placardpt
    A antevisão de Amorim ao duelo com o Midtjylland

    «Nada vai salvar a época, nem ganhar a Liga Europa»

    2023/02/15 14:38

    O Sporting faz, esta quinta-feira, a sua estreia nesta edição da Liga Europa, ao defrontar os dinamarqueses do Mitdjylland na 1ª mão do play-off de acesso à fase a eliminar da prova. Na antevisão da partida, Rúben Amorim, treinador dos leões, abordou as hipóteses da sua equipa nesta eliminatória e na prova, negando que a conquista da Liga Europa salve a temporada.

    «Os jogos são sempre perigosos. A competição faz crescer a equipa e nesse sentido temos vantagem. Tivemos menos tempo de preparação, mas as equipas crescem com a competição. Têm um treinador que joga sempre em 4x3x3, não mudaram a forma de jogar nos particulares e não devemos ser surpreendidos. Preparámos bem o jogo, sabemos como eles vão jogar. Demos muitas informações táticas e nada de motivação. Vamos preparados para o jogo de certeza», começou por dizer, em conferência de imprensa.

    «Há muita coisa a tirar do jogo com o FC Porto, o futebol tem destas coisas. Geralmente nos jogos temos mais posse e mais remates, mas não estamos a conseguir marcar. Quando sofremos, cada vez é mais difícil a equipa manter-se no mesmo registo. Usámos tudo o que aconteceu com o FC Porto e andámos para a frente, em vez de bater nesse jogo. Olhámos para o Midtjylland, para pensar para a frente. Retirámos o bom e aprendemos com o mau», acrescentou.

    Rúben Amorim negou ainda que a conquista da Liga Europa possa salvar a época do Sporting: «Não é uma tábua de salvação. Gostaríamos sempre de ganhar um título, este ano está mais difícil. No final da época vamos fazer um balanço deste ano e das últimas três épocas e há vários balanços possíveis. O que posso dizer é que esta época está muito aquém dos objetivos e nada a vai salvar, nem ganhar a Liga Europa, porque temos uma responsabilidade no campeonato. Não vai salvar o planeamento da outra época. Temos que ganhar este jogo e planear com tempo. Não foi o facto de irmos à Liga dos Campeões que fez com que não vendêssemos os nossos jogadores. Estamos a planear esse futuro ao colocar o Chermiti e os Fatawu. Estamos a salvaguardar a época com os miúdos a ganhar experiência.»

    «Em relação a receitas, isso é um problema da direção. Já fizemos as vendas do ano passado e deste para nos acautelarmos. Depois, temos um orçamento em salários que nos permite fazer contas, mesmo sem a Champions. Isso é tema para a direção resolver. Não me parece que sejam as receitas da Liga Europa, que não são grandes, a resolver, a não ser que seja para a ganhar, porque aí qualificamo-nos para a Champions e isso seria a única coisa a fazer uma grande diferença. Os jogadores e eu não temos que pensar nisso, temos que pensar neste jogo», acrescentou.

    «Em relação ao sistema, nós temos vindo a ter nuances na equipa, que mudam a forma de jogar. A verdade é que às vezes defendemos com um lateral subido e transforma-se num 4x4x2. Já jogaram muitas vezes dois avançados e nem por isso mudou o sistema. O ano passado tivemos o Paulinho e o Slimani, agora foi o Chermiti e o Paulinho. Não está nada fora de questão, mas vejo como podendo jogar de formas diferentes, mas com esquema igual. Já fizemos certos jogos onde o Nuno Santos praticamente não baixa para a linha defensiva. O nosso sistema adapta-se a tudo, mas para isso é preciso que os jogadores se mantenham muito tempo no mesmo clube com o mesmo treinador. Chegam jogadores e têm que se adaptar. Depende tudo da construção do plantel e cada vez mais vamos ser maleáveis na forma de jogar», concluiu, negando uma possível mudança tática na equipa.

    Antonio Adán, guarda-redes espanhol, também esteve presente na antevisão da partida e falou da sua maior irregularidade esta época: «Aépoca está a ser irregular para todos. Sinto-me bem, fisicamente também. Podemos destacar dois grandes erros ao longo da época e assumo-os com tranquilidade, mas tenho mais de 110 jogos pelo Sporting. Não quero mudar a opinião de ninguém, mas sinto que estou a grande nível e mereço a confiança.»

     

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MIDTJYLLAND

    Fotografias

    Europa League: Sporting CP x FC Midtjylland
    Europa League: Sporting CP x FC Midtjylland

