placardpt
    Triunfo suado do FC Porto sobre o Estoril

    Dragão a «tocar bombo» de fato-macaco

    Suado, à justa, de fato-macaco vestido. O FC Porto venceu o Estoril Praia por 3-2, num jogo em que viveu os pesadelos sofridos na última partida caseira frente ao Gil Vicente. Os dragões estiveram duas vezes empatados, mas souberam segurar os três pontos em casa.

    Começar o jogo no Dragão é saber que o FC Porto vai entrar dinâmico, forte e a querer marcar cedo. É assim, invariavelmente, em quase todos os jogos. Por muito que o Estoril soubesse disso, os rapazes de Ricardo Soares passaram por esse problema nos primeiros minutos.

    Sérgio Conceição voltou a optar pelos «tocadores de bombo» para mais um jogo sem margem para erro, Pinto da Costa considerou mesmo «a primeira final» até maio. Os azuis-e-brancos souberam preencher e pressionar bem o meio campo e logo nos primeiros minutos Grujic ameaçou o primeiro golo, mas o remate saiu ao lado.

    Grujic marcou logo ao nono minuto @Rogério Ferreira / Kapta+

    Com as ideias bem presentes daquilo que tinha de fazer, o FC Porto subiu a pressão a todo o campo, optou pelas laterais, sempre de forma controlada. Foi uma questão de minutos até os dragões conseguirem marcar: a equipa de Sérgio Conceição foi perfeita a movimentar a bola parada e ao segundo poste Grujic fez o primeiro golo da noite.

    Os pesadelos portistas

    Os dragões apresentaram um futebol seguro e perigoso, mas ainda assim, com dificuldades em entrar na zona defensiva do Estoril. Os canarinhos fecharam os caminhos com o apoiado  de Francisco Geraldes e João Carvalho e João Gamboa ao setor recuado.

    O voluntarismo estorilistas era ainda maior nas saídas para o ataque, pois Cassiano cresceu nos duelos com Pepe e ao ver as subidas constantes de João Mário, Ricardo Soares avisou Tiago Gouveia e o Estoril foi mais acutilante por esse lado.

    Tiago Gouveia marcou no Dragão @Rogério Ferreira / Kapta+

    O FC Porto demorou a perceber que tinha de cerrar fileiras atrás e quando deu por si já tinha sofrido o empate. A passividade defensiva custou muito caro aos azuis-e-brancos que sofreram no primeiro remate que tiveram à baliza.

    Os homens de Sérgio Conceição não tinham perdido o Norte do jogo, mas levaram com um balde de ansiedade pela cabeça abaixo e voltaram a ficar mais espevitados. Curiosamente, o Estoril perdeu a concentração na defesa e sofreu novo golo em menos de nada. André Franco foi letal na segunda bola, depois de mais um lance bem desenhado pelo ataque portista.

    Os pesadelos portistas: parte II

    O intervalo foi bom conselheiro para os campeões nacionais: a equipa de Conceição entrou forte, com vontade de arrumar com o jogo cedo, mas a lesão de João Mário e a forma como a partida perdeu o ritmo não foi benéfico para o FC Porto.

    Taremi entrou na segunda parte e fez o golo da vitória @Rogério Ferreira / Kapta+

    O Estoril manteve a mesma estratégia e surgiu com os laterais mais projetados no ataque. Ricardo Soares montou um estilo de jogo com olhar para as debilidades portistas, mas foi através de uma mão de Pepe que conseguiram empatar. A grande penalidade convertida por Francisco Geraldes aqueceu o Dragão (até pelos festejos).

    Conceição foi ao banco, mexeu com a entrada de Taremi e o Uribe e o jogo portista ficou mais rápido, passou a explorar o lado direito do Estoril, que tinha Tiago Santos muito subido e o perigo apareceu. Em menos de nada o iraniano sofreu uma grande penalidade e converteu o castigo máximo.

    O FC Porto ficou na frente do marcador e não perdeu o rumo, apesar do Estoril ter pressionado nos últimos minutos. Os dragões voltam a reduzir caminho para o Benfica, apesar das águias só jogarem no domingo. Por sua vez, o Estoril começa a ficar nos lugares muito perigosos da tabela classificativa.

