placardpt
    Portugal perde, mas é líder

    Traz outro amigo também

    Portugal já estava nos oitavos, Paulo Bento acompanhou no fim. Em dias de liberdade, recordamos a famosa canção de Zeca Afonso para aludir a um jogo em que Fernando Santos tomou a liberdade de mexer várias peças, sem que muitos aproveitassem para se exibir a um bom nível. Ricardo Horta, que marcou, e Vitinha foram exceções, num jogo que terminou bem para lá do apito final. A vitória, conseguida nos descontos, apuraria a Coreia caso o Uruguai não marcasse mais que os 2-0 com que estava a bater o Gana. Portanto, foi com recurso aos telemóveis que os jogadores puderam explodir finalmente de alegria, no fim, já sem os portugueses em campo - mesmo com a derrota, o primeiro lugar estava assegurado. Porém, Paulo Bento, outrora amigo da seleção portuguesa, foi o grande felizardo da tarde!

    Contexto desaproveitado

    20 anos depois, o reencontro com o derradeiro carrasco de Portugal no Mundial asiático. Os tempos são outros e o contexto também: Portugal já estava apurado e, mesmo perdendo, podia ficar em primeiro lugar, se o Gana não batesse o Uruguai. Portanto, tudo favorável, o que permitiu a Fernando Santos rodar bastante. Estranho apenas ter mantido Rúben Neves, um dos jogadores em risco pelo amarelo que tem. No resto, deu para passar Cancelo para a esquerda, o que fez com que se percebesse que a alternativa (pelo menos) a Guerreiro seria o jogador do City, depois da lesão de Nuno Mendes, e que fez com que fosse para o campo um dos jogadores em melhor forma na seleção.

    Cristiano teve tarde para esquecer �Getty /
    Falamos de Diogo Dalot e a razão tardou apenas 5 minutos a ser dada: o jogador do United investiu pela direita e serviu Ricardo Horta para o primeiro. Do outro jogo, vinham boas notícias, com o Gana a falhar um penálti e o Uruguai a marcar dois. Ou seja, dava para tudo, que Portugal seria sempre primeiro.

    Assim, o jogo ficou... pior para Portugal. A iniciativa foi dada aos coreanos, só que os erros na construção foram mínimos, pelo que Portugal não conseguiu recuperar muitas bolas propícias a contra-ataques. Dava apenas para, de vez em quando, construir sem grande rasgo. João Mário esteve demasiado encostado à linha e Cristiano Ronaldo andou muitas vezes fora do (e de) jogo.

    O golo sofrido, numa bola parada, trouxe justiça e uma esperança para a equipa de Paulo Bento, que ficou a um golo de passar de grupo.

    Horta marcou cedo �Getty /
    Do intervalo, vieram novas ideias para o futebol em posse, que foi melhor, mas menos capacidade para criar condições propícias no último terço. Por isso, e também porque o primeiro lugar estava virtualmente garantido, Fernando Santos mexeu pouco depois dos 60'.

    Cristiano Ronaldo foi um dos que saiu, nada agradado com a opção, e pôde entrar André Silva, o único jogador de campo que, por essa altura, ainda não tinha minutos. Ficam a faltar os guarda-redes.

    Melhorias? Nem por isso. O jogo continuava aborrecido, pachorrento, pese embora a muita vontade e qualidade de Vitinha, num meio-campo que melhorou com a passagem de João Mário para o lado do médio do PSG. Ainda assim, sem objetividade, que Leão e André Silva não conseguiram dar mais do que os que substituíram.

    Fado ao contrário

    Morrer na praia é uma das piores sensações do futebol. Para Portugal, que se instalou no meio-campo contrário nos últimos minutos, com William Carvalho e Bernardo Silva a darem mais qualidade com bola, soube a fel sofrer num contra-ataque letal, após um pontapé de canto luso.

    Festa coreana no fim �Getty /
    O jogo acabou e a festa coreana foi parcial. Faltavam longos 8 minutos de compensação no outro jogo, em que um golo do Uruguai tudo mudaria. Os telemóveis andaram pelo relvado e a tensão foi bem maior nesse momento do que tinha sido nos 90 minutos anteriores. Já sem a seleção portuguesa em campo, foi também em português que se festejou, com Paulo Bento a seguir em frente.

