placardpt
    Uruguai está fora do mundial

    Uma vitória com sabor a derrota

    Nem Hitchcock pensaria num enredo com um suspense tão dramático. O Uruguai está fora do Campeonato do Mundo, apesar de ter ganho ao Gana (0-2). Os sul-americanos terminaram a partida frente aos africanos a forçarem em desespero pelo terceiro golo - que lhe valeria o apuramento - que não surgiu. A festa aconteceu no relvado do estádio Education, onde jogou Portugal, pelo conjunto da Coreia do Sul.

    Doses de adrenalina levadas ao extremo, batimentos cardíacos impróprios para gente saudável, tensão máxima. Antes do jogo o Gana ficaria contente com o empate, o Uruguai tinha de ganhar. As contas pareciam simples, mas os sul americanos não contariam com a reviravolta coreana frente a Portugal, no entanto o futebol é pródigo em histórias assim.

    Um penálti para acordar a Celeste

    De Arrascaeta bisou na partida �Getty /
    Avesso a qualquer tipo de contas, o Gana entrou mais destemido, mais forte nos duelos e com chegadas à área da baliza de Rochet com muito assertividade. A forma como a equipa de Otto Addo se meteu no jogo, a explorar as subidas dos laterais, deixou a equipa de Diego Alonso desconfiada a defender. Foi assim, no meio da surpresa que os africanos conseguiram sacar uma grande penalidade. O sangue quente do Uruguai ferveu, primeiro pela contestação à decisão de Daniel Siebert - que viu o lance no VAR -, depois com a defesa de Rochet ao remate de Andre Ayew e o jogo mudou.

    Foi, precisamente, o lance de maior perigo do Gana que inverteu a partida. O meio campo do Uruguai passou a ter outra postura, mais combativo, menos imperialista e a partida mudou de sentido. Darwin foi o primeiro a dar um ar da graça sul americana, mas foi o De Arrascaeta a estar de pé quente. Em cinco minutos bisou na partida e o Uruguai ficou com o jogo na mão. Tinham passados dez minutos desde o penálti defendido por Rochet e os dois golos marcados por De Arrascaeta. A definição da formação celeste apresentou-se em níveis que ainda não tinham sido descobertos no Campeonato do Mundo e que não voltaram a ser.

    Virou o disco e não tocou o mesmo

    O desespero de Suárez no banco do Uruguai �Getty /
    O intervalo não foi bom conselheiro para o Uruguai. Os homens de Diego Alonso entraram qualificados, Addo mexeu ao intervalo e o Gana começou a subir a pressão para chegar à baliza de Rochet. A saída dos irmãos Ayew acabou por ser benéfica para os africanos, pois passaram a ter mais poder combativo na zona de meio campo. Bukari ameaçou logo no primeiro minuto e Sulemana não ficou atrás, mas o guarda-redes uruguaio controlou sempre o perigo.

    Alonso demorou a perceber que o perigo esteve perto da sua baliza e quando mexeu não empurrou a equipa para a frente. Suárez e Pellistri esgotados foram substituídos, mas a equipa não reagiu. Ainda com a qualificação na mão, o treinador uruguaio quis reforçar o meio campo para evitar as subidas do Gana, mas perdeu gente para o futebol direto. Precisou disso quando a Coreia do Sul marcou e ultrapassou o Uruguai na tabela classificativa.

    Nos últimos minutos e já em desespero Coates ajudou a ponta de lança, Cavani obrigou Zigi a uma defesa incrível, o avançado do Valência reclamou, ainda de uma grande penalidade, mas nada foi marcado. O Uruguai ganhou, mas esta vitória teve o sabor a derrota. Acabou o mundial para as duas seleções.

    U Sexta, 02 Dezembro 2022 - 15:00
    Al Janoub Stadium
    Daniel Siebert
    0-2
    De Arrascaeta 26' 31'
    Al Janoub Stadium
    Lotação40 777
    Medidas105x68
    Inauguração2019
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo HJornada 3
    Lances Capitais
    21´
    André Ayew (Gana) falha a grande penalidade!
    26´
    GOLO Uruguai!
    De Arrascaeta marca
    De Arrascaeta marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    31´
    GOLO Uruguai!
    De Arrascaeta marca
    De Arrascaeta marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Minuto 21

    A defesa da grande penalidade de Rochet foi um momento determinante no encontro. O Uruguai entrou, verdadeiramente, no jogo com esse lance e a partida mudou de sentido. Os sul americanos, depois disso, foram intimidantes e aniquilaram o Gana, mas só durante trinta minutos.

