placardpt
    Na sequência do Benfica B - FC Porto B

    Jogam nas bês, mas prometem chegar mais longe: sete casos de destaque

    Um clássico dos bês in loco é sempre uma oportunidade para ver ao pormenor os potenciais craques do futuro. Como é habitual, o zerozero esteve presente no Seixal para assistir à partida entre as equipas B de Benfica e FC Porto, que terminou com empate a duas bolas.

    Ao longo da partida, houve vários destaques, pela positiva, mas também pela negativa. Neste artigo, focamo-nos no lado positivo e destacamos sete jogadores com potencial para destaque imediato ou futuro noutro patamar.

    André Gomes

    © Manuel Morais / Kapta+

    Curiosamente, este artigo sobre jogadores prontos a dar o salto começa com um jogador bem jovem e estreante na equipa B. André Gomes é há alguns anos uma das grandes promessas das balizas nacionais e as mexidas no clube fizeram com que chegasse finalmente à equipa secundária.

    Samuel Soares foi promovido ao plantel principal e o jovem de 18 anos é o seu sucessor. Para já, a garantia é que a ausência não se vai sentir, muito por mérito do guardião, campeão da Youth League pelos encarnados.

    No jogo com o FC Porto B, foi pela primeira vez chamado a intervir na primeira parte e impediu o golo de Wendel com uma defesa espetacular, no um para um. Confiante entre os postes e com a bola nos pés, vai crescer com calma na equipa B, mas é já um guarda-redes completo. Luís Castro, que o conhece como ninguém, disse mesmo que, da idade de André Gomes, não há melhor.

    João Marcelo

    © Manuel Morais / Kapta+

    Subimos agora no terreno e também na experiência. Aos 22 anos, João Marcelo conta já com dois jogos na equipa principal do FC Porto, apesar de ainda não ter passado por lá esta temporada.

    O voto de confiança já foi dado, depois da renovação contratual por mais cinco anos, uma prova da confiança que os responsáveis portistas têm neste jogador contratado ao Tombense.

    Com qualidade técnica acima da média para um jogador da sua posição, alterna várias vezes entre a defesa e o meio-campo. Fortíssimo nas bolas paradas ofensivas - já leva nove golos pela equipa B -, tem tido um crescimento notório e assumiu-se definitivamente como o patrão da defensiva portista.

    Perante as prováveis mexidas no eixo central da equipa de Conceição na próxima época, João Marcelo deve aproveitar os próximos meses para tentar convencer o técnico portista.

    Henrique Pereira

    © Manuel Morais / Kapta+

    Internacional pelas camadas jovens da seleção portuguesa, campeão nacional de iniciados e juvenis, Henrique Pereira é um nome há muito conhecido no Seixal, onde tem feito toda a sua formação.

    Ainda com idade de júnior, chegou à equipa B e a época anterior foi de afirmação completa, depois de alguma desconfiança numa fase inicial.

    Atua à esquerda, mas é com o pé direito que gosta de fazer estragos, embora não seja tímido na hora de utilizar o pé contrário, como provou com o golo apontado no clássico.

    Apesar da concorrência de Diego Moreira, tem conseguido manter o lugar por mérito próprio - quatro golos e cinco assistências esta temporada. Termina contrato esta época, mas justifica a atenção para o futuro, seja no Benfica, seja noutro clube.

    Bernardo Folha

    © Manuel Morais / Kapta+

    O nome de família é conhecido de todos, mas Bernardo tem conseguido afirmar o nome próprio... por méritos próprios.

    Aos 20 anos, o médio-centro é cada vez mais um jogador à FC Porto. Capaz de várias funções a meio-campo, destaca-se pela rotação que consegue dar ao jogo, dando por vezes sinais de capitão dentro de campo.

    Também já teve oportunidades na equipa principal, o que demonstra que há atenção por parte dos responsáveis portistas. Em clara subida de rendimento desde que chegou, em 2020/21, à equipa B, Bernardo Folha justifica já patamares acima a partir da próxima época.

    Gonçalo Borges

    © Manuel Morais / Kapta+

    Já não é a primeira vez que o nome de Gonçalo Borges aparece num artigo destes, mas a descida à equipa B a pensar neste clássico mostrou que o extremo está já num patamar acima.

    Distinguido como revelação do ano no clube, Gonçalo Borges foi, na época passada, o grande destaque da equipa B e por isso pertence já à equipa principal, pela qual soma um total de 14 partidas em duas temporadas.

    Diz-se que Sérgio Conceição quer mantê-lo por perto, de forma a trabalhar a sua evolução, mesmo que para isso seja preciso sacrificar alguns minutos importantes nesta fase de crescimento.

    Veloz e forte no um para um, Gonçalo Borges é um extremo capaz de enervar qualquer lateral. Tem potencial para chegar à equipa principal de forma mais regular, embora precise de melhorar a tomada de decisão. No fundo, um Galeno em potência.

