placardpt
    Triunfo emotivo do Vitória SC

    Só podia ser assim!

    Uma das mais apaixonadas massas adeptas do futebol luso voltou a festejar, num sofrimento tão habitual no Berço. Num jogo de ânimos quentes - contraste com a baixa temperatura -, o Vitória SC conseguiu bater o GD Chaves por 2-1 e terminar um jejum que durava desde novembro. Dois golos na compensação contribuíram para um desfecho inesquecível. 

    Em partida marcada por várias homenagens a Neno - celebraria o seu 61º aniversário a 27 de janeiro -, a entrada forte dos Conquistadores valeu um golo, com o triunfo a atingir contornos épicos nos últimos minutos. Em onda negativa, Vítor Campelos vai regressar a Trás-os-Montes com mais problemas clínicos, além do desaire.

    Entrada de Conquistadores

    Num duelo entre conjuntos em seca de vitórias, a equipa da casa entrou dinâmica e com vontade de fazer pela vida. O GD Chaves sentiu problemas em acertar marcações e as oportunidades para os Conquistadores rapidamente surgiram. Destaque para Jota Silva, incansável em todos os lances.

    Regresso feliz para Tiago Silva �Rogério Ferreira / Kapta+

    Bem, o árbitro Hélder Malheiro assinalou grande penalidade após consultar as imagens do VAR. Tiago Silva sofreu a falta - desconcentração flaviense num canto - e foi o responsável pela eficaz conversão, no seu regresso às opções de Moreno depois de paragem.

    Com o passar dos minutos, o GD Chaves - perdeu Luther Singh por lesão em mais uma dor de cabeça neste capítulo - teve capacidade para aparecer ofensivamente no duelo. João Mendes e João Teixeira organizaram as tropas e o Vitória SC sofreu em vários sustos, sinais claros que a missão não estava resolvida.

    Casados com o sofrimento

    A toada de pressão visitante seguiu para a segunda parte e Bruno Varela foi chamado ao serviço. Característica muitas vezes vista esta época, o Vitória SC revelou incapacidade para controlar os acontecimentos e o duelo entrou em fase de bola junto das duas balizas.

    João Mendes desperdiçou em excelente contra-ataque, enquanto Dani Silva  - bela exibição - atirou ao poste num lance atacante dos minhotos. A eficácia fazia a diferença no marcador, incerto até à reta final.

    Com as bancadas agarradas ao filme, o final deixou Guimarães num turbilhão de emoções. Bola perdida na área vitoriana e Issah Abass, que entrou bem na partida, conseguiu ser feliz. Moreno desesperou no banco e foi à euforia momentos mais tarde, com Safira a decidir um jogaço!

    jogos históricos
    U Segunda, 30 Janeiro 2023 - 20:15
    Estádio D. Afonso Henriques
    Hélder Malheiro
    2-1
    Tiago Silva 17' (g.p.)
    Alisson Safira 90'
    Issah Abass 90'

    ESTÁDIO

    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Lances Capitais
    18´
    GOLO Vitória SC
    Tiago Silva marca de grande penalidade!
    Tiago Silva marca o seu 3º golo na prova (15 jogos)
    Tiago Silva marcou o seu 7º golo na equipa (55 jogos)
    90´
    +5
    GOLO GD Chaves!
    Issah Abass marca
    Issah Abass marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    90´
    +7
    GOLO Vitória SC!
    Alisson Safira marca
    Alisson Safira marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    Positivo
    Objetivo conseguido

    Só com triunfos o Vitória SC vai conseguir a estabilidade. Mesmo sem capacidade de controlar o jogo, os Conquistadores tiveram uma entrada forte e, com mérito e estrelinha, atingiram o objetivo na compensação. Muitos aspetos para a equipa de Moreno melhorar, mas esta segunda-feira pode ter um caráter muito importante no resto da época.

    Negativo
    Não pode acontecer

    Íamos destacar a má entrada flaviense, mas o final do jogo tem de merecer destaque. Após conseguir o empate, o GD Chaves não foi capaz de segurar o ponto com tão pouco para gastar no relógio. Difícil fugir ao grande impacto psicológico deste resultado.

