placardpt
    X
    Braudílio Rodrigues escolhido pelo New York City

    O jovem português que brilhou na universidade e bateu à porta da MLS: «Está preparado!»

    Foco, perseverança e sacrifício.

    Já ouviu falar de Braudílio Pina Rodrigues? Os norte-americanos estão doidos com ele! O jovem luso-guineense, de 23 anos, está a escrever a sua própria história nos campeonatos universitários dos Estados Unidos e o salto para o profissional nunca esteve tão perto. O New York City, da Major League Soccer (MLS), escolheu-o na segunda ronda do SuperDraft da última quinta-feira, isto tudo por conta do incrível desempenho do jogador com passado na formação de Benfica na segunda divisão do NCAA, e o sonho... o sonho está bem vivo!

    «Estão a ser dias bastante agitados, mas muito felizes. Era algo que ambicionava, fruto de um trabalho que começou há dois anos, e tenho aproveitado o momento, até porque algo desta dimensão só acontece uma vez na vida. Agora é manter-me calmo e preparar-me mentalmente para o que aí vem», contou Braudílio, em conversa com o zerozero.

    «Sinto borboletas na barriga, claro. Estou feliz, pois é um momento bonito. Hoje [ontem] acordei e pensei no que vou fazer a seguir. A pré-época vai começar no dia 10 e eu vou no dia 4 para os Estados Unidos para preparar-me fisicamente, tecnicamente e mentalmente», admitiu.

    «Se estou preparado para a mudança? É difícil responder a isso, porque será a primeira vez neste contexto. Sei que muito vai mudar... As redes sociais são uma distração e vou ter de passar menos tempo no telefone. Os comentários que tenho recebido são bons, mas não me posso deslumbrar com isso e tenho de continuar o meu caminho. Tenho de manter a mesma disciplina e fome! Quero muito mais. Não vai ser fácil, mas não posso ter mentalidade de vítima. Todos têm a sua história, umas mais tristes do que outras, outros com mais ou menos dificuldades...Tenho de adaptar-me para depois me estabelecer como o Brau que sempre fui», completou.

    �FPU Ravens

    «Ia assinar pelo Schalke, mas...»

    Antes de percebermos como é que surgiu a possibilidade de Braudílio atravessar o Atlântico, importa conhecer um pouco a história e a ligação do jovem ao futebol. Uma jornada marcada pela perseverança. De quem viu várias portas serem fechadas, algumas delas de forma intempestiva, mas sem nunca, nunca desistir. E ninguém melhor do que o próprio para nos levar nesta viagem.

    «Comecei a jogar no Odivelas quando cheguei da Guiné-Bissau, depois passei por Benfica, Oeiras e Belenenses, antes de ir para a Alemanha prestar provas em alguns clubes. Estava para assinar pelo Schalke, mas tive problemas familiares e o meu pai não assinou a autorização...», revela ao nosso site.

    qO meu parceiro Roberto Rocha chegou a dizer-me que o Braudílio tinha sido o único atleta que tinha referenciado para o nosso programa com potencial para jogar na primeira divisão em Portugal...
    João Carvalho, fundador da sports4me
    «Ainda tive a possibilidade Dortmund, mas aí tive problemas com o agente. O Sporting ainda apareceu pelo meio, como oportunidade para regressar a Portugal, mas acabei por ficar um ano/um ano e meio sem jogar e sem treinar, com alguns problemas pelo meio, mas recuperei e segui o meu sonho. Voltei para o Sintra e depois conheci o João. Nunca o vi ao vivo, mas tenho total confiança nele», continuou.

    Quem é o João? João Carvalho é o fundador da sports4me, uma empresa portuguesa que «proporciona a alternativa ideal para todos os jovens que desejem através de bolsas de continuar a perseguir o seu sonho desportivo sem sacrificar a sua educação no sistema de educação americano», que abriu a porta dos States a Braudílio. Os dois conheceram-se através de um amigo comum, embora o jovem atacante já estivesse (muito bem) referenciado por Roberto Rocha, parceiro de João. 

    «Penso que nunca disse isto ao Braudílio, mas já o conhecia através do Roberto Rocha que trabalha comigo. O Roberto chegou a dizer-me que o Braudílio tinha sido o único atleta que tinha referenciado para o nosso programa com potencial para jogar na primeira divisão em Portugal», confidencia João, em conversa com o zerozero.

    «Muitos destes rapazes não conseguem atingir o profissional em Portugal e nós fazemos com que eles percebam que há uma realidade muito boa nos Estados Unidos, onde conseguem conciliar a educação com uma carreira desportiva, em que podem atingir o nível profissional. Não acontece com todos, como é óbvio, mas acabam por ficar com muitas ferramentas para o futuro», ressalva.

