F Nos oitavos e casados com o sofrimento :: zerozero.pt
      placardpt
      Crónica
      Portugal está nos oitavos de final

      Nos oitavos e casados com o sofrimento

      2022/11/28 20:59

      A vingança foi servida. Quatro anos depois de ter sido eliminado do Mundial da Rússia pelo Uruguai, Portugal venceu a Celeste por 2-0 e garantiu a qualificação para os oitavos de final do Catar 2022. Uma exibição de cabeça fria quando tudo tinha para ser de cabeça quente. Onde os golos surgiram em momentos cruciais, onde Diogo Costa segurou quando tudo era incerto. Pouco brilhantismo, muito sofrimento e um carimbo de superioridade sobre o adversário que mais ameaçava o estatuto no grupo H. Ah, o sofrimento? Novamente em boa dose...

      Gigante Diogo

      Era previsível que fosse durinho. Que existisse intimidação. Que o sangue uruguaio, tão típico, tentasse ser, de alguma forma, um anticorpo no jogo português. O bloco baixo, diga-se, também era expectável, tal como a maior posse da seleção nacional. 

      Foi tudo assim. Mas faltou um clique. Mais um passo, mais um passe, mais um remate, mais presença na área. Portugal voltou a ter o jogo minimamente controlado, mas também voltou a ter falta de aceleração na posse, um pouco à imagem do primeiro encontro.

      Mesmo que as aproximações tivessem dado a ideia de uma equipa das Quinas superior, as oportunidades apontam diretamente para o Uruguai. E, em grande estilo, Bentancur provocou suores frios às gentes lusas através de uma jogada «Maradoniana» abafada, posteriormente, por uma enorme mancha de Diogo Costa.

      O jogo parecia inteiramente controlado. Entradas ríspidas ali e acolá, com os alas procurarem constantemente movimentos interiores para arranjar forma de furar a densa muralha Celeste, composta por um trio de choque como Giménez, Godín e Coates.

      Sem preocupações de maior, a grande dor de cabeça, ainda assim, surgiu com a lesão de Nuno Mendes, incapaz de terminar o primeiro tempo, como grande prova do «estava-se mesmo a ver»...

      Pouco importa, pouco importa...

      ... Quem marca, desde que a bola entre. Quanto ao «jogar bem ou mal», as vitórias lá sustentam uma dessas perspetivas. E, digamos, não foi uma segunda parte minimamente bem conseguida, muito por culpa do golo fortuito de Bruno Fernandes (por momentos do «fantasma» Cristiano).

      Portugal não se livrou de sofrer �Getty /
      A vantagem trouxe... Aflição. Linhas baixas, fé na solidariedade e no adiamento de um empate que só traria de volta a calculadora. Portugal. Nem mais, nem menos. Tão simples assim. Com o coração nas mãos, de mãos dadas com o sofrimento.

      O Uruguai mudou o chip de intensidade, subiu linhas e pressionou. Diego Alonso refrescou e colocou outros craques em campo. Apareceu Diogo Costa, novamente, mas também o poste - como lhe pegou Maxi Gómez - e cortes in extremis dos valentes defesas lusitanos. 

      Fernando Santos, com o sempre questionável timing visto de fora, colocou Leão e Palhinha em campo, duas substituições lógicas e emparelhadas com a exigência da partida. Pedia-se mais músculo e velocidade em eventuais transições, com Matheus Nunes a ser o topping necessário.

      Numa delas, já em cima dos 90', Giménez colocou uma mão - diga-se de Deus - para dar oportunidade a Portugal para selar, praticamente de imediato, o apuramento. Bruno Fernandes fez de CR7 e serenou os batimentos cardíacos. Os oitavos já cá cantam... Mas será possível acabar com o sofrimento?

      U Segunda, 28 Novembro 2022 - 19:00
      Lusail Iconic Stadium
      Alireza Faghani
      2-0
      Bruno Fernandes 54' 90' (g.p.)
      Lusail Iconic Stadium
      Lotação88 966
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2021
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo HJornada 2
      Lances Capitais
      54´
      GOLO Portugal!
      Bruno Fernandes marca
      Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      90´
      +3
      GOLO Portugal
      Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
      Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (2 jogos) Muita calma!
      A Chave

      Minuto 29: Enorme defesa de Diogo Costa a um remate de Bentancur (jogada assinalável) na primeira parte, que segurou o 0-0 ao intervalo.

