F Nun´Álvares empata com Santa Luzia e Benfica isola-se na liderança :: zerozero.pt
      placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Destaque
      Lombos sofre mais uma derrota

      Nun'Álvares empata com Santa Luzia e Benfica isola-se na liderança

      2022/11/29 09:29
      E0

      Após a nona jornada da Liga Placard de Futsal Feminino, o Benfica assumiu a liderança isolada e é agora a única equipa que soma por vitórias todos os jogos disputados até agora.

      O jogo cartaz da ronda trouxe a perda dos primeiros pontos por parte do Nun'Álvares. A equipa fafense empatou na receção ao Santa Luzia, resultado que também permitiu ao Sporting subir ao terceiro lugar. Apesar disso, as vianenses seguem a apenas um ponto do pódio, e com 5 de vantagem para o quinto lugar, cimentando os bons resultados que tem vindo a conquistar desde o início da época.

      No extremo oposto da tabela permanece o Quinta dos Lombos/ARTVISION, que somou mais uma derrota, desta feita aos pés do recém-promovido Povosense, que aproveitou para fugir à despromoção. 

      Na tabela das goleadoras, Janice mantém-se em segundo, apesar de ter ficado em branco nesta ronda. Já a líder, Sara Ferreira, voltou a somar mais dois na conta pessoal, e já leva 19 golos.

      A próxima jornada, 10, disputa-se esta quinta-feira, e tem como jogo cartaz o Benfica x Nun'Álvares, as duas equipas que dividiram os troféus da época passada. 

      Feijó x Académica

      Na margem sul, o Feijó recebeu e venceu a Académica por 2x1. Margem mínima e resultado curto, num jogo que estava 2x0 ao intervalo, e em que o marcador mexeu pela última vez aos 24'.

      Fiel à sua ideia de jogo, o Feijó valeu-se da experiência para levar de vencida as estudantes. Inês Padinha desfez o nulo à passagem dos 11', assinando o segundo golo da época - é a segunda jornada consecutiva a marcar para a jovem ala de apenas 17 anos. Aos 16', Ayslyne Silva dilatou a vantagem, levando a equipa da casa com uma vantagem de dois golos para o descanso.

      Depois do intervalo veio a esperada reação da Académica de Coimbra, com a experiente Diana Silva a reduzir aos 24'. O marcador não voltaria a mexer, apesar das tentativas de parte a parte.

      Com este resultado, as coninbrenses descem uma posição na tabela, e estão agora em zona de despromoção. Já o Feijó isola-se no 7.º lugar, posição que dá acesso ao playoff de apuramento de campeãs.

      Nun'Álvares x Santa Luzia

      No jogo cartaz da jornada 9, Nun'Álvares e Santa Luzia empataram 3x3 em Fafe. As condestáveis cederam os primeiros pontos esta época, na véspera da deslocação à Luz. 

      As vianenses saíram na frente, e estavam a vencer ao intervalo. O Nun'Álvares ainda virou o jogo, mas o Santa Luzia empatou, e podia mesmo ter conseguido os três pontos, caso Mariana Marques tivesse conseguido converter o livre de 10 metros.

      O primeiro golo da partida surgiu aos 7', num contra-ataque rápido com Ana Azevedo a ganhar na velocidade a Cátia Balona, e a atirar fora do alcance de Maria Odete. As vianenses demonstravam em quadra o porquê de serem a segunda defesa menos batida do campeonato, não concedendo espaços de finalização praticamente nenhuns à equipa da casa, que corria atrás do prejuízo.

      Aos 10', um lance caricato permite ao Santa Luzia ampliar a vantagem. Taninha atrasa a bola para Maria Odete, que deixa fugir o esférico por baixo do pé. O Nun'Álvares não se deixou esmorecer, e Taninha atirou para o fundo das redes aos 12': livre batido por Pisko para a ala esquerda, onde Taninha, solta de marcação, atirou de primeira para o 1x2. As visitantes ficaram tapadas por faltas aos 13', mas souberam gerir essa situação de forma bastante inteligente, e seguraram a vantagem pela margem mínima até ao intervalo.

