placardpt
    Histórico Vandinho analisa estado atual

    «Vejo um SC Braga de negócios e não com ambição de títulos»

    23 jogos depois do arranque (quase) perfeito, o SC Braga continua em busca de um lugar na história. O emblema minhoto tem sido o crónico quarto classificado do campeonato português nestes últimos 15 anos e a ambição é mudar esse ciclo. Será este o ano?

    Artur Jorge acredita, mas ainda não se esticou muito sobre essa possibilidade. Por outro lado, vozes diretivas já relataram perspetivas diferentes, no entanto, o clube permanece com uma pedra no sapato difícil de tirar.

    Posto isto, apesar do sucesso nos últimos anos como por exemplo na Taça de Portugal - este ano há a possibilidade de voltar a conquistar o segundo troféu mais importante do país -, o SC Braga ainda não alcançou o trono do futebol português.

    O que falta para lá chegar? O zerozero foi à procura de respostas e falou com Vandinho, elemento chave das duas temporadas de maior sucesso do emblema minhoto. O ex-capitão arsenalista, num discurso leve e frontal, fala em ambição (ou na falta dela) e aponta um pormenor que tem feito a diferença: as transferências.

    «Vitinha ia acabar por sair, mas...»

    �Catarina Morais / Kapta +

    Apesar de alguns (valentes) tropeções, os bracarenses têm percorrido um caminho vitorioso: encontram-se no pódio da Primeira Liga, estão na disputa por um lugar nas meias da Taça e seguem com ambições realistas para competir na Conference League.

    Vitinha
    2022/2023
    28 Jogos  1866 Minutos
    13   4   0   02x

    ver mais �

    Para atingir a meta primeiro que os rivais, Vandinho - ex-médio defensivo que participou em 225 jogos do SC Braga - refere que é preciso ter ambição, algo que «está em falta» no emblema minhoto.

    «É fundamental os jogadores e as pessoas à volta do clube terem uma mentalidade diferente e, acima de tudo, ambição. Não vejo o SC Braga com essa ambição. Acho que as vendas têm tido influência. O dinheiro faz falta e faz parte do crescimento de todos os projetos mas desfazendo a equipa a meio da época... torna impossível qualquer luta pelo título. Até porque os grandes têm mais facilidade em comprar e vender, enquanto o SC Braga não...», começou por destacar.

    qNão é por falta de dinheiro que não há mais contratações
    Vandinho

    O clube minhoto vendeu, no fecho do mercado de inverno, uma das suas principais figuras (Vitinha), algo que pode, segundo Vandinho, atrapalhar os objetivos da temporada.

    «O Vitinha ia acabar por sair do SC Braga, mais tarde ou mais cedo, mas este não era o timing certo... o SC Braga deveria ter feito esforços para manter o jogador. Neste momento vejo um SC Braga de comércio, de vendas, de negócios... e não um SC Braga com ambição de títulos», afirmou desalentado, ainda com a derrota pesada diante o Sporting na memória.

    «Salvador tem de regressar alguns anos atrás»

    «A formação não vai resolver o problema. É preciso jogadores com um perfil diferente...» No SC Braga a aposta na formação tem feito parte do percurso - Vitinha é exemplo - , mas ainda sem o sucesso desportivo desejado.

    Vandinho analisa a aposta na formação como algo positivo, contudo, considera que é «preciso mais» para abandonar o 'crónico' quarto posto do campeonato.

    �SC Braga

    «Não é por falta de dinheiro que não há mais contratações, acho que o presidente tem de ser mais ambicioso. O [António] Salvador tem de regressar alguns anos atrás, porque no nosso tempo era ambicioso e hoje, na minha opinião, ele mudou», sublinhou ex-médio brasileiro.

    Alguns anos atrás: mais concretamente para a temporada 2009/2010.  Gverreiro entre 2004 e 2011, o ex-médio recorda - com muita saudade - as «duas melhores épocas» do clube minhoto e faz uma vénia a Domingos Paciência.

    q Vejo um SC Braga de comércio, de vendas, de negócios... e não um SC Braga com ambição de títulos
    Vandinho
      «Lembro o meu período no SC Braga com muita saudade... Dei tudo por aquela camisola e ainda hoje vejo o reconhecimento dos adeptos, que me deixa muito tranquilo e feliz. 2009/10 e 2010/11 foram as duas melhores épocas de sempre. Fico feliz por ter deixado a marca num coletivo tão forte. Todos lutamos pelo mesmo objetivo e importa destacar uma pessoa: Domingos Paciência. O que ele fez eu não vi ninguém chegar perto. Tem que ser lembrado sempre.»

