidelo e eu não pertencia à equipa, mas fui com ele a um torneio, joguei por ele e, nesse torneio, estava o FC Porto. Eles gostaram de mim, depois falaram com os meus pais, fui fazer uns treinos e entretanto acabei por ficar lá. Fiquei lá cinco anos. Mas sim, apanhei essa geração de ouro que agora está muito bem: o Fábio, o Vitinha, o João Mário.

    zz: Houve alguém que te marcou?

    Pedro Santos: Eu sempre gostei muito do Fábio [Vieira]. Desde sempre, aquele pé esquerdo nunca enganou, sempre foi diferenciado em relação aos outros e por isso não me surpreende nada o patamar que está a atingir agora.

    zz: Depois, saíste para outros clubes: Feirense, Sanjoanense... Porquê sair do FC Porto?

    Pedro Santos: Ora bem, eu fiquei cinco anos no FC Porto e, na minha altura de sub-14 - que foi o meu último ano de FC Porto - e passagem para os sub-15, tivemos aquelas reuniões de final de ano. Fui lá com o meu pai e disseram-me: 'para o ano podes ficar cá, mas devido à tua estatura, podes vir a ter dificuldades em jogar, podes não jogar tanto como desejas'. 

    Pedro Santos com Tiago Moreira (ex-treinador) e Vasco Paciência (antigo colega de equipa) @Arquivo Pessoal

    Mal me disseram isso, nem pensei duas vezes, disse logo: nestas condições prefiro sair porque nestas idades o importante é jogar. Se não jogas, não consegues evoluir. Para mim não era importante andar só com uma camisola do FC Porto durante a semana. Não, eu queria divertir-me e evoluir. Mal soube que podia ter dificuldades em jogar, decidi logo sair.

    Na altura saí para o Feirense, fiquei lá pouco tempo - meia época - porque na mesma divisão também estava a Sanjoanense. Um treinador que estava lá [Tiago Moreira], e que já tinha sido meu treinador no FC Porto, quis muito que eu fosse para a Sanjoanense e eu como já o conhecia, a minha relação com ele era muito boa. Eu sabia como ele era como treinador e pessoa, despertou-me interesse e mudei-me para a Sanjoanense. Tive lá dois anos, depois nos meus sub-17 vou para o Paços de Ferreira, fico lá também dois anos, regresso à Sanjoanense, faço lá os meus sub-18. Entretanto, um olheiro da zona de Aveiro, ligou-me, falou comigo, perguntou-me se eu queria fazer uns treinos à experiência no SC Braga e foi assim que eu fui parar ao SC Braga, através desse olheiro e acho que gostaram.

    «O Al Musrati é um fora de série»

    @SC Braga

    zz: Nas últimas duas épocas fizeste um golo em cada época. Qual é para ti o perfil de um médio? O que deve ser um médio na tua ideia?

    Pedro Santos: Eu acho que nós - médios - temos que entender muito bem o jogo. Saber tudo o que envolve o jogo, ter uma capacidade de raciocínio muito mais rápida que os outros porque estamos numa zona do campo onde temos de pensar tudo muito rápido, devido ao número de jogadores que por ali andam. Mas, acima de tudo, gosto de ser um jogador de equipa.

    qÉ completamente diferente estarmos no contexto de formação e depois passarmos para uma equipa A.
    Pedro Santos

    zz: Não achas assim tão importante [os golos] numa 'era das estatísticas'?

    Pedro Santos: Acredito que sim, mas isso tudo depende do contexto e das dinâmicas em que o médio é utilizado. Se for um jogador que chega mais vezes à área e que está mais perto da finalização. Se um treinador te pedir outro tipo de coisas, também pode ficar difícil fazer golos.

    zz: Sentes que também foi isso que 'puxou' o Artur Jorge para te chamar à equipa principal e como é que tu viveste esses primeiros tempos? Treinar com a equipa principal, um ambiente diferente... Depois jogares no SC Braga B. Explica-me essa diferença.

    Pedro Santos: Quando cheguei ao SC Braga, o meu primeiro treinador foi o mister Artur [Jorge]. Passei em sub-19, sub-23, equipa B com o mister Artur e não há treinador que me conheça tão bem como ele. Sabe aquilo que eu sou, sabe o profissional que eu sou, aquilo que eu dou à equipa e foi um bocadinho por aí. Pela minha personalidade, por aquilo que eu trabalhei ele deu-me a oportunidade. E sim, é completamente diferente estarmos no contexto de formação e depois passarmos para uma equipa A. É totalmente diferente. Estamos com jogadores fora de série, aquilo só vivendo com eles todos os dias e treinando é que podemos ver.

    zz: Tens alguma referência no SC Braga?

