placardpt
    GD Chaves bate Marítimo por 2-1

    Valente regresso a casa

    Outrora uma verdadeira fortaleza, geradora de clichês do futebol português e justificações da oposição - «em Chaves é difícil», diziam -, o Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira tem estado mais longe desse estatuto. Hoje foi uma espécie de regresso a esse lugar-comum, casa para os flavienses.

    Mais de três meses e meio depois do último triunfo caseiro, o GD Chaves somou três pontos na receção ao Marítimo. Um bom jogo de futebol, rico em história e momentos de tensão, mas os dois golos alcançados muito cedo foram decisivos até ao final.

    Entradas que valem pontos

    É provável que todos os elementos da equipa caseira estivessem igualmente saturados do mau momento que a equipa vive, especialmente perante os próprios adeptos, mas um deles decidiu que a mudança era uma tarefa sua.

    Falamos de Euller Silva, que fez este domingo a sua melhor exibição em solo luso, e abriu as hostilidades com um grande golo ao segundo minuto de jogo. Recebeu a bola pressionado, depois de um desvio no passe de um colega, e rapidamente embalou num lance individual. Entrou na área, entre dois defesas, e finalizou já em desequilíbrio para fazer o 1-0.

    Campelos comanda regresso aos triunfos �Rogério Ferreira / Kapta+
    Confortáveis no jogo, os flavienses geriam, enquanto a equipa adversária crescia em frustração (que gerou um elevado número de cartões amarelos). Ao 17º minuto Juninho caiu na área e o VAR confirmou a falta de Léo Pereira, gerando uma grande penalidade que Steven Vitória, de regresso à titularidade, marcou de forma exemplar.

    Tudo corria bem e as câmaras chegaram a captar os rasgados sorrisos na bancada principal, mas o Marítimo tem vindo a crescer com José Gomes e voltou a fazê-lo neste jogo. Com mais de uma hora para jogar havia, certamente, muito para dizer.

    Reação com coração, insuficiente

    Léo Pereira foi senhor do jogo durante uns minutos e distribuiu as riquezas do mesmo. Se Léo dá, Léo também tira, e foi por isso que o brasileiro conquistou uma grande penalidade para a sua equipa apenas seis minutos depois de conceder uma ao adversário.

    Paulo Vítor bem se esticou e chegou a tocar na bola, mas o remate de Cláudio Winck foi bem colocado e conseguiu colocar a formação insular à distância de apenas um golo. O guarda-redes do GD Chaves redimiu-se numa série de lances em que manteve essa distância, até ao intervalo.

    A reação dos visitantes estendeu-se até ao segundo tempo, que já foi um pouco mais equilibrado... Para cada chance de Vidigal, lançado ao intervalo, um bom lance de Euller, ou de Juninho. Vítor Campelos viu um jogo cada vez mais aberto e não gostou, recorrendo ao banco para reforçar a postura defensiva da equipa.

    As substituições funcionaram e o volume ofensivo do Marítimo caiu, apesar de ainda ter surgido um par de momentos que assustaram os da casa. Foi até aos 10 minutos de compensação, quando o apito soou para definir as contas, num momento em que o desespero já tinha levado Makaridze à área adversária. Aí está, o valente homecoming dos flavienses!

    jogos históricos
    U Domingo, 05 Fevereiro 2023 - 15:30
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Tiago Martins
    2-1
    Euller Silva 2'
    Steven Vitória 21' (g.p.)
    Cláudio Winck 27' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    Lances Capitais
    GOLO GD Chaves!
    Euller Silva marca
    Euller Silva marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    21´
    GOLO GD Chaves
    Steven Vitória marca de grande penalidade!
    Steven Vitória marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
    27´
    GOLO Marítimo
    Cláudio Winck marca de grande penalidade!
    Cláudio Winck marca o seu 3º golo na prova (19 jogos)
    Positivo
    Força psicológica

    Mesmo não sendo duas equipas num bom momento de forma e resultados, foi evidente que estiveram em campo dois coletivos muito fortes. O Marítimo reagiu muito bem a uma desvantagem de dois golos e lutou até ao fim para levar pontos do jogo, ao mesmo tempo que o GD Chaves soube recompor-se do controlo que perdeu e guardou a vantagem até ao final com a ajuda do banco. Contribuiu para o espetáculo.

    Negativo
    Inconsistência

    O início da era José Gomes na Madeira trouxe alguma promessa, por resultados positivos e acima de tudo pela vitória sobre o Sporting, mas não parece que isso se vá traduzir numa segunda volta tranquila. O Marítimo acaba de somar a segunda derrota consecutiva e continua na zona vermelha da tabela, tendo pela frente uma grande luta de vários meses.

    Forma
    GD Chaves
    2022/2023
    23J
    6V
    8E
    9D
    24-33G
    Marítimo
    2022/2023
    23J
    3V
    4E
    16D
    14-47G
    O Árbitro

    Duas grandes penalidades bem assinaladas, mas Tiago Martins quase perdeu o controlo do jogo durante a primeira parte, graças a uma série de cartões amarelos que não precisavam de ter sido mostrados. Foram oito até ao intervalo, num total que atingiu a dezena.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    correcção
    2023-02-06 16h23m por ValentesTransmontano
    São 10 pontos e não 9 os de vantagem sobre o Santa Clara.
    GS
    Chaves 2 Marítimo 1
    2023-02-06 10h41m por GSCGrandeamor
    Vitória importante do Chaves que assim ganha um novo balão de oxigénio embora estejam tranquilos, mas esta vitória ajuda a consolidar melhor a posição.
    Para o Marítimo foi um mau resultado, perder é sempre mau, mas o Marítimo na situação delicada em que se encontra tem mesmo de começar a ganhar jogos, senão cada vez se torna mais complicado a missão de ficar na primeira liga, e já deu para ver que o Paços de Ferreira está em recuperação, veremos o que fazem no jogo com o Portimonense.

    Saudações
    CSM
    2023-02-05 19h16m por VerdeRubro
    Péssimo resultado, mais uma vez num jogo decisivo entramos a dormir e começamos o jogo já a perder, assim vai ser mais difícil.
    Nota para a arbitragem, nos últimos 3 jogos do CSM apanhamos árbitros supersensíveis foram duas dezenas de amarelos e 2 expulsões salvo erro, a sua grande maioria sem justificação, é mais um obstáculo que teremos de ultrapassar.
    Chaves
    2023-02-05 19h06m por zlatan_21
    Finalmente voltam a vencer em casa.
    3 pontos super importantes.
    A vantagem para os desesperados na tabela aumenta.
    Chaves
    2023-02-05 19h01m por moumu
    Que bom para eles para dar alento e sobretudo deixar o Maritimo lá em baixo. Vejo que Steven Vitória continua goleador!
    Grande resultado!
    2023-02-05 18h42m por ValentesTransmontano
    Foi provavelmente o jogo mais importante da época. 12 pontos de vantagem que na verdade são 13 devido à vantagem no confronto directo, e 9 pontos de vantagem para o Santa Clara. Excelente resultado!

    Uma nota para a arbitragem miserável desde árbitro. Dos 8 amarelos da 1ª parte, apenas 2 ou 3 tiveram razão de ser. Os árbitros portugueses são mesmo muito fracos.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...