F A cara da queda ao Inferno :: zerozero.pt
      placardpt
      Crónica
      Croácia passa em segundo no grupo

      A cara da queda ao Inferno

      O terceiro classificado do Mundial 2018 é o primeiro dos grandes a cair em 2022. Contra a Croácia, a Bélgica sabia que só uma vitória dava o apuramento sem depender de terceiros, mas acabou por não conseguir acordar a tempo de desfazer o nulo que ficou até ao fim.

      A primeira parte foi muito insuficiente para o lado belga e mesmo a segunda parte só teve mais cor devido a Lukaku e os seus falhanços inacreditáveis. Apesar de ser apenas em segundo, segue em frente a Croácia, que soube sempre ser bem mais pragmática no jogo...

      É mesmo o fim da geração

      A saúde destes Diabos Vermelhos já não era boa há muito tempo. Esta fase de grupos mostrou-o desde bem cedo, com a Bélgica a ficar muito longe daquilo que o mundo sabe que é capaz. Voltou a ser assim contra a Croácia, numa primeira parte a roçar o miserável para o lado belga.

      O sinal mais foi sempre para o lado croata, que sem forçar muito acabou por gerir e controlar o jogo com um resultado que lhe convinha - o empate chegava para seguir em frente na prova. O miolo que Brozovic, Kovacic e Modric formaram mais uma vez tomou muito bem conta do recado e a bola tornou-se um brinquedo para trio, que fez correr muito o adversário.

      �Getty /
      Adversário esse que só tinha um daqueles meninos que não se conformam: Kevin de Bruyne. O capitão belga bem tentou puxar pela equipa e pelos companheiros, conseguindo alguns toques de magia no meio dos graúdos da Croácia, mas esta era uma luta cada vez mais desigual. Era preciso chamar outro dos meninos irrequietos e ele veio ao intervalo...

      Romelu Lukaku. Claramente numa forma bem duvidosa, o temível ponta de lança coloca qualquer defesa em sentido só estando em campo. Sabe todos os espaços da grande área de cor. Acertar na baliza é que parece ser outro tema para o nove belga. Foram três as oportunidades clamorosas de golo, com a última a ser uma gota de água: com a baliza à sua mercê quis finalizar... de peito. E viu a bola ser cortada.

      Pelo meio das perdidas de Lukaku, Modric e os seus amiguinhos pegaram na bola e voltaram a brincar com ela. De pé para pé, de substituição para substituição, os minutos iam passando e o apuramento estava cada vez mais perto. Acabou por ficar selado após algum sofrimento causado pelo grandalhão Lukaku, que acabou a mostrar que o pisar dos grandes palcos ficou no passado...

      U Quinta, 01 Dezembro 2022 - 15:00
      Ahmed bin Ali Stadium
      Anthony Taylor
      0-0
      Ahmed bin Ali Stadium
      Lotação40 740
      Medidas105x68
      Inauguração2020
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo FJornada 3
      A Chave

      Minuto 90+2' - É certo que os desperdícios vêm de trás, mas foi este o lance que acabou por ditar o nulo. O corte de Gvardiol perante o previsível remate de Lukaku foi mágico e levou a Croácia para mais um conto de fadas de Mundial.

      O Árbitro

      Anthony Taylor só foi chamado ao centro das atenções no lance em que marcou penálti para a Croácia. Ouviu o VAR, demorou o seu tempo e tirou um fora de jogo no limite. Por milímetros, é certo, mas se as regras existem... são para cumprir.

      O Melhor
      Controlo no parque

      Modric joga tanto, caro leitor! Não é surpresa nenhuma se acompanha futebol de há alguns anos a esta parte, mas a classe que o capitão croata coloca em campo é impressionante. Comandou como uma orquestra a equipa da Croácia, num controlo absoluto de um jogo que até podia ter caído para o seu lado...

      O Pior
      Mau demais

      A primeira parte é o espelho do fim desta geração. A Bélgica foi uma verdadeira nulidade antes do intervalo e só melhorou na segunda porque a presença de Lukaku na área, só por si, assusta os adversários. Ainda assim, faltou muita coisa e não há volta a dar: a Bélgica não mostrou o suficiente para seguir em frente.