    «Deixa-me triste saber a injustiça que tiveram comigo»

    Vandinho jogou na final europeia 100 por cento lusa entre FC Porto e SC Braga �Getty /

    Duas épocas históricas por vários motivos: Champions League, final da Liga Europa, segundo posto do campeonato e... «o caso Vandinho». [O ex-jogador bracarense, recorde-se, foi castigado com três meses de suspensão por alegada agressão a Raul José, técnico-adjunto de Jorge Jesus, na época 2009/2010]

    «Deixa-me triste saber a injustiça que tiveram comigo. Estive três meses de castigo por algo que não aconteceu... Julgaram-me por uma agressão que não existiu e eu [e o SC Braga] acabámos prejudicados. Poderíamos ter sido campeões nesse ano», sublinhou o ex-jogador do SC Braga.

    Por fim, Vandinho revirou algumas páginas do passado com um olho no presente: «No nosso tempo era tudo mais competitivo, tínhamos jogadores de nível acima.»

    «Hoje não é possível encontrar no SC Braga um jogador do nível do Hugo Viana, Mossoró e Alan...», elucidou prosseguindo com a importância dos jogos grandes numa equipa como o SC Braga.

    «Estes jogos grandes são jogos que definem uma época. Se encararmos os jogos grandes como algo impossível de vencer... realmente vai-se tornar impossível. Antes daquelas duas épocas [2009-2011] se calhar tínhamos essa mentalidade que 'o SC Braga não poderia chegar a esse nível' e acabávamos por perder esses jogos, mas depois... o chip mudou», concluiu.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    Taça de Portugal: SC Braga x Benfica
    Taça de Portugal: SC Braga x Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SC Braga
    2023-02-08 23h32m por Bracara_Avgvsta
    O SC Braga teve uma grande melhoria nas modalidades e construiu uma academia graças ao sucesso financeiro alcançado no futebol.

    O SC Braga podia investir forte na segunda metade da temporada, mas isso não garante que vamos conquistar algum título. No próximo ano, poderia ser necessárias vender varios jogadores para equilibrar as finanças do clube.

    É claro que gostaríamos de ver o SC Braga vencer o campeonato, mas é importante dar um passo de cada vez. É importante conjugar estabilidade com investimento.
    SA
    Outro universo
    2023-02-08 23h26m por santossantos
    Isto são declarações de quem vive noutro universo, e ainda há quem concorde. . .

    O Braga está infinitamente mais sólido e ambicioso que em 2010, basta dizer que está neste momento a lutar com o Porto pelo 2º lugar.

    O Sporting vence 1 liga de 20 em 20 anos, nenhuma análise minimamente lógica pode achar que o Braga com outra gestão iria ter uma performance desportiva superior de forma regular.
    DI
    Vandinho
    2023-02-08 22h55m por Diego_Forlan
    Nao concordo lá muito. Se tem clube em portugal que tem sido ambicioso a parte dos grandes é o braga mas claro nao conseguem manter os grandes jogadores apesar de cada vez irem buscar reforços de mais nivel ao contrario de outros historicos que cada vez ficam mais para tras como vitoria de guimaraes e boavista
    Braga
    2023-02-08 22h42m por VerdeRubro
    O que o Vandinho diz pode até ser verdade, da mesma maneira que um adepto do Porto e do Benfica também diz que se não vendessem os melhores tinham equipas fortíssimas e forte candidatas a um titulo europeu, mas as coisas são como são, sem essas vendas muito dificilmente conseguiriam esses mesmos atletas e voltava tudo ao mesmo ou até pior.