    U Sexta, 10 Março 2023 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Gustavo Correia
    3-2
    Marko Grujic 9'
    André Franco 31'
    Mehdi Taremi 73' (g.p.)
    Tiago Gouveia 27'
    Francisco Geraldes 67' (g.p.)
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 24
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Marko Grujic marca
    Marko Grujic marca o seu 1º golo na prova (17 jogos)
    27´
    GOLO Estoril Praia!
    Tiago Gouveia marca
    Tiago Gouveia marca o seu 5º golo na prova (21 jogos)
    31´
    GOLO FC Porto!
    André Franco marca
    André Franco marca o seu 2º golo na prova (10 jogos)
    67´
    GOLO Estoril Praia
    Francisco Geraldes marca de grande penalidade!
    Francisco Geraldes marca o seu 4º golo na prova (21 jogos)
    73´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 13º golo na prova (24 jogos)
    90´
    +6
    Cartão vermelho para Francisco Geraldes (Estoril Praia) Francisco Geraldes vê o seu 1º vermelho na prova (21 jogos)
    A Chave

    Minuto 31

    O FC Porto poderia começar a sofrer o trauma do jogo com o Gil Vicente, mas o golo de André Franco, após quatro minutos do golo do Estoril Praia, foi um dínamo para que os dragões afastassem qualquer tipo de fantasma.

    O Árbitro

    Gustavo Correia teve uma exibição com altos e baixos. O jogo teve muitas paragens, o juiz nunca pediu o apoio da maca para que os jogadores saíssem e com isso demorar menos tempo. Houve muitas faltas e o critério disciplinar não foi uniforme: a título de exemplo foi rápido a dar amarelo a Grujic para segurar a partida, mas não teve o mesmo critério com Cassiano. Teve rigor ao assinalar a mão de Pepe na área, assim como varrimento de Mexer a Taremi que valeu um castigo máximo para os portistas. 

    O Melhor
    Resposta portista

    O jogo exigiu muito da capacidade emocional da equipa de Sérgio Conceição. Os dragões voltaram a jogar em casa, depois da derrota com o Gil Vicente e sofreram dois golos, que colocaram o jogo empatado, na altura. A resposta azul-e-branca foi cabal e muito segura.

    O Pior
    Festejos de Francisco Geraldes

    Se os jogadores são os primeiros a proclamar por um futebol mais apaziguador devem, também, a ser os primeiros a demonstrar dentro do campo. Não está em causa o festejo, mas sim a forma: colocar a mão no ouvido para escutar os adeptos do FC Porto.

    Forma
    FC Porto
    2022/2023
    42J
    32V
    4E
    6D
    99-27G
    Estoril Praia
    2022/2023
    30J
    7V
    6E
    17D
    28-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    Últimos 5 que marcaram e foram expulsos no Dragão a contar para a Liga Portuguesa:
    2023 Geraldes
    2006 Antchouet (Vitória SC)
    2004 Beto (Beira-Mar)
    2002 Jardel e Pedro Barbosa (Sporting)
    Há 5 anos e meio que o FC Porto não sofria 2+ golos em jogos consecutivos no Dragão:
    D 1-2 Gil Vicente, V 3-2 Estoril
    D 1-3 Besiktas, V 5-2 Portimonense
    Há quase 19 anos que o Estoril não marcava 2+ golos em casa do FC Porto, Pepe esteve presente nos dois encontros:
    2023 Tiago Gouveia e Geraldes
    2004 Ousmane NDoye e Pinheiro
    FC Porto vence há 6 jogos consecutivos em casa frente ao Estoril, a melhor série dos dragões frente aos canarinhos é de 8 vitórias consecutivas.

    Há 6 jogos que os azuis e brancos não sofriam golos dos estorilistas no seu estádio.
    FC Porto regressa às vitórias no Dragão.

    Há dois meses que os azuis e brancos não venciam jogos consecutivos com 3+ golos:
    03.2023 Chaves [F] e Estoril [C]
    01.2023 Arouca [C] e Famalicão [C]

    Fotografias(47)