      O Árbitro

      Critério passivo relativamente à agressividade uruguaia, tendo perdoado vários amarelos. Bem, por outro lado, ao recorrer ao VAR no lance da grande penalidade. 

      O Melhor
      Sinais do banco

      Leão, Palhinha e Matheus Nunes saíram do banco e foram fundamentais para segurar a formação portuguesa numa fase de grande aperto. Mais cedo ou mais tarde, o certo é que Fernando Santos leu e percebeu o que o jogo pedia. E este aspeto também prova a fantástica profundidade deste grupo.

      O Pior
      Tendência do recuo

      Portugal tem a frequente tendência de se subjugar ao rival. Baixa linhas de forma automática e parece amnésico em relação ao seu valor, complicando a sua própria tarefa. Não há necessidade...

      Forma
      Portugal
      2022/2023
      6J
      3V
      1E
      2D
      11-3G
      Uruguai
      2022
      7J
      3V
      2E
      2D
      10-3G
      Sabia que...by playmaker stats
      Portugal está qualificado para 1/8 final do Mundial à 2.ª jornada, o que acontece pela 2.ª vez: 2006 e 2022
      Primeira vitória de Portugal frente ao Uruguai em competições oficiais (1V e 1D em Mundiais)
      Portugal não conseguia vencer dois jogos numa edição do Campeonato do Mundo desde o Mundial 2006:
      2022 - 2 vitórias
      2018 - 1 vitória
      2014 - 1 vitória
      2010 - 1 vitória
      2006 - 4 vitórias
      2002 - 1 vitória
      1986 - 1 vitória
      1966 - 5 vitórias
      Fernando Santos conquista pela primeira vez duas vitórias numa edição do Mundial.

      Mais vitórias de Fernando Santos em fases finais de seleções:
      3 Euro 2016 (Portugal)
      2 Mundial 2022 (Portugal)

      Fotografias(26)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      URUGUAI
      Comentários (127)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      VerdeRubro
      2022-11-29 14h09m por Bluestorm
      Realmente somos um povo esquisito!