    O Braga está para os ditos grandes de Portugal como estes estão para os tubarões europeus, um patamar abaixo e sendo um "trampolim" para o...ler comentário completo »
    Zhar
    2023-02-08 20h10m por ramiroo
    Sendo boavisteiro, simpatizo com o Braga, e até já vivi na cidade. E nem seria contra estádios municipais se existissem regras e bom senso nos gastos. . . Paga Zé Povo!
    ZH
    ramiroo
    2023-02-08 18h17m por zhar
    erro meu. . . duplo. . . pelos vistos alem de ainda não estar totalmente pago , pelos vistos a posse do mesmo é total da autarquia local. . tinha ideia que era parceria com o clube. . . mas não. . . e por curiosidade estive a ler os custos aos contribuintes anuais. . . descoberta nada agradavel. . . estas brincadeiras entre clubes e autarquias devia de acabar de norte a sul. . . seja na bola seja na religião. . .
    Zhar
    2023-02-08 18h01m por ramiroo
    Estádio já pago?
    Vandinho
    2023-02-08 17h30m por SCBFAN
    Concordo com o q diz, estamos há muito tempo a fazer bons negócios e grandes vendas, e não se observa um investimento equivalente na equipa principal. A maioria dos negócios são empréstimos ou a custo zero e os treinadores escolhidos têm sido treinadores da formação q não sabe se eles darão certo ou não. Isto para mim é falta de ambição, se tivesses investido mais um pouco no mercado e ter buscado um treinador mais calejado esta poderia ser uma época histórica mas provavelmente daqui a um m...ler comentário completo »
    EnormeSCB
    2023-02-08 17h16m por MisticaEncarnada
    Depende da perspectiva. Mesmo que o Benfica seja campeão, o 3-0 em Braga pode e deve ser recordado como uma prova em como algum desleixo e jogadores já com a cabeça noutros lados podem influenciar altamente, de forma negativa, o rendimento de vários jogadores, que tem repercussão no rendimento de uma equipa.
    Agora, para a maioria dos adeptos não vai ser sequer importante se no final o clube pelo qual torcem acabar por ser campeão. Mas é importante aprender com os erros do passado para que o futuro possa ser mais brilhante.
    Vandinho
    2023-02-08 17h10m por EternoRossoBianco
    Concordo com quase tudo.
    O clube como negócio é excelente, mas a nível de ambição já teve melhores dias.

    Quanto a ganhar títulos, se perdermos amanhã será uma época a seco , e culparei a venda do Vitinha por isso! São 3 mercados de inverno a vender 3 jogadores determinantes e sem contratar alternativas. E quase sempre correu mal, as 2° voltas costumam ser um sufoco.
    ZH
    Braga
    2023-02-08 16h42m por zhar
    Ter politica desportiva mas é preciso ter pes assentes no chão. . . para se ter uma boa politica deportiva por tras é necessario haver boa politica financeira. . . foi a boa politica financeira e estrategia a medio/longo prazo que permitiu ao braga chegar a uma final europeia , lutar pelo titulo nacional e este ano chegar a um ponto de equidade na luta pelo titulo com os 3 do costume. . . foi uma boa politica economica que permitiu um estadio ja pago e uma academia de topo que tanto tem dado...ler comentário completo »
    EN
    moumu
    2023-02-08 16h37m por EnormeSCB
    Lembro que em 09/10 quando lutamos pelo titulo até ao final da época fomos goleados no Dragão (5-1), jogos menos conseguidos durante uma época é natural o importante é ser se consistente durante mais jogos. Se o Benfica for campeão esta época por exemplo ninguém se irá lembrar dos 3-0 que levaram em Braga.
    EN
    Vandinho
    2023-02-08 16h33m por EnormeSCB
    Grande Vandinho. Muito do que diz é verdade já são 3 mercados de inverno (a meio da época portanto) onde deixamos sair jogadores importantes na equipa: Paulinho em 2021, Galeno em 2022 e agora Vitinha em 2023 é natural que a equipa se ressinta um pouco da influencia que deixa de ter com jogadores que até ali são importantes. Penso que a aposta desportiva será mais forte nas próximas épocas até porque acredito que a ambição do Salvador continua a ser a mesma mas os clubes portugueses vivem de ...ler comentário completo »
    Vandinho
    2023-02-08 16h33m por moumu
    Concordo, quando leva 2 goleadas em Alvalade não pode ambicionar titulos, para um Braga campeão era preciso uma equipa com mais estaleca.
    jogos históricos
    U Quinta, 09 Fevereiro 2023 - 20:30
    Estádio Municipal de Braga
    Tiago Martins
    1-1
    (5-4 g.p.)
    Al Musrati 36'
    Gonçalo Guedes 15'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Destaque
    As contas portuguesas na Europa
    Terminou, oficialmente, a temporada europeia das equipas portuguesas, depois de o Benfica, último resistente, ter sido eliminado pelo Marseille (1-0), após ida a desempate por grandes ...
    19-04-2024 20:11

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 19:22
    HD
    HD_L 19-04-2024, 19:21
    matrioska_russa 19-04-2024, 19:21
    Tobin 19-04-2024, 19:16
    ricardocunha251 19-04-2024, 19:00
    ago 19-04-2024, 18:53
    DSantos11 19-04-2024, 18:40
    lvrs1 19-04-2024, 18:40
    ZH
    zhar 19-04-2024, 17:28
    canelax 19-04-2024, 17:26