placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Benfica, Nun'Álvares e Sporting já garantiram vaga

    Feminino| Já só sobra uma vaga na Taça da Liga

    2022/12/03 13:13
    E0

    A Liga Placard Futsal Feminino está a uma jornada de fechar a primeira volta. Na penúltima, disputada esta quinta-feira, feriado de 1 de Dezembro, o Benfica recebeu e venceu o Nun'Álvares, e vai terminar a primeira volta no 1.º lugar, aconteça o que acontecer. As encarnadas são a única equipa que só tem vitórias no campeonato.

    As fafenses, tal como o Sporting, vão juntar-se às águias, faltando apenas descobrir qual será a quarta equipa. O Santa Luzia está no quarto posto, mas caso perca e o Novasemente ganhe, cai para quinto. Em caso de empate pontual entre estes dois conjuntos - caso o Santa Luzia empate e o Novasemente vença - serão provavelmente as vianenses a apurar-se, visto que têm um vantagem grande no critério de desempate pela diferença de golos.

    No fundo da tabela mantém-se o Quinta dos Lombos/ARTVISION, que voltou a perder, desta feita em Coimbra, resultado que permitiu à Académica saltar da zona de despromoção para o 9.º lugar, ainda que com apenas dois pontos sobre o At. Povoense, agora o 11.º classificado.

    Numa tarde de muito futsal, destaque para o empate do Águias Santa Marta frente ao Feijó, para a vitória do Gondomar na receção ao Arneiros, e ainda para a derrota do Santa Luzia, em casa, diante do Sporting.

    A jornada 10 não trouxe mexidas na tabela de marcadoras, ainda que, pela primeira vez desde o início da época, Sara Ferreira não tenha marcado (mas assistiu). Janice bisou e aproximou-se da colega - parece que vamos mesmo ter rivalidade saudável pelo título de goleadora até ao fim.

    Nota final para dar conta do regresso de Lídia Moreira às quadras. A pivot internacional portuguesa esteve lesionada mais de um ano, regressando agora ao futsal... e aos golos!

    Benfica x Nun'Álvares

    O jogo cartaz desta jornada foi acompanhado ao minuto pelo zerozero - veja aqui as incidências da partida.

    O Benfica venceu por 3x0, vitórias que não oferece qualquer contestação, ainda que o Nun'Álvares tenha criado oportunidades para marcar, que Ana Catarina negou. 

    Janice foi a grande figura da partida, a quem coube quebrar a resistência das fafenses. A pivot que regressou esta época ao Benfica desbloqueou o marcador aos 17', levando a equipa em vantagem para o intervalo.

    No segundo tempo, a mesma Janice tratou de ampliar, aos 30', e Maria Pereira fechou as contas da partida aos 37', ao cobrar exemplarmente o livre de 10 metros que castigou a sexta falta do Nun'Álvares. Pedro Nobre ainda apostou no 5x4+GR, mas a estratégia não colheu frutos.

    Águias Santa Marta x Futsal Feijó

    Em Penafiel, o Águias Santa Marta recebeu o Feijó, equipa com mais empates no campeonato, e o jogo acabou... 1x1.

    O primeiro golo da partida surgiu logo no primeiro minuto por intermédio de Andreia Gonçalves. Contra-ataque bem feito pelo Águias, com a capitã Diana Sousa que serviu a pivot no segundo poste para o primeiro do jogo. O Feijó reagiu de imediato e apontou baterias à baliza do Águias, mas sem efeito. O conjunto da casa também conseguiu criar oportunidades, embarrando nos ferros por duas vezes antes do intervalo.

    Na etapa complementar, o Feijó continuou à procura do golo do empate, com o Águias a tentar ampliar. A guarda-redes Catarina Martins assumiu o protagonismo, negando várias iniciativas das visitantes. Com cerca de 4 minutos para jogar, o Feijó apostou no 5x4+GR, e foi assim que surgiu o empate. No melhor pano cai a nódoa, com Margarida Alves a rematar praticamente do meio campo, e Catarina Martins a não segurar. 