      Cantamos a plenos pulmões o hino nacional, mas dizemos mal dos nossos que tem sucesso!
      Choramos pela pátria, mas estamos sempre à espera que ela escorregue.
      Declaramo-nos hospitaleiros e afáveis, mas não passamos de racistas hipocritamente disfarçados. Basta ver, e só aqui no Zero Zero, os haters do Pepe e do Otávio!
      Queremos o sucesso da seleção, mas aziamos por os nossos jogadores de clubes não serem titulares. . .
      Clubistas anti-seleção
      2022-11-29 13h38m por VerdeRubro
      Primeiro diziam que a seleção de Portugal ia ser eliminada na fase de grupos e que porventura nem ganhava um jogo, agora depois de duas decepções, já viraram o bico ao prego, agora Portugal no mínimo tem de ser campeão mundial.
      Tudo serve para tentar apaziguar a dor de ver a seleção de Portugal a vencer, ainda por cima com os seus ódios de estimação em campo.
      yellow_ledbette r
      2022-11-29 13h30m por Freskassss
      Concordo , o palhinha neste momento dá mais seguranca , um bom tampao joga simples e liberta os jogadores mais ofensivos e acho que encaixa melhor neste momento até no que disseste , 3-4 passes e a bola ja esta no ultimo terço , o w Carvalho nao é mau jogador e temos um grande meio campo com varias opcoes mas é mais para um jogo de passe e posse de bola , nao vai encaixar tao bem num futebol mais objectivo e é muito passe e passinho para o lado e para traz e nao percebo a insistencia nele n...ler comentário completo »
      Ultras-__FCP
      2022-11-29 12h54m por redlegion
      Em 2008 os holandeses deram banho de bola aos campeões e vice campeões do mundo na fase de grupos ao ponto de os golear e passaram pelos romenos sem dificuldade com os suplentes (mas isso já era esperado). Mas depois foram completamente surpreendidos pelos russos, naquela que foi a melhor exibição da carreira do Arshavin. Não eram piores que os espanhóis e mereciam outro destino.
      Em 2012 o tiki-taka da Espanha já não surpreendia ninguém e só passaram a fase de grupos graças a uma arbi...ler comentário completo »
      GS
      Portugal 2 Uruguai 0
      2022-11-29 12h51m por GSCGrandeamor
      Estou muito satisfeito com a passagem aos oitavos de final e ainda por cima sem usar a calculadora até ao algum segundo. E ainda por cima acertei no resultado exato.
      Foi uma vitória justa e merecida, fizemos o suficiente para ganhar.
      Depois do primeiro golo estivemos mal porque baixamos demasiado as linhas e podia ter corrido mal, de qualquer maneira o Uruguai não criou muito perigo, tirando a boa "mancha" do Diogo Costa e da bola no poste o Uruguai não justificou outro res...ler comentário completo »
      freskassss
      2022-11-29 12h41m por yellow_ledbetter
      Foi pena a lesão do jota, mas penso q nunca vi 3 jogos mto bons do bruno fernandes na selecção seguidos e pode ser p/ existir felix a titular e o bernardo a jogar perto em vez de estar colado à linha como FS o metia antes.
      A equipa ainda tem momentos de adormecimento, e o felix nem tem sido assim tão especial, mas este tipo de jogadores + virados p tabelar ajudam o bernardo e o bruno, há coisas q vimos nestes jogos da selecção q acho q tb n acontecem c/ o jota, q é jogador + project...ler comentário completo »
      GatoPreto
      2022-11-29 12h25m por bludouro
      É por isso que em tempos modernos temos um tal Nmecha a marcar o golo decisivo na final do Euro de sub-19 em 2017, a favor da Inglaterra; e depois fazer o mesmo no Euro sub-21 de 2021. . . ambas as vezes à custa de Portugal.
      MI
      BlackPantherSLB
      2022-11-29 12h19m por mikev
      Obrigado pela tua excelente análise. Ainda não li o regulamento deste mundial que ao que já reparei é diferente dos outros por isso estava um pouco perdido.
      GatoPreto
      2022-11-29 12h18m por bludouro
      Gostei imenso da tua crónica a recordar os motivos pelos jogos da terceira jornada serem disputados à mesma hora. Mas apesar da medida ser justa, e os incidentes descritos serem históricamente factuais, não deixa de ser envolvidos num dos maiores mitos de sempre! Há que de uma vez por todas, repor toda a verdade sobre esta saga.

      Então veremos: a Argélia de Madjer chocou de facto o mundo com a vitória sobre a Alemanha na sua estreia, por 2-1, mas depois perdeu com a Áustria ...ler comentário completo »
      redlegion
      2022-11-29 12h16m por Ultras-__FCP
      Recentemente sim, dizeres Países Baixos em 08 é a tua opinião, a Espanha era de longe a melhor equipa, 12 igual, ou seja, estás a recuar imenso para anos como 1934 e a falar de competições que não viste, apenas leste sobre, já eu prefiro ver com os meus olhos, não vamos confundir subjetividade com realidade.

      De qualquer das formas, o meu argumento é, o Fernando Santos não tem qualidade para estar a frente desta equipa, discordas disso é? Discordas que Portugal podia ser uma seleção muito mais forte?
      yellow_ledbette r
      2022-11-29 12h14m por Freskassss
      Exactamente , e quando o Ronaldo até consegue fazer a tabela nao tem pernas depois para acompanhar a jogada e ir para zonas de finalizacao e acaba por ser um a menos na zona de finalizacao , digam o que disserem pena a lesao do diogo jota que ajudava muito a disfarcar isto e a libertar Ronaldo ou ate o Andre Silva se estivesse ao seu melhor nivel de um par de epocas atras mas nao está bem , mas olhando às caracteristicas dos jogadores que temos o Ramos talvez encaixasse melhor e falas do rafa...ler comentário completo »
      BL
      Off-topic
      2022-11-29 12h13m por BlackPantherSLB
      -Ponto de situação dos grupos e o que é preciso para cada uma das equipas passar:


      Grupo A:

