placardpt
    FC Porto enfrenta Gil Vicente

    Dragão de duas caras, mas nos quartos

    Sexta-feira à noite, FC Porto - Vizela, as duas equipas a terem de vencer. Já cheira a Campeonato e, na realidade, ele está mesmo aí à porta. Ora, não foi Liga, mas foi a decisão do grupo A da Taça da Liga e, especialmente na segunda parte, fez lembrar o campeonato e mais lá para a frente já vamos explicar o porquê. Posto isto, convém dizer que o FC Porto venceu com clareza e está nos quartos de final da competição.

    Imaginou-se que Sérgio Conceição, a menos de duas semanas do regresso do campeonato, fosse utilizar de início alguns dos jogadores que estiveram no Mundial, mas tal não aconteceu. O treinador deu mais uma oportunidade a algumas opções menos utilizadas, mas acabou por ter de emendar a mão de forma drástica, claramente não gostando da primeira parte da sua equipa.

    Não deixa de ser até surpreendente dizer que Conceição não estava a gostar de uma primeira parte que começou com uma verdadeira prenda de Natal. O Vizela, mais especificamente Buntic, ofereceu a vantagem ao FC Porto logo no primeiro minuto de jogo, num lance absolutamente caricato.

    O problema, para o FC Porto, veio depois desse golo. O Vizela nunca teve problema em jogar de olhos nos olhos na casa do Dragão e, pouco depois, teve um lance para empatar. Alexander Schmidt imitou Buntic e teve um momento inacreditável. Qual dos lances é mais grave? é certamente uma boa questão.

    A equipa minhota não dominou a primeira parte, longe disso, mas forma organizada e a agressividade estavam a complicar a vida aos da casa. Sérgio Conceição não gostava do que via e percebia-se que vinham mudanças ao intervalo, tal a imagem de desagrado que o técnico passava do banco.

    Mudar para golear

    �Catarina Morais / Kapta +
    Essa mudança acabou por ser simples. Conceição olhou para o banco e colocou três habituais titulares, Otávio, Taremi e Evanílson. Não se está a dizer que se estes três jogadores não tivessem entrado ao intervalo o FC Porto não teria vencido, ou até goleado, o que foi certo é que a mensagem do treinador foi clara: é para correr, ser intenso e vencer.

    Depois das mudanças (e certamente do puxão de orelhas), a história da segunda parte é contada pelo domínio, pelas oportunidades e pelos golos. Em menos de 20 minutos marcaram Galeno, Wendell e Taremi, numa bela jogada, num livre e num penálti, respetivamente.

    O Vizela desapareceu ofensivamente dos segundos 45 minutos e pareceu quase surpreendida pela mudança da primeira para a segunda parte. Atingido o 4-0 e com o FC Porto a baixar novamente o nível da intensidade viu-se ligeiramente mais dos visitantes, mas nessa altura já a história do jogo e do Grupo A estavam contadas.

    Para além da decisão da Taça da Liga e mesmo havendo ainda um jogo contra o Gil Vicente antes, este jogo serviu para Sérgio Conceição medir o pulso à equipa a pensar certamente no campeonato. A primeira parte não terá agradado, mas a segunda parte foi «à Porto» e isso terá deixado o treinador confiante. Já o Vizela diz adeus à Taça da Liga, mas Tulipa e os seus jogadores podem agarrar-se, e justamente, a uma primeira parte de boa qualidade.

    U Sexta, 16 Dezembro 2022 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Vítor Ferreira
    4-0
    Toni Martínez 1'
    Wenderson Galeno 48'
    Wendell 58'
    Mehdi Taremi 67' (g.p.)
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo A
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    Toni Martínez marcou o seu 21º golo na equipa (88 jogos)
    48´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    58´
    GOLO FC Porto!
    Wendell marca
    Wendell marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    67´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Um golo no primeiro minuto de jogo é sempre uma chave. Foi o que aconteceu. Nota ainda para o falhanço incrível de Alexander Schmidt, que daria o empate ao Vizela, e que poderia ter mudado o jogo.

    O Árbitro

    Demasiados apitos, mas sem erros graves.

    O Melhor
    Como da água para o vinho

    Ora, se a primeira parte foi «o pior», a segunda foi o melhor. Foi uma mudança radical e a goleada surgiu com total naturalidade. Foi um FC Porto totalmente diferente e bem mais «à Conceição». Um destaque para a imensa intensidade e pressão nos primeiros 20/25 minutos.

    O Pior
    Primeira parte azul e branca

    Com um golo cedo, pensou-se que o FC Porto ia embalar para uma primeira parte e para um jogo conseguido. Ora, os primeiros 45 minutos não foram conseguidos, com a equipa da casa a não ter a intensidade que Conceição gosta. Por isso, não foi surpresa ver três mudanças ao intervalo.