      Forma
      Croácia
      2022/2023
      6J
      4V
      1E
      1D
      8-6G
      Bélgica
      2022/2023
      6J
      3V
      1E
      2D
      11-8G
      Sabia que...by playmaker stats
      A vice-campeão do Mundo, a Croácia está nos oitavos de final do Campeonato do Mundo.

      Esta é a 3.ª qualificação dos croatas num Mundial:
      2022
      2018 Finalista
      1998 3.º lugar
      Depois de passar a fase de grupos nas 3 últimas edições que participou num Mundial, a Bélgica volta a cair na 1.ª fase da prova:
      2022 Fase de grupos
      2018 3.º lugar
      2014 Quartos de final
      2002 Oitavos de final
      1998 Fase de grupos
      A Bélgica só marcou 1 golo (Batshuayi) em 3 jogos nesta edição do Mundial, pior só na edição de estreia, em 1930, quando ficou em branco.

      Os 2 golos sofridos, passam a ser o melhor registo defensivo dos belgas numa edição.
      Os croatas estão invictos há 9 jogos consecutivos, o melhor registo da seleção desde o final do Euro 2016, quando foi derrotada por Portugal no prolongamento dos oitavos de final.
      Desde o Mundial 2010 que uma seleção não registava dois nulos na fase de grupos:
      2022 Croácia, 1V 2E 5pts (qualificada)
      2010 Portugal, 1V 2E 5 pts (qualificado)
      Top 3 Mundiais com maior % de nulos ao intervalo:
      55% Mundial 2022 (*faltam 22 jogos)
      54% Mundial 1990
      42% Mundial 1974
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      CROÁCIA
      EMPATE
      BÉLGICA
      Comentários (40)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Lukaku
      2022-12-02 08h45m por Shunsuke__Nakamura
      Não sei quando foi a última vez que vi um jogador de classe mundial como ele, a ter 4 falhanços num só jogo, ainda por cima pelo menos 2 deles foram de baliza aberta. O último deve ter sido o pior deles todos.
      Croatas jogam fora "chocolate" estragado
      2022-12-01 22h46m por GatoPreto
      A Bélgica foi eliminada e com justiça, pois fez três maus jogos neste Mundial, apesar de este ter sido o menos mau.
      No 1º tempo, os croatas entraram muito forte, tentando aproveitar o mau momento belga, mas foi "sol de pouca dura". A partir daí, os "diabos vermelhos" equilibraram um pouco mais as operações, mas o seu futebol foi sempre lento e pastoso. Já a equipa balcânica também pareceu não querer acelerar muito e o jogo acabou por se tornar algo aborrecido, "sem balizas". ler comentário completo »
      river_shannon_i s_bac
      2022-12-01 22h31m por Barbosa-8
      Concordo com o comentário sobre o Lukaku. é um avançado medianissimo, que teve efectivamente 1 ano muito bom no Inter, há 2 anos. De resto anda para trás e para a frente sem se conseguir impor em mais lado nenhum. No ano antes de ir para o Inter eles ficaram a 1 ponto do campeão e chegaram à final da liga Europa, a equipa estava feita. O Acosta também teve um ano fantástico, quebrou a hegemonia do Porto e não é por isso que foi um avançado de referência. . .
      King_Henry
      2022-12-01 22h24m por Barbosa-8
      Correcto, lapso meu 😅
      Simone_Padoin19 84
      2022-12-01 22h23m por Barbosa-8
      Eu sei que é coeficiente. Mas lá por ser coeficiente não quer dizer que faça sentido. O meu ponto é como é possível um suposto ranking mundial colocar em 1o durante não sei quantos anos uma selecção que nunca ganhou nada, repito nada, durante esse período. Se tivessem chegado a todas as finais e não tivessem ganho ainda se percebia, mas nem isso. . . O que eu estou a contestar é precisamente no que se baseia esse ranking, a Bélgica não tem culpa.
      Se o ranking contemplasse passes ...ler comentário completo »
      RI
      E mais
      2022-12-01 21h26m por river_shannon_is_bac
      Mesmo estando fora de forma, aquele remate ao poste só aconteceu porque não estava devidamente concentrado e focado, ou seja, falta de atitude. Que maior motivação do que jogar um Mundial, provavelmente o último. Sim porque se eu fosse o novo seleccionador belga nunca mais convocaria um jogador que falha assim, trapalhão. Rua Lukaku
      Bluestorm
      2022-12-01 21h24m por VerdeRubro
      Essa foi de mestre.
      :)
      river_shannon_i s_bac
      2022-12-01 21h22m por Simone_Padoin1984
      O homem marcou mais de 100 golos na Premier League, muitos deles por um Everton da treta que nunca ganhou nada nem esteve lá perto. Isso para mim vale mais que marcar 300 golos num Bayern. Depois foi o principal jogador de um Inter que quebrou a hegemonia da Juventus. Ah e é o melhor marcador de sempre da Bélgica.
      Sim, concordo que é trapalhão e tem um péssimo primeiro toque mas daí a dizer que não foi um dos mais temidos pontas da sua geração é um tanto ridículo
      VerdeRubro
      2022-12-01 21h19m por Bluestorm
      e os japoneses que a nível de tecnologia, não ficam nada atrás, sabotaram a bola! 🤣
      Bluestorm
      2022-12-01 21h17m por VerdeRubro
      As bolas estão equipadas com tecnologia ALEMÃ, e elas conseguem detectar até um fio de cabelo ;))))
      RI
      Simone_Padoin19 84
      2022-12-01 21h14m por river_shannon_is_bac
      O que é que ele fez no Chelsea? O Everton não conta, não é um clube de topo que luta por títulos e nem sequer está na Europa com regularidade.