      Holanda - Ganhar ou empatar. Perder e esperar que o Senegal também perca, em caso de vitória dos últimos não pode perder por uma margem superior à do Equador nem marcar menos golos que os sul-americanos e em caso de empate entre sul-americanos e africanos precisa de não perder por uma margem superior a 3 golos (ou 2 se os africanos passarem a ter mais golos marcados...ler comentário completo »
      Ultras-__FCP
      2022-11-29 11h58m por redlegion
      Regra geral a melhor equipa ganha o título? Lamento discordar, mas o que não falta na história são seleções que jogavam melhor que os vencedores e não ganharam nada. Analisando Mundiais e Europeus ao longo da história, temos Portugal em 1966 e 2004; Países Baixos em 1974, 2000 e 2008; Republica Checa em 96 e 2004; Alemanha em 2012, Brasil 1982 e 1998 (com Ronaldo em condições o jogo seria outro), Áustria 1934; Hungria 1954; Espanha 2002 (sem aquela arbitragem escandalosa com os coreanos te...ler comentário completo »
      freskassss
      2022-11-29 11h58m por yellow_ledbetter
      Acabaste p dizer 1 grande vdd. . . PT n joga c/ extremos abertos a centrar bolas p a área, o melhor ronaldo, aquele q marcou mtos golos aparecia smpr bem na área a esquivar-se dos defesas, smpr soube onde a bola vai «pingar», q é aquilo q distingue os bons dos grandes avançados mtas vzs. . .
      Mas nós jogamos c/ médios centro do meio campo p a frente tirando ele. Pode-se dizer q o bernardo e o bruno são médios ofensivos tb, mas n deixam de ser jogadores q gostam de jogar no centro do...ler comentário completo »
      Artemis
      2022-11-29 11h50m por Freskassss
      O Ronaldo ainda é um jogador importante mas nao é nem metade do que as pessoas fazem dele na minha opiniao , tem muito meritos no passado mas o que devia contar é a forma actual , se Portugal tivesse e jogasse com extremos abertos a mandar bolas para a area seria o Ronaldo e mais 10 talvez , mas numa frente de ataque movel como temos de momento o Ronaldo é um jogador a menos , nao consegue ligar o jogo , as jogadas morrem nos pes dele e nem consegue estar perto das zonas onde podia ser efic...ler comentário completo »
      coimbroes_ao_at aque
      2022-11-29 11h46m por Ultras-__FCP
      O Uruguai foi campeão do Mundo pela última vez em 1950, nas última 10 Copas América ganhou apenas uma, sendo que essa vitória foi já a 11 anos.

      Agradece aos deuses do futebol pelo poste, pelo Diogo Costa e pela azelhice do Suarez naquelas 10 ou 15 minutos entre a saída do Neves a a tripla sub que fizemos.
      BR
      Portugal
      2022-11-29 11h44m por brunorcg
      Do meu ponto de vista este jogo teve 2 falhas. . ambas repetidas pelo FS em competições anteriores (parece que não aprende nem nunca irá aprender). 11 inicial - começar com o WC e o Neves no meio campo é basicamente privilegiar o jogo que o Uruguai quer. Estes homens não fazem um único passe a rasgar a defesa em contra ataque. Então o WC pára um jogo de uma maneira abismal… É sempre passe para o lado ou para a defesa. Por momentos pensei que a estratégia de Portugal fosse passar para o GR ...ler comentário completo »
      Bruno Fernandes. . .
      2022-11-29 11h43m por Artemis
      . . . é o actual CENTRO da selecção por muito que isso custe a Ronaldo e à sua entourage. . .

