placardpt
Com Flávio Gomes, jornalista e adepto da Lusa

Um olhar sobre a Portuguesa, uma casa lusa com certeza

2023/01/27 15:42
E8

* com Cristiano Tavares Faria

Foi notícia nos últimos dias, após ter lançado um equipamento inspirado no Galo de Barcelos, um dos maiores símbolos de Portugal. Apenas mais uma das ligações da Portuguesa dos Desportos ao país das cinco Quinas com direito a sucesso imediato, uma vez que o stock de 1000 camisolas colocadas à venda, esgotou em apenas dois dias e compôs a bancada do Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé) com a última novidade de ponta.

Fundada a 14 de agosto de 1920 na sequência da unificação de cinco emblemas com elos lusitanos sediados em São Paulo - Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense -, rapidamente a Portuguesa se tornou num dos clubes mais bem sucedidos do seu estado. 

Flávio Gomes e a família num desafio da Portuguesa �Arquivo Pessoal Flávio Gomes

Aproveitando a mais recente novidade que liga o histórico emblema brasileiro à cultura portuguesa, o zerozero foi ao encontro de Flávio Gomes, conceituado jornalista brasileiro e confesso adepto da Lusa, a fim de perceber o contexto em que se insere o emblema no panorama futebolístico brasileiro e as raízes que ainda resistem da ligação com Portugal.

Lusa, um amor sem igual

Confiante ao retratar os adeptos da sua equipa como «muito melhores do que os apoiantes das outras», Flávio explicou as origens do seu apoio incondicional ao clube, algo que pode ser, em parte, influenciado pela descendência portuguesa - o seu avô era português -, mas que o jornalista nega ter sido o principal fator.

Foi antes a partir do pai, antigo jogador da equipa secundária do clube, que o testemunho passou, a partir da primeira aparição de Flávio num estádio. Para a história, fica um Portuguesa - Palmeiras, decorria o ano de 1971, desafio que deixou Flávio a «querer pertencer a pequena aldeia gaulesa do Asterix.» 

Equipa da Portuguesa campeã paulista em 1973 �Arquivo Pessoal Flávio Gomes

«Fiquei encantado com a torcida da Portuguesa, porque é uma torcida menor, pequena, cercada de pau de verde por todos os lados. Gostei muito das cores, sabe? Aquela coisa de criança mesmo», relembrou, numa altura em que a Lusa era das equipas que mais jogadores emprestava à seleção, constando assiduamente nos momentos decisivos do estadual de São Paulo e de outros torneios de renome.

«O último título do Pelé no futebol brasileiro é o título dividido com a Portuguesa [n.d.r campeonato paulista de 1973]», relembrou, antes de vincar «o orgulho» de ser da Portuguesa por esta se distinguir como «um clube diferente» e menos convencional de apoiar, quando comparado com os gigantes do seu estado: Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians.

O irmão Belenenses e a massa adepta hereditária 

Desafiado a encontrar um clube semelhante em Portugal, Flávio Gomes não teve dúvidas na hora de estabelecer comparações: «O torcedor do Belenenses. É um torcedor raro, não é?», sugeriu, aludindo à semelhança entre adeptos e à situação menos fulgurante a nível desportivo de dois irmãos separados pelo oceano Atlântico.

Jogo do título do Paulista A2 frente ao São Bento, com mais de 17 mil pessoas nas bancadas, em 2022 �Arquivo pessoal Flávio Gomes

«Vou a todos os jogos, não importa em que divisão a Portuguesa está, se na primeira, na segunda, na quinta, na décima... Costumo sempre dizer, enquanto a Portuguesa existir...», continuou, antes de traçar o perfil dos adeptos: «Hoje, segunda década do século XXI, é uma torcida que passa de pai para filho. É quase uma questão hereditária.»

Uma lógica que começou por ser trilhada pela comunidade lusa estabelecida no país ao longo do século XX, mas que, neste momento, não passa obrigatoriamente pelo mesmo processo, contou Flávio, em tempos líder dos Leões da Fabulosa, claque da Lusa: «Encontras de tudo, [pessoas] de várias classes sociais. Gente do bairro, do comércio...»

Flávio Gomes chegou a ser líder dos Leões da Fabulosa, claque da Portuguesa, decorria o ano de 1983 �Arquivo Pessoal Flávio Gomes

Apesar da diversidade, a atração de novos apoiantes encontra-se em queda, devido ao baixo sucesso desportivo dos últimos 20 anos - exceção feita ao campeonato da Serie B, em 2011 -  algo apenas ao alcance de quem reúne «uma forma muito autêntica de paixão», reconheceu Flávio: «Diria que, hoje, para um jovem, é mais difícil explicar porque apoia a Portuguesa.»

Em sentido contrário, Flávio atestou a grande simpatia do povo brasileiro pela equipa, uma vez que a Portuguesa é vista como um «David» contra os restantes Golias do futebol paulista e brasileiro: «Toda a gente gosta da Portuguesa como se fosse o seu segundo time, sabe? Ninguém apoia contra. Não tem rejeição no mundo do futebol.»

«Associação forte» com um clube português, o ingrediente para recuperar a velha Portuguesa?