    Luís Semedo

    © Manuel Morais / Kapta+

    Tem apenas 19 anos, mas apresenta cabedal capaz de impôr respeito a um trintão menos desenvolvido. Do alto do seu 1m92, Luís Semedo é um avançado com mais do que altura.

    Apesar do tímido registo goleador - apenas dois na equipa B esta temporada -, que certamente vai desenvolver assim que se adapte melhor ao segundo escalão, Luís Semedo é um nome a ter em conta.

    Com o jogo totalmente a pender a favor do FC Porto, pegou na bola a meio-campo, controlou, driblou, ganhou no físico e fez o primeiro remate encarnado em toda a partida, demonstrando personalidade e vontade de carregar a equipa às costas.

    Sendo neste momento uma incerteza se irá ou não renovar com o Benfica, o futuro vai depender da decisão que tome nos próximos meses.

    Vasco Sousa

    © Catarina Morais / Kapta +

    Olhando para o jogo de domingo, Vasco Sousa foi o único jogador dos suplentes que decidimos incluir nesta lista, mas as justificações estão dadas em campo.

    O médio natural de Paredes chegou ao clube em 2019/20 e é desde essa época que aparece entre os mais promissores, apesar de ainda alternar várias vezes entre a titularidade e o banco de suplentes.

    O jogador de 19 anos vai na segunda época na equipa B e dá nas vistas pela energia que consegue dar à equipa. Apesar da baixa estatura (1m62), é um médio combativo, capaz de aparecer em zonas de finalização, criativo e forte nas combinações.

    Apesar de estar mais habituado a jogar como médio ofensivo, é de enaltecer a boa agressividade defensiva assim que o adversário aparece no seu raio de ação. Por cá, há um treinador que gosta muito desta característica...

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Liga 2 SABSEG: Benfica B x FC Porto B
    Liga 2 SABSEG: Benfica B x FC Porto B

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Equipa B
    2023-01-24 13h54m por Redfoo_16
    Esqueci me de falar da questão Manafá. Este ano acaba contrato, tem jogado na B e tapado o progresso de outros jovens (R. Pinheiro e Martim), porquê? Treinador ainda tem esperança nele? Quer renovar com ele?
    Equipa B
    2023-01-24 13h52m por Redfoo_16
    Só tenho esperança no Vasco Sousa (além do Gonçalo Borges claro). Não acho o Bernardo Folha jogador para o Porto. E ainda ponho muitas reticências no João Marcelo, muitas mesmo.

    Gostava que o Nilton Varela jogasse a lateral esquerdo pois jogando lá com rotinas poderia talvez ascender à A

    De resto são muitos jogadores medianos que não têm qualquer futuro na A e muitos jogadores colocados por empresários. (agora o GR tem sido um croata que é filho do treinador de GR da A, coincidência claro)
    FC Porto
    2023-01-24 13h20m por paulocunha725
    Acho que o Bernardo e o Vasco deviam já ter minutos na equipa principal, permitindo assim a saída do Bruno Costa
    Bernardo Folha e Vasco Sousa
    2023-01-24 08h44m por moumu
    Talvez um empréstimo a equipas da 1ª liga para o ano lhes façam bem.
    J. Marcelo
    2023-01-23 23h28m por fcpinvicta
    Gosto muito dele , tal como do Samba Kone. Na próxima época deveria ter mais minutos na A.
    PBPB
    2023-01-23 22h42m por Sir_jaof
    Tem 19 anos. . .
    PB
    Vasco Sousa
    2023-01-23 22h08m por PBPB
    O Vasco não tem idade de Júnior. Jogou na Youth a partir da regra que permite colocar 3 jogadores de primeiro ano sénior da formação.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    jogos históricos
    U Domingo, 22 Janeiro 2023 - 14:00
    Benfica Campus - Campo n.º 1
    Bruno José Costa
    2-2
    Gerson Sousa 66'
    Henrique Pereira 86'
    João Marcelo 52'
    Bernardo Folha 88'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    UEFA Youth League
    reportagem
    Bakoulas foi um dos destaques na Youth League
    Theofanis Bakoulas. Jovem, médio, internacional sub-19 pela Grécia, um dos destaques da Youth League conquistada pelo Olympiacos, obreiro de um dos melhores golos da prova e......

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 24-04-2024, 12:24
    ZY
    zyxw4321 24-04-2024, 12:20
    Ispeaksempolemicas 24-04-2024, 12:20
    marconeves559 24-04-2024, 12:12
    fcpinvicta 24-04-2024, 12:11
    joaoboas 24-04-2024, 12:10
    Triper 24-04-2024, 11:56
    ZY
    zyxw4321 24-04-2024, 11:51
    Tobin 24-04-2024, 11:50
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 11:42
    Echelon77 24-04-2024, 11:41
    Echelon77 24-04-2024, 11:35
    Echelon77 24-04-2024, 11:31
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 11:17
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:05
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:01