placardpt
    FC Porto triunfa na casa do Marítimo

    Cinco minutos de magia brasileira

    2023/02/01 20:56

    A certa altura, o cenário não parecia favorável ao FC Porto, mas o arranque implacável na segunda metade valeu os três pontos. Nesta visita à Madeira, no seguimento da conquista da Taça da Liga, os portistas triunfaram por 0-2 sobre o Marítimo, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal bwin.

    Para o embate com os dragões, José Gomes quase repetiu a fórmula utilizada perante o Estoril Praia, com Stefano Beltrame a render o castigado João Afonso e Brayan Riascos a acompanhar Pablo Moreno no ataque. Do lado portista, Sérgio Conceição fez Diogo Costa regressar à baliza e surpreendeu ao apostar em Bernardo Folha para o lugar de Stephen Eustáquio.

    Vermelho e amarelo a colorir

    Cientes da distância pontual para a liderança, os homens da cidade Invicta entraram a mandar. Com mais bola, os azuis e brancos foram os primeiros a assustar, só que o cruzamento atrasado de Otávio não encontrou destinatário. Remetidos a um papel de maior expectativa, os insulares souberam lidar com este ímpeto portista e responderam com agressividade na pressão e contragolpes.

    Fábio Veríssimo mostrou quatro vezes o vermelho, em 45 minutos �Catarina Morais / Kapta +
    Brayan Riascos e Bruno Xadas deram o mote numa primeira fase. Posteriormente, Diogo Costa teve de se aplicar perante a meia distância de Bruno Xadas e Val Soares, numa altura em que os verde-rubros estavam muito perigosos.

    Paralelamente, ocorreu uma chuva forte no Caldeirão dos Barreiros, pautada pelas cores amarela e vermelha. O árbitro Fábio Veríssimo não conseguiu controlar da melhor forma o espírito combativo dos jogadores e acabou por mostrar vários cartões, que levaram às expulsões de Bernardo Folha e Pablo Moreno, assim como de Sérgio Conceição e do seu adjunto Vítor Bruno.

    A solução não estava no banco

    Perante o critério apertado demonstrado no primeiro tempo, ao intervalo, José Gomes tirou de cena dois amarelados e Brayan Riascos, para lançar Nito Gomes, Percy Liza e André Vidigal. Já do lado portista, Evanilson rendeu o apagado Mehdi Taremi no ataque. Estas mexidas acabaram por tirar gás e agressividade aos funchalenses e isso refletiu-se no marcador.

    �Catarina Morais / Kapta +
    À entrada da área maritimista, Wendell (50') aproveitou a passividade da defesa contrária e deixou Giorgi Makaridze pregado ao chão, com um belo remate. Pouco depois, Pepê rasgou pelo corredor direito e cruzou atrasado para a finalização de Wenderson Galeno (55').

    Este par de golos acabou por sentenciar a partida e o FC Porto caminhou para a vitória com toda a tranquilidade. Assim, os pupilos de Sérgio Conceição chegaram as 42 pontos e subiram provisoriamente ao segundo lugar, a oito pontos do líder Benfica (tem mais um jogo). Já o Marítimo continua em zona de descida, no penúltimo posto, com 13 pontos.

    U Quarta, 01 Fevereiro 2023 - 19:00
    Estádio do Marítimo
    Fábio Veríssimo
    0-2
    Wendell 50'
    Wenderson Galeno 55'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Lances Capitais
    38´
    Cartão vermelho para Bernardo Folha (FC Porto) Bernardo Folha vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
    42´
    Cartão vermelho para Pablo Moreno (Marítimo) Pablo Moreno vê o seu 1º vermelho na prova (9 jogos)
    50´
    GOLO FC Porto!
    Wendell marca
    Wendell marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    55´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 8º golo na prova (18 jogos)
    A Chave

    50 minutos - Golo de Wendell: o lateral esquerdo foi ao ataque e desatou o marcador, num jogo que não estava fácil para os dragões. Abriu a porta para uma vitória tranquila.

    O Árbitro

    Nota negativa para Fábio Veríssimo, muito por culpa do critério apresentado. Num jogo combativo e com vários duelos, o juiz leiriense aplicou um critério excessivamente apertado, que resultou nas expulsões de Bernardo Folha e Pablo Moreno, que facilmente poderiam ser perdoadas. Acabou por estragar o jogo e as estratégias de José Gomes e Sérgio Conceição, que também foi expulso, assim como o seu adjunto Vítor Bruno.