Ainda o zerozero não tinha chegado à questão e já Flávio Gomes ameaçava uma resposta estruturada. Eventual parceria da Lusa com um emblema da Liga Bwin? A resposta foi afirmativa e sem pestanejar.

«Estamos a atravessar um processo de aquisições ou parcerias entre clubes brasileiros e europeus. O Bragantino, o Bahia... esse movimento que sempre defendi no caso da Portuguesa, que não tem a mesma capacidade de gerar receita que os grandes clubes têm hoje, como na altura em que tinha 100 mil sócios.»

À semelhança do Belenenses, a Portuguesa procura o regresso aos grandes palcos �Portuguesa

«Seria muito bom para qualquer clube de Portugal também, porque teria a chance de conseguir bons jogadores a um custo muito baixo», defende Flávio, ciente do potencial humano que o Brasil acarreta e do poder do euro face ao real.

«Seriam os donos da estrutura de futebol da Portuguesa. Porque é que acha que o [Manchester] City foi brincar ao futebol lá na Bahia?», concluiu.

Hoje em dia a competir na elite do campeonato paulista, após subir do segundo escalão do futebol estadual, Flávio Gomes sonha com o regresso da sua Portuguesa às competições nacionais, algo que poderá ser atingido mediante a permanência: «Só vai acontecer se a Portuguesa não cair este ano do Campeonato Paulista e aí tem a chance de jogar a série D do ano que vem. Volta a ter um calendário nacional.»

Com uma rica história que inclui três campeonatos estaduais, uma Serie B e ainda um vice-campeonato do Brasileirão, o clube que um dia quase foi de Paulo Futre - segundo escreve o próprio no livro El Portugués - e que foi mesmo casa de Jacinto João, antigo internacional português, vai continuar com o suporte dos cerca de  «quatro mil» adeptos que assídua e fervorosamente preservam as «referências visíveis» de uma realidade bem Portuguesa: pastéis de Belém, bacalhau e vinho lusitano, adereços familiares para todos os que frequentam o Canindé. 

 

Comentários (6)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FootGuru
2023-01-28 10h05m por Taument_da_Silva
Exacto, em termos de clubes brasileiros de origem portuguesa o Vasco até é bem maior do que a Portuguesa. Porém, a verdade é que a maioria das pessoas em Portugal não faz a mínima ideia de que o Vasco é um clube fundado por portugueses, pois essa identificação foi-se diluindo ao longo do tempo.

Já a Portuguesa mantém-se apegada às suas origens de forma óbvia e até quase estoica, tendo os seus adeptos inclusivamente rejeitado a mudança de nome do clube no passado. Acho que o...ler comentário completo »
Taument_da_Silv a
2023-01-28 01h22m por FootGuru
O Vasco da Gama é um grande e é também um clube fundado pela colónia portuguesa no Rio de Janeiro. Mas realmente a Portuguesa de São Paulo é a que mantem ainda as tradições portuguesas nas suas atividades sociais.
DI
RAsempre
2023-01-27 23h33m por Diego_Forlan
É verdade que foi o Flu que pediu o recurso mas o mesmo so foi aceite para salvar o clube da globo isso é logico. É graças a essa vergonha que os adeptos do flamidia hoje dizem a famosa frase do "time grande nao cai"
GS
Portuguesa
2023-01-27 20h40m por GSCGrandeamor
Eu sigo e gosto da Portuguesa, é um clube que caiu com estrondo mas aos poucos está a criar bases para voltar ao lugar que pertence. Claro que ainda vai demorar muito e ainda há muito que fazer, mas vejo o clube a crescer e com a boa vontade dos dirigentes estou convencido que o futuro será risonho.

Força Portuguesa!!!!

Saudaçõe s
UMa vergonha
2023-01-27 19h58m por RAsempre
O que fizeram à Portuguesa. . . tudo para salvar o Flamengo da descida. A lusa não caiu no campo, caiu na secretaria
Portuguesa
2023-01-27 16h58m por Taument_da_Silva
É o único clube do Brasil que acompanho. Infelizmente caiu em desgraça há uns 10 anos, mas tem vindo a recuperar lentamente (embora ainda haja muito caminho pela frente).

Acho estranho não haver mais adeptos em Portugal a acompanhar Portuguesa, pois é basicamente o único (ainda com alguma relevância) no Brasil que ainda hoje é em grande parte um clube dos imigrantes e lusodescendentes.
Tópicos Relacionados

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 19-03-2024, 04:08
moumu 19-03-2024, 04:07
moumu 19-03-2024, 04:04
moumu 19-03-2024, 04:01
moumu 19-03-2024, 03:57
RI
RicardoHGoat21 19-03-2024, 03:03
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:43
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:42
Maxaqueen 19-03-2024, 01:37
Maxaqueen 19-03-2024, 01:31
futebol11fc 19-03-2024, 01:29
Acolito_Andrade 19-03-2024, 01:25
futebol11fc 19-03-2024, 01:22
PotentEagle 19-03-2024, 00:59
TI
tink 19-03-2024, 00:33
Jorge-Fernandes 19-03-2024, 00:29