placardpt
    Sporting bateu o SC Braga

    Gverreiro amedrontado com o rugido de Leão

    Bastou uma horita, ou Morita se preferirem, de um grande Sporting, a grande nível tático e exímio no capítulo defensivo, para aproveitar a descaracterização do SC Braga e somar uma importante e esclarecedora vitória por 5-0, reaproximando-se do pódio da Liga Portugal Bwin.

    Horas depois do fecho do mercado de inverno, Sporting e SC Braga encontravam-se em Alvalade, para o campeonato, com novidades dos dois lados. Do lado leonino, Rúben Amorim já não podia contar com Pedro Porro, que se transferiu para o Tottenham, e chamou ao onze Ricardo Esgaio, mas a grande novidade foi a titularidade de Chermiti, perante a ausência por castigo de Paulinho. Já do lado bracarense, Artur Jorge, que também perdeu Vitinha no fecho de mercado, viu-se privado novamente de Ricardo Horta e apostou numa frente de ataque com Banza e Abel Ruíz.

    Rugido fez tremer

    Ao contrário do que vem sendo habitual, o SC Braga apresentou-se em Alvalade em 3x4x3, havendo algum encaixe tático, pelo menos teórico, entre as duas equipas. Contudo, a defender os bracarenses baixavam claramente as linhas e passavam a desenhar-se num 5x4x1, com Banza sozinho na frente, para tentar controlar melhor a largura imposta pelo Sporting.

    Os comandados de Artur Jorge até entraram bem e através de Banza, que atacou em o espaço entre Inácio e Coates na direita, quase marcavam a abrir, mas esta foi das poucas ocasiões onde deram aso da sua graça. É que o Sporting acordou com esse aviso e foi controlando de forma exímia a profundidade a partir daí, praticamente anulando a presença de Abel Ruíz e Iuri Medeiros nas alas (Victor Gómez e Sequeira também pouco interventivos). Além disso, Ugarte e Morita, no miolo, e Coates, com Banza, foram tapando tudo o que havia para tapar pelo centro e apenas Musrati, na meia distância, aparecia a espaços.

    Morita inaugurou o marcador �Kapta+
    Olhando para o lado ofensivo, os comandados de Rúben Amorim apareciam com novas dinâmicas, até porque Porro era muito importante na forma de jogar da equipa. Sem o seu habitual parceiro, Marcus Edwards apareceu atrevido e os seus movimentos da direita para o meio iam desconcertando, ajudados pelo movimento contrário do vagabundo ofensivo Pote. Esgaio, por sua vez, começou por aparecer em zonas mais centrais para causar estranheza, mas rapidamente passou a dar largura, libertando os colegas ofensivos para as suas permutas posicionais.

    Ora, apenas nove minutos chegaram para o Sporting chegar ao golo, por Morita, num canto estudado, e desde aí só deu Sporting. Os leões souberam sair bem da primeira zona de pressão do SC Braga e foram explorando a profundidade, com Chermiti a dar mais velocidade do que habitualmente Paulinho dá. As oportunidades nem foram muitas, mas quando surgiam, era do lado leonino, até porque o Sporting ia controlando sempre bem o aglomerado de jogadores bracarenses no meio e anulando a construção a partir de trás adversária. 1ª parte taticamente exímia do Sporting.

    Basta entrar mal

    Depois de uma 1ª parte que deixou a desejar, esperava-se uma reação forasteira, mas a verdade é que bastaram x segundos para o Sporting ampliar a vantagem. O SC Braga foi apanhado a dormir na defesa, ainda ficou a pedir uma falta, mas Nuno Almeida nada assinalou(embora haja dúvidas). Matheus ainda impediu o golo numa primeira instância, por Pote, mas na recarga, Morita voltou a fazer o gosto ao pé e bisou. Como se isso não chegasse, três minutos depois Niakaté viu o segundo amarelo, e consequente vermelho, por protestos relativos a uma falta...que foi assinalada pelo árbitro. Péssima entrada do SC Braga.

    A partir daqui, os Gverreiros tiveram que se reajustar rapidamente em campo e tentaram assumir um 4x4x1, mas o Leão cheirou a fragilidade momentânea e foi com tudo para cima do SC Braga. As investidas foram-se acumulando e Matheus ia salvando a sua baliza, mas o golo do Sporting parecia inevitável e acabou mesmo por acontecer, aos 61'. Pote aproveitou o espaço, deixou em Edwards e este cavalgou pelo meio, usando Chermiti a arrastar marcações, até rematar para o 3-0.

    Depois de uma entrada a todo o gás, o Sporting continuou a pressionar alto, mas com bem menos intensidade e isso, aliado à entrada de André Horta, estabilizou um pouco o jogo, disputado num ritmo um nível abaixo do visto até então. Ora, isto soltou um pouco mais o SC Braga, que com o regresso ao sistema habitual (mesmo com menos um) e a entrada de Rodrigo Gomes (e o reforço Joe Mendes) para a linha, finalmente se aproximou da baliza adversária.

