F Vitória para lamentar :: zerozero.pt
      placardpt
      Crónica
      Alemanha cai novamente na fase de grupos

      Vitória para lamentar

      Pelo segundo Campeonato do Mundo consecutivo, a Alemanha cai na fase de grupos. O mesmo se aplica ao adversário desta derradeira jornada, a Costa Rica.

      mannshaft esteve na frente do marcador e a dominar, mas também esteve em desvantagem perante um adversário teoricamente acessível. Esteve em posição de passagem, esteve em último lugar, e acabou por se despedir prematuramente de uma fase final graças a uma reviravolta alheia, noutro jogo.

      Duro desfecho para estas duas seleções, que caem apesar de terem estado em posição de passagem em alguns momentos deste dia final de um espetacular Grupo E. A festa foi em Doha, onde Japão e Espanha celebraram a passagem.

      A calma antes da tempestade

      Não é segredo que a principal arma da seleção da Costa Rica é a capacidade de subsistir num bloco baixo e organizado. Foi assim que conseguiram bater o Japão, mas se sofrerem cedo, como acontecera com a Espanha, pode haver goleada nas cartas.

      Quando a Alemanha entrou em campo na sua melhor versão ofensiva, com inúmeras oportunidades e uma cabeçada certeira de Gnabry ao décimo minuto de jogo, outro 7-0 não pareceu uma ideia descabida, mas não foi essa a história que se desenrolou numa noite que se faria épica. Que o diga o comando da televisão, que perdeu pilhas com tanto zapping entre os dois jogos.

      Os alemães podiam ter ampliado, com Musiala e Gnabry em grande destaque na equipa favorita, mas é certo que a Costa Rica, até aí inofensiva, teve duas ocasiões enormes para chegar ao intervalo com novo empate. Desperdício imperdoável, numa seleção que cria poucas chances. Ou será que não?

      Voltas e reviravoltas

      Dupla reviravolta virou o grupo do avesso �Getty /
      A segunda parte trouxe uma série de eventos altamente improváveis, a desenrolarem-se de uma forma quase irrealista. Em estilo de desenho animado, Costa Rica e Alemanha viraram um par de esquilos aos abraços e às turras. Os primeiros golpes com acerto foram dos ticos, que aos 58 minutos empataram o jogo e aos 70, contra qualquer lógica ou relação com o fio de jogo, celebraram uma improvável reviravolta.

      O 2-1 da seleção da América Central chegou quando o Japão já tinha virado o jogo em Doha, o que significou, por momentos, que a Espanha e a Alemanha seriam as seleções já eliminadas. Destas duas potências europeias só uma reagiu, mas a nova reviravolta favoreceu... a potência oposta.

      Durou apenas três mágicos minutos, esse período em que espanhóis e alemães estiveram fora da prova. A espanha agradece a Kai Havertz, que foi lançado no jogo e bisou para voltar a colocar a Alemanha na frente do marcador e (Espanha agradeceu). 

      Niclas Fullkrug ainda ampliou para 4-2, sabendo que os espanhóis ainda tinham cinco golos de vantagem no critério de desempate e que, por esse motivo, só um escorregar do Japão daria vida à mannschaft. Tal não aconteceu. Depois o apito final soou em Al-Khor, com um vencedor e um vencido, mas ninguém teve motivos para celebrar.