      No segundo tempo, o Nun'Álvares foi atrás do resultado, conseguindo dar a volta aos 27'. O empate surgiu aos 24', depois de alguns lances de perigo que Rita Ribeiro resolveu. Carla Vanessa ganha no duelo físico, e isolou Taninha na área, e a número 20 não perdoou, bisando de pé esquerdo. O ascendente das fafenses no jogo acabou por permitir a reviravolta no marcador, numa belíssima jogada: Morgado recupera a bola, dá para Loira tocar para Carla Vanessa na zona de pivot, com a 17 da casa a tocar para a entrada de Morgado na ala contrária, que, com um grande pontapé de pé esquerdo, fez o 3x2.

      A perder pela primeira vez na partida, o Santa Luzia não atirou a toalha ao chão, partindo em busca do golo, o que obrigou o Nun'Álvares a recorrer à falta. O conjunto da casa acabou por atingir as 5 faltas ainda aos 35', o que condicionou a estratégia de Pedro Nobre. A partir dos 38', a equipa de Viana do Castelo apostou no 5x4+GR, com a capitã Maria Rodrigues a assumir a camisola de guarda-redes. 

      O golo do empate surgiu a 35 segundos do fim, Mariana Marques recebeu de Dinha no interior da área e a atirou como mandam as leis: de baixo para cima e sem hipóteses para Maria Odete. A cinco segundos do fim, Carla Vanessa fez a sexta falta sobre Ana Azevedo, e levou Mariana Marques para os 10 metros, mas a camisola 10 atirou para o meio da baliza e Odete segurou - a bola e o empate.

      Novasemente x EDC Gondomar

      Em Espinho, foi com uma cambalhota no marcador que a Novasemente levou de vencida a equipa do Gondomar, com uma vitória por 3x1.

      As comandadas de Corina Rabaça demonstraram porque estão em posição de playoff - em 8.º, com quatro pontos de vantagem para o 9.º lugar - e abriram o marcador aos 10', por intermédio de Lígia Campos. As gondomarenses conseguiram mesmo sair para o intervalo em vantagem, mas o segundo tempo trouxe a reviravolta da equipa da casa.

      Na etapa complementar, a Novasemente puxou dos galões, e a experientíssima Júnior fez o empate à passagem dos 29'. Pouco depois, aos 34', a autora do golo das vistiantes, Lígia, viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão.

      Vida muito complicada para as recém-promovidas à I Divisão, que ficou sentenciada entre os 36' e os 37', com os dois golos de rajada das espinhenses. Catarina Lopes carimbou a reviravolta no placard, e a internacional AA, Carolina Rocha, fechou as contas da partida fazendo o terceiro golo da sua equipa a três minutos do fim.

      O Novasemente sobe ao 5.º lugar, aproveitando o desaire do Águias, e soma agora 14 pontos, mais quatro que a turma de Gondomar.

      Arneiros x Benfica

      O Arneiros recebeu o Benfica na jornada 9, acabando goleado pelas águias, por 0x9. No jogo de estreia de Alex Pinto no comando técnico das campeãs nacionais, a vitória foi folgada e se qualquer contestação.

      A vitória encarnada era um resultado esperado, tendo em conta a diferença de pergaminhos e de soluções em ambos os plantéis. Ainda assim, o Benfica não quis facilitar, e entrou ao ataque. O golo inaugural acabou por só surgir à passagem do minuto 9' - já depois de uma bola no poste de Maria Pereira - com um remate de Raquel Santos que ainda sofreu um desvio em Filipa Penha, traindo a guarda-redes Andreia Santos. 

      Aos 11', um remate cruzado de Fifó ampliava a vantagem das visitantes, que chegaram ao terceiro aos 15', por intermédio de Leninha após belíssimo trabalho de Janice. Ainda antes do intervalo, aos 17', Maria Pereira atirou do meio da rua na sequência de uma reposição lateral na esquerda de Inês Matos.

      Após o descanso, as águias mantiveram o sentido de baliza, com Fifó a bisar aos 22', emendando ao segundo poste a iniciativa da capitã Inês Fernandes. Aos 27', Ana Catarina repôs a bola longa para Maria Pereira, que ganhou as costas da defesa adversária e bateu a desamparada Sílvia Filipe, assinando o bis. 

      Entrando nos últimos dez minutos de jogo, foi a vez de Sara Ferreira fazer o que melhor sabe: marcar. E em dose dupla. O primeiro surgiu aos 34': Sara trabalhou bem sobre Diovanna, combinou com Fifó e isolou-se na cara de Sílvia, atirando por entre as pernas da guardiã que assumiu as redes na segunda parte. O bis da melhor marcador do campeonato surgiu aos 38', numa combinação com Janice, que culminou com um remate cruzado debaixo para cima e sem hipóteses para Sílvia Filipe.