    SC Braga não conseguiu responder �Kapta+
    Até ao final, tudo dava a entender que o resultado não sofreria mais alterações e que apenas os afiados assobios aquando da entrada de Pizzi seriam algo digno de destaque, mas a cinco minutos do fim Matheus Reis tirou um «coelho da cartola» e fez um golaço de fora da área para fixar o 4-0. Já nos descontos, Pote fixou o 5-0 final de penálti. Estava feita a goleada. Com este resultado, o Sporting aproveitou para encurtar distâncias para o pódio do campeonato, estando agora a cinco pontos deste mesmo SC Braga, que com esta derrota foi ultrapassado pelo FC Porto.

    U Quarta, 01 Fevereiro 2023 - 21:15
    Estádio José Alvalade
    Nuno Almeida
    5-0
    Hidemasa Morita 9' 46'
    Marcus Edwards 61'
    Matheus Reis 86'
    Pedro Gonçalves 90' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Hidemasa Morita marca
    Hidemasa Morita marca o seu 4º golo na prova (14 jogos)
    46´
    GOLO Sporting!
    Hidemasa Morita marca
    Hidemasa Morita marca o seu 5º golo na prova (14 jogos)
    49´
    Cartão vermelho para Sikou Niakaté (SC Braga) Sikou Niakaté vê o seu 1º vermelho na prova (13 jogos)
    61´
    GOLO Sporting!
    Marcus Edwards marca
    Marcus Edwards marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
    Marcus Edwards marcou o seu 13º golo na equipa (45 jogos)
    86´
    GOLO Sporting!
    Matheus Reis marca
    Matheus Reis marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
    Matheus Reis marcou o seu 3º golo na equipa (90 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Sporting
    Pedro Gonçalves marca de grande penalidade!
    Pedro Gonçalves marca o seu 10º golo na prova (17 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 50º golo na equipa (107 jogos)
    A Chave

    Este foi daqueles jogos que as equipas começaram a definir assim que entraram em campo. O SC Braga entrou algo descaracterizado, fruto da mudança tática e as ausências de Vitinha e Ricardo Horta, enquanto o Sporting aproveitou, trouxe a lição estudada e foi exímio taticamente, anulando por completo as tentativas ofensivas adversárias.

    O Árbitro

    O árbitro Nuno Almeida esteve bem na 1ª parte e apenas manchou a sua exibição no lance do 2º golo do Sporting, onde parece haver falta sobre Niakaté e este ainda fica algum tempo no chão. De seguida, o vermelho é consequência, mas bem admoestado.

    O Melhor
    Lição estudada

    Rúben Amorim veio com a lição estudada, a equipa voltou a ter a segurança defensiva de outros tempos e conseguiu anular praticamente por completo um SC Braga algo descaracterizado ofensivamente. Com bola e com espaço, os leões estiveram muito bem. Uma vitória tática e moralizadora.

    O Pior
    Quem é este SC Braga?

    Sem Ricardo Horta e Vitinha e com uma tática menos habitual, o SC Braga apareceu descaracterizado em Alvalade e nem parecia a mesma equipa que impressionou na 1ª volta, sendo praticamente inofensivo para o Sporting.

    Forma
    Sporting
    2022/2023
    30J
    17V
    3E
    10D
    61-32G
    SC Braga
    2022/2023
    30J
    22V
    2E
    6D
    61-29G

    Fotografias(25)

    Liga BWIN: Sporting CP x SC Braga
    Liga BWIN: Sporting CP x SC Braga
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    bela hipocrisia
    2023-02-02 16h36m por zhar
    "dizes que não és fanático, mas não passa de um comedor de noticias instantânea feitas pelos cartilheiros do teu clube!
    Não consegues ver que no futebol português, vive-se mais da informação e da contra-informação do que verdadeiramente do futebol jogado! "