      U Quinta, 01 Dezembro 2022 - 19:00
      Al Bayt Stadium
      Stéphanie Frappart
      2-4
      Yeltsin Tejeda 58'
      Juan Pablo Vargas 70'
      Sèrge Gnabry 10'
      Kai Havertz 73' 84'
      Niclas Füllkrug 89'
      Al Bayt Stadium
      Lotação60 000
      Medidas105x68
      Inauguração2020
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo EJornada 3
      Lances Capitais
      10´
      GOLO Alemanha!
      Sèrge Gnabry marca
      Sèrge Gnabry marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      58´
      GOLO Costa Rica!
      Yeltsin Tejeda marca
      Yeltsin Tejeda marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      70´
      GOLO Costa Rica!
      Juan Pablo Vargas marca
      Juan Pablo Vargas marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      73´
      GOLO Alemanha!
      Kai Havertz marca
      Kai Havertz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      84´
      GOLO Alemanha!
      Kai Havertz marca
      Kai Havertz marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      89´
      GOLO Alemanha!
      Niclas Fullkrug marca
      Niclas Fullkrug marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
      90´
      GOLO INVALIDADO Alemanha
      pode haver fora de jogo...
      A Chave

      Minuto 73: Kai Havertz faz o 2-2 e encerra a êxtase costa-riquenha, praticamente assegurando nova reviravolta no destino do jogo e do Grupo E.

      O Árbitro

      HISTÓRICO! Stéphanie Frappart tornou-se na primeira mulher a arbitrar um jogo num Campeonato do Mundo. Boa exibição da juíza.

      O Melhor
      Vida até ao fim

      As contas finais deste Grupo E foram uma delícia de testemunhar para qualquer adepto do Mundo (à excessão de dos dois países representados nesta partida). Ação, três reviravoltas e muitas mudanças de posição ao longo de um período de duas horas que voltou a trazer a espetacularidade que só se vive em Campeonatos do Mundo.

      O Pior
      Alemanha...

      É certo que fez a sua parte neste último jogo, ao registar a sua primeira vitória em prova, mas não foi suficiente. Caem na fase de grupos pelo segundo Campeonato do Mundo consecutivo - nunca tinha acontecido antes de 2018 - e pelo meio uma prestação sem qualquer brilho no Euro. Há qualidade para mais e melhor.

      Forma
      Costa Rica
      2022/2023
      Alemanha
      2022/2023
      6J
      1V
      4E
      1D
      11-9G
      Sabia que...by playmaker stats
      A Costa Rica também é eliminada na fase de grupos do Mundial pela 2.ª vez consecutiva
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      COSTA RICA
      EMPATE
      ALEMANHA
      Comentários (42)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Gatopreto
      2022-12-02 16h00m por VerdeRubro
      Revisionismo foi considerar campeões de Portugal os vencedores de uma prova experimental.
      E acredita que o Bruno Carvalho fez mais mal do que bem a quem lutou para que a finalmente se fizesse justiça. Pois aquilo que estava a ser feito de bom nesse sentido foi destruído pelo aproveitamento desse individuo, transformando tudo numa luta de clubes e clubistas.
      O meu clube, o Club Sport Marítimo foi Campeão de Portugal, tal como o SC Olhanense e o Carcavelinhos FC por mérito e di...ler comentário completo »
      AmoFutebol
      2022-12-02 14h51m por bludouro
      Uma excelente reportagem sobre aquilo que afeta atualmente o jogo germânico, meu caro. Sinceramente gostei. Apenas um pequeno reparo: a Alemanha não participou na edição de 52, porque não houve, já em 54 na vizinha Suíça foram imperiais!
      ZY
      GatoPreto
      2022-12-02 14h38m por zyxw4321
      Tal como eu já expliquei, o Uruguai usar 4 estrelas quer dizer exatamente que a FIFA reconhece esses dois títulos, pois eles têm regras exatas quanto aos símbolos, e estrelas de 5 pontas nos símbolos são 1 por Mundial. Não é meramente uma escolha estética, porque o Egipto usava estas estrelas com outro significado, e foi obrigado a alterar o símbolo. A estrela num símbolo de seleção não tem o mesmo significado que num símbolo de um clube, onde cada país define o que a estrela signfica: a...ler comentário completo »
      AmoFutebolAmoSL B
      2022-12-02 14h20m por ruizinho119
      Parabéns pelo texto. Conhecendo bem a Alemanha do período que mencionou, identifico-me com o que escreveu. Um abraço.
      Revisionismos histórico-futeb olísticos
      2022-12-02 14h02m por GatoPreto
      Parece que estamos em época de revisionismos histórico-futebolísticos.
      Por cá, tivemos o Big Brother Boy a querer considerar o Campeonato de Portugal (uma prova jogada em moldes equivalentes à Taça de Portugal) como antecessor dos Campeonatos Nacionais (provas de regularidade). Durante muitos anos, ninguém questionou o assunto (exceto, quiçá, a inclusão dos Campeonatos experimentais de 1935 a 1938). Quando um populista levanta a questão para ficar bem perante os adeptos, estes vão...ler comentário completo »
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 13h49m por zyxw4321
      Tal como já disse, a FIFA não se pronuncia explicitamente sobre o assunto, mas pronuncia-se implicitamente, com a questão das estrelas e o que expõem no seu próprio museu.