    O empate justifica-se, tendo em conta que o equilíbrio foi a nota dominante do encontro. Boa exibição de ambas as guarda-redes, que mantém as duas equipas separadas por um ponto na tabela classificativa.

    Novasemente x At. Povoense

    O Novasemente somou a terceira vitória consecutiva, vencendo em casa o At. Povoense por 6x1. Esta é a terceira vitória consecutiva do conjunto de Espinho, que está na melhor fase da época, e ainda sonha com um lugar na Taça da Liga - ainda que não dependa só de si.

    Na tarde desta quinta-feira, Júnior abriu o ativo aos 5', mas a resposta forasteira não tardou, e Catarina Henriques empatou a partida aos 7'. O Povoense ia mostrando organização, mas não conseguiu evitar que o Novasemente saísse na frente para o descanso. Aos 18', a pivot Lídia Moreira, que regressou às quadras após mais de um ano de ausência por lesão, recolocou a sua equipa na frente.

    No segundo tempo, o Novasemente veio apostado em não deixar fugir os 3 pontos, e Júnior deu o mote para o resultado que viria a terminar com contornos de goleada, marcando o terceiro da equipa da casa aos 26'. Três minutos depois, Carolina Rocha fez o gosto ao pé, e o cenário agravou-se em definitivo para as forasteiras.

    Aos 36', Lídia Moreira bisou na partida, num regresso muito feliz à competição, e aos 38', Margarida Carvalho fechou as contas da partida, confirmando a vitória das espinhenses, que ainda mantém viva a esperança no apuramento para a Taça da Liga - onde marcaram presença a época passada.

    Santa Luzia x Sporting

    Num jogo que também concentrou muitas atenções nesta jornada 9, o Sporting foi a Viana do Castelo vencer por 2x3 o Santa Luzia. Com este resultado, o Sporting fica a apenas dois pontos do Nun'Álvares. O Santa Luzia mantém-se no quarto lugar, mas ainda não confirmou o lugar da Taça da Liga - embora dependa apenas de si própria para que isso aconteça.

    O primeiro golo da partida surgiu aos 6', por intermédio de Carolina Pedreira. Falta do Santa Luzia por duplo atraso para a guarda-redes, com Cristiana Costa a tocar curto para a internacional portuguesa apontar um grande golo, com remate de baixo para cima a passar por cima da barreira e a sair ao ângulo da baliza de Rita Ribeiro. O Santa Luzia tentou reagir e procurar o golo, mas foi o Sporting a ampliar a vantagem já dentro do último minuto do primeiro tempo, com um potente remate cruzado da pivot Ana Alves. 

    No segundo tempo assistimos à esperada reação das vianenses, sem que o Sporting deixasse de procurar ampliar. O jogo estava vivo, e o placard voltou a mexer à passagem dos 27', numa belíssima jogada do Santa Luzia na sequência de uma falta - Popó amortecesse do lado contrário e dá para o interior da área, onde Catarina Silva, com um gesto técnico de enorme qualidade, fez um belíssimo golo que colocou a sua equipa na discussão do resultado.

    Só que o Sporting reagiu bem ao golo sofrido, com Kika a responder com uma jogada individual de qualidade superior, rematando de bico para mais um grande golo na partida. O jogo manteve a toada de intensidade máxima, e dois minutos depois, novo golo, desta feita por Mariana Marques. Roubo de bola de Dinha na sua zona defensiva, conduzindo o contra-ataque, até deixar na esquerda para Mariana Marques, que teve tempo e espaço para bater Cris.

    Até final, intensidade máxima, disputa de bola, e o Sporting a ficar tapado por faltas, o que ainda levou o Santa Luzia para os 10 metros a um minuto do fim, mas Dinha desperdiçou a oportunidade soberana, atirando para fora. Vitória importante das leoas, que consolidam o terceiro lugar aproximando-se do segundo.