    Isto vindo de alguem que vem espalhar coisas no ZZ como : "guedes custa 11 milhoes pelo emprestimo ao benfica" , "benfica pagou 1. 9 milhoes a bruno paixao" , "o draxler recebe 3. 5M de ordenado do benfica" , "benfi...ler comentário completo »
    EN
    Andreezim_SLB
    2023-02-02 15h20m por EnormeSCB
    Pronto por um lado dizes que achas estranho as declarações do jogador do Maritimo (suponho que não acredites no que ele diz) mas por outro dizes que não há paraíso e os clubes aceitam se vender uns aos outros.
    EN
    Andreezim_SLB
    2023-02-02 15h01m por EnormeSCB
    Pegando nas tuas teorias da conspiração podemos dizer que o Benfica anda a prestar vassalagem ao Porto? É que desde 2015 em 20 jogos são 11 derrotas e 6 empates e apenas 3 vitórias. Isto com duas equipas com patamares financeiros e estruturais muito mais próximos do que o Braga tem do Sporting ou de qualquer um dos outros 2 e diga se com melhores registos diga-se. Deixem se disso, há jogos em que tudo corre mal e recentemente contra o Sporting tem acontecido isso, erros do treinador, erros ...ler comentário completo »
    Andreezim_SLB
    2023-02-02 14h07m por redlegion
    Essa questão das "vassalagens" não é mais do que uma desculpa dos grandes quando não conseguem bater equipas que estão abaixo. Em 2019 os portistas batiam imenso nessa tecla para desculpar o facto de o clube ter perdido 7 pontos de vantagem para um clube que em Dezembro "estava" fora da corrida. E este ano já havia aqui pessoas a dizer que o Braga só joga bem contra o Porto. O que escreves no primeiro parágrafo não são factos, mas sim fanatismo. Convém olhar para além dessas teorias, que n...ler comentário completo »
    Jogo
    2023-02-02 13h45m por Os_71
    Vitória justa perante um adversario que esteve irreconhecivel.
    Noite fria em Alvalade que nao justifica só 20 e tal mil perante este adversario.
    Para nao variar o camarote do dono do clube estava à pinha. . . . que seria o menu que é pago pelos sócios?
    Fica a questao.
    Andreezim_SLB
    2023-02-02 13h41m por redlegion
    O que escreves soa mania da perseguição. E só vocês gostam de trazer à baila esse não-assunto de ser grande ou não. Para um Braga ser campeão ou chegar pelo menos ao segundo lugar, não basta só querer bater os grandes, para depois falhar com equipas que estão abaixo, que é precisamente o grande mal do Braga. Por exemplo, o teu clube foi campeão em 2016 perdendo 3 jogos com Porto e Sporting, da mesma forma que o Sporting foi campeão em 2002 apenas ganhando um jogo ao Porto, por isso essa...ler comentário completo »
    johncarter
    2023-02-02 13h19m por MisticaEncarnada
    Em 2018/2019, época em que o Rui Vitória estava no Benfica e foi despedido, o Benfica tinha perdido um jogo qualquer e depois logo a seguir os jogadores fizeram uma exibição monstruosa e ganharam, na Luz, ao Braga, por 6-1. E logo a seguir, voltaram os jogos medíocres. Então também só comemos a relva contra o Braga?
    Deixem-se disso. . . os jogadores simplesmente têm jogos em que estão mais motivados do que outros, tanto é que às vezes até acontece uma equipa estar a 10 ou 12 po...ler comentário completo »
    PauloMartins14 e moumu
    2023-02-02 13h02m por MisticaEncarnada
    PauloMartins14 até ao jogo da Luz em que recebemos o Porto o Benfica tem de ganhar todos os jogos ou pode ver-se muito apertado. Não me parece que, nas próximas 7 jornadas, a não ser eventualmente em Alvalade (e mesmo assim. . . ) o Porto vá perder tantos pontos que fique de fora da luta pelo título, por isso para mim temos de ganhar os próximos 7 jogos ou podemos ficar a ver o título por um canudo.

    moumu, o plantel do Benfica é aquele que parece que tem mais soluções mas é...ler comentário completo »
    Andreezim_SLB
    2023-02-02 12h55m por johncarter
    na quinta feira eles até vão comer relva frente ao Benfica para a taça, naõ tenho quaisquer e espero bem que o façam e no fim ganhe o Benfica!
    GS
    Sporting 5 SC Braga 0
    2023-02-02 12h47m por GSCGrandeamor
    Resultado justo para aquilo que se passou no jogo. O Sporting esteve muito bem e mereceu totalmente a vitória. O Braga esteve no dia não, correu tudo mal e as alterações que foram feitas demonstra que o treinador não soube ler o adversário como devia.
    Este resultado dá alento ao Sporting para lutar pelo 3º lugar. Já o Braga terá que fazer bem mais no jogos "grandes" se quiser ficar no 3º lugar, pelo menos, porque o Sporting está bem vivo na luta.

