placardpt
    Chegou ao Ajax e fez apaixonar os adeptos

    Francisco Conceição é sensação: «Cantam o nome dele a toda a hora!»

    Carregar um nome de peso nas costas parece tradição no futebol. Cruyff, Blind, Kluivert - nomes de família com peso na história do Ajax. Francisco Conceição retoma a conversa sobre o assunto em Amesterdão.

    Chegou aos Países Baixos com 19 anos. Corria julho do ano passado, a um mês do final do mercado de transferências, quando o Ajax oficializou a contratação do avançado do FC Porto, e o filho voou para lá da asa do pai, Sérgio.

    A pressão do nome no Dragão

    Estreou-se no Estádio do Dragão em pleno dérbi da cidade do Porto. O resultado pode não ter sido favorável para os dragões, mas a imagem que marcou foi o abraço de orgulho entre pai e filho (na celebração de um golo de Evanilson que, posteriormente, viria a ser anulado).

    A pressão sempre esteve lá, principalmente por ser filho do treinador - a pressão de mostrar que merecia um lugar pelo talento e não pelo nome. Da estreia, em diante, contam-se 50 jogos com o emblema dos dragões e três golos. O primeiro? Certamente o terá, para sempre, na memória. Grande penalidade e um dos abraços mais sentidos que o Estádio do Dragão viu.

    O abraço entre Francisco e Sérgio Conceição depois do primeiro golo do mais novo no Estádio do Dragão �Catarina Morais / Kapta +

    Sensação em Amesterdão: «Rápido baixinho português com maestria»

    «Vou sair, mas o Porto não sai de mim», foi esta uma das últimas frases da mensagem de despedida de Francisco Conceição antes de rumar a Amesterdão... e começar a brilhar. Começou a jogar pelo Ajax ainda na pré-época e deu nas vistas frente ao Shakhtar Donetsk

    Sem grande tempo de jogo, chegou à nona jornada, entrou aos 73 minutos e assistiu Davy Klaassen no último golo do encontro. Entretanto chegou o golo... e na Liga dos Campeões! Francisco, menino dos grandes palcos. Em Ibrox, «o menino» marcou o terceiro golo do Ajax frente ao Rangers e fez história - a família Conceição juntou-se a uma restrita lista de pais e filhos a marcar na Champions (o Sérgio não fazia por menos, na altura).

    Pausa para o Mundial, pausa nos campeonatos. Mas, no regresso, Francisco começou «a brincar no parque». Frente ao NEC, foi titular, e frente ao Den Bosch levou o prémio de «King of the Match».

    qEles agora têm uma música e gritam ‘Conceição! Conceição!’
    Jeroen Kapteijns

    Jeroen Kapteijns, jornalista neerlandês do Telegraaf, conversou com o zerozero e não poupou nos elogios ao «rápido baixinho português».

    «Não o conhecia muito bem [quando chegou]. Claro, o nome era famoso pelo Sérgio Conceição, mas eu não o conhecia bem. É um rápido baixinho português com maestria e relembra-me Overmars. Muito rápido, muito perigoso, com facilidade para ultrapassar os adversários. Os adeptos gostam muito dele, transmite uma positive vibe e toda a gente quer que ele continue no onze inicial porque tem estado mesmo muito bem.»

    Sobre as escassas oportunidades no onze inicial do Ajax, Jeroen admite a dificuldade, mas acredita que o jovem tem qualidade suficiente para singrar. «Eu não vi todos os jogos, mas o que posso dizer é que estão todos à espera que ele tenha mais minutos. Não os teve até agora porque há muitas opções - Dusan Tadic, Steven Bergwijn, Steven Berghuis… - há muita concorrência, por isso não é fácil, mas acredito que ele tem qualidade, principalmente contra adversários que jogam muito à defesa, muito atrás. Ele é muito importante para encontrar espaços e criar oportunidades.»

    «O Ajax quer ser dominante e a equipa a seguir, onde a qualidade é importante. De resto, só depende dos outros jogadores e isso é que pode trazer problemas ao Francisco, mas, para ser honesto, o Bergwjin não fez um grande Campeonato do Mundo», fundamentou.

    Francisco estreou-se na Liga dos Campeões com a camisola do Ajax frente ao Nápoles �Getty Images

    «Os adeptos adoram-no. Eles agora têm uma música e gritam ‘Conceição! Conceição!’. É mesmo engraçado. Ele é um dos favoritos.»

    «Ninguém deveria ser comparado com Messi, é um fardo»

    Marc Overmars
    Total
    581 Jogos  43064 Minutos
    120   19   0   12x

    ver mais �
    Questionado sobre qual o jogador que mais se assemelha ao Francisco, Jeroen responde diretamente, com brincadeira pelo meio. «Overmars. O Francisco é mais técnico, mas lembra-me muito do Overmars. Rápido. Já li algumas comparações com o Messi, mas acho exageradas e não acho que seja bom para o jogador. Ninguém deveria ser comparado com Messi, é um fardo que carregam nos ombros de tanta pressão [risos]. Mas eu olho para o Francisco e lembro-me do Overmars. Jogava do lado oposto, mas acho que, comparado aos bons anos do Marc, são muito similares.»

    Overmars, um dos velhos conhecidos do Ajax, comparado a Francisco Conceição não deixa de ser um elogio. Para além disso, a notoriedade que o «menino» tem ganho nos últimos tempos tem levado a um carinho dos adeptos que Jeroen Kapteijns mencionou por vezes intermináveis. Os adeptos gostam dele e e querem que tenha minutos. Só basta que o nível das últimas exibições se mantenha... ou melhore.

    «Ele é muito popular no seio dos adeptos. Cantam o nome dele a toda a hora porque gostam da maneira como ele está a jogar. Perguntaram ao Alfred Schreuder se o Francisco poderia ser titular e ele disse que a continuar assim, seria, sem dúvida, uma opção.»

    Portugal
    Francisco Conceição
    NomeFrancisco Fernandes da Conceição
    Nascimento/Idade2002-12-14(21 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

    Fotografias(52)

    Taça de Portugal: FC Porto x Vitória SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    espero que vinge
    2023-01-13 19h12m por NuAroundHere
    do pouco que se viu no Porto ele mostrava algumas características do futebol e técnica do pai, que na minha modesta opinião foi o último grande extremo que tivemos na selecção(sim não me esqueci do nani e do quaresma, que tiveram momentos enormes tb, mas com uma carreira muito inconstante apesar de melhores técnicamente).

    É porventura o melhor projecto de extremo fantasista/abre latas que temos e bem precisamos.
    Que tenha muita sorte.
    Francisco Conceição
    2023-01-13 16h09m por moumu
    Tal como se viu o pouco dele tem qualidade mas ainda é novo e tem tempo para progredir espero que se imponha no Ajax apesar da concorrência.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41