    EDC Gondomar x Arneiros

    O Gondomar regressou às vitórias após um ciclo difícil de quatro derrotas consecutivas. Na receção ao Arneiros, as comandadas de Corina Rabaça impuseram-se por 4x1, e mantém-se firmemente em posições de playoff - estão atualmente no 7.º lugar, com 13 pontos, os mesmos que o 8.º, o Feijó, e a um ponto do 6.º lugar, que é ocupado pelo Águias Santa Marta.

    O marcador desbloqueou cedo, aos 5', por intermédio de Salomé Leal. Porém, o empate chegaria aos 11', num infelicidade de Fernanda Alves que traiu a guarda-redes Sofia Alves. Apesar disso, as gondomarenses não se deixaram afetar, e Marta Dias recolocou a equipa na frente aos 16', fazendo o 2x1 com que as equipas recolheram aos balneários.

    Na segunda parte, o Arneiros ainda tentou reagir, mas sem sucesso, e o Gondomar demonstrou eficácia e resolveu a questão já perto do final, com golos aos 37' e 38', de Carlota Marinha e Marta Dias (que bisou), respetivamente.

    Académica x Quinta dos Lombos/ARTVISION

    No último jogo da jornada, a Académica recebeu e venceu o Quinta dos Lombos/ARTVISION por 2x1

    Desfalcado da sua melhor jogadora - Claudinha cumpriu castigo por vermelho direto na jornada anterior - o Lombos averbou mais uma derrota, e permanece a única equipa que ainda não somou, sequer, um ponto. Madalena Galhardo - que este verão foi campeã Mundial Universitária por Portugal - também continua ausente, agravando a situação do conjunto de Cascais, que Paulo Maravilha também parece não conseguir inverter.

    O Lombos voltou a entrar a perder, em mais um lance caricato. Bola longa para a área do Lombos que Mafalda Batista não agarra, com o esférico a sobrar para Bruna Dias, que não se fez rogada e inaugurou o marcador ainda nem tinham decorrido 10 segundos de jogo. Apesar do golo madrugador, o placard não voltou a mexer na primeira parte. O jogo foi equilibrado, mas nem sempre bem jogado, com a Académica a assumir o ascendente do jogo na primeira parte, ainda que o Lombos também tenha criado oportunidades para marcar - mas a vantagem da turma de Coimbra ao intervalo era totalmente justificada.

    No segundo tempo o jogo não foi muito diferente - com a Académica por cima do jogo. Depois de alguns lances de perigo, Carina Coelho fez o 2x0 aos 33'. Remate cruzado que Mafalda Batista não evita, apesar de ainda tocar, e que Carolina Ladeira também ainda tentou cortar, mas já não chegou a tempo. A reação do Lombos surgiu no minuto seguinte, de 5x4+GR. Beatriz Barcelos vestiu a camisola de guarda-redes avançada, e o Lombos construiu: grande passe de Carolina Ladeira para o interior da área, onde estava Beatriz Sanheiro que só teve que encostar para golo.

    Até final, o Lombos tentou o tudo por tudo para conquistar, pelo menos, o primeiro ponto, mas a Académica soube aguentar e garantir 3 preciosos pontos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Playmaker
    Inter venceu título de campeão
    A passada segunda-feira foi de festa para o Internazionale. Diante do AC Milan, os comandados de Simone Inzaghi voltaram a conquistar a Serie A, depois de um trajeto praticamente imaculado: 27 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 23-04-2024, 20:12
    Tobin 23-04-2024, 19:51
    moumu 23-04-2024, 19:42
    tiger1974 23-04-2024, 19:30
    rones 23-04-2024, 19:28
    tiger1974 23-04-2024, 19:27
    tiger1974 23-04-2024, 19:19
    chavesbra 23-04-2024, 19:18
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 19:13
    A_Drifter 23-04-2024, 19:12
    matrioska_russa 23-04-2024, 19:06
    chavesbra 23-04-2024, 19:04
    chavesbra 23-04-2024, 19:03
    JS
    jsilva77 23-04-2024, 18:56
    fcpinvicta 23-04-2024, 18:11
    AN
    Andrezinho_SLB 23-04-2024, 18:07