    Liga BWIN: FC Porto x Estoril
    Liga BWIN: FC Porto x Estoril
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pensar o futuro
    2023-03-12 19h48m por HOMESCOUT
    Esta época fica decidida esta semana. Mesmo que passe aos quartos. A preparação da próxima época tem de ser colocada em marcha. Uribe sai a custo 0, Taremi e Diogo Costa sairão vendidos, talvez evanilson e Otávio possam sair também.
    Vai haver dinheiro mesmo que a Sad fique com metade.
    Ideias para reforço da equipa DC - Vitao
    DE - LUAN cândido
    MC - André Trindade
    MO - Hugo Vetlesen
    EE - Talles Magno
    PL Mateo Retegui
    Garantir o mais r...ler comentário completo »
    jiren32
    2023-03-11 15h39m por slbmeireles
    lembras-te de em 2020 marcaram penalti contra o Benfica no jogo com o Porto? em que existe um canto ferro salta com o jogador do porto, que chega mais alto e cabeceia. O Ferro de costas nem esta a ver onde esta a bola, e a bola vai ao braço dele, pronto penalti. Foi intencional? nao. Estava numa posiçao natural? sim uma pessoa a saltar nao salta com os braços junto ao corpo, principalmente se fizer os esforço de tentar saltar mais alto, é quase instintivo aquele movimento. É penalti? é,...ler comentário completo »
    jiren32
    2023-03-11 14h58m por slbmeireles
    99% lances de bola no traço não é de intençao do jogador, achas que o jogador tem intenção de fazer penalti?
    tirando aqueles lances que a bola vai entrar na baliza e o jogador defende com os braços para evitar o golo, o resto ninguem tem intençao de jogar com o braço.
    Foram criadas regras especificas, onde o jogador nao pode aumentar a volumetria do corpo. Ate pode ser um lance ao acaso, mas tem de seguir as regras.
    Alias mais tipo de lances de penalti deviam ter reg...ler comentário completo »
    jiren32
    2023-03-11 14h38m por slbmeireles
    as regras sao especificas, se aumentar a volumetria do corpo é penalti
    por alguma razao os jogadores na area andam praticamente sempre com os braços atras das costas. E faz todo o sentido, pelo menos aqui existe um criterio é igual para todos.
    Se nao ia andar-se mais uma vez ao sabor da interpretaçao do arbitro, sera que aumentou voluntariamente ou nao, sera que é posiçao natural ou nao. Quanto mais asas se da a ser interpretado mais asas se da a suspeiçao.
    E isto é ...ler comentário completo »
    FanecasMad
    2023-03-11 13h37m por slbmeireles
    O estoril veio matar-se ao jogo do dragão? não jogaram nada, mamaram 3 golos de um porto fraquissimo.
    Tem agora um bom treinador, com tempo ate podem vir a fazer um campeonato melhor ate ao fim, mas neste momento é uma equipa cheia de putos, sem referencias.
    Fosse outra equipa mais madura voces nao saiam com os 3 pontos deste jogo a dar o empate 2 vezes ao adversario. Fechavam o autocarro atras e seguravam o resultado.
    HA
    Msilva83
    2023-03-11 12h42m por Halibut
    Nem mais, precisamos de garantir o 2º lugar, tentar passar aos quartos da Champions e ganhar a Taça de Portugal.

    Próxima época o Porto terá que vender isso é certo e nos jogadores que podem sair destaco Diogo Costa, Otávio e Pepê, destes 3 pelo menos 2 devem sair, até mesmo o Taremi ou Toni, mas estes não dão muito dinheiro.

    Fora isso eu despachava de vez o Marcano, é certinho mas temos é que contratar 1 central de futuro que na próxima época seja ele o Pat...ler comentário completo »
    MS
    Jogo
    2023-03-11 11h36m por Msilva83
    Foi uma exibição cinzenta mas com vitória justa. Temos ultimamente tido exibições com altos e baixos também derivado por muitas lesões em jogadores que fazem parte do 11 inicial.

    Nesta fase prefiro vitórias mesmo sendo com pouco brilho do que empates ou derrotas.

