placardpt
Will Still treina o Stade Reims

Do Football Manager à vida real: apresentamos o treinador sensação da Ligue 1

Se foi daqueles que perdeu uma aposta por causa do empate do Paris SG, talvez devesse estar mais atento à fantástica campanha do Reims. A equipa treinada por Will Still atravessa uma série de 14 jogos sem perder e empatou pela segunda vez com os campeões. Mas foquemo-nos no nome do treinador.

q«Passávamos noites em que eram 22h e pensávamos "ok, só mais um jogo." Depois olhávamos para o relógio e já eram quatro da manhã
Will Still, treinador do Reims, sobre a sua paixão por Football Manager

Aos 30 anos, Will é o treinador mais jovem nas principais ligas do futebol europeu e tem uma história capaz de se relacionar com grande parte dos leitores deste artigo.

Quando era mais novo, Will Still passava parte do tempo a jogar futebol e a outra parte... a jogar Football Manager. Ao longo dos anos, passou várias horas à frente do computador, juntamente com o irmão, Edward Still. A paixão pelo jogo era tanta que ambos decidiram mudar por completo as suas ideias profissionais.

Sem talento para o futebol, como o próprio admite, Still deixou de jogar e focou-se por completo no novo plano que tinha traçado para a vida: ser treinador de futebol. O irmão acabou por fazer o mesmo.

Iniciar save

Tentaremos reduzir ao mínimo as analogias com o Football Manager, para aqueles menos conhecedores do fenómeno. De qualquer forma, encaremos os próximos parágrafos como o início de um qualquer videojogo. No caso de Will (e do seu irmão), o início da carreira.

Enquanto jogador, Will era um médio defensivo que o próprio classifica como irritante: «Não era o mais rápido - corro 100 metros em 10 dias, mas nunca paro de correr. Acho que as pessoas odiavam jogar contra mim», relatou, em entrevista ao Daily Mail, onde revelou que a própria mãe sentia alguma vergonha de o ver em campo.

Depois de perceber que o talento, ou falta dele, não iria permitir que passasse das divisões inferiores do futebol belga, Will focou-se em ser treinador. Experiência profissional: futebol amador. Atributos: tudo corrido a um (n.d.r: no Football Manager, a avaliação dos atributos é feita de 1 a 20).

«Passávamos noites em que eram 22h e pensávamos "ok, só mais um jogo." Depois olhávamos para o relógio e já eram quatro da manhã», relatou Will, sobre os seus tempos a jogar Football Manager.

Ao contrário do videojogo, Will não podia simplesmente escolher o próximo passo, por isso começou por tirar um curso no colégio de Myerscough, em Preston, ele que nasceu na Bélgica, mas é filho de pais ingleses.

Encontrar clube

«Will Still é o novo treinador de formação do Preston North End.» Esta teria sido a mensagem a aparecer no computador de Will, caso estivesse efetivamente a jogar Football Manager.

Em 2011/12, quando passou a ser um dos treinadores dos escalões de formação do Preston, Will não viu essa mensagem, mas iniciou aí a carreira com que foi sonhando.

Embora numa etapa muito inicial, até porque a entrada no Preston fazia parte do curso que estava a tirar na altura, Will Still teve a certeza de que o seu caminho seria passado fora das quatro linhas, deixando de envergonhar a mãe nas bancadas e de irritar os adversários dentro de campo.

Depois de terminar o curso, regressou à Bélgica, onde abordou vários clubes à procura de oportunidades para continuar a evoluir enquanto treinador, até que conseguiu o cargo de analista do Sint-Truiden. Seguiu-se depois o Standard Liege e o Lierse, onde assumiu vários papéis até atingir finalmente o seu grande sonho.

Em 2017, foi promovido a treinador principal do Lierse: «É ridículo. Só tenho 24 anos», disse no momento da apresentação. O sonho não durou muito, uma vez que, meses mais tarde, o clube declarou falência.

Simular até... 

Caso não saiba, no Football Manager tem a possibilidade de simular até uma certa data, de forma a avançar mais rápido o jogo. Por norma, isso acontece quando não tem clube, o que não foi o caso de Will.

Depois da curta experiência no Lierse, assumiu o papel de adjunto do Beerschot, até que, em 2020/21, o argentino Hernán Losada rumou à MLS e Will teve aí a sua primeira experiência como treinador principal numa primeira divisão, conduzindo o Beerschot até final da temporada - terminou num tranquilo nono lugar.