       O último golo do jogo foi apontado por Raquel Santos, aos 39': a esquerdina apareceu nas costas de Filipa Penha na sequência de um contra-ataque e finalizou para o fundo das redes. Até o soar da buzina, o Arneiros ainda procurou o tento de honra, mas sem sucesso.

      Quinta dos Lombos/ARTVISION x At. Povoense

      As lombitas sofreram a 9.ª derrota consecutiva, ao perder na receção ao Povoense por 3x4.

      Sem a sua melhor jogadora, Cláudia Figueiredo - que viu cartão vermelho direto na ronda anterior - a equipa da casa procurava o primeiro resultado positivo da época, mas viu os seus intentos gorados no último minuto. Para o conjunto orientado por Bruno Fernandes, esta foi uma vitória importantíssima para as contas da manutenção, permitindo à equipa da Póvoa de Santa Iria sair da zona vermelha da tabela.

      O jogo foi animado e disputado, mas a verdade é que o Quinta dos Lombos/ARTVISION nunca esteve na frente do marcador, e acabaria por não conseguir segurar o empate, apesar de a partida ter chegado empatada ao intervalo.

      Inês Neto inaugurou o placard aos 5', com Catarina Ribeiro a responder aos 9'. No minuto seguinte, Carolina Baptista volta a adiantar as visitantes no marcador, mas a expulsão de Daniela Almeida aos 16' permitiu a Carolina Ladeira empatar a contenda aos 17', levando a partida empatada para o intervalo.

      Já na segunda parte, foi a vez dos Lombos ficarem em inferioridade, fruto da expulsão de Beatriz Marques aos 27'. Na tentativa de segurar as adversárias, a equipa da casa cometeu penálti, que Érica Ferreira converteu aos 28', recolocando a sua equipa na frente.

      Sofia Jesus ainda conseguiu repor a igualdade a 3, aos 36', mas no derradeiro esforço, Érica Ferreira bisou na partida, e gelou as hostes de Carcavelos.

      Sporting x Águias Santa Marta

      Em São João da Talha, casa emprestada do Sporting, as leoas somaram a quarta vitória consecutiva, vencendo o Águias Santa Marta por 6x2.

      A primeira parte não teve qualquer golo, mas após o intervalo o Sporting acelerou o jogo e acabou a golear. Cláudia Pereira - ou Nina, como também é conhecida no futsal - desfez o nulo aos 25', com Ana Alves a ampliar aos 28'. A pivot leonina bisou na partida pouco depois, aos 33', já depois de Carolina Pedreira ter feito o gosto ao pé (32'). 

      O Águias reagiu ao 4x0, reduzindo para 4x2 no espaço de um minuto. Jacinta Santos marcou aos 34' e Juliana Pinto aos 35'. Os golos animaram a equipa de Penafiel, que procurava encurtar ainda mais a distância, mas o Sporting aproveitou para sentenciar a partida com golos de Inês Lima, aos 39', e Kika a fechar as contas no último minuto. 

      Com este resultado, o Sporting sobe ao terceiro lugar do campeonato, ao passo que o Águias desce uma posição - é agora sexto, com 13 pontos. 



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OUTRAS NOTÍCIAS
      OLI 0-2 VFR intervalo
      Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o UD Oliveirense x Vilafranquense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      p120571 04-02-2023, 11:39
      PA
      PauloMartins14 04-02-2023, 11:27
      DO
      doncoelho 04-02-2023, 11:16
      SK
      skane 04-02-2023, 11:09
      petitor 04-02-2023, 10:50
      Echelon77 04-02-2023, 10:30
      RA
      razga 04-02-2023, 10:11
      Andreezim_SLB 04-02-2023, 10:05
      zlatan_21 04-02-2023, 09:44
      zlatan_21 04-02-2023, 09:42
      Andreezim_SLB 04-02-2023, 09:41
      moumu 04-02-2023, 09:18
      iammt10 04-02-2023, 09:01
      alfacinha50 04-02-2023, 07:04
      zlatan_21 04-02-2023, 06:50
      moumu 04-02-2023, 03:54