    Esta época já vencemos taça da liga e supertaça, estamos nas meias da taça de Portugal e a meio de uma muito difícil eliminatória da champions league caso passemos penso que faríamos uma excelente campan...ler comentário completo »
    E fácil expulsar
    2023-03-11 11h25m por davidesantos321
    É fácil expulsar mas os jogadores do porto. . . Geraldes vinha para a rua logo na entrada do Pepe o Cassiano bem vistas as coisas vinha para a rua também, já para não falar no gamboa que agrediu o taremi mas pronto. Valeu os três pontos.
    Jogo
    2023-03-11 10h40m por Melkor
    Foi um jogo razoável com o resultado imprevisível, o Estoril está a precisar de pontos, e fez de tudo para conseguir. Já o Porto sofre do mesmo mal do Sporting, para além de faltar consistência ao seu jogo, também falta qualidade individual e coletiva à equipa, por isso, ambos estarem a fazer uma época de altos e baixos. Os 3 pontos são muito importantes nesta fase porque mantém o Braga com alguma distância e, não permite ao Benfica aumentar a vantagem. Apesar de o jogo de ontem não te...ler comentário completo »
    estaramosold
    2023-03-11 10h05m por FanecasMad
    Menos. Ainda há 2 semanas o Porto teve 2 expulsões e um penalty em casa, e hoje outro penalty. E ainda é empurrado pelas arbitragens??? Guimarães, Vizela (2 vezes) Paços de Ferreira em casa, só para pegar nos mais recentes. O SLB não tem sido beneficiado?? E não é por aí que não deixa de ser um líder justo. Menos. Esse fel todo , mesmo neste contexto, só fica mal. Tirem as palas um pouco. Porto e Benfica foram já prejudicados, e beneficiados. A arbitragem em Portugal é péssima. Saúde para si e para os seus.
    HA
    estaramosold
    2023-03-11 10h02m por Halibut
    Não é só o Porto o beneficiado e todos sabemos disso, como adepto do Porto admito que somos beneficiados mas os outros não são anjinhos. . .

    Quanto ao Inter acho que vai ser muito complicado, até digo mais, acho que se passarmos aos quartos vai ser o a cereja no topo do bolo desta época. . .
    Porto
    2023-03-11 09h55m por estaramosold
    Mais do mesmo, o Porto esta época tem sido isto e se não fossem fatores externos já estaria fora da luta pelo titulo.

    Infelizmente, prevejo a saída do Porto da champions em casa frente ao Inter, não é que o Inter jogue muito (em circunstancias normais o Porto em casa ganhava a este inter), mas jogando tão pouco e sem as arbitragens portuguesas a empurrar, não estou a ver o Porto a passar.
    HA
    Jogo
    2023-03-11 09h54m por Halibut
    Mais um jogo difícil que podia ter dado para o torto. . .

    Esta época foi muito mal planeada, logo ao inicio quando dão 20 milhões pelo Carmo, ainda se está a adaptar? Tanto tempo. . .