    �FPU Ravens

    «Surpreendido por não ter acontecido em Portugal»

    Outubro de 2021. O início de uma nova vida. Braudílio muda-se para os Estados Unidos, passa a dividir o seu tempo entre a licenciatura em Gestão de Negócios na Franklin Pierce University e a representar o college nas competições universitárias. Um sucesso. Após uma primeira época «bastante positiva», este segundo ano foi absolutamente estrondoso:

    • 20 golos e 22 assistências em... 26 jogos!
    • Prémio Roy Lenz para Jogador do Ano da NCAA
    • Campeão universitário
    • Bilhete para o SuperDraft

    «Estou surpreendido que as coisas não tenham acontecido em Portugal para o Brau. É um jogador com muito, muito talento. Tivemos muita sorte por ele não ter tido essa sorte em Portugal». Quem o defende é Ruben Resendes treinador dos Ravens, em conversa com o zerozero.

    Natural de Fall River, Ruben tem raízes... portuguesas. Nunca viveu em Portugal, mas visita muitas vezes a família em São Miguel, nos Açores. E é num português com sotaque açoriano que comunica connosco. É ele que nos faz um retrato de Braudílio.

    qNão há muitos jogadores no nível profissional com as características do Brau. Pode ser extremo, atuar como 10 ou como 9, se a equipa jogar com dois avançados. É muito perigoso no 1x1
    Ruben Resendes, treinador de Braudílio no Franklin Pierce
    «Não há muitos jogadores no nível profissional com as características do Brau. Pode ser extremo, atuar como 10 ou como 9, se a equipa jogar com dois avançados. É muito perigoso no 1x1. Outra característica muito importante é a sua mentalidade. Podes ter muito talento, mas se não tiveres a mentalidade certa... Ele é muito calmo e ponderado. Não fica muito excitado nos bons momentos, nem muito em baixo quando as coisas correm menos bem. Tem um forte controlo emocional», descreve.

    «Não estamos surpreendidos com esta conquista do Brau. O ano passado já tinha sido um dos melhores a nível nacional, entre 100 equipas, e este ano foi mesmo o melhor. Tem todas as universidades da primeira divisão e todas as equipas da segunda divisão profissional atrás dele, neste caso com bons contratos de 2-3 anos. Nem sequer posso pegar no telefone, com tantas chamadas por causa dele. Não é normal um jogador da segunda divisão universitária ser escolhido por uma equipa da MLS. Foi o único jogador nos últimos 10 anos. Não vamos ter jogadores como o Brau todos os anos. O talento é óbvio», destaca.

    «Ele tem uma decisão muito importante para tomar. Ou ser profissional agora ou continuar o mestrado e seguir no campeonato universitário. Ele já está preparado para ser um profissional. Vai encontrar muitas dificuldades, mas está preparado. Tem de continuar a ser o mesmo miúdo humilde e calmo que é, nos bons e maus momentos», remata.

    �FPU Ravens

    «Há mais dois portugueses...»

    Aos 23 anos, Braudílio Pina Rodrigues está «pronto» para a oportunidade de uma vida. Sem mágoas. Sem ressentimentos. O avançado está bem resolvido com o passado e não sente a necessidade de provar o que quer que seja a alguém.

    Braudílio Rodrigues
    Sintra Football
    2020
    13 Jogos  710 Minutos
    2   0   0   02x

    ver mais �
    «Todos tentam fazer o seu melhor, mas há sempre certos talentos que vão fugir do radar. Ninguém é perfeito no seu trabalho e situações como a minha vão continuar a acontecer. Não tenho de provar nada a ninguém de que estavam errados. Só tenho é de provar a mim mesmo que mereço esta oportunidade», explica.

    «Não há ressentimento, não há nada... Não há desculpas e se houver temos de encontrar soluções», termina.

    Antes da despedida, Brau pede para deixar uma última mensagem: «Há mais dois portugueses que podem estar na minha posição para o ano - Bernardo Prego e Rodrigo Ferreira. Eles estão para vir e o mundo deve estar de olho neles!»

    Guiné-Bissau
    Braudílio Rodrigues
    NomeBraudílio Pina Rodrigues
    Nascimento/Idade1999-11-15(24 anos)
    Nacionalidade
    Guiné-Bissau
    Guiné-Bissau
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)

    Fotografias(5)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Braudílio Rodrigues
    2022-12-24 15h54m por manueldesousa
    PARABÉNS e toda a sorte do mundo!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Em declarações ao jornal espanhol Marca
    Pinto da Costa soma 42 anos na presidência do FC Porto. Desde 1982 que ocupa o cargo e, dentro de poucos dias, atravessará novo ato eleitoral. Em entrevista ao jornal ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    pedrorosa107 24-04-2024, 16:19
    A_Drifter 24-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 24-04-2024, 15:59
    BurroDeBancada 24-04-2024, 15:54
    Las 24-04-2024, 15:40
    pedrorosa107 24-04-2024, 15:40
    El_matad0r 24-04-2024, 15:32
    anon428 24-04-2024, 15:30
    El_matad0r 24-04-2024, 15:29
    anon428 24-04-2024, 15:28
    TomPen 24-04-2024, 15:27
    ricardolouromartins 24-04-2024, 15:24
    SK
    skane 24-04-2024, 14:51
    PedroBorgas 24-04-2024, 14:39
    ago 24-04-2024, 14:39
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 14:34