Os milhões da Liga dos Campeões já lá vão, mas o Sporting continua vivo na Liga Europa. Os leões eliminaram, esta quinta-feira, o Arsenal e, no regresso a Lisboa, trazem também um cheque de 1,8 milhões de euros, pelo apuramento para os quartos de final. Feitas as contas, as receitas europeias de 2022/23 já ultrapassam os 38 milhões de euros. Vamos aos números...
Como se sabe, os números da Liga dos Campeões são bem mais apetecíveis e foi daí que surgiu grande parte da receita leonina. Desde logo, os leões arrecadaram 15,640 milhões de euros pela presença na fase de grupos, ao qual se juntaram ainda outros 12,507 milhões referentes ao ranking dos clubes participantes na edição em causa da prova, que tem por base as performances nas competições europeias da UEFA ao longo dos últimos dez anos.
A estes 28,147 milhões, juntaram-se os 6,530 milhões provenientes dos resultados alcançados nessa fase, bem como um bónus de 458,961 mil euros relativo ao número de vitórias.
Assim, aos 35,135 milhões que resultaram da participação na Liga dos Campeões, o Sporting já juntou 500 mil euros pela qualificação para o play-off, 1,2 milhões pelo apuramento para os oitavos de final, depois de deixar o Midtjylland pelo caminho, e agora, mais 1,8 milhões de euros pelo apuramento para os quartos. No total, falamos já de 38,635 milhões de euros.
A partir daqui, os números são, obviamente, mais aliciantes. Caso os leões garantam a presença nas meias-finais da Liga Europa, essa qualificação vale mais 2,8 milhões de euros. Na final, cada finalista encaixa 4,6 milhões de euros, enquanto o vencedor leva para casa mais quatro milhões de euros...