placardpt
      A situação do Olhanense, com Djalmir e Luís Torres

      Da I Liga aos Distritais: o declínio de um histórico algarvio em crise

      2023/03/21 13:00

      *com Cristiano Tavares Faria

      Nunca antes, em quase 111 anos de história, tinha acontecido, mas a dolorosa notícia, para os fãs do Olhanense, acabou por ser confirmada com a derrota ante o Oriental Dragon: a descida inédita do Campeonato de Portugal aos distritais da AF Algarve.

      Apenas a última machadada numa temporada iniciada de forma terrível dentro das quatro linhas, a dar sequência ao imbróglio existente fora delas, entre clube e SAD. Matéria de conhecimento público, que acabou por ser tema de conversa com Djalmir, terceiro maior artilheiro da história dos rubro-negros. 

      Vitória sobre o Rabo de Peixe foi apenas uma de quatro esta época @Olhanense

      Radicado em Olhão, as raízes entrelaçadas com o clube e a cidade, onde mais se notabilizou, ficaram marcadas a tinta permanente: «Digo às pessoas que não nasci em Olhão, mas fui criado. Foram oito anos e meio bem passados, graças a Deus.», começou por dizer ao zerozero.

      Rapidamente, a bonita analepse, promovida pelo antigo goleador brasileiro, esbarrou na realidade que afronta os Leões de Olhão, no presente.

      «Quando voltei [n.d.r 2018/19, campeonato de Portugal], ainda fui ajudar meio ano no campeonato nacional. Depois tive de sair outra vez, porque estavam lá pessoas que não tinha ligação nenhuma, nem afinidade nenhuma, portanto não havia motivos para estar ali», referiu, em menção à SAD italiana, que geriu os destinos do clube, até ao início desta época.

      «A equipa estava classificada para os playoffs, depois houve a Covid e só chamaram as duas primeiras equipas», recordou, ao sublinhar a atípica época 2019/20: «É uma coisa que ainda vai render para o Olhanense... Dá a sensação que as equipas do sul são um bocadinho prejudicadas em relação ao que rodeia o futebol, porque é longe, as pessoas não gostam de viajar.»

      Olhanense segue em último da Serie D do Campeonato do Portugal @Olhanense

      «O Olhanense precisava de estabilidade e essa subida à segunda liga, se calhar, era esse saltinho que precisava para ajustar muita coisa», referiu, admitindo que tal insucesso desportivo, aliado à venda do clube aos proprietários italianos, foi a receita perfeita para o desastre.

      «Tínhamos garantido a manutenção [n.d.r 2012/13], no último jogo do campeonato. Depois houve a assembleia geral em que eu e o Rui Duarte, um dos capitães, estivemos e já desaprovávamos tudo que ia aparecer por ali. O clube ia deixar de gerir os seus próprios recursos e no futebol e, pronto, foi vendido... Foi a derrocada total», relembrou com mágoa.

      O afastamento dos adeptos e a direção com um só dirigente

      Daí em diante e mesmo distante de Portugal durante cinco anos, Djalmir manteve ligada a ficha ao seu antigo clube, por intermédio de «amigos olhanenses que se queixavam dos jogos serem no Estádio do Algarve.» Uma das razões para a crescente «desidentificação» e afastamento da massa adepta do clube, tão sublinhada, pelo antigo goleador.

      Djalmir identifica o afastamento dos sócios como um dos problemas @Olhanense

      «Ao estádio só vai quem ainda tem sangue na guelra. A partir do momento em que o clube foi vendido, é como se dissessem: 'Isto aqui não é o Olhanense!'», relatou.

      Hoje em dia, a SAD, já fora das mãos italianas, após transferência de funções para Luís Torres, vê o litígio iniciado no tempo da gestão estrangeira manter-se. Os apoios são cada vez mais escassos e a estrutura é, apenas, assegurada pelo referido presidente da sociedade desportiva, nas palavras de Djalmir, um olhanense convicto.