      Quanto ao Mundial de 1950, nem me estava a referir à Argentina, e por acaso nem me lembrava que renunciaram. Mas houve outras seleções, mesmo que não de topo, a renunciar além deles: que me lembre pelo menos a Escócia, a França, a Turquia e a Índia renunciaram à fase final, a URSS, a Hungria e a Che...ler comentário completo »
      Zxyw4321
      2022-12-02 13h40m por bludouro
      Terminas a evocar o Mundial de 1950, quando a Argentina recusou disputar a prova no Brasil, pela animosidade então existente entre as federações dos dois países por o próprio País das Pampas não ter sido contemplado com essa honra. Ok, não foi por isso que o Maracanazo não foi legítimo, mas continuo a defender que a FIFA deveria se prenunciar sobre o seu papel e a legitimidade dos "mundiais" de 1924 e 1928.

      Só sei que esta questão já é antiga, e só me despertou a minha aten...ler comentário completo »
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 13h13m por zyxw4321
      Não é tão líquido assim que a Inglaterra varresse o torneio. No anterior, tinham sido eliminados na 1ª ronda pela Noruega, que foi prontamente goleada na ronda seguinte, e não nos esqueçamos que foram para o seu primeiro Mundial em 1950 a pensar que eram favoritos, e foram derrotados por uma equipa predominantemente amadora dos Estados Unidos (além de perderem com a Espanha também).

      Claro que fica para sempre a questão do "e se", mas só podemos ter em conta o que de facto a...ler comentário completo »
      Zxyw4321
      2022-12-02 12h57m por bludouro
      Lá está: respondestes a minha própria pergunta. Como é um torneio promovido pelo COI que defendia o estatuto puramente amador do mesmo, ou seja, livre de "professionals" (e por arrasto explícito - dos melhores ou melhor pagos) pode ser considerado um torneio legítimo para determinar os campeões (explicitamente os "melhores") do mundo até então? Para mim, isto é um contra senso, mas pronto, cada um interpreta o texto da forma que intende. . . Por exemplo: o que faria esse Uruguai no mesmo...ler comentário completo »
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 12h07m por zyxw4321
      Esqueci-me de responder a uma das tuas questões: dois jogadores profissionais na altura do Uruguai eram o José Andrade e o Angel Romano. O José Andrade também fez parte da equipa que ganhou o Mundial em 1930.

      Mas acho que a disputa de amadores/profissionais a jogar nos Jogos Olímpicos foi parte da razão de a FIFA querer separar o torneio dos Jogos Olímpicos, por o COI querer manter o estatuto de atletas amadores, e também foi parte da razão do boicote das seleções britânicas à...ler comentário completo »
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 11h53m por zyxw4321
      Cada um interpreta da sua maneira, não sei qual é a base legal para reconhecer a Copa Rio como uma prova precursora da Taça Intercontinental, por isso não me posso pronunciar sobre isso.