    Médio encara Al Musrati como uma «referência» @Vítor Parente / Kapta+

    Pedro Santos: Não digo que sejamos parecidos, mas o Al Musrati é um fora de série, completamente diferenciado. Acredito que não vai estar muito mais tempo por cá (no SC Braga) mas é completamente diferenciado. A nível de características, sou muito parecido ao André Horta.

    zz: Existe uma perceção, hoje em dia, em Portugal, do jogador jovem que muitas vezes deve ser aposta quase de forma imediata. Qual é a tua perceção? Especialmente tendo em conta o contexto do clube.

    Pedro Santos: Tem se falado muito ultimamente que os clubes têm de viver à custa da formação e das suas vendas, mas aquilo que eu acho é que, se tu és bom, se estás preparado, tens que jogar. Não é por teres x ou y idade que deves ou não jogar. Se tens capacidade, qualidade e personalidade tens que ir lá para dentro e mostrar aquilo que vales.

    «Esqueci totalmente que estava a jogar na equipa principal»

    @Catarina Morais / Kapta +

    zz: Foi isso que também acabaste por fazer no SC Braga B e que te motivou a chamada para a equipa principal. Curiosamente jogaste os teus primeiros jogos contra a última equipa onde te formaste (Paços de Ferreira).

    Pedro Santos: A minha primeira chamada foi para a Taça da Liga, primeira convocatória e estava no banco. O Gorby lesiona-se logo aos 10 minutos e o mister Artur disse: 'oupa, aquecer e vais lá para dentro'. Foi assim a minha estreia e curiosamente foi contra o Paços. Foi muito bom.

    zz: O que é que te veio à cabeça quando o Artur Jorge disse o teu nome?

    Pedro Santos: Para ser sincero, não me lembro muito bem, mas sei que eu nisso sou uma pessoa muito tranquila e tento abstrair-me. Foi como se estivesse a jogar na Liga 3 ou na Liga Revelação, por onde já passei. Fui lá para dentro, o mister disse o que pretendia de mim e esqueci totalmente que estava a jogar na equipa principal.

    zz: Depois jogaste novamente contra o Paços de Ferreira para a Liga, num jogo de loucos e de emoções. Como foi para ti esse momento e esse jogo em especial?

    Pedro Santos: Foi um jogo que estava difícil, nós precisávamos de ganhar e o mister decidiu colocar-me em campo. Pelo jogo estar difícil e empatado e mesmo assim apostar em mim, é sinal que confia naquilo que consigo fazer e no fim acabou tudo ainda melhor com o golo de Banza.

    zz: O SC Braga B acaba por conseguir a qualificação para a fase de subida, acho que é algo quase indubitável que foste um dos destaques. Como é que encaras o futuro próximo na equipa B e o que falta para ser perfeito no culminar da temporada?

    Pedro Santos
    Liga 3 Série A 2022/23
    19 Jogos  1578 Minutos
    1   5   1   02x

    ver mais �

    Pedro Santos: Temos o objetivo bem definido. Estamos aqui para lutar pela subida de divisão, não temos qualquer problema em assumir que vamos entrar com tudo para subir e era o que faltava, era a cereja no topo do bolo.

    zz: Ainda não tiveste nenhuma chamada às seleções jovens. É para ti um objetivo?

    Pedro Santos: É verdade, durante esta fase da minha formação nunca tive essa oportunidade. Claro que gostava, mas se isso não for possível um dia acontecer, espero que aconteça na equipa A. Mas, sinceramente, não é algo que eu viva obcecado com isso, tenho outras prioridades, mas se acontecer ficarei muito feliz. 

    zz: Renovaste contrato recentemente, acredito que tenha sido um momento muito feliz, o que é que ambicionas para a próxima temporada? Onde gostarias de estar e que experiências gostarias de viver?

    Pedro Santos: Nesse aspeto, de futuro, também estou muito bem aconselhado pela minha empresa, a ProEleven, que tem assegurado tudo de melhor para o meu futuro e estou muito satisfeito. No futuro, claro que gostava de me afirmar na equipa principal do SC Braga, espero que isso aconteça na próxima época, vou dar tudo para que seja possível. Se não for possível, continuarei a trabalhar noutro lado.

    Portugal
    Pedro Santos
    NomePedro Carvalho Santos
    Nascimento/Idade2000-10-12(23 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(24)

    Liga Portugal Betclic: Arouca x FC Porto
    Liga Portugal Betclic: Arouca x Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EN
    Pedro Santos
    2023-03-23 01h48m por EnormeSCB
    Este não engana, um craque. Já podia ter mais minutos mesmo não sendo fácil entrar na equipa mas é claramente um jogador que se vai destacar por cá nos próximos tempos.
    SCB1375
    2023-03-22 23h57m por redlegion
    O Dinis Rodrigues também é um avançado com qualidade. Espero que dê o salto em breve.
    ProBono
    2023-03-22 18h28m por SCB1375
    Sem duvida que o Diego Rodrigues tem muito potencial. Um médio bastante completo ao nível de passe, drible e remate. Se não se perder, e se mantiver focado no que quer, prevejo que em 2 épocas poderá pertencer ao plantel principal.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21