      «O clube hoje vive de migalhas, porque foi praticamente abandonado. Ninguém quis ajudar mais o Olhanense. Num clube temos presidente, vice-presidente, diretor desportivo, temos um staff de 10 ou 15 pessoas... No Olhanense temos uma pessoa que trata de tudo, que é o Luís Torres», assegurou, antes de considerar Isidoro Sousa, como o «responsável pela venda do clube.»

      Sem deixar de parte a opção de refundar o clube do zero, Djalmir prefere acreditar que «os olhanenses não vão deixar o clube morrer», apesar da grande perda de associados na última década: «Eramos quase três mil sócio pagantes. Hoje temos trezentos. É uma maneira de protesto.»

      A decisão da FPF que ditou o «abandono dos investidores»

      «Venderam o brinquedo mas queriam continuar a brincar com ele», é por esta frase alegórica, que Luís Torres começou por definir as intenções do clube perante a sociedade desportiva, desde o momento em que deixou os investidores entrarem.

      Venda de Ricardo Matos foi essencial @Rogério Ferreira / Kapta+

      Em conversa com o zerozero, o presidente da SAD dos algarvios convergiu com a visão de Djalmir, sobre a relação deteriorada entre clube e SAD, ainda que aponte a temporada 2019/20, como o certificado de declínio rubro-negro: «Ao não termos ido para a Segunda Liga, dado o sucesso desportivo que os jogadores tiveram, durante essa época, perdemos praticamente todos numa primeira fase e o remanescente numa segunda.»

      «A Federação, não contente com a decisão de não termos subida à Segunda Liga, ainda criou a Liga 3, virtualmente. Ou seja, toda a gente sabia que ia existir, mas que ainda não existia. Ao ter feito essa competição virtual, em 2020/21, fez com que descêssemos de divisão. O que aconteceu foi isso: acabamos em primeiro e descemos», sustentou.

      Um duro revés nas aspirações de um projeto que viu nascer «uma estupefação nos parceiros» que o apoiavam, ditando o «abandono completo dos investidores», que deixou o Olhanense numa situação frágil, sobretudo a partir do início de 2022.

      «Isso fez com que fossemos obrigados a liquidar o nosso melhor ativo, o Ricardo Matos, para o Portimonense, para conseguir acabar a temporada. Esta época, fomos objetivos e claros a dizer que não tínhamos capacidade financeira para fazer o projeto, ao nível do que as pessoas estavam habituadas», sentenciou.

       

      Brasil
      Djalmir
      NomeDjalmir Vieira de Andrade
      Nascimento/Idade1976-03-22(47 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      Dupla Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoAvançado
      Comentários (19)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Olhanense
      2023-03-24 18h40m por robbiefowler9
      É recomeçar do zero na Segunda Distrital como clube, e fazer de novo o caminho por aí, se o Farense o fez, porque não o Olhanense?
      UD
      zhar
      2023-03-22 11h14m por UDScampeao
      Não estou a falar em termos económicos, porque senão também teria que se falar da região do Minho, que tem crescido a olhos vistos. Todas as decisões passam por Lisboa, incluindo e principalmente decisões políticas que muitas vezes desconhecem completamente o resto do território! Como pode o país crescer de forma sustentada quando isto acontece? Como pode o Alentejo aspirar a ter uma equipa em competições profissionais? E em Trás-os-Montes? O que o GD Chaves está aconseguir fazer é louvável!...ler comentário completo »
      afonsofarense20 00
      2023-03-22 08h01m por pacheco96
      Eu compreendo que alguns comentários que tiveste anteriormente tenham sido mais reativos do que propriamente por ódio, tranquilo! Eu por mim também havia mais diversidade de regiões com destaque, não só no futebol, como na propria sociedade como referi, seria bom sinal! Mas o que atrai um investidor pra alem do evidente potencial financeiro é também o potencial humano de atrair gente e criar ainda mais receitas, e muitas das regioes que referiste por mais marketing e tentativas que se fizes...ler comentário completo »
      ffs_crazy
      2023-03-21 23h44m por redlegion
      São os mesmo que já se esqueceram de onde eram os clubes punidos no Apito Dourado e no Caso Mateus. . .
      bcpzero0 pacheco96
      2023-03-21 22h09m por afonsofarense2000
      Por acaso és o Tiy? Eu quero perceber onde é que o estádio é uma desgraça para a liga 3. . . . É que se for o relvado também já tivemos problemas em 2021 sendo que tivemos de jogar no Algarve. e o Académico também teve problemas com o relvado e jogou em Aveiro . . .