      Teve aquelas 2 épocas no Inter ok, mas este ano regressou e nada tem feito.
      VerdeRubro
      2022-12-01 21h12m por Bluestorm
      estão a passar imagens em tudo quanto é canal e vê-se a bola COMPLETAMENTE fora! Tão fora que todos os comentadores estão de acordo!
      Bluestorm
      2022-12-01 21h10m por VerdeRubro
      Todos vimos a parte da bola que toca no chão fora, mas sendo uma circunferência é possível ter uma parte dentro. Se a lei diz que tem de estar TODA.
      river_shannon_i s_bac
      2022-12-01 21h07m por Simone_Padoin1984
      Bora resumir toda a carreira de um homem com centenas de golos nas principais ligas europeias num jogo em que entrou fora da melhor condição física. Lê-se com cada coisa aqui. . .
      VARgonha!
      2022-12-01 21h05m por Bluestorm
      o 2º golo do Japão, a bola está completamente fora! O VAR viu, nós vimos, todos vimos!

      Foi validado por causa de. . . Portugal! Hoje é o dia da restauração, dia da saida do jugo espanhol. 😂😂😂
      RI
      Peço desculpa
      2022-12-01 21h00m por river_shannon_is_bac
      Mas este jogo também prova porque o Lukaku nunca foi um avançado de topo e não singrou, de forma alguma, na Premier League. É trapalhão, ponto.

      E isto também é uma lição para quem anda a dizer que os jogos dos oitavos-de-final vão ser fáceis para as equipas mais fortes. Dizem que a Argentina e a França vão golear os seus adversários, mas viram as dificuldades que passaram nos respectivos grupos. E para além da Bélgica, a Alemanha também foi de vela, e a Espanha viu-se e ...ler comentário completo »
      GS
      Croácia 0 Bélgica 0
      2022-12-01 20h58m por GSCGrandeamor
      A Bélgica tem o que merece, uma seleção que é uma autêntica nulidade só merece mesmo ser arrumada, hoje ganhei o dia com essa eliminação da Bélgica, verdade seja dita não fazem falta nenhum no Mundial.
      Parabéns à Croácia.
      E não liguem ao Ranking. . . esse ranking é uma autêntica vergonha, e sim eu sei como ele é feito mas simplesmente não faz sentido.