    U Sexta, 02 Dezembro 2022 - 15:00
    Education City Stadium
    Facundo Tello
    2-1
    Kim Young-gwon 27'
    Hwang Hee-chan 90'
    Ricardo Horta 5'
    Education City Stadium
    Lotação45 350
    Medidas105x68
    Inauguração2020
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo HJornada 3
    Lances Capitais
    GOLO Portugal!
    Ricardo Horta marca
    Ricardo Horta marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    17´
    GOLO INVALIDADO República da Coreia
    Na sequência da defesa de Diogo Costa ao cabeceamento de Gue-Sung Cho, Jin-Su Kim encostou à vontade ao segundo poste, mas estava fora de jogo.
    27´
    GOLO República da Coreia!
    Young-Gwon Kim marca
    Young-Gwon Kim marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    90´
    +1
    GOLO República da Coreia!
    Hwang Hee-chan marca
    Hwang Hee-chan marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Tão cedo marcar fez mal: deu à seleção a sensação de facilidade que, na teia montada pelos coreanos, se verificou falsa.

    O Árbitro

    Arbitragem correta, sem grandes incidentes e com critério largo.

    O Melhor
    Tão serenos

    Impressionante como os coreanos, com uma possibilidade tão reduzida de apuramento - sobretudo no decorrer do jogo - nunca entraram em desespero, nunca foram precipitados e nunca se descoordenaram, mesmo sem o seu mais capacitado defesa (Kim), que falhou o jogo por lesão. Notável sobriedade.

    O Pior
    Chumbo no teste

    Dalot, Vitinha e Horta mostraram boa capacidade, mas a sensação global foi de que Portugal não esteve ao nível que se esperava, mesmo num jogo em que a pressão e a necessidade eram menores. No global, um mau ensaio, mas que pode trazer coisas boas: um sinal de alerta e também o descanso dos mais utilizados.

    Forma
    Coreia do Sul
    2022
    12J
    7V
    3E
    2D
    26-15G
    Portugal
    2022/2023
    6J
    3V
    1E
    2D
    11-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    2.ª vitória da Coreia do Sul sobre Portugal em Campeonatos do Mundo, em 2 jogos

    Fotografias(24)

    Catar 2022 | República da Coreia x Portugal
    Catar 2022 | República da Coreia x Portugal
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    REPÚBLICA DA COREIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    slbmeireles
    2022-12-03 02h38m por Inuyashapt
    Não digas asneiras, os recordes é que o perseguem a ele XD.
    Rafael Leão
    2022-12-03 02h28m por Inuyashapt
    Eu sei que o FS também não é grande treinador e jogo após jogo reclamamos da (falta de) qualidade da seleção, mas já nos U21 que eu olhava para o Leão e me perguntava onde andava o jogador que via no clube. No Milan parte tudo, chega a seleção e quando entra em vez de mostrar ao nosso futuro ex selecionador que merece um lugar no 11 só borra a pintura. Parece sempre desligado, e nem no que é forte (arrancadas, 1 vs 1) consegue se destacar. É pá é sempre a impressão com que fico, mas pode ser que esteja errado.
    Tudo combinado
    2022-12-03 02h03m por Inuyashapt
    Há que manter os fãs de Animes japoneses e coreanos contentes XD.
    AP
    Grade mexida
    2022-12-03 01h46m por apaguemmais
    À la FS. . . sai Vitinha, o melhor do lado português, para dar lugar ao WC. É preciso ser-se muito mau treinador. . . resultado: Vitória da Coreia
    AP
    WC
    2022-12-03 01h44m por apaguemmais
    Como é possível este tipp. jogar na selecção?!
    WC
    2022-12-03 01h23m por jogasimples
    No lance do 2o golo está mal posicionado no canto (a favor de pt) - tem de estar fora de área no meio mas mais descaido sobre o lado que o canto é batido. O motivo é óbvio, porque o corte dos defesas será, muito provavelmente , para o sítio que foi feito ( evita se cortar para o meio por causa das bolas de ressaca e para canto outra vez).