    Forma
    FC Porto
    2022/2023
    25J
    18V
    3E
    4D
    63-18G
    FC Vizela
    2022/2023
    18J
    4V
    6E
    8D
    18-25G
    Sabia que...by playmaker stats
    7.ª vez que o FC Porto marca 4 + golos num jogo esta época
    O FC Porto igualou a sua maior vitória de sempre na Taça da Liga:
    4-0 Rio Ave, 2012/13
    4-0 Penafiel, 2013/14
    4-0 Vizela, 2022/23
    Nos 7 últimos jogos, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, 2 golos em cada encontro ? 21 golos neste período
    FC Porto mantém a tradição: marcou sempre, pelo menos, 4 golos, nas 3 receções ao FC Vizela
    FC Porto melhora a sua prestação na Taça da Liga, em comparação com a época passada, em que foi eliminado na fase de grupos
    FC Porto qualificado para os quartos de final da Taça da Liga: vai defrontar o Gil Vicente, na próxima quarta-feira

    Fotografias(35)

    Allianz Cup: FC Porto x Vizela
    Allianz Cup: FC Porto x Vizela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    FC VIZELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Olhaagora
    2022-12-17 14h39m por nelsongomes11
    Pelo que percebi o teu próprio jornalismo é a CMTV.
    Taça da liga nunca tem valor até a ganharem, que diga o Sporting.
    Jogo
    2022-12-17 14h37m por Redfoo_16
    Primeira parte muito fraca onde não merecíamos chegar ao intervalo a ganhar.
    A nossa defesa é assustadora. Assustadora.
    Na 2 parte fizemos um jogo bem melhor e chegámos com naturalidade à goleada. O tacho que a SAD do Vizela arranjou ao Tulipa vai ser fatal para o clube este ano, com pena minha.

    Bom jogo do Grujic que parece estar a volta a uma boa forma. Wendell apesar do golo já o vi fazer jogos melhores, mas como sempre disse, pra mim é melhor que zaidu...ler comentário completo »
    Olhaagora
    2022-12-17 14h27m por JAM79
    O mal é veres esse canal, em minha casa não rola, vejo quando estou num café/restaurante e é sempre o mesmo, assassinatos a sangue frio, slb e CR7 com os namorados, quanto à taça da liga, a FPF devia dar acesso à liga das conferência ao vencedorou finalista, se fosse os clubes que ficassem nos lugares de Champions ou Europa League aí passaria para a classificação.
    OL
    FCP
    2022-12-17 11h26m por Olhaagora
    Pinto da Costa já disse há uns anos que não quer esta taça para nada.

    Ainda por cima não dá acesso a uma competição europeia!!

    O futebol português é isto!!
    OL
    A televisão que temos
    2022-12-17 11h22m por Olhaagora
    Ontem no resumo com os golos transmitido na CMTV disseram que o jogador do FC Porto caiu na grande área. Não foi o jogador do Vizela que empurrou, para a CMTV foi o jogador do FC Porto que caiu.
    Que eu saiba as infrações que dão origem às grandes penalidades são feitas pelo jogador que comete uma falta e não um jogador que cai.
    A nossa televisão é isto!
    E os portugueses aceitam isto!

    Durante a tarde o senhor Pedro Guerra a mostrar a pessoa que é no progra...ler comentário completo »
    Fcp
    2022-12-17 04h36m por JAM79
    Precisa de um banco melhor, não temos um LD, Rodrigo é a melhor opção de momento, até o Carraça seria melhor opção de momento que J. Mario e Manafá. Centrais estamos bem servidos, com Carmo a passar um processo normal, vai ser uma referência no Porto e na selecção, mais um médio seria mel, extremos: Pêpe, Galeno e Gonçalo, mais uma opção não seria mau ou talvez subir J. Mário para a posição de origem (pode ser que levante de novo) lateral esquerdo, finalmente Wendell está a jogar o ...ler comentário completo »
    FCP
    2022-12-17 03h13m por moumu
    Tranquilo que esta competição é secundária, raio de fase de grupos!
    apaguemmais
    2022-12-17 00h31m por Avalanche27
    Eu vi no estádio, estava um frio 🥶
    Do jogo em si, não há muito a dizer
    AP
    Comentários
    2022-12-16 23h59m por apaguemmais
    Ninguém vê a taça da carica?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Oficial
    Dirigente já tinha anunciado intenção
    Pinto da Costa anunciou, esta quarta-feira, que tem um acordo com Sérgio Conceição para a renovação do seu contrato, que termina no final da temporada, para os ...