    Sabendo que Zaidu e Wendell são meramente jogadores que dariam para suplentes e são as nossas apostas? Sabendo que o João Mário nada ainda tinha provado e não se contrata uma alternativa? O Vitinha sai e confia-se naqueles que por cá ficaram para fazer a posição? Fábio Vieira e Fra...ler comentário completo »
    NE
    E o pepe
    2023-03-11 09h41m por Neferirkare
    Corta a bola com a mão, empurra e dá chapadinhas no Geraldes. Resultado 1 amarelo. Só mesmo nesta chafarica
    NE
    Festejo
    2023-03-11 09h39m por Neferirkare
    Faz-se miitas vezes, ainda que provocatório. Mas pôr a mão no ouvido é pôr a mão no ouvido, não há qualquer insulto. Exceto , claro, no estádio das antas, onde o Geraldes ia ficando com o sebo limpo, qual bairro de barracas. O mesmo de sempre do clube de sempre
    JS
    Brunooooooo
    2023-03-11 09h38m por jsilva77
    Tanto foi miserável a exibição do FCPorto como dessa triste insinuação, enfim . . . Tem provas, ou indícios de corrupção, fácil . . . Vá ao Ministério Público e apresente-se com as evidências, agora, escudar-se a falar através de um teclado é fácil, ainda para mais, num lance perfeitamente normal no futebol, a chamada entrada imprudente que tantas expulsões e penalties provoca por todo o mundo a todo o momento, mas pronto . . . E essa memória seletiva é terrível, . . .
    O Estoril
    2023-03-11 09h11m por FanecasMad
    Veio-se matar ao Dragao, ao estilo à lá jogo da mala. Vai ter a recompensa da descida de divisão. Da maneira que vai em queda livre, faz lembrar o Rio Ave quando desceu. Marítimo e Paços vão pontuar mais, estão com dinâmica de recuperação. A ansiedade do Porto explica-se mais pela distância pontual para o SLB. É humano. E com o jogo do Inter à porta, ainda mais. Não é o que o adepto gosta, mas é o que se pode ter com o investimento que está maravilhosa SAD tem feito. Saudações Portistas.
    JS
    Que miséria . . .
    2023-03-11 08h02m por jsilva77
    Sofrer desta forma, em casa, com um Estoril que ainda conseguiu marcar 2 golos, enfim . . . Mas ainda há quem diga que são estes jovens que vão morder os calcanhares ao SLBenfica até ao fim do campeonato e que vão passar aos quartos de final da CL eliminando um Inter em vantagem na eliminatória, enfim . . . Claro que há a atenuante de diversas alterações e falta de qualidade de jogadores no 11, mas é o que temos, começar com Fábio Cardoso, Zaidu, André Franco, Namaso e Toni de início,...ler comentário completo »
    FCP
    2023-03-11 07h38m por moumu
    Missão cumprida face a um estoril em queda mas acho que se vai manter. Vejo que o FCP tem uma missão dificil face ao Inter mas acredito que vá passar.
    FA
    2023-03-11 07h38m por fabinho18
    Por muito menos, o Benfica andas ser acusado de ter comprado o Alfa Semedo, imagino se fosse um lance igual ao do Mexer…
    Será que o Pepe estava comprado pelo Estoril ? É que o penalti foi semelhante ao do Alfa
    Jogo e arbitro
    2023-03-11 06h56m por rravv
    Jogo q. b. do Porto. Ganhou e com justiça. O Estoril pouco fez mas a verdade é que foi muito eficaz e com isso o Porto quase que era surpreendido novamente.
    Espero que a poupança do SC tenha frutos contra o Inter. A ver vamos.
    Quanto ao arbitro penso que os penalties estão corretos. O do taremi é penalty claro. O do pepe, ele está perto do jogador do estoril e não faz nenhum movimento para bloquear a bola mas a verdade é que não tem os braços colados ao corpo por isso pens...ler comentário completo »
    TR
    ZeroZero
    2023-03-11 03h37m por TrevorFrancis
    Curioso na crónica terem dado destaque negativo ao festejo do Geraldes. Na temporada passada, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, no jogo Sporting-Porto, Taremi marcou de penalty, mandou calar os adeptos do Sporting de forma bem mais provocatória e com muito mais desrespeito que Geraldes e nem mencionaram o assunto.
    Temporada 2028/2019, Hernâni marca no Bessa, Conceição festeja com um manguito para a bancada dos adeptos adversários e um insulto verbal. Não vi nenhuma menção a censurar tais comportamentos.
    TR
    Ironias sem igual
    2023-03-11 01h04m por TrevorFrancis
    Depois do empate do Estoril toda a gente no banco do Porto sai tresloucada a correr indignada pelo festejo do Geraldes. O homem só pôs a mão no ouvido. . . Não há muitos anos, vi, ao vivo, Conceição a fazer um manguito e a proferir, nitidamente, um improprério para a bancada adversária quando a sua equipa marcou o golo da vitória nos descontos. . .
    Em relação ao Taremi, presumo que quando acabar a carreira vai para Los Angeles, enveredar pela carreira de duplo em filmes de acçã...ler comentário completo »
    Ruben_Ferreira
    2023-03-10 23h44m por slbmeireles
    Nao olho no 1 pa 1. Olho nos jogadores que do porto neste momento tiravam lugar a alguem do nosso 11. E sinceramente digo-te so vejo 3. Diogo Costa, Otavio e Joao Mario. Sendo que Otavio é porque o enzo se foi embora, se não era so 2.
    Não que o Benfica tenha super vedetas, jogadores do outro mundo, mas tem bons jogadores que encaixam perfeitamente nas ideias de jogo da equipa e que tem apresentado um excelente rendimento.
    Não vou pela diferença entre uma equipa ou outra p...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2023-03-10 23h38m por GregMiguelCastro
    "Discordo o plantel do Benfica é bem melhor que o do Porto"

    Bem melhor acho que é um exagero, também acho que o plantel do Benfica tem mais qualidade que o do Porto este ano mas a diferença não é assim tão gigantesca. Se formos a analisar os 11 base de cada equipa são extremamente equilibrados, creio que o Benfica tinha mais opções de qualidade no banco mas com a lesão do Guedes essa diferença vai ficar um pouco mais atenuada, veremos se ainda fará alguma diferença no campeonato.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...