    Saudações
    MisticaEncarnad a
    2023-02-02 12h46m por moumu
    Também não me parece visto o principal concorrente o FCP ter alguns problemas no plantel, e mesmo o facto de ter saido Enzo não deverá afectar muito por que é o plantel com mais soluções.
    PA
    MisticaEncarnad a
    2023-02-02 12h37m por PauloMartins14
    Exato. Eu não estou a dizer que vamos ser campeões, mas o Benfica só perde o campeonato por incompetência. Este mês de fevereiro vai ser importante, é ganhar os jogos todos.
    "(Embora haja dúvidas)"
    2023-02-02 11h07m por Vash1987
    Não percebo como se consegue escrever que há dúvidas no 2º golo. O que aconteceu foi o velho problema de as equipas se revoltarem quando não param o jogo por haver um jogador caído apenas quando lhes convém; se os jogadores do Braga estavam assim tão preocupados, o Al Musrati, mal a bola sobre para ele depois da falta do Esgaio sobre o Niakaté (que, naquelas circunstâncias e segundo as regras, pode - e até é recomendado - ser lei da vantagem), só tem uma coisa a fazer: pontapé para fora e ...ler comentário completo »
    CO
    O que valeu o castigo do Paulinho?
    2023-02-02 10h41m por coelhobravo
    Para o Pinto da Costa II, o que lhes valeu a pena disciplinar ao Paulinho?
    PauloMartins14
    2023-02-02 10h06m por MisticaEncarnada
    Até ao lavar dos cestos ainda é vindima. . .
    Se isso acontecer o Benfica só perde o campeonato por incompetência mesmo, o que não quer dizer que não aconteça. 6
    SC Braga
    2023-02-02 08h33m por Bracara_Avgvsta
    Depois da exibição vergonhosa na Taça da Liga, pensei que o Artur Jorge tinha aprendido com os erros, mas afinal enganei-me. Ficou comprovado ontem que o Artur Jorge não sabe ler o jogo. Jogar com dois médios e dois avançados foi um erro gravíssimo.
    O Rodrigo Gomes tem demonstrado, jogo apos jogo, que não merece jogar e mesmo assim entra. Ontem, nem o cepo do esgaio conseguia marcar.
    AU
    augustol
    2023-02-02 08h28m por augustol
    Gostava de saber o como escrevem nos comentarios que o arbitro esteve mal no 2ºGolo? Onde o arbitro esteve mal? Mostram uma ignorância em relação as regras ou então é facioso quem escreve no site o que é mais grave.
    PA
    Campeonato
    2023-02-02 08h21m por PauloMartins14
    Vai ser decidido dia 12 de Fevereiro. Sporting-Porto.
    O Benfica até lá, não me parece que vá perder pontos, e se o porto não vence em Alvalade, creio que o Benfica fica com uma vantagem muito boa, para reconquistar o campeonato.
    ZY
    Sporting
    2023-02-02 06h25m por zyxw4321
    Outra vez dia sim, e outra vez dia não do Braga. Pena isso ter acontecido poucas vezes esta época. Agora é não deitar tudo a perder com o Rio Ave, senão está vitória terá sido inútil.
    Braga
    2023-02-02 05h04m por moumu
    Para mim esta derrota afasta o Braga da contenda e tem o 3º lugar em risco para o SCP. Se querem fazer melhor para o ano têm de dar mais luta neste tipo de jogos.
    Como é que era?
    2023-02-02 01h57m por Triper
    O "Morita dos 71", como foi aqui dito, não presta?

    Se depois de um mundial espetacular da sua parte em que começou no banco e rápido mostrou que era melhor e merecia o lugar de titular, cada vez mais está a mostrar que se calhar o Sporting poderá até ser curto para ele no final da época.

    Sei que neste jogo houve muito demérito do Braga mas ele está a jogar imenso ultimamente mesmo não sendo um fora-de-série.
    Zagorakis
    2023-02-02 00h58m por MisticaEncarnada
    Pronto. Basicamente dizes do Braga hoje o que disse do Benfica acerca do jogo na Pedreira. Colocas a tónica até mais no que o Braga não fez. Porque se tivesse feito, podia perder, mas não era por 5.
    Zagorakis
    2023-02-02 00h57m por MisticaEncarnada
    Eu sou daquelas pessoas que, em primeiro lugar, olha para o que a minha equipa fez de mal quando perde, não me justificando com o adversário ter estado bem aqui ou ali, com o árbitro, com o vento, com a relva, com os adeptos, etc. Se perdemos há que olhar para dentro e não para fora como é hábito fazer em Portugal. A nossa filosofia é que quando a vida nos corre mal é porque é culpa do resto do mundo, nossa é que não. Quando o meu clube não ganha eu estou-me lixando se o adversário j...ler comentário completo »
    ZA
    MisticaEncarnad a
    2023-02-02 00h55m por Zagorakis
    Eu tenho um comentário a falar sobre o jogo. Disse que o Braga nem apareceu em campo. O Sporting foi completamente superior e anulou um adversário incapaz de se reinventar em campo (muita culpa do treinador).
    Indargorri
    2023-02-02 00h52m por pedrinho_dgl
    Certo, tens razão. Interpretei mal.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Tema do Dia
    com video
    Verão de mudanças na I Liga
    A um mês do final da época desportiva, o zerozero analisa as situações de cada um dos treinadores dos chamados «três grandes». Pedro Jorge da Cunha, chefe ...