      Pacheco amigo, vou esclarecer uma coisa e espero que não me interpretes mas eu não sou e nunca fui anti-Norte. Percebo que o Minho, Porto, Aveiro e Lisboa sejam as zonas mais densas do país o que faz mover mai...ler comentário completo »
      Rodrialex77 e yousandro
      2023-03-21 19h54m por ffs_crazy
      Comentários interessantes tendo em conta que o Feirense foi impedido de subir na época 19/20 em detrimento de Nacional e Farense (poder do karma que na época seguinte voltaram a descer à 2a).

      Época 19/20 essa em que o Portimonense desceu de divisão mas foi convidado pela liga para voltar a integrar a 1a divisão, na vez de jogar um playoff com o 3o classificado da 2a liga, Feirense.

      Como piada final, o playoff de subida foi introduzido logo na época seguinte, ...ler comentário completo »
      ZH
      DJROCKER
      2023-03-21 19h50m por zhar
      O que é que raio dividas camararias tem a haver com centralismo?!? centralismo tem a haver com numero de populaçao , pibs, capacidade de gerar riqueza , poderes administrativos e politicos . . . . e em todos esses factores lisboa E porto secam o resto do pais . . . e se a camara do porto não tem muito maior divida camararia deve-o a administração do rui rio que salvou o desastre deixado pelo actual administrador da fc porto sad
      Benefícios as equipas do Norte
      2023-03-21 19h45m por pacheco96
      Acho uma piada ouvir estas balelas xD mas enfim, já foi aqui explicada a verdadeira causa de haver mais equipas da nossa região na Primeira sendo que quem associa o Norte ao Porto como alguns não passam de ignorantes já que o Norte é bem maior do que isso, sendo que fora o Chaves (Vila Real) são essencialmente de 2 distritos (Porto e Braga), sendo que na região do Minho (da qual faço parte) se deve como foi explicado e bem, à indústria e verbas que daí resultam associada a um bairrismo típic...ler comentário completo »
      ZH
      UDScampeao
      2023-03-21 18h57m por zhar
      "Num país em que tudo gira em torno da capital" . . falso. . . gera a volta dos 2 centros urbanos. . lisboa E porto. . . o problema portugues é de alem de haver uma discrepancia enorme do interior para o litoral. . é agravado pela centralização nos 2 . . . diga-se novamente 2. . . grandes centros urbanos. . . estar a dizer que é tudo lisboa é propaganda regionalista ja com 40 anos