    O Árbitro

    Daniel Siebert teve uma exibição polémica, vão dizer os uruguaios, difícil no olhar nos ganeses. Ajudado pelas imagens não teve dúvidas em assinalar uma grande penalidade a favor dos africanos, mas não foi chamado para rever o lance de Cavani nos minutos finais. Suárez foi forte nas críticas e não foi o único, mas o juiz alemão não se deixou intimidar.

    O Melhor
    De Arrascaeta

    De Arrascaeta foi titular, apenas, neste encontro frente ao Gana e além dos golos, o médio deu muita coisa ao jogo e fica a ideia de que a sua presença na equipa inicial seria elementar para os objetivos do Uruguai. Diego Alonso não pensou o mesmo.

    O Pior
    Mensagem para recuar

    Diego Alonso mexeu de uma forma pouco ortodoxa e a equipa sentiu a mensagem. As trocas de De Arrascaeta e Darwin Núñez a dez minutos do fim levou a equipa uruguaia perdesse gente para atacar e recuasse no terreno. Não foi responsável pelo golo da Coreia do Sul, mas a crença de ficar satisfeito com os dois golos foi o cataclismo da eliminação.

    Forma
    Gana
    2022/2023
    2J
    1V
    1E
    0D
    4-1G
    Uruguai
    2022
    8J
    4V
    2E
    2D
    12-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    Há 20 anos que o Uruguai não caía na fase de grupos.

    Esta foi a 4.ª eliminação dos sul-americanos na 1.ª fase da prova: 2022, 2002, 1974 e 1962
    Uruguai despede-se do Mundial 2022 como a última equipa a marcar na competição.

    Nesta edição, todas as 32 seleções marcaram na prova.
    Há 4 jogos consecutivos que o Uruguai não vencia em Campeonatos do Mundo:
    V 2-0 Gana (fase de grupos 2022)
    V 2-1 Portugal (oitavos de final 2018)
    Esta foi a edição com menos golos sofridos do Uruguai em Mundiais (14 participações): 2 golos de ??Portugal
    Depois de duas qualificações consecutivas em 2006 e 2010, o Gana volta a cair na fase de grupos (2014 e 2022)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GANA
    EMPATE
    URUGUAI

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FE
    Triper
    2022-12-03 12h53m por Ferreira92
    Alguém pagar 30M por um jogador de 28 anos que nunca saiu da América do Sul? Diz-me pf um jogador que tenha saído com essa idade ou mais por um valor superior a 20M. . .
    PI
    Uruguai
    2022-12-02 19h03m por Pinho352
    Teve de jogar o Arrasca para as coisas serem diferentes para melhor, é claro, bisou e apenas a sua equipa não se qualificou por ajudas de terceiros. É um facto (só apenas para o seleccionador não o é) que o De Arrascaeta faz parte dos 3 melhores futebolistas uruguaios, juntamente com Valverde e Bentancur.
    Agora, é muito difícil que ele saia do Flamengo, já em 2019 custou 15M para o resgatar ao Cruzeiro, é o melhor jogador da equipa e eles não o vendem a não ser por uma soma irrecu...ler comentário completo »
    grove_street
    2022-12-02 18h13m por Triper
    Casmurrice do Selecionador, jogador muito bom que bem provavelmente poderá finalmente dar o salto direto para um grande Europeu agora depois deste Mundial.

    E ele é demasiado caro para o atual Sporting. Há coisa de 2 anos ainda acreditava porque eles queriam nem 20M por eles (andava a circular 15M para ele sair), mas agora, depois de épocas e jogos do Mundial espetaculares, duvido sair por menos de 30M (e o Flamengo já pedia 20M como mínimo para começar a negociar no fim de 2021).
    Uruguai
    2022-12-02 17h53m por matrioska_russa
    Foi eliminado e por culpa própria. Andou a segunda parte a gerir o jogo, sem realmente querer marcar o 3º, a confiar em Portugal. Quando a Coreia marcou é que correram desesperados.

    Uma espécie de vingança por 2018.
    Arrascaeta
    2022-12-02 17h35m por grove_street
    Como este jogador andou no banco ? Nem eu sei explicar, mas se o meu Sporting tivesse dinheiro para o ir buscar eu assinava por baixo que sim !
    FL
    É me indiferente
    2022-12-02 17h23m por floorkrazyslb
    Passar o Uruguai ou a Coreia do Sul mas aquele penalti sobre o Cavani é escandaloso e este arbitro não pode entrar em mais nenhum jogo neste Mundial.
    ZY
    Uruguai
    2022-12-02 17h18m por zyxw4321
    Tinha equipa para mais. Tal como no caso da Alemanha, foi o primeiro jogo que os tramou. Melhor sorte para a próxima (desde que não calhem connosco).

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...