Will Still
Beerschot VA
Total

14 Jogos
5 Vitórias
2 Empates
7 Derrotas

17 Golos
20 Golos sofridos

ver mais �

No final da época, a caixa de mensagens estava cheia com propostas, mas apenas para ser adjunto. Rejeitou a possibilidade de trabalhar com Vincent Kompany no Anderlecht e acabou por regressar ao Standard, onde encontrou um mister com um trajeto bem parecido.

Lembra-se de lhe falarmos de Edward Still? Em 2021/22, Ed, também ele motivado a ser treinador pelo Football Manager, teve a sua primeira hipótese como treinador principal no Charleroi e defrontou o irmão, adjunto de Luka Elsner no Standard. Ed venceu a primeira ronda e empatou a segunda.

«O Ed é um treinador muito estruturado. Toda a gente sabe exatamente aquilo que tem de fazer. Eu não sou assim. Se queres driblar seis jogadores e colocar a bola no ângulo da baliza adversária, força», contou Will, sobre as diferenças de estilo entre ambos.

15 de outubro de 2022

Depois de alguns anos como assistente e analista no futebol belga, Will mudou-se para França para ser o adjunto de Óscar García no Reims. Só que a época não começou bem.

Com apenas uma vitória nas primeiras oito jornadas, Óscar García deixou o cargo de treinador principal. Fora das quatro linhas, o técnico espanhol passou por momentos complicados e foi pouco depois de sair do Reims que teve de lidar com o falecimento da filha, há algum tempo a lutar contra uma doença grave.

À décima jornada, o Reims estava no 15.º lugar do campeonato francês, exatamente com os mesmos pontos que o 17.º classificado, que desce à Ligue 2. A aposta da direção foi arriscada, mas acabou por revelar-se certeira.

Em outubro, aquele rapaz que passava as noites com o irmão mais velho a jogar Football Manager, assumiu o cargo de treinador principal do Reims, apesar de não ter conseguido ainda terminar o curso de treinador, o que faz com que o clube pague uma multa de 25 mil euros a cada jogo que realiza.

«Esse valor fez parte da negociação», explicou, entre risos, quando abordou o assunto. No entanto, o clube não hesitou: «Eles disseram-me: "Estamos prontos para investir na tua carreira, desde que continues a vencer.» Como um verdadeiro fã de Football Manager, Will colocou a sua equipa a jogar num 4-2-3-1, ao estilo gegenpressing [contra-pressão] e o Reims voltou às vitórias logo ao primeiro jogo.

Apesar de não ter um trajeto cem por cento vitorioso, Will ainda não sabe o que é perder como treinador do Reims. Desde que assumiu o cargo, a equipa subiu ao 11.º lugar, seguiu em frente na Taça e já empatou com equipas como Lille e Paris SG. 

O que se segue na carreira de Will Still? O melhor é carregar no espaço.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Still
2023-01-30 20h50m por moumu
Bonito ser tão novo e ter começado no FM, que para já tente aguentar o clube na 1ª, tem muitos anos de futebol pela frente.
Still
2023-01-30 19h39m por zlatan_21
História interessante. De facto, impressionante a série que leva num clube como o Reims e com a pouquíssima experiência como treinador principal.
Aposta de louvar do Reims. Apesar de saberem que, a cada jogo, teriam de pagar 25 mil euros por ele ainda não ter o curso, não hesitaram em fazê-lo e os resultados estão a aparecer.
Deve ter os pés bem acentes na terra, por isso, adivinha-se um futuro risonho. Muito boa sorte!
jogos históricos
U Domingo, 29 Janeiro 2023 - 19:45
Parc des Princes
Ruddy Buquet
1-1
Neymar 51'
Folarin Balogun 90'

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

rafaeleiras410 18-04-2024, 08:04
orgulhovermelho 18-04-2024, 08:03
JS
jsilva77 18-04-2024, 08:02
xithombo 18-04-2024, 07:58
xithombo 18-04-2024, 07:49
xithombo 18-04-2024, 07:36
rubenferreira877 18-04-2024, 07:31
tipmaster 18-04-2024, 07:20
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 06:41
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 06:39
PORTISTA-HONESTO 18-04-2024, 06:38
Inuyashapt 18-04-2024, 05:01
Inuyashapt 18-04-2024, 05:00
Inuyashapt 18-04-2024, 04:57
moumu 18-04-2024, 03:49
moumu 18-04-2024, 03:48