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EagleResurrecte d
    2023-02-15 18h36m por MisticaEncarnada
    Dêm-lhe lá craques de valor como os que o Jesus teve no Benfica e no Sporting e acho que o Amorim vai bater os recordes todos do Jesus. Todos. . . campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga, Supertaças, passagens na fase de grupos da Champions. . . todos.
    O Sporting não foi campeão por causa do Covid. Já sem Covid passaram a fase de grupos da Champions e fizeram 85 pontos na liga.
    O Sporting foi campeão porque tinha jogadores como Matheus Nunes, Palhinha, João Már...ler comentário completo »
    JO
    «, nem ganhar a Liga Europa»
    2023-02-15 17h40m por JoaoSousaaa
    Por acaso ganhas a liga europa, ganhas! xD
    Vais é ser eliminado com uma goleada qualquer, assim que apanhares uma equipa mais ou menos. . .
    Nem para estorvar servem, como se pôde ver no fim de semana com o foculporto. . .
    Amorim
    2023-02-15 16h58m por pedrinho_dgl
    Disse isto porque ficava bem dizer e era o mais correto de se dizer sem colocar pressão nos jogadores. Como é óbvio ganhar a Liga Europa mais que salvava a época, seria um momento histórico para o clube.
    Não me vou iludir, mas tirando estas 2/3 equipas (Arsenal/United/Barcelona), sendo que uma delas vai já de vela, o Sporting consegue competir com qualquer outra, e chegando a uma fase avançada da competição, esta diferença dilui-se ainda mais visto que os jogadores começam a ganha...ler comentário completo »
    Kurika
    2023-02-15 16h21m por MisticaEncarnada
    Também acho que não acontece. Assim de repente não me lembro de tal ter acontecido.
    Só no caso de um clube que não se qualifique via liga mas consiga-o pela LE é que haverá mais que as equipas previstas na Champions. Pela LE ou Champions, diga-se.
    Uma das liga top-4 pode ter 6 equipas na Champions se dois clubes que terminem abaixo do 4º lugar ganhem a Champions e LE.
    mistica encarnada
    2023-02-15 16h03m por Kurika
    Nenhum clube pode fazer isso de abdicar da Champions via campeonato se tiverem conseguido a classificação pela Liga e vencido a LE. Não me. lembro de alguma vez isso ter. acontecido.
    Neste caso o que acontece é que o 5o país do ranking (que tem sido França) mete o 3o classificado diretamente nos grupos. Foi que aconteceu em 2019 e 2020.
    Kurika
    2023-02-15 15h57m por MisticaEncarnada
    O que o user andrealves explicou não é que abdiquem de ir à Champions, é abdicarem de ir à Champions pela via do campeonato mas sim ir pela LE, por a terem vencido, em caso de ficarem numa posição de acesso à Champions. Eu não sei se isso é assim.
    Mas normalmente é automático, a equipa que ganha a LE tem lugar garantido na Champions na época seguinte mesmo que fique pelo meio da tabela na sua liga.
    O melhor que podia acontecer, para Portugal, seria Porto e Benfica passar...ler comentário completo »
    andrealves
    2023-02-15 15h42m por Kurika
    Hmm? Podes dar exemplos de clubes que tenham "abdicado de ir à Champions" para dar o lugar à equipa acima e beneficiar o seu país? Nunca vi nada disso.
    Até porque a final da LE é já perto da ultima jornada (às vezes até depois de terminar o campeonato), portanto era preciso esses clubes saberem prever o futuro para terem a certeza que iam ganhar a LE e que não lhes ia sair o tiro pela culatra (i. e. , perder a LE e também o lugar na LC via campeonato). Ou seja, nenhum clube alguma vez iria fazer isso.
    inform
    2023-02-15 15h34m por Os_71
    Ele quer lá saber disso. . . . . desde que vá pingando o resto que se lixe!
    Amorim
    2023-02-15 15h33m por Os_71
    Bazares daí para fora e o dono do clube pedir a demissão para haver eleições antecipadas já era um belo trofeu que o clube ia ganhar.
    Um troféu europeu
    2023-02-15 15h26m por ramiroo
    Para mim, ganhar uma competição europeia vale mais do que ganhar um campeonato a não ser que seja o primeiro. Não percebo está lógica do Amorim
    Nandotobias
    2023-02-15 15h08m por andra-alves164
    Mesmo que o Sporting fique em 3, ganhando a Liga Europa, Portugal vai meter 3 equipas na fase de grupos (1, 2 e vencedor da liga Europa), o lugar das pré eliminatórias será passado para o 4, o lugar na fase de grupos para o 5 e assim sucessivamente. O sporting pode (e o clube que ganha a Liga Europa normalmente faz para beneficiar o seu país) abdicar de ir à Champions pela classificação na liga o que abre portas para os que estão a seguir.
    Amorim
    2023-02-15 15h00m por moumu
    Olha que é um troféu com grande prestigio senhor Ruben Amorim. Não salva a época porque a liga e as taças estão perdidas mas lá que todos os sportinguistas ficavam muito satisfeitos isso é verdade. Além disso já foram a uma final e perderam, pode ser que desta vez consigam o caneco, e sim seria muito bom para o ranking.
    Liga Europa
    2023-02-15 14h42m por NandoTobias
    Era um sonho para Portugal o Sporting ganhar a liga europa e ficar em 4º pela primeira vez teriamos a oportunidade de ter 4 equipas na fase de grupos da champions, mas para isso o braga (se ficar em 3) teria de chegar a fase de grupos tmb. Passar aos quartos e o braga eliminar a fiorentina tmb seria excelente
    jogos históricos
    U Quinta, 16 Fevereiro 2023 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    François Letexier
    1-1
    Sebastián Coates 90'
    Emam Ashour 77'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08