    O Melhor
    Conexão brasileira

    Sem a inspiração necessária no meio, a chave da vitória portista esteve nas linhas. Wendell, Pepê e Wenderson Galeno desequilibraram muito e construíram esta vitória azul e branca.

    O Pior
    Fábio Veríssimo

    O Marítimo, como tem sido hábito, pressionou com agressividade e o FC Porto também respondeu com um bom espírito combativo. Contudo, o árbitro Fábio Veríssimo não alinhou nesta forma de jogar e puxou várias vezes do cartões. Não foi a melhor forma de assumir as rédeas do jogo.

    Forma
    Marítimo
    2022/2023
    21J
    3V
    4E
    14D
    13-43G
    FC Porto
    2022/2023
    33J
    25V
    4E
    4D
    84-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Marítimo tem, agora, o pior ataque deste campeonato: 11 golos
    13 pontos após 18 jogos: o registo do Marítimo é o seu pior na Liga desde 1989/90
    Bons registos atuais do FC Porto:
    18 jogos sem perder
    6 vitórias consecutivas
    4 jogos sem sofrer (igualou o melhor registo da época)
    Só um golo sofrido nos 7 últimos jogos
    Só uma derrota nos 25 últimos jogos
    O Marítimo voltou a perder em casa, depois de 4 jogos sempre a pontuar nos Barreiros
    FC Porto não perde em casa do Marítimo desde 2014/15: em 8 jogos, venceu 4 e empatou 4
    FC Porto ganha em casa do Marítimo, onde na época passada tinha empatado

    Fotografias(40)

    Liga BWIN: Marítimo x FC Porto
    Liga BWIN: Marítimo x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    *Bellerin
    2023-02-03 04h08m por Inuyashapt
    Está em alta por isso é que veio parar ao Sporting. Mais um pouco e dizes que rejeitou propostas de Bayern e Citys não?
    Redfoo_16
    2023-02-03 04h06m por Inuyashapt
    Se tu o dizes quem sou eu para contrariar, tu és o especialista em saber o que os jogadores tendem até porque assistes os treinos e tudo. Os teus afilhados Verón e Carmo são uns injustiçados coitados, nunca tiveram chances. . . Agora repete isso em voz alta para ver se mais alguém acreita nessa mentira pegada.
    Inuyachapt
    2023-02-03 00h34m por Redfoo_16
    Exatamente amigo, todos esses que vieram são fracos, não têm o qi suficiente para uma equipa tão forte, aliás até um jogador top mundial teria dificuldade em se adaptar na nossa super dinâmica.

    E é óbvio que seria incrivelmente difícil por ex encontrar laterais que fossem melhores que os nossos, tenho a certeza disso. Esse Bellerin com carreira em Arsenal e Barça algum dia é melhor que um Rodrigo Conceição? Nunca (ou se calhar é mas não se quer tirar o espaço do rapaz vá se...ler comentário completo »
    Redfoo_16
    2023-02-02 23h28m por Inuyashapt
    O super central que veio de Braga jogou mais de 10 jogos seguidos e só a ti convenceu, ai do Cardoso ou do Marcano que fizessem as asneiras que ele fez. Para ti eram logo jogadores proscritos, nas o Carmo bem pode jogar mal à vontade que tu perdoas certo?

    André Franco sempre que entra demonstra que deveriam ser ele + 10 tens razão, nem vou falar do Verón de tão ridículo que é andares a mendigar por ele como se jogasse os mesmos minutos que um tal de Gonçalo Borges.
    ler comentário completo »
    Inuyashapt
    2023-02-02 21h54m por Redfoo_16
    Eu disse no meu primeiro comentário que poderíamos ir buscar alguém emprestado como os rivais fizeram com Guedes e Bellerin, e como esses havia outras oportunidades de negócio obviamente que fariam muito jeito ao Plantel, era preciso era haver vontade. E se leste bem esse comentário eu falei nas declarações do próprio treinador, que passo a citar:
    "Um jogador com o nível top mundial teria dificuldade em se adaptar à nossa dinâmica. São formas de trabalhar diferentes e requer sempre o...ler comentário completo »
    Redfoo_16
    2023-02-02 20h35m por Inuyashapt
    Belo raciocínio, se calhar achar que o Porto é a porcaria do Chelsea e pode gastar 300M em Agosto e 300M em Janeiro não? Tem alguma noção, queres criticar critica a vontade mas não é por repetires 30 mil vezes que os reforços só não vêm porque o SC não quer que isso passa a ver verdade. Gostas de fazer do SC o mauzao a quem oferecem Arnolds, Bellingham e Lewandowski mas ele diz sempre não obrigado, o Fernando Andrade, o Bruno Costa e o Rodrigo Conceição são melhores. Talvez devesses olhar...ler comentário completo »
    Inuyachapt
    2023-02-02 17h59m por Redfoo_16
    Certo amigo, por isso é que gastámos muito pouco no verão, contratações todas muito baratinhas nenhuma passou os 10M€. Aliás nos últimos dois anos jogadores como Pepê, Grujic, Carmo e Verón foram todos meras oportunidades de negócios baratinhas para o pobre do treinador. Gelados com a testa não é para mim amigo.