    Forma
    Vitória SC
    2022/2023
    28J
    12V
    7E
    9D
    31-30G
    GD Chaves
    2022/2023
    22J
    5V
    8E
    9D
    22-32G
    O Árbitro

    Critério pouco regular e que tornou difícil perceber algumas decisões. Bem ao assinalar grande penalidade após consultar as imagens do lance, que envolveu João Mendes e Tiago Silva.

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: Vitória SC x Chaves
    Liga BWIN: Vitória SC x Chaves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    rayman
    2023-01-31 11h23m por ValentesTransmontano
    Sem dúvida. O Sylla e os árbitros estavam a dormir. Até já estava a imaginar o Vitória a protestar o jogo caso não vencesse.
    ValentesTransmo ntano
    2023-01-31 10h23m por rayman
    Deixa lá. Acabou por compensar o tempo inexplicável que o Afonso Freitas e o Bamba tiveram de esperar para voltar a entrar em campo quando foram assistidos enquanto que os do Chaves entravam logo. Ou então o lance de ataque em que jogaram com 12. Sim, quando o Chaves fez dupla alteração aos 86 minutos o Sylla não saiu de campo e jogaram um lance de ataque completo com 12 jogadores em campo. O árbitro foi fraco, assim como de costume no tugao.
    O empate também me pareceu o mais justo.
    Ironia
    2023-01-31 09h00m por SCB1375
    Parece que custa entender a muitos que o meu comentário foi mesmo irónico. Aquilo que falei foi mesmo que criticaram tanto o golo do Tormena contra o Vítoria, e até o do Banza contra o Paços, que foi marcado 5 segundos após o tempo minimo extra e agora acontecer o mesmo ao Vitória. Foi tão válido este golo após o tempo mínimo concedido como os do Braga, ponto.
    SCB1375
    2023-01-31 08h10m por zlatan_21
    Mas, mas o quê?!
    Desculpe lá, mas envergonhe-se. Então o Chaves marca depois do minuto 4 de compensação, festejam (naturalmente) efusivamente o empate tardio, sendo o jogo reetado ao minuto 6:03 segundos. Deveria o árbitro apitar logo para o fim do encontro? Então e esse minuto que não foi jogado?!
    Típico tuga. Se não se ganha/pontua, a culpa é dos árbitros. Tristes adeptos estes, enfim. .
    Tormena
    2023-01-31 07h29m por jmlministro
    Para finalmente esquecerem o golo aos 99 minutos, dentro do tempo extra mínimo concedido e dentro das regras, tal como o golo de hoje.
    VSC
    2023-01-31 05h50m por moumu
    Jota Silva foi a contratação da época. Foi bom para o VSC se aguentar no 6º lugar embora eu ache que vá haver ainda muita luta pelos 5/6º lugares.
    Simone
    2023-01-30 23h16m por SCB1375
    Esqueci de mencionar que o meu comentário estava carregado de ironia. Peço desculpa por te ter obrigado a explicar o que eu já sabia. . . que é o tempo MÍNIMO e não máximo como alguns pensam.
    SCB1375
    2023-01-30 23h14m por ValentesTransmontano
    A regra tem de mudar. O Vitória foi beneficiado pela sua própria perda de tempo! Compensou-se o tempo que eles perderam já nos descontos.
    Mas. . . mas. . .
    2023-01-30 22h47m por SCB1375
    Então o árbitro dá 6 minutos e eles marcam depois do 7⁰ minuto?! Como é possível?! É mesmo o tugão. . . incrível. Estou a brincar, obviamente mas gostava de ver uma explicação para isto ter acontecido.
    Não pode ser
    2023-01-30 22h40m por ValentesTransmontano
    Como é que o Chaves perde este jogo? Tantas oportunidades, a partir dos 25 minutos só deu Chaves, empatam aos 95 e conseguem perder o jogo!!!! O João Teixeira (como é que sai ele em vez da nódoa do João Mendes é algo que me escapa!) esteve muito bem naquele discurso no final do jogo.

    Estou desolado, já são demasiados traumas contra o Vitória. Não foi tão grave como aquela meia-final da Taça mas dói na mesma. Tenho de deixar de ver futebol, isto faz mal à saúde.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Asiático
    Várias oportunidades desperdiçadas
    O Al Ain foi, até ver, o grande carrasco de Jorge Jesus no Al Hilal. Após a vitória na primeira mão (4-2) - a primeira derrota em 35 jogos para o Al Hilal -, o ...