      Saudações
      ZY
      passe-curto
      2022-12-01 18h58m por zyxw4321
      Se fores ao site do ranking FIFA, eles têm lá uma explicação bem detalhada de como o ranking é feito. É baseado num sistema ELO, mas não completamente, pois comete o "erro" de não subtrair pontos a equipas derrotas em fases a eliminar. Mas, fora isso, é um sistema onde ganhas pontos de venceres, e perdes pontos se perderes, e a quantidade de pontos ganhos/perdidos depende dos coeficientes das equipas (quanto maior a diferença, maior o ganho/a perda de pontos) e da importância do jogo (...ler comentário completo »
      modric
      2022-12-01 18h33m por yellow_ledbetter
      Já agr, há tanta propaganda àquele q deve ser o último mundial do ronaldo e do messi, mas o modric tb teve 1 carreira brilhante, no meu entender n fica a dever nada a xavi ou iniesta, aliás, o meio campo do real madrid do casemiro, kroos e modric superou o do barça destes jogadores em titulos europeus. . .
      Jérémy Doku
      2022-12-01 18h31m por dirtyharry
      Entrou muito bem na partida. Talvez a Bélgica tivesse melhor sorte no mundial, caso esse jogador tivesse mais minutos na competição.
      belgica
      2022-12-01 18h30m por yellow_ledbetter
      Tiveram melhores oportunidades do q agr, há alguns q foram jogadores mto bons, como mertens, vertonghen, alderweireld, hazard mas, uns + cedo q outros, começaram a perder qualidades. . . hazard então!, as lesões acabaram c ele.
      Mertens no Nápoles foi 1 jogador brilhante, mas os 35 anos tb pesam, tal como os centrais. . .
      Há mtas reformas nesta selecção dps disto, veremos o q sai dali dps. . .
      N vi o jogo, mas n deixa de ser surpreendente. . .
      Belgica
      2022-12-01 18h29m por yosephrosario
      Selecção que já viveu os seus melhores momentos hoje apresenta um 11 com jogadores as portas da reforma sem andamento do outros tempos Martinez demorou a trazer novos jogadores e como o Santos mete na maioria das vezes os seus confiáveis lol
      Quem fala em Hazard e aponta o dedo ao Trossard sim porque o Hazard nos outros jogos que jogou ui foi d encher o olho Trossard tá em muito melhor forma e notasse completamente que não tá dentro das dinâmicas da equipa depois andar a jogar com 3 centr...ler comentário completo »
      Geracao belga
      2022-12-01 18h21m por pedropereira113
      É verdade que nao conseguiram titulos, mas nao é facil, so um é que é campeao, e é sempre preciso aquela pontinha de sorte. Basta olhar para Portugal, que em 2004, e ate 2006, era claramente das melhores equipas que havia no mundo e nao conseguiu ganhar, e depois ganhamos em 2016 numa borra so comparada à da Grecia em 2004. Ainda assim esta geracao cai com um 3 lugar no mundial de 2018, o que nao é nada mau, embora em Europeus tenham ficado um pouco aquem, especialmente em 2016 com a...ler comentário completo »
      Croácia 0-0 Bélgica
      2022-12-01 18h13m por InvincibleEagle
      A primeira parte começou bem mas depressa se tornou sonolenta. Porém, assistiu-se a uma melhoria tremenda na etapa complementar, com fome de baliza a abundar em ambas as equipas. Courtois fez uma mão cheia de defesas magníficas e do outro lado, houve um Livaković seguro, sim, mas um Gvardiol intransponível (em pouco tempo será dos melhores centrais da Premier e do mundo) e um Lukaku muito perdulário. A Bélgica tornou-se muito mais perigosa com o 9 em campo, demonstrando, diga-se, ...ler comentário completo »
      Ranking FIFA
      2022-12-01 18h02m por passe-curto
      Saudações desportivas,

      Também nunca entendi muito bem como é feito o ranking FIFA.

      O user Simone_Padoin 1984 diz que é usado um coeficiente matemático e não um atirar dardos à parede.

      Se não é, pois parece, até agora não vi ou li como é feito o respectivo ranking.

      Atenciosamente
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Turco
      Oficial
      Comunicado emitido pelo emblema italiano
      Foi através de um curto comunicado que a AS Roma confirmou aquilo que já era esperado. Nicolò Zaniolo vai ser jogador do Galatasaray. 
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Brunooooooo 09-02-2023, 08:55
      Footblu 09-02-2023, 08:48
      Footblu 09-02-2023, 08:46
      berdinho 09-02-2023, 04:37
      NuAroundHere 09-02-2023, 02:10
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 02:03
      zlatan_21 09-02-2023, 01:22
      SA
      santossantos 09-02-2023, 01:11
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 00:57
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 00:48
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 00:47
      Inuyashapt 09-02-2023, 00:34
      SI
      Simy1 09-02-2023, 00:28
      Koemanout 09-02-2023, 00:26
      JotaFer 09-02-2023, 00:25