    E quanto à escolha do Folha, não gosto de nepotismo. Aliás, ter tido 3 filhos de treinadores do nosso clube (Rodrigo, Bernardo e Runje) na convocatória para o ...ler comentário completo »
    petitor
    2023-02-02 13h13m por MisticaEncarnada
    Gosto muito do Sérgio como treinador mas quem chamava o Rui Vitória de "boneco" e depois diz uma dessas, só pode estar a fazer-se de marioneta da direção. É que se um jogador de classe mundial tinha dificuldades em se adaptar a esta equipa monstruosa do Porto eu vou ali e já venho. . . se se dissesse isso de um Liverpool, de um Barcelona, até aceito, agora do Porto. . .
    GS
    Marítimo 0 FC Porto 2
    2023-02-02 12h52m por GSCGrandeamor
    Vitória justa e esperada do FC Porto, num jogo onde o arbitro fez uma prestação horrível. Cartões sem nexo, faltas por marcar, cartões que devia ter mostrado e não mostrou, critério diferente para as duas equipas. . . enfim o arbitro esteve péssimo.
    O Marítimo aguentou enquanto pode, mas pagou caro as faltas de atenção, porque em si o Marítimo deu réplica e aguentou enquanto conseguiu.
    O FC Porto continua na luta mas agora no 2º lugar, já o Marítimo continua em zona de ...ler comentário completo »
    Redfoo_16
    2023-02-02 12h24m por Inuyashapt
    Quando tens de vender para pagar salários se calhar é porque a situação não está famosa, mas pronto, se calhar tinham 100M à mão mas o mister disse No can do, é com estes que vou a luta.
    petitor
    2023-02-02 12h23m por Inuyashapt
    Isso são tretas, quando não deixa sair os super craques Andrade e Costa e tem de recorrer ao Bernardo Folha que nada mais é que uma cara bonita está tudo dito. Das duas uma, ou no catálogo dos amigos só tinha mais do mesmo ou então disseram que reforços só para a equipa B 😂
    petitor
    2023-02-02 09h41m por Redfoo_16
    Também fico, e pergunto o que terá de tão complexo o modelo de jogo que o resto da Europa e mundo fora não consiga compreender sem os 6 meses de adaptação do costume.
    E não se iludam que não veio ninguém por "falta de dinheiro". Achas mesmo que se o mister quisesse mesmo reforços não íamos buscar um nem que fosse emprestado, como o Benfica fez com o Guedes e o Sporting com o Bellerin? Ou o Sporting tem mais dinheiro que nós?
    Porto
    2023-02-02 08h58m por petitor
    O mercado fechou e o mister disse que 1 jogador de classe teria dificuldade em entrar na dinâmica, e eu fico estupefacto. Falta claramente 1 médio centro o Folha ainda precisa de tempo, eventualmente um empréstimo na primeira liga para crescer ainda mais.

