Depois de meses, meses e meses de rumores, eis que está fechada a troca que leva Russell Westbrook para fora de Los Angeles. Num negócios de três equipas e onde estão envolvidos oito jogadores, o base all-star ruma aos Utah Jazz. Para além dos Jazz e dos Lakers, também os Minnesota Timberwolves estão envolvidos na transação.
Vamos então por partes. Os Lakers recebem três jogadores, dois de Utah e um dos Timberwolves. Dos Jazz chegam o atirador Malik Beasley e o extremo/poste Jarred Vanderbilt. Dos Wolves chega a principal peça da troca, o base all-star D'Angelo Russell, que assim regressa à equipa que o escolheu no draft de 2015.
Para os Utah Jazz segue Russell Westbrook, que dificilmente jogará um minuto na equipa, podendo ser dispensado ou mesmo chegar a um acordo para ver o seu contrato «comprado». Também Damian Jones e Juan Toscano-Anderson continuam o caminho do experiente base, assim como uma pick de 1ª ronda do draft de 2027, protegida se calhar nas primeiras quatro posições.
Para os Timberwolves seguem o veterano base Mike Conley e Nickeil Alexander-Walker, canadiano de 24 anos, vindos dos Utah Jazz. Os Wolves trocam de bases, mas, tendo em conta que as negociações para a extensão do contrato de Russell não estavam a correr bem, pelo menos anulam o perigo de perder um jogador titular de forma livre.
Esta troca marca o fim da era Westbrook nos Lakers. Durante um ano e meio, o base viveu tempos verdadeiramente tumultuosos em Los Angeles. Apesar de ter participado em quase todos os jogos, o jogador nunca se adaptou a jogar com Lebron James e viu as suas capacidades atléticas decair de forma impressionante.
A incapacidade de atacar o cesto como fazia em anos anteriores, aliado ao facto de o lançamento médio e longo continuar a ser pobre, fez com que o antigo jogador dos OKC teve momentos verdadeiramente deprimentes, com o público de Los Angeles a assobiar e a pedir-lhe para não lançar, enquanto que os adversários simplesmente não o defendiam. Agora, nos últimos meses de contrato existia uma grande incerteza sobre o futuro do jogador na NBA.
![]() | ![]() |
![]() |