Bluestorm 03-02-2023, 15:52
F
O grande Clássico da 10ª jornada terminou empatado (29-29) e permitiu ao Sporting saltar para o segundo posto do Campeonato Placard Andebol 1, aproximando-se dos dragões que, apesar de estarem com mais um ponto, estão também com mais uma partida disputada que o emblema de Alvalade.
Como já aconteceu nos últimos dois clássicos da temporada diante o Benfica, Sporting e FC Porto protagonizaram, no Pavilhão João Rocha, um duelo de muita qualidade, intensidade e de muita incerteza no marcador até ao apito final.
Os leões, sublinhe-se, tinham a oportunidade de quebrar o enguiço no campeonato - já não vencem, em casa, o FC Porto desde 2019 -, mas foi o FC Porto que, apenas a um minuto e meio do fim, teve a vitória nas mãos. Apesar disso, o esforço final do Sporting quase culminava numa cambalhota, que acabou traduzida num empate.
Depois de um arranque muito forte dos homens da casa - parcial de 10-6 numa fase inicial -, o FC Porto estabilizou em termos defensivos e conseguiu impor o seu jogo, através de algumas transições rápidas e alguns erros leoninos, que permitiu aos dragões crescer com o jogo.
Leonel Maciel esteve em grande plano na baliza leonina, ao passo que Rui Silva também se exibiu a alto nível na primeira metade, após 30 minutos que, como o resto do jogo, acabou traduzido no equilíbrio para ambas as partes: 11-11.
Na segunda metade, a toada não se alterou significativamente, mas Martim Costa, do lado leonino, abriu o livro, tornando-se no melhor marcador do encontro com golos de grande recorte técnico.
Os dragões, que até saltaram do balneário com outra postura, mostraram-se mais sólidos, mas claudicaram quando falharam dois livres de seis metros e deixaram escapar uma vantagem de dois golos a três minutos do fim.
Até final, a inspiração leonina tomou conta do jogo e Jack Thurin, apenas a dois segundos do fim, colocou tudo empatado através de um livre de seis metros.
Ainda relativamente a esta partida, a nível individual, Francisco Costa (4) e Martim Costa (11) foram os melhores marcadores do Sporting, enquanto Leonel Fernandes (5) e Pedro Cruz (6) foram os artilheiros dos portistas.
29-29 | ||