    Depois consegue fazer pior.
    O Son transporta a bola e o palhinha consegue pressiona-lo. O calor junta-se ao palhinha e o Son já n...ler comentário completo »
    FO
    Apesar de ele dizer que não. . .
    2022-12-03 01h02m por Formiga1979
    Toda a gente percebe que o FS tem um problema com o Sporting (basta ver o caso do João Mário que, há 2 épocas no Sporting estava a fazer uma época tão boa como esta e não era chamado e agora até vai ao Mundial, etc, etc). Isso é um facto.
    Ele já não tinha levado nenhum jogador do Sporting e hoje fez questão de mandar 3 jogadores do Sporting para casa!!! 🤪
    Se, em vez da Coreia do Sul, fosse o Japão a ficar no nosso grupo, não sei como é que o FS ia conseguir resolver a questão!!! 😇
    TO
    Vamos cobrar ou torcer?
    2022-12-03 00h49m por TONETERRAFEITA
    Estou morando no Brasil e acompanho todos os lances do desporto da minha terra natal. O Brasil tem centenas de jogadores que poderiam brilhar na sua seleção, proporcional à sua população. Em Portugal existem bem menos, num país tão pequeno. Mas, parece-me, que a grande diferença entre brasileiros e portugueses é a fé, o acreditar nos seus valores, o valorizar a beleza de um jogo, e Portugal joga bonito, o agradecer pelo trabalho realizado, duas vitórias claras, parecendo que nas ter...ler comentário completo »
    Triper
    2022-12-03 00h10m por JotaFer
    Ele nunca irá aceitar, o ego dele é tão grande que nunca irá aceitar que acabou para ele e que os outros é que precisam dele e não vice versa, notou-se a descida de rendimento desde que saiu do Real.
    Rafa acho que fez muito bem, sempre o disse e nem sou benfiquista que ele merecia muito mais do que aquilo que lhe estavam a dar na seleção. Messi também mudou de estilo sinceramente também não lhe valia de nada não o fazer visto que tem Mbappé e Neymar mas vamos ver então Rashford sem r...ler comentário completo »
    SCBFAN
    2022-12-03 00h08m por redlegion
    Ele tem um ódio ao Horta que chega a ser hilariante. Hoje a par do Vitinha e do Dalot foi dos melhores em campo na equipa portuguesa e repara que só este user diz mal da exibição dele. Esteve muito bem na primeira parte e na segunda foi mais vítima do jogo da equipa do que do resto e não teve tanta bola.
    O crush dele anda a penar na último da Premier League, mas tem mais direito a ir à seleção que um dos melhores jogadores portugueses do nosso campeonato.

    O que não fal...ler comentário completo »
    MaisDoMsm
    2022-12-03 00h07m por Vidente2021
    Eh pá, só sonhas com o teu crush. . . deixa lá o Ronaldo. Isso é amor ódio
    JotaFer
    2022-12-03 00h02m por Triper
    Eles, acima de tudo, são adultos e profissionais (mesmo aqueles mais novos já têm experiência dos clubes onde estão, tiveram de crescer rápido mas já sabem como é que funciona a coisa), têm mais que fazer que comprar uma guerra dessas com ele.

    Eu acho que:
    - Para muitos dos mais "velhos" o Mundial deve estar a ser considerado apenas um momento curto de trabalho, depois volta o normal do dia-a-dia e já passou. Se ganharam, ganharam. Se perderam, perderam. Fizeram ...ler comentário completo »
    Triper
    2022-12-02 23h35m por JotaFer
    Concordo completamente mas o interessante é que há jogadores que concordam com isso. . . Talvez se dissessem o contrário não eram chamados não sei mas Bernardo Silva disse que era completamente normal fazerem um jogo para ele porque é um jogador que pode "decidir" a qualquer momento, a sério que ainda há gente que acredita nisso? Decidir? 4 chances todas falhadas, todas! Afinal o Ten Hag é que era o mau da fita, como era possível deixar um jogador como ele de fora. . .
    Tal como na Liga das Nações. .
    2022-12-02 23h29m por nero89
    Esta tática conservadora de jogar para o empate sem levar a equipa para a frente foi o que nos tramou contra a Bélgica no Europeu e contra a Espanha na Liga das Nações.
    CR7 como capitão deveria dar o exemplo e evitar reclamar com meia equipa quanto as coisas não lhe correm bem a nível individual.
    Vamos ver como será contra a Suíça. Não joguem para ganhar não. . .
    Bluestorm
    2022-12-02 22h55m por VerdeRubro
    Não sou assim tão pessimista, eu lembro-me de quando comecei a ver futebol as pessoas mais velhas criticarem os jogadores comparando-os com os das décadas de 60 e 70 e estou a falar de finais da década de 70 e 80, repara só nos craques fenomenais que havia.

    E naquele tempo tal como agora penso que são apenas sinais dos tempos, o futebol a mudar, eu costumo exemplificar a situação com o Messi e o Cristiano, um predestinado, mágico com um futebol antigo, espécie em vias de e...ler comentário completo »
    andre_6
    2022-12-02 22h28m por meteorico
    Concordo! Eu só queria ver um golo de livre à Baggio ou Roberto Carlos. . .
    E para mim o maior problema de Portugal
    2022-12-02 22h22m por Triper
    não é Portugal ter o Ronaldo, é o Ronaldo ser o Ronaldo e ser quem é sem competição a nível de mediatismo.

    Não haver ali ninguém perto do nível de mediatismo dele faz muito mal ao grupo e acho que o grupo só não é pior porque ainda temos ali o Pepe a impor algum respeito ou seria bem, bem pior.

    O egocentrismo é uma coisa que faz muito mal a muita gente porque dá cabo da humildade e respeito que há pelos outros. E esta Seleção parece que comunica muito, mas mes...ler comentário completo »
    AN
    Cont.
    2022-12-02 22h19m por andre_6
    E se uns baixam, outros sobem e ainda bem para eles, parabéns ao Japão e Coreia por exemplo, tive muita pena dos Camarões.
    AN
    Mundial a nivelar por baixo
    2022-12-02 22h16m por andre_6
    Compare-se o conjunto de jogadores actuais com os que havia nos anos 90 e inícios de 2000. Dantes tínhamos um grupo à volta de 30 jogadores que tinham tudo para ser o melhor do mundo num determinado ano, estando em boa forma e correndo bem a nível colectivo. Mesmo selecções menos cotadas tinham um verdadeiro craque ou dois que impunham respeito e davam um interesse extra a jogos aparentemente menos interessantes, e muitas gerações de ouro nas selecções menos mediáticas. E as selecções de to...ler comentário completo »
    Portugal
    2022-12-02 22h03m por Maneltreina
    Mais do mesmo sem novidade. . .
    uma equipa agarrada a um jogador em fase descendente que ja devia saber qual e o seu lugar
    jogadores sem motivaçao e garra para ganhar a la Santos
    Leao a ser a super estrela que se joga do meio campo para a frente e quando lhe apetece como nas seleçoes anteriores, nao sei qual e o espanto, quem nao o conhece que va ver.
    Miséria
    2022-12-02 21h43m por JotaFer
    Miséria de treinador e miséria de jogadores.

    Ronaldo, devia ganhar vergonha na cara e deixar de ser parvo, reclama com os colegas por rematarem enquanto ele teve 4 chances para fazer algo e nem comichão fez? Está acabado, não acrescenta nadinha à seleção, tem sido todos os jogos assim e merece todas as criticas que tem recebido graças à sua linda atitude a contar com o que disse quando foi substituído.

    Fernando Santos, falta eles no sitio então roda a equipa ...ler comentário completo »
    Bluestorm
    2022-12-02 21h32m por VerdeRubro
    Pelo contrário, este mundial está a mostrar que o desnível entre seleções está a diminuir.
    Para isso muito têm contribuído os clubes europeus que vão formando atletas de todo o mundo.
    E julgo que em condições normais daqui a 4 anos teremos todas as condições para ter um campeão mundial africano.
    Barbosa-8
    2022-12-02 21h29m por Triper
    Se Portugal tem o Portugal dos Pequenitos, seria espetacular que este fosse o Mundial dos Pequenitos só para mostrar aos grandes que acima de tudo é preciso respeito por todos os que estão lá. Eu acima de tudo sou adepto de futebol e se o futebol é mau, não é futebol, é um desporto qualquer que diz-se ser futebol.

    Uma coisa é colocar o autocarro e jogar em contra-ataque quando não se tem qualidade, é uma tática de equipa inferior a jogar as armas que tem, mas outra é uma eq...ler comentário completo »
    E como todos estais a ver . . .
    2022-12-02 20h57m por ramiroo
    Está a acontecer ao Brasil o mesmo que a Portugal e Espanha
    Barbosa e Vidente
    2022-12-02 20h54m por ramiroo
    Concordo com quase tudo, mas só um detalhe: o engenhocas tentou ser valente contra o Uruguai; recuou Bruno, Bernardo e Félix um pouco, meteu o Leão para jogar solto na frente com o Ronas e matar o jogo com o 2-0 numa transição aproveitando a lentidão dos centrais uruguaios. Quando viu que estava a correr mal, emendou.

    Se calhar não funcionou porque os jogadores estranharam, não sei. . . Ahah

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...