    Grujic tem o seu historial de lesões não são graves mas tem muitos problemas musculares pelo menos que me lembre tem parado algumas vezes e também não é um incontestável, depois Uribe em fim de contrato, por fim Eustaquio ó...ler comentário completo »
    Não é Lena
    2023-02-02 07h32m por FanecasMad
    É Lens , e o rede deles era o Warmuz, que depois ainda foi para o Arsenal. Melhor do que ele só o inefável Kralj, que com 2 metros, num balão a trinta metros, vai recolher a bola no regaço em vez de ter as mais ao alto e leva um chapéu, num empate com o Olímpicos, depois de estar a ganhar duas vezes (2-2). E o Mourinho a dizer aos Panathinaikos que na segunda mão ia dar a volta ( e deu). Enfim, tantas e tantas memórias.
    Bluestorm
    2023-02-02 07h28m por FanecasMad
    O do Dragão. Aliás nesse ano vi os 5-0 e os 5-1 ao Villarreal.
    Mas também vi os 2-3 com o Artmedia depois de estar a ganhar 2-0, os 0-4 do Nacional, os 0-5 do Liverpool, os 0-2 do Barcelona nas Antas, que para mim foi o jogo em que o Porto foi mais dominado em casa, os 3-0 ao Lena, em que o redes deles da dois frangos na primeira parte, e ao entrar na segunda , em que ele tinha nas costas os Super Dragões, levou uma ovação em pé dos adeptos do Porto. . . Mas isto, claro, são ...ler comentário completo »
    FCP
    2023-02-02 05h13m por moumu
    Cumpriram a missão apesar de haver um problema no meio-campo parece que a melhor opção é Grujic. Acho que precisam de um médio-centro e um PL.
    GERRARDandRONAL DINHO
    2023-02-02 02h36m por Inuyashapt
    Continuas a dizer que o João Mário não serve minimamente amigo?
    HA
    Jogo
    2023-02-02 01h14m por Halibut
    Mais uma vitória, difícil mas lá foi. É bom que o Treinador vá continuando a gerir o cansaço dos jogadores, principalmente aqueles que tem mais jogos em cima, próximo jogo com o Vizela espero mais uma vitória e se possível que haja mais descanso, o Fábio e o Carmo podem render Marcano ou Pepe que já lhes pesa mais nas pernas, o Zaidu ter mais minutos, o Uribe também tem sido muito usado qualquer dia dá o estoiro, etc etc
    ASD
    2023-02-02 00h41m por Aquaman
    Quando apita o Benfica é igual ao que era o Hugo Miguel a apitar o Porto.

    Para mim, melhor árbitro nesta altura será o Nuno Almeida e a seguir o João Pinheiro, apesar de ter estado infeliz na final da taça da liga.
    O pior árbitro PT da actualidade, não?
    2023-02-02 00h12m por GERRARDandRONALDINHO
    2 expulsões estapafúrdias, 1 expulsão perdoada ao Marítimo (Val), 1 penálti por marcar sobre Franco, +40 faltas, 4 expulsões, critério disciplinar incompreensível, péssima comunicação com os jogadores e restantes intervenientes do jogo. . .

    Enfim. . . Mais um dia na Liga Bwin. . .
    Lazyfox
    2023-02-01 23h54m por FanecasMad
    Sou portista mas não sou cego. Já tenho muitos anos de Porto, camuflados só se forem os bilhetes de Sevilha e Gelsenkirchen que tenho em casa.
    Ou da inauguração do Dragão, tenho cá 2 e tudo.
    Ou dos 4-1 à Lazio a chover o jogo todo nas Antas .
    Ou do 5-0 ao Benfica.
    Tu deves ser é mais daqueles adeptos que vêem o futebol como se fosse o CM, que se mete o computador a jogar e anda para a frente.
    É por ter visto o Porto no melhor e no pior que sou equili...ler comentário completo »
    BA
    Pior árbitro português
    2023-02-01 23h53m por batuko
    Fábio Veríssimo devia ser proibido de apitar o jogo, é neste momento, o pior árbitro português.
    Pepê
    2023-02-01 23h46m por Redfoo_16
    Pouco a pouco voltando à sua melhor forma. É um espetáculo de jogador.
    Jogo
    2023-02-01 23h45m por Redfoo_16
    O esperado, 1ªparte muito fraca, sobre a arbitragem já tudo foi dito, mas a verdade é que a 1ªp o marítimo foi melhor. Como já tinha dito o Folha não tem qualidade para jogar no Porto, e gostava de perceber o que ele tem que o Franco e o Vasco Sousa não têm para ter estas oportunidades. E toda a gente já sabe a resposta. Já que falamos de nepotismo, gostava de saber porque um tal Runje (GR da equipa B) que por mera coincidência é filho do nosso treinador de GR, viajou com a equipa como ...ler comentário completo »
    ó FanecasMad
    2023-02-01 23h00m por Lazyfox
    Só por colocar o simbolo do FCP no avatar, não te faz portista.

    Camuflados cheiram mal à distância. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...