      https://www. dinheirovivo. pt/economia/nacional/area-metr opolitana-do-porto-produz-54-d o-pib-do-norte-14817657. html
      Norte
      2023-03-21 18h45m por ricardocunha251
      Só o distrito de Braga, para o ano tem 6 equipas na primeira liga! Isso não é sorte, é trabalho e dedicação de quem assume os projetos!! Em vez de darem mérito a projetos decentes, levantam teorias da conspiração para desculpar as falhas.
      UD
      Falsa questão acerca de centralismo
      2023-03-21 18h42m por UDScampeao
      Lamento a situação que o Olhanense está a atravessar e espero que regresse rapidamente aos elevados patamares do futebol português.
      Quanto ao centralismo do futebol, não posso estar mais em desacordo. Num país em que tudo gira em torno da capital, acho inacreditável virem dizer que o futebol está centralizado no Porto só porque a sede da Liga é no Porto. Vejam o que se passa em Braga: apenas no distrito de Braga há SCBraga, Vitória SC, Vizela, Famalicão, Gil Vicente (e provavelme...ler comentário completo »
      RO
      Poder está no norte
      2023-03-21 18h17m por Rodrialex77
      Tanto se fazem de vítimas e que são uns coitadinho e perseguidos, quando realmente os prejudicados são o clubes do interior e os clubes da margem do Sul para baixo. Pois é que espero a subida do Amora e Farense e o regresso do Piedade para começar a contra balançar este poder todo em Braga, Aveiro e Porto. O único que temos abaixo do Tejo na primeira liga é uma sucursal do Porto, o Portimonense.
      yousandro
      2023-03-21 17h25m por brutal_power
      Quando disseste que a sede mudou para o Porto, querias referir a sede da Liga de Clubes. É verdade que há uma data de anos o futebol está centrado no norte, mas também as equipas do norte investem mais. Desde a primeira década deste século, há mais clubes do norte na primeira divisão.
      Injustiça
      2023-03-21 17h22m por JAChambel
      Ainda me lembro bem dessa época de 19/20. O meu Real e o Olhanense em igualdade pontual, nos dois primeiros lugares do campeonato e depois a FPF fez o que fez, Temos o Arouca e Vizela( as equipas que subiram esse ano para a Segunda Liga por decisão ) confortavelmente na Primeira Liga e o Real prestes a cair para o CP e o Olhanense ainda pior. Uma tristeza
      Olhanense
      2023-03-21 17h17m por brutal_power
      Parece mentira ter descido aos distritais. A falta de investimento, o afastamento dos adeptos e a venda da SAD foram fatores que ajudaram que a descida aos distritais acontecesse infelizmente. Não sei se depois disto, alguma coisa vai mudar no clube, mas ainda assim acho que vai demorar algum tempo para voltar às ligas profissionais. Um clube tem de ser dos adeptos e quem o dirige deve servir o próprio clube.
      centralismo futebol
      2023-03-21 17h15m por yousandro
      «Dá a sensação que as equipas do sul são um bocadinho prejudicadas em relação ao que rodeia o futebol, porque é longe, as pessoas não gostam de viajar. »

      e x a t a m e n t e !

      a luta contra o centralismo no futebol não é em relação a Lisboa mas sim ao Norte, o futebol está super centrado no Norte e a FPF quer manter assim. . . a sede mudou-se para o Porto, todas as decisões são a beneficiar os clubes nortenhos e a maior parte dos clubes do Sul (ilhas e interior incluido)são constantemente prejudicados
      Olhanense
      2023-03-21 16h27m por Tobin
      Apesar de não ser adepto do Olhanense, fico triste de ver um histórico cair nas distritais.

      O Olhanense tem razão quando durante o Covid, foi descriminado.

      Para quem não sabe em 2019/2020 havia quatro séries no Campeonato de Portugal, o Olhanense liderava uma das séries, quando a competição foi suspensa devido ao Covid. E a FPF em vez de fazer uma "liguilha" ou promover os 1º classificados das 4 séries, teve a brilhante ideia de fazer subir à 2ª Liga apenas ...ler comentário completo »
      Olhanense - tiy
      2023-03-21 15h15m por afonsofarense2000
      Como disse na outra notícia em relação à fusão entre Espinho e Vila. eu disse para teres calma porque o OJogo já notificou que a fusão entre o Vilafranquense e o Aves já não vai ocorrer por questões "legais" por parte do Desportivo das Aves. Portanto a fusão com o Aves é praticamente impossível .

      A SAD do Vilafranquense já está à procura de outro clube e não me é nada descabido entrarem no Olhanense para jogar na 2ª liga
      Olhanense
      2023-03-21 13h07m por moumu
      No que o Davids se foi meter.
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      LSC 1-1 EST em direto!
      Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o Leixões x Estoril Praia em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:54
      f1950 27-09-2023, 21:46
      blametheskies 27-09-2023, 21:40
      tiger1974 27-09-2023, 21:32
      robbiefowler9 27-09-2023, 21:28
      FC
      Fcpflaw2506 27-09-2023, 21:17
      academico23 27-09-2023, 21:15
      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:13
      ValentesTransmontano 27-09-2023, 21:12
      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:12
      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:10
      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:09
      Platinum_Returns 27-09-2023, 21:08
      MisticaEncarnada 27-09-2023, 21:05
      lmpacialmente 27-09-2023, 20:49
      lmpacialmente 27-09-2023, 20:40