      E a este ritmo goleador, para lá das suas outras valências tão ou mais decisivas para o jogo, Bruno Fernandes facilmente alcançará o melhor registo como goleador da selecção em mundiais apesar de dificilmente conseguir fazer melhor que Eusébio: 9 golos num mundial!. . .
      Jogo sério
      2022-11-29 11h42m por coimbroes_ao_ataque
      Portugal fez um jogo sério sem ser brilhante , a vitória foi mais que justa perante um enorme adversário , que só foi 2 vezes campeão do mundo e pasme-se 15 vezes campeão da copa América, um amasso para aqueles tóxicos anti-Ronaldo , tenham juízo e ganhem orgulho por Portugal ainda poder contar com um jogador excepcional , um conselho humilde. . . . aceitem que dói menos. . .
      Artemis
      2022-11-29 11h41m por Ultras-__FCP
      Sejamos justos também, concordo com o que dizes, mas o futebol não é o mesmo que era em 66.
      Freskassss. . .
      2022-11-29 11h39m por Artemis
      . . . o Ronaldo até deveria ter a inteligência mínima de não se lançar no ridículo tal a sua ânsia de superar Eusébio como melhor marcador da selecção em mundiais.

      A ocorrer tal salientará apenas Ronaldo precisou de 5 (!!!!!) mundiais para alcançar a marca que Eusébio fez num único mundial.

      Enfim. . .
      Pirisca
      2022-11-29 11h36m por Ultras-__FCP
      O Paulo Bento nunca teve as armas do FS, teve uma equipa mais ou menos mas nada do outro mundo, mesmo assim foi as meias em 2012 e conseguiu levar a decisão contra a super Espanha, que goleou a Itália na final, para penaltis. Em 2014 tínhamos a pior equipa dos últimos 20 anos, não dava para mais. O Queiróz era outro FS, super conservador, já o Scolari conseguiu retirar o melhor da geração que tinhamos, sem nunca ser fantástico do ponto de vista tático.

      Acho que as coisa...ler comentário completo »
      PO
      Futebol não é só ganhar
      2022-11-29 11h35m por PORTISTA-HONESTO
      Ganhar, vencer é a finalidade de qualquer desporto. Ganhar e a jogarem ao Ralenti pode dizer muita coisa. Será bem calculado ?, será sorte ?. Quem gosta de Futebol gostaria de ver mais Equipa pois temos uma equipa excelente sem exceção de algum jogador. Vejam o futebol praticado pelo Senegal, Marrocos, Camarões, Coreia. Será que sou eu que não vejo bem? Bom, para acabar FORÇA PORTUGAL, e não nos façam sofrer que o coração sofre com certos jogos. E já lá vão 2, veremos o 3° com a Coreia do Paulo Bento.
      PI
      Ultras-__FCP
      2022-11-29 11h29m por Pirisca
      Eu percebo o que tu queres dizer, mas todos os que por lá passaram salvo raras excepções são criticados, uns é por isto, outros é por aquilo. Quando era o Queiróz era por isto o Oliveira, o Scolari era por aquilo o P. Bento a mesma coisa, no fundo nunca ninguém está contente.
      GregMiguelCastr o
      2022-11-29 11h28m por Ultras-__FCP
      O Ronaldo nem para fazer o trabalho dele, que é estar na área, tem servido, com a mania constante de querer vir atrás ligar o jogo, algo no qual ele não é particularmente excelente, depois quando chega o momento de meter a bola na área não está lá ninguém.

      Já defendi aqui o Ronaldo imensas vezes, mas atualmente é preciso ser-se honesto e dizer que a equipa perde mais que aquilo que ganha com ele no 11.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      Mercado
      Brasileiro esteve três temporadas no Marítimo
      Léo Andrade, defesa central de 24 anos, depois da dispensa de José Gomes no arranque do mercado de inverno, encontrou o próximo destino da carreira: Khimki, do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      FC
      fcpflaw06 27-01-2023, 11:09
      FC
      fcpflaw06 27-01-2023, 11:06
      Taument_da_Silva 27-01-2023, 10:56
      Maritimo_rijeee 27-01-2023, 10:54
      TJ
      tjy 27-01-2023, 10:49
      MisticaEncarnada 27-01-2023, 10:42
      pedrobalo 27-01-2023, 10:41
      pedrobalo 27-01-2023, 10:40
      MisticaEncarnada 27-01-2023, 10:40
      pedrobalo 27-01-2023, 10:23
      InvincibleEagle 27-01-2023, 10:23
      NA
      naoacreditoemsantos 27-01-2023, 10:21
      InvincibleEagle 27-01-2023, 10:15
      Footblu 27-01-2023, 10:00
      zirel 27-01-2023, 10:00
      Footblu 27-01-2023, 09:59