      Quanto aos torneios olímpicos e os mundiais serem provas organizadas por entidades diferentes, aí podemos introduzir outras questões semelhantes: a Taça das Cidades com Feira e a Taça UEFA/Liga Europa, e a Taça Intercontinental e o Mundial de Clubes. A última Taça das Cidades com Feira e a p...ler comentário completo »
      Zxyw4321
      2022-12-02 11h38m por bludouro
      Tens razão quando fazes o paralelo desta questão com o Campeonato de Portugal. Eu pessoalmente, e por uma questão de coerência recomeço essa prova como legítima até a criação da Primeira Liga em 1935, pois foi precisamente por isso que foi criada e foi como tal então tratada: e a dica está na sua nomenclatura, era um (de facto) um "Campeonato de Portugal".

      Ora pela mesma lógica, um "Campeonato do Mundo" não é um torneio olímpico. Sim, é bem possível que nas atas da FIFA, ...ler comentário completo »
      Títulos do Utuguai
      2022-12-02 11h14m por TomPen
      Tanto quanto sei, a FIFA deixa que o Uruguai use as 4 estrelas mas oficialmente sinda só conta o Uruguai como Campeão do Mundo 2 vezes.

      Até a própria AUF mostra os títulos de 1924 e 1928 e chama-os de "Jogos Olímpicos" mas confesso que não fui muito fundo no mesmo.

      Como está, a situação é um pouco confusa, mas continua a ser mais óbvio para mim que só "contam" 2.

      E, para o que vale, a FIFA lançou um DVD em 2004 sobre o seu centenário que eu fa...ler comentário completo »
      Alemanha. . .
      2022-12-02 11h13m por AmoFutebolAmoSLB
      Como eu escrevi após a eliminação na Taça das Nações, e depois transcrevi para o mundial do Qatar. . . esta Alemanha é candidata a nada, porque joga nada.

      Nasci na Alemanha e vim para Portugal com 10 anos, e esta seleção foi ao longo dos anos o motivo do meu maior orgulho enquanto amante de futebol. 82, 86, 90, 96, 2002, 2006, 2014. . . todas as finais de grandes torneios que eu me lembro de ver.

      Posto isto. . . ontem fiquei com uma rabugice monument...ler comentário completo »
      ZY
      Bludouro
      2022-12-02 11h03m por zyxw4321
      Isto no fundo é a conversa do Campeonato de Portugal, mas a uma escala bastante maior. O que importa não é reconhecer retroativamente o título, mas sim saber como a prova foi tratada na altura.

      E atenção, que as estrelas no símbolo não são um mero pormenor: a FIFA só permite uma estrela de cinco pontas por cada Mundial ganho (o Egipto tinha estrelas a representar as CAN ganhas, e teve de alterar o símbolo). Por isso, o facto de o Uruguai apresentar estrelas pelos seus títu...ler comentário completo »
      Zxyw4321
      2022-12-02 10h33m por bludouro
      Lá está, por a Copa Rio 1951 ter tido o "envolvimento" das figuras de proa da FIFA, e ter sido o primeiro torneio de clubes de "alcance mundial" os adeptos do Palmeiras reivindicam a sua conquista como um título Mundial formal, pelas mesmas linhas. Ou seja, no fundo o Uruguai reclama para si a oficialização dos títulos olímpicos, baseada no envolvimento dos dirigentes da FIFA. Mas uma coisa é uma prova embrionária - quase em regime experimental - outra é assumir de facto uma prova própria...ler comentário completo »
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 10h15m por zyxw4321
      Conclusão: apesar de ser confuso, o Uruguai, e *apenas* o Uruguai tem direito a ver os seus títulos olímpicos como títulos mundiais legítimos aos olhos da FIFA, daí o meu comentário ao dizer que "tecnicamente", serão 5x campeões do Mundo da próxima vez que ganharem um Mundial, apesar de ser apenas a terceira vez que terão ganho a prova.
      ZY
      bludouro
      2022-12-02 10h14m por zyxw4321
      Os Olímpicos de 1924 e 1928 são diferentes dos anteriores e dos posteriores, porque foram torneios apoiados pela FIFA enquanto eles preparavam o seu próprio Mundial. Daí o Uruguai ter esses títulos reconhecidos, mas os restantes não. É uma questão particular que não a ver com reconhecer todos ou nenhum dos torneios olímpicos como títulos mundiais, pois a partir de 1930 a FIFA fez um esforço enorme para desvalorizar o torneio olímpico em favor do seu próprio, e de 1920 para trás não estavam...ler comentário completo »
      Bluestorm
      2022-12-02 10h07m por bludouro
      Obrigado pela informação. Por acaso eu desconhecia esse facto, e coloco-o ao lado de Robert Pires e Antoine Griezmann.
      Zxyw4321
      2022-12-02 10h03m por bludouro
      Aí já não concordo que a FIFA reconhece o títulos olímpicos como equivalentes ao "seu" Mundial. Assim sendo, a Bélgica também teria direito à sua estrelinha de ouro por ter ganho o primeiro torneio pós-guerra em Antuérpia em 1920, certo? Ou pior ainda, os britânicos passam a ter quatro títulos mundiais, o Canadá um, etc (apesar dos pioneiros torneios olímpicos em regime eliminar, onde nem sequer participavam seleções nacionais mas sim clubes amadores em representação das nações participan...ler comentário completo »
      ZY
      Shunsuke__Nakam ura
      2022-12-02 08h34m por zyxw4321
      O Uruguai, além dos 2 Mundiais, tem 2 títulos olímpicos reconhecidos pela FIFA como títulos mundiais (1924 e 1928). É por isso que o símbolo deles tem 4 estrelas.

      Por isso, tecnicamente, ainda podemos ter um país a tornar-se 5x campeão mundial neste torneio. :) Mesmo que seja muito improvável.
      Correção
      2022-12-02 08h31m por Shunsuke__Nakamura
      O que queria dizer era que o Brasil vai continuar a ser o país com mais mundiais sem igualdade de títulos com outros. Óbvio que pode não ficar nos 5, como eu disse.
      Com a eliminação da Alemanha
      2022-12-02 08h29m por Shunsuke__Nakamura
      Uma coisa fica garantida neste mundial: aconteça o que acontecer na final, o Brasil vai continuar a ser a ÚNICA seleção com 5 títulos de campeão do mundo, sendo por isso a que tem mais. E até pode aumentar para 6, mas espero que não aconteça.
      abruxa
      2022-12-02 01h10m por Simone_Padoin1984
      Isso dos luxodescendentes é a maior colher de nada que nos tentam alimentar todos os dias. Alguém tem um avó que nasceu em Vila Nova de Bela Salema há 95 anos. E daí?
      Alemanha
      2022-12-02 00h59m por redlegion
      O grande problema da Alemanha foi a finalização nos três jogos. Com a quantidade de bolas nos ferros que tiveram dava para passar o grupo nas calmas.
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      OLI 0-1 VFR em direto!
      GOLO Vilafranquense!Nenê marca Acompanhe aqui o UD Oliveirense x Vilafranquense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      SK
      skane 04-02-2023, 11:09
      petitor 04-02-2023, 10:50
      Echelon77 04-02-2023, 10:30
      RA
      razga 04-02-2023, 10:11
      Andreezim_SLB 04-02-2023, 10:05
      zlatan_21 04-02-2023, 09:44
      zlatan_21 04-02-2023, 09:42
      Andreezim_SLB 04-02-2023, 09:41
      moumu 04-02-2023, 09:18
      iammt10 04-02-2023, 09:01
      alfacinha50 04-02-2023, 07:04
      zlatan_21 04-02-2023, 06:50
      moumu 04-02-2023, 03:54
      moumu 04-02-2023, 03:53
      moumu 04-02-2023, 03:50